Interessante

Freia o cursor do mouse: treme, congela. O que pode ser feito?

Bom tempo.

Nesta nota, vamos falar sobre a operação incorreta do mouse: quando o cursor se move, diminui a velocidade, mas ainda se move (ou seja, o mouse geralmente reage às suas ações). Se o seu mouse não responde e nem funciona, recomendo esta instrução para você.

Também observarei que na nota não iremos desmontar o mouse e eliminá-los. avaria com um ferro de soldar (a questão só se relacionará a problemas de software - ou seja, nosso mouse é considerado a priori em condições de manutenção e foi diagnosticado em outro PC / laptop).

Agora, especificamente no assunto ...

*

As principais razões pelas quais o cursor do mouse pode ficar lento

Para ratos sem fio

Na maioria das vezes, esse problema (com freios de cursor) diz respeito a mouses sem fio (com módulos de rádio e versões Bluetooth). Portanto, primeiro algumas palavras sobre eles ...

Razão 1: distância para o adaptador

Preste atenção em qual porta USB o adaptador de rádio mouse está conectado e onde ele está localizado. Por exemplo, se você usar a porta USB na parte de trás do PC e o mouse estiver localizado a 2 a 3 metros dela, é bem possível que a razão dos freios esteja em distância *.

👉 Quanto menor a distância, melhor!

* Observação!

Em geral, os mouses sem fio podem funcionar a uma distância de ± 10 metros (alguns modelos de até 15 metros). Mas, por experiência própria, posso dizer que muitos modelos começam a funcionar incorretamente mesmo a 3 m.

Conselho a este respeito são bastante simples:

  1. conecte o adaptador USB à parte frontal do PC;
  2. diminua a distância entre o adaptador e o mouse;
  3. a propósito , Tenho notado com frequência que, se você tiver um adaptador USB comum para mouse e teclado (agora existem esses conjuntos), ele pode aparecer. freios. É melhor ter adaptadores separados para o mouse e o teclado.

O adaptador está conectado à porta USB no painel frontal da unidade de sistema

Razão 2: baterias

Outro ataque bastante popular a mouses sem fio são as baterias descarregadas. Além disso, você precisa entender que quando a bateria se esgota durante a operação, o mouse não para de funcionar imediatamente, mas gradualmente:

  1. primeiro, o brilho do brilho do LED (se houver) diminui;
  2. então seus cliques às vezes param de funcionar (mas se você trocar as baterias do mouse, tudo parece ter sido restaurado temporariamente);
  3. depois disso, começam os problemas com a movimentação do cursor: fica mais difícil para eles selecionar o texto, reage mais lentamente às suas ações, etc .;
  4. e só então o mouse para de funcionar.

A propósito, se você não usa o mouse há mais de um mês e há baterias velhas dentro dele, elas podem oxidar (e danificar os contatos dentro da caixa). Neste caso, muitas vezes o mouse precisa ser trocado após as baterias ...

Baterias oxidadas em uma mesa úmida

👉 Ajudar!

O mouse sem fio não funciona, o que fazer - //ocomp.info/ne-rabotaet-besprovodnaya-myishka.html

Para todos os ratos (recomendações universais)

Verificando as configurações do mouse

Para abrir as configurações do mouse - pressione a combinação de botões Win + R, na janela que apareceu "Corre" digite o comandomouse de controle e pressione Enter.

Opção alternativa: abra o Painel de Controle do Windows e em "Hardware e som" Siga o link "Mouse" ... Veja a imagem abaixo.

Hardware e som - mouse (painel de controle do Windows)

Em seguida, você precisa abrir a guia Opções de ponteiro e definir a velocidade de seu movimento (alguns definiram a velocidade muito baixa e acreditam que o mouse está diminuindo a velocidade ...).

Observe também que a caixa de seleção está desmarcada. "Exibir trilha do ponteiro" .

Propriedades do mouse

Tente se conectar a uma porta diferente

Para fins de diagnóstico, é altamente desejável conectar o mouse a outra porta USB (a propósito, você também pode usar adaptadores especiais para conectar um mouse USB à porta PS / 2). Muitas vezes, graças ao PS / 2, é possível se livrar completamente do problema (isso é importante para um PC).

Adaptadores USB para PS / 2

A propósito, preste atenção também aos tipos de portas: agora as mais comuns são USB 2.0 e USB 3.0 (estas últimas estão marcadas em azul, veja a imagem abaixo). Se você conectou o mouse ao USB 3.0, tente usar o USB 2.0.

De alguma forma eu conheci um laptop em que 2 portas USB 3.0 (de uma extremidade) não permitiam conectar um joystick ou um mouse (havia lentidão e espera) - mas a porta USB 2.0 (da outra extremidade) funcionou perfeitamente com esses gadgets ..

Outro excelente exemplo: USB 2.0 e USB 3.0

E a superfície sobre a qual o mouse desliza

Dependendo do tipo de mouse - seu trabalho pode depender significativamente da superfície sobre a qual se move:

  • mouses ópticos funcionam bem na maioria dos tipos de superfícies, com exceção de revestimentos brilhantes e de vidro;
  • os ratos a laser funcionam a qualquer hora e em qualquer lugar (mas são muito sensíveis a várias irregularidades, migalhas, poeira);
  • ratos bola (agora são raros) - especial era necessário para eles. um tapete (na superfície de uma mesa comum - eles funcionaram muito mal).

Tapetes de rato

Então, do que estou falando, mesmo os mouses ópticos modernos (o tipo mais popular) nem sempre funcionam bem em algumas superfícies. Se a superfície da mesa for um tanto "fora do padrão" (por exemplo, foi tratada com um revestimento especial à prova d'água), isso pode afetar a operação do mouse.

Seja como for, recomendo experimentar o trabalho de um mouse com um especial. um tapete (este não é apenas um item decorativo, mas uma melhoria na precisão da passagem do cursor ☝). Como último recurso, pegue uma folha de papel simples (formato A4) para diagnóstico e coloque-a sob o mouse.

E quanto ao uso de CPU e disco

Uma carga alta no processador ou no disco rígido pode afetar seriamente a operação do mouse (e de todo o sistema como um todo). Ao mesmo tempo, o congelamento não é excluído (por 1-5 segundos, quando o mouse não se move).

👉 A propósito, se houver travamentos frequentes, o disco é constantemente carregado em 90-100% (mesmo no modo de segurança do Windows) e você dificilmente pode copiar qualquer arquivo de partição para partição - isso pode indicar um problema de hardware com o disco. .

Para diagnóstico - tente inicializar a partir do disco LiveCD e verifique a operação do sistema como um todo.

Para ver a carga atual na CPU e no disco, você pode usar o gerenciador de tarefas (para chamá-lo, pressione a combinação Ctrl + Alt + Del ou Ctrl + Shift + Esc).

É aconselhável aguardar o momento em que o mouse começa a ficar mais lento com a janela do despachante aberta - e ver se há um pico de carga de até 100% na CPU ou disco.

Carga do disco, CPU

Em geral, este tópico é um tanto extenso, portanto, se os freios do mouse estiverem associados a uma carga alta, recomendo que você leia os artigos abaixo. 👇

👉 Ajudar!

1) O processador é carregado a 100% sem motivo aparente, ele fica lento - o que fazer: //ocomp.info/protsessor-zagruzhen-na-100-i-tormozit.html

2) O disco rígido fica mais lento: 100% carregado, tudo congela e funciona lentamente: //ocomp.info/zhestkiy-disk-zagruzhen-na-100-protsentov.html

Problema com o driver do mouse, placa de vídeo (o cursor constantemente deixa um rastro ...)

Se você tiver algum mouse para jogos ou multimídia fora do padrão (com botões adicionais nas laterais), é possível que o Windows use um driver clássico ao trabalhar com ele (que não funciona corretamente com esse equipamento).

É altamente desejável alterá-lo para o nativo (baixando do site do fabricante ou instalando a partir do disco / unidade flash que acompanha o mouse).

👉 Ajudar!

Você também pode atualizar os drivers no modo automático usando especial. Serviços de utilidade pública. Falei sobre eles aqui: //ocomp.info/update-drivers.html#Driver_Booster

Botões adicionais no mouse de jogo

A propósito, também no caso de problemas com o driver da placa de vídeo (por exemplo, quando você não o atualizou após reinstalar o Windows) - pode haver "pequenos" artefatos na tela, por exemplo, um traço do movimento do mouse cursor (parece que "gruda" ou fica mais lento quando se move) ...

Normalmente, se tudo está em ordem com o driver de vídeo, no gerenciador de dispositivos você pode ver o modelo da placa de vídeo, e na bandeja haverá um link para o painel de controle do driver. Um exemplo é mostrado na imagem abaixo.

Gerenciador de Dispositivos, Desktop

Se você não conseguir encontrar o ícone para abrir o painel de controle, mas houver pontos de exclamação no gerenciador de dispositivos, você deve atualizar o driver da placa de vídeo (o que o Windows 10 define por padrão nem sempre funciona corretamente). Link abaixo para obter ajuda ...

👉 Instruções!

Como atualizar o driver de uma placa de vídeo AMD, nVidia e Intel HD: de A a Z - //ocomp.info/kak-obnovit-drayver-na-videokartu.html

*

Isso é tudo para este sim hoje ...

Se você corrigiu os problemas de uma maneira diferente - dê uma dica nos comentários (desde já agradeço).

Feliz renovação.

👋

Copyright bahnfilme.com 2021