Interessante

Como remover malware, barras de ferramentas de publicidade e complementos do navegador (que os antivírus "falham")

Bom momento a todos os visitantes!

O post de hoje será dedicado ao comp. segurança e proteção contra adware e malware (que agora é incorporado a cada 5 programas, infelizmente 👀).

Em geral, devo observar que a maioria dos softwares potencialmente indesejados não faz nada tão "muito ruim" para desativar o sistema (não formata, não exclui etc.).

Seu principal objetivo é mostrar ao usuário o máximo de publicidade possível e obter algum tipo de estatística. É por isso que muitos usuários (especialmente aqueles que jogam apenas para um PC) simplesmente não prestam atenção a essas "pequenas coisas" e não limpam o sistema.

No entanto, alguns programas maliciosos podem rastrear suas ações (ou até mesmo espionar informações confidenciais e obter acesso a vários sites). E isso não é nada bom, e você nunca sabe o que vai acontecer ... 😒

Os antivírus clássicos (incluindo aqueles embutidos no novo sistema operacional Windows 10) muitas vezes simplesmente não encontram esses programas maliciosos, e você tem que recorrer a alguns outros utilitários ... Eles, na verdade, serão discutidos abaixo. 👇

*

Removendo malware

Se o Windows estiver carregando e funcionando

Se você "vê" a área de trabalho e pode instalar programas, não é mais ruim ✔ (porque às vezes não está disponível devido a uma infecção).

PASSO 1

Para começar, eu recomendo instalar uma versão moderna do 👉 IObit Malware Fighter em seu PC. Por que este utilitário em particular:

  • ele encontra dezenas de milhares de ameaças (cavalos de Tróia, adware e software indesejado, worms, etc.) que muitos antivírus clássicos não veem;
  • pode trabalhar em paralelo com qualquer * software antivírus (sem erros e travamentos);
  • protege todo o navegador (página inicial, downloads, plug-ins, etc.);
  • pode apenas verificar o seu sistema e protegê-lo online!

*

Na realidade, depois de instalá-lo - você precisará pressionar apenas um botão "Fixar" e o utilitário começará a analisar seu sistema operacional. 👇

IObit Malware Fighter - seu PC pode estar em perigo

Em seguida, o programa verificará e atualizará automaticamente o banco de dados (você precisa de uma conexão com a Internet) e, em seguida, fará uma varredura no sistema operacional Windows. Como regra, tudo sobre tudo leva cerca de 5 a 10 minutos.

Smart Scan (IObit Malware Fighter)

No meu caso, houve 4 ameaças, todas removidas (3 delas relacionadas aos navegadores Firefox e Chrome, apesar de ter o Windows Defender ativado ...).

Ameaças detectadas 4 (IObit Malware Fighter)

A propósito, preste atenção às configurações do IObit Malware Fighter: o programa começa automaticamente a proteger sua página inicial online, plug-ins, downloads, DNS e outras coisas importantes que o adware muda com tanta frequência.

Agora nenhum software será capaz de se registrar no navegador de inicialização automática e mostrar algum tipo de abas de publicidade ...

Baixe proteção e casa. páginas do navegador

Para quem quer apenas verificar periodicamente se está tudo em ordem com o sistema - o modo "tempo real" é bastante fácil de desabilitar: basta clicar com o botão direito no ícone do utilitário na bandeja e clicar em "Resultado" . 👌

Se interferir, você pode desligá-lo ...

PASSO 2

Especialista. para remover adware, também aconselho a verificar o sistema usando o utilitário 👉 AdwCleaner (felizmente, ele não precisa ser instalado).

Usar o programa é extremamente simples: salve e feche todos os seus documentos abertos, execute o utilitário e clique em "Iniciar verificação" . 👇

Nota: depois de verificar, o AdwCleaner forçará a reinicialização do seu computador!

AdwCleaner - comece a verificar!

AdwCleaner faz um excelente trabalho com adware, limpando todas as "infecções" dos navegadores. Recomendo a todos que o tenham na loja (nunca se sabe o quê ...).

*

Se o Windows não iniciar após a infecção

Preparação

PASSO 1

Primeiro, precisamos "encontrar" um computador de trabalho no qual criar 👉 um LiveCD-flash drive inicializável (nota: link para minha seleção de LiveCDs).

Eu recomendo escolher o LiveCD de Sergey Strelets, porque é compatível com quase qualquer PC / laptop moderno e é muito fácil de escrever: utilitário ISO para USB já incluído! 👇

ISO para USB - como gravar um stick USB inicializável

Adição!

Este flash drive nos permitirá inicializar o Windows a partir dele e realizar todas as operações necessárias para verificar o sistema instalado no disco do PC.

*

PASSO 2

Além disso, nesta unidade flash LiveCD inicializável (quando estiver pronta), eu recomendaria escrever os seguintes utilitários antivírus "únicos": Dr.Web CureIt!, Kaspersky Virus Removal Tool, AdwCleaner, AVZ.

Todos eles não precisam ser instalados e podem ser executados a partir de "nosso" pen drive. Links para baixar programas são fornecidos em meu último post (👇).

👉 Ajudar!

4 antivírus descartáveis ​​para verificar rapidamente o seu computador (versões portáteis!)

*

ETAPA 3

Em seguida, "nosso" pen drive precisa ser conectado ao PC / laptop com problema e inicializar a partir dele. Para fazer isso, você precisa usar o menu de inicialização 👇 (ou alterar as configurações do BIOS).

👉 Ajudar!

1) Teclas de atalho para entrar no menu do BIOS, menu de inicialização, recuperação de uma partição oculta

2) Como configurar o BIOS (UEFI) para inicializar a partir de uma unidade flash ou disco (CD / DVD, USB, SD)

Menu de inicialização - selecione a mídia inicializável

*

Verificar e reparar o Windows

Após inicializar a partir do LiveCD, use os antivírus embutidos ou aqueles que eu recomendei acima. Execute-os um por um e verifique o sistema (em geral, não há nada difícil em tal verificação, portanto, não há mais comentários aqui).

Executando antivírus de um LiveCD

Em seguida, precisamos (provavelmente) restaurar o carregador de inicialização do Windows. Para isso nos especiais do LiveCD. movido para o menu INICIAR Ferramenta de recuperação do Windows (👇). Nós lançamos exatamente!

Ferramenta de recuperação do Windows

Em seguida, o menu de serviço será aberto, no qual você precisa selecionar o item Solução de problemas / Opções avançadas / Reparo de inicialização ... Veja o exemplo abaixo.

Em seguida, reinicie o PC (após remover a unidade flash USB com antecedência) e verifique se o sistema operacional Windows "problemático" é iniciado. Se não, inicialize a partir do LiveCD novamente, entre no mesmo menu e clique no item "Restauração do sistema usando um ponto ..." .

Recuperação de inicialização

Se você criou pontos de restauração, selecione um deles e restaure o sistema (nota: documentos, fotos, vídeos - tal restauração não afeta. Mas você pode ter que reinstalar alguns programas / drivers).

Restaurando seu computador a um estado anterior

Via de regra, essas "ações" são suficientes para "reviver" o Windows.

Em casos extremos, usando o LiveCD, você pode copiar todos os documentos necessários que estão no disco e reinstalar o sistema ...

*

Por enquanto é isso, add-ons sobre o tópico serão úteis!

Bom trabalho!

👋

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found