Interessante

Como saber se vai chover, trovoada? Confira o mapa de precipitação!

Dia bom!

Chegou o outono (😢) e parece que vai chover fora da minha janela ... Na verdade, ele inspirou a ideia de esboçar esta pequena nota (que, talvez, não se enquadre no formato usual dos tópicos do blog abordados ...).

No entanto, ainda vivemos em uma época interessante - as tecnologias não param, e agora até mesmo na Rússia vários radares modernos (de produção nacional) foram instalados, permitindo o monitoramento em tempo real de nebulosidade e precipitação (o que provavelmente ajuda a reconhecer tempestades perigosas de vento, tempestades, etc.).

Claro, também podemos ver alguns dos dados (o que não pode deixar de nos alegrar ...). A seguir, tentaremos descobrir se vai chover (e em caso afirmativo, com que intensidade ...).

Então...

*

Onde ver o mapa de chuva e aprender sobre a chuva com antecedência

Opção 1: RainViewer

Serviço: //www.rainviewer.com/ru/

Aplicativo móvel (Android): //play.google.com/

Mapa de precipitação - Serviço RainViewer

RainViewer é um especial. um serviço que coleta dados de radares meteorológicos de todo o mundo (EUA, China, parte europeia da Rússia, etc.). Com base nos dados recebidos, o serviço constrói um mapa com a precipitação e mostra o seu movimento (além disso, informa se vai haver trovoada com aguaceiro ou chuva fraca). Em geral, um dos mais informativos a esse respeito. 👌

A intensidade da precipitação é mostrada no mapa em diferentes tons: azul-esverdeado claro - garoa leve; laranja-vermelho - forte tempestade ().

A propósito, o aplicativo móvel pode avisá-lo automaticamente sobre o mau tempo (em 1-3 horas).

*

Opção 2: WINDY.com

Serviço: //www.windy.com/

Aplicativo móvel (Android): //play.google.com/

Chuva, tempestade - mapas animados de WINDY.com

Este serviço difere dos demais pela sua funcionalidade e componente gráfico: você pode escolher o que lhe interessa no menu à direita (temperatura, trovoadas, vento, etc.) - e as áreas pintadas em cores diferentes aparecerão imediatamente no mapa.

Na verdade, concentrando-se neles, você pode ver facilmente para onde o mau tempo está se movendo. A funcionalidade do aplicativo móvel não é inferior à do site (observação: se você tiver uma CPU fraca em seu telefone, pode congelar no mapa interativo).

*

Opção 3: clima Yandex

Serviço: //yandex.ru/pogoda/

Aplicativo móvel (Android): //play.google.com/

Clima Yandex: uma captura de tela do mapa de precipitação

Serviço totalmente em russo da Yandex. Permite-lhe descobrir rapidamente o estado das coisas em termos de precipitação, temperatura, vento, pressão ... (existe um botão conveniente no menu no topo 👆)

Na minha humilde opinião, seus mapas são excelentes, mas as previsões de precipitação vêm com algum atraso (pelo menos quando comparadas com o RainViewer). Pode acontecer que você saiba da chuva quando começar a garoar (e não em 1-3 horas ...).

Eu também não posso deixar de notar que eles têm um aplicativo móvel muito "prudente" e conveniente que mostra diariamente um widget de previsão do tempo para o futuro próximo ...

*

Opção 4: mapas relâmpago

Serviço: //www.lightningmaps.org/

Captura de tela do Lightning Maps

Este serviço prevê exclusivamente trovoadas e relâmpagos. As áreas do mapa onde não é seguro agora são marcadas com círculos laranja-vermelho (👆).

Aliás, o site tem animação e você pode ver para onde está indo a nuvem de tempestade (se for para a sua área, então não terá que contar com bom tempo ...).

*

Opção 5: "naukasting" do Centro Hidrometeorológico da Rússia

Serviço: //meteoinfo.ru/nowcasting

Previsão de precipitação para as próximas 2-6 horas / captura de tela do site do Centro Hidrometeorológico da Rússia

O que é interessante sobre o serviço: além de exibir o clima atual, ele pode prever chuvas fortes e tempestades em 2 a 6 horas com uma precisão bastante alta.

Como eles fazem isso? O fato é que o Centro Hidrometeorológico, utilizando seus modelos e extrapolação das últimas tendências (reveladas durante as observações meteorológicas), "tenta" simular um mapa de precipitação (na verdade está disponível no link acima).

Em geral, nem sempre é fácil prever ventos fortes e aguaceiros fortes (devido ao seu curto período de "vida"). Mas, no entanto, algo hoje (graças às tecnologias modernas) está sendo construído ...

*

Sinais de chuva 👌

Mapas são mapas, mas além das tecnologias modernas, existem também alguns outros pontos pelos quais é possível prever o mau tempo com uma boa probabilidade (e muitos idosos o fazem com sucesso). Eu coletei alguns dos sinais mais "precisos" abaixo ... 👇

1-Andorinhas voam baixo, 2 bolhas em poças

  1. Os pássaros que voam baixo (👆) são um forte prenúncio de chuva! (o fato é que antes da chuva o ar fica mais úmido e as asas dos insetos ficam mais pesadas - começam a voar mais baixo e os pássaros correm atrás deles ...). Aliás, costumam olhar para as andorinhas ...;
  2. Se o orvalho da noite não secar por muito tempo, é muito provável que haja chuva forte e tempestades;
  3. Os pardais se banham em massa na poeira - para chover;
  4. Os pássaros silenciaram e pararam de chilrear - espere o trovão;
  5. Minhocas rastejam para fora do solo antes de uma forte tempestade;
  6. Se durante a chuva grandes bolhas forem visíveis nas poças, isso é um prenúncio de chuva prolongada (👆);
  7. Se a lua está pálida e suas bordas não são claras - isso é para chuva (se seus contornos são limpos e brilhantes - para bom tempo);
  8. Se suas juntas começarem a doer sem motivo, suas costas são o prenúncio de uma mudança brusca no clima (geralmente as pessoas mais velhas notam isso);
  9. As flores começaram a cheirar forte, e o sol estava sangrando - para chuva forte;
  10. Se sopra um vento forte nos primeiros dias de abril, espere chuvas fortes em junho!

*

Também muitos notaram que se você levar um guarda-chuva com você, a chance de ser pego por uma chuva forte diminui várias vezes (normalmente, você não precisa tirá-lo - como se tivesse chovido em todo lugar e houvesse um pequeno " janela "acima de você 😉).

*

A propósitoAcredita-se que se chover repentinamente no dia do seu casamento, no início da viagem ou em uma pescaria, é um bom sinal e um prenúncio de boa sorte!

*

Isso é tudo por agora, eu me curvo a isso ...

Já agora, não te esqueças de levar guarda-chuva! ..

Boa sorte!

👋

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found