Olá.
Às vezes parece que me afastei do computador (laptop) por um tempo, então você olha, e os coolers zumbem, como se algum tipo de editor de vídeo ou jogo estivesse rodando nele. É lógico que se você não carregou o dispositivo com nenhuma tarefa, isso foi feito por algum processo ou programa. Como posso encontrar?
Na verdade, não faz muito tempo, deparei com um fenômeno semelhante no laptop de um amigo (olhando para o futuro, direi que a falha foi o processo MsMpEng.exe (defensor), que carregou a CPU em 30-40% após 10 minutos de laptop tempo ocioso). Claro, esse comportamento do aparelho com o tempo se torna muito incômodo (principalmente para quem está acostumado a trabalhar em silêncio 😉).
Nesta humilde nota, vou oferecer uma maneira simples de diagnosticar e pesquisar o processo (e se ele coincidir com o meu culpado (que provavelmente será o caso), então a solução).
Vou me aproximar do assunto ...
*
Diagnóstico, encontrando o processo que está carregando a CPU
Para calcular o processo que está carregando a CPU, é melhor usar um pequeno utilitário chamado Process Explorer (você pode baixá-lo do site da Microsoft). Sua principal vantagem sobre o gerenciador de tarefas é que ele permite que você visualize todos os processos em execução (o gerenciador de tarefas não exibe tudo!).
Na aparência, é bastante semelhante a ele. A janela do programa consiste em várias colunas (darei as principais que serão necessárias):
- em primeiro "Processar" o nome do processo é exibido (geralmente o mesmo que o nome do programa, mas há exceções);
- no segundo "CPU" - A carga da CPU é apresentada (veja a seta amarela na imagem abaixo). Observe que "Processo ocioso do sistema" É um indicador de inatividade do sistema;
- coluna "Descrição" - esta é uma descrição do processo (em alguns casos, ele descriptografa que tipo de programa é).

Process Explorer - classificar por carga de CPU
E então, se você se depara com a carga que ocorre quando o computador está ocioso (dentro de um certo tempo), então:
- execute o utilitário Process Explorer;
- classificar todos os processos por carga de CPU (como mostrado na imagem acima para mim);
- deixe o computador sozinho por um tempo (após o qual a carga geralmente ocorre);
- assim que o carregamento ocorrer - você deverá ver o processo ativo (no meu caso era MsMpEng.exe (nota: o Windows Defender verificou o sistema)).

MsMpEng.exe - carregado até 30-40%
Outras ações dependerão de qual processo foi o "culpado". Para aqueles que carregaram a CPU com MsMpEng.exe (assim como no meu exemplo acima) - abaixo vou mostrar como limitar o apetite do defensor ...
Como desconectar a carga do MsMpEng.exe quando ocioso
A questão é que o Windows possui um agendador de tarefas, no qual o defensor é encarregado de verificar o sistema após 10 minutos. tempo de inatividade (na maioria das vezes). Como resultado, se você deixar o computador, depois de 10 minutos. o defensor executará sua verificação, carregando a CPU ...
Para desativar, faça o seguinte:
- abra o painel de controle do Windows (como fazer - veja aqui: //ocomp.info/control-panel.html);
- então vá para a seção "Sistema e segurança" e clique no link "Agendar execução de tarefas" (subseção "Administração"). Veja o exemplo abaixo.
Painel de Controle - Sistema e Segurança - Agenda de Tarefas
- em seguida, abra a guia "Biblioteca do Agendador de Tarefas / Microsoft / Windows / Windows Defender" e preste atenção às tarefas (geralmente são 4 delas).
Para interromper a verificação se ela estiver ociosa, basta desligar a Verificação Agendada do Windows Defender e a Manutenção do Cache do Windows Defender (veja na tela abaixo, a propósito, a hora de sua última inicialização será exibida do lado oposto a eles, o que mostrará mais uma vez que o defensor estava usando a CPU ...).
Windows Defender - Desativar verificação periódica do sistema / clicável
- preste atenção também a mais um detalhe: o fabricante do seu dispositivo pode ter "embutido" no sistema algumas tarefas de verificação e atualização dos aplicativos do sistema (estão longe de ser sempre necessárias). Portanto, eu recomendaria percorrer a guia com o nome do seu laptop (por exemplo) e avaliar a necessidade das tarefas que estarão lá ...
Desativar verificações do fabricante do laptop
Importante!
Porque desativamos o trabalho completo do defensor - de vez em quando, recomendo fazer uma verificação do sistema usando um software antivírus de terceiros.Mais detalhes podem ser encontrados nesta nota - //ocomp.info/esli-antivirus-ne-vidit-virusov.html
O que mais procurar (relevante para Windows 8/10)
Existem dois serviços que mais comumente podem diminuir o desempenho do Windows. Estamos falando do SuperFetch (projetado para acelerar o sistema ao pré-carregar algum software na RAM) e do Update Center (responsável por baixar e instalar atualizações do sistema). Ambos os serviços podem carregar significativamente a CPU e tornar o sistema mais lento. Pessoalmente, neste caso, recomendo apenas desligá-los ...
Como fazer isso:
- para impulsionar Win + R - deve abrir a janela "Executar";
- digite o comando services.msc e pressione Enter;
Abertura de serviços - services.msc (método universal)
- então encontramos serviço atualização do Windows , abra-o e pare. Mudamos o tipo de lançamento para o modo "Desativado" (Veja a imagem abaixo). Depois disso, fazemos o mesmo com SuperFetch .
Desativar Update Center / Clickable
- em seguida, reinicie o sistema e verifique como o PC começou a se comportar (há carga da CPU quando está ocioso?).
*
É tudo por agora. Boa sorte!
👋