Interessante

O Kaspersky Anti-Virus excluiu meus arquivos ... O que devo fazer?

Pergunta do usuário

Olá.

Ajude com um problema. Alguns dias atrás eu estava jogando (nota: o nome foi cortado) e de repente uma mensagem apareceu em toda a tela informando que o Kaspersky Anti-Virus havia excluído meus arquivos deste jogo (supostamente havia um vírus neles), e agora ele não começa. Como eles podem ser restaurados? (Não tenho um disco para reinstalar o jogo)

Bom tempo.

Dizem que em tudo é preciso buscar momentos positivos: talvez aqui também o Kaspersky salvou seu sistema de um vírus (e não estragou os arquivos do jogo)?

Em geral, seja como for, provavelmente os próprios arquivos do jogo não foram excluídos, mas simplesmente colocados em quarentena e podem ser restaurados. Neste breve post vou mostrar como fazer isso.

*

O que fazer se o antivírus excluir os arquivos de que você precisa

1) Certifique-se de que você realmente precisa desses arquivos e de que eles não contêm vírus.

Talvez esta seja a primeira coisa que eu recomendaria. Os antivírus, é claro, muitas vezes cometem erros e se resseguram excluindo (ou melhor, colocando em quarentena) muitos arquivos que poderiam, hipoteticamente, danificar o sistema. Mas, no entanto, existem outras estatísticas: mais de 90% das infecções de computador com vírus ocorrem por culpa direta do usuário, ou com o seu consentimento (às vezes tacitamente) ...

Como verificar novamente um arquivo:

  1. usar um antivírus de terceiros (por exemplo, em outro PC);
  2. use as versões online do software antivírus (eu recomendo //www.virustotal.com/ru/ - neste site, o arquivo é verificado por vários produtos antivírus de uma vez) Tenho um artigo separado sobre isso em meu blog: //ocomp.info/onlayn-antivirusyi.html#Virustotal
  3. você também pode escrever em apoio ao programa (jogo) que o antivírus removeu (isso é um pouco mais, mas os desenvolvedores podem recomendar algum tipo de patch ...);
  4. aliás, se estamos falando de um jogo, então com certeza, onde você o baixou, outros usuários já discutiram um problema semelhante (todos os antivírus populares são instalados de uma forma ou de outra por milhares de usuários na rede e se " um deles "xinga um arquivo - muito provavelmente, você não está sozinho nisso).

Vamos supor que tudo esteja em ordem com o arquivo e seja necessário (mas o antivírus o remove ...). Vá em frente...

2) Abra o menu "Quarentena" e restaure o arquivo excluído (a maioria dos antivírus tem).

A esmagadora maioria dos antivírus tem especiais. seção nas configurações chamadas quarentena ... Ele contém todos os arquivos que o antivírus considerou suspeitos e os isolou * de serem iniciados pelo usuário (excluídos). Na verdade, também há quarentena no Kaspersky ...

Para visualizar todos os arquivos em quarentena, você deve primeiro abrir a janela principal do antivírus e ir para a aba "Mais recursos" (veja a imagem abaixo).

Observação! Todas as capturas de tela no artigo do Kaspersky Internet Security 2019.

Mais recursos - Kaspersky Anti-Virus (Kaspersky Internet Security 2019)

Em seguida, selecione a seção "Proteção" , subseção "Quarentena" (exemplo abaixo).

Proteção - quarentena

Em seguida, selecione da lista o arquivo que você acha que foi colocado aqui por engano e clique no botão "Restaurar" (exemplo abaixo).

Restaurar um arquivo da quarentena

Em seguida, confirme a recuperação.

Restaurar

Depois disso, o arquivo da quarentena deve ser restaurado para a pasta da qual foi isolado (ou seja, você pode trabalhar com ele a partir do Explorer, como com outros arquivos regulares).

Nenhum arquivo em quarentena

Observe que, se o antivírus já considerou seu arquivo perigoso *, na próxima vez que for verificado, ele pode colocá-lo em quarentena novamente (ou seja, excluí-lo novamente). Para evitar que isso aconteça, você precisa adicionar a pasta onde está (ou o próprio arquivo) às exclusões (ou seja, para que o antivírus não o examine e o considere confiável).

Como fazer isso - algumas palavras abaixo ...

3) Adicione o arquivo recuperado a "confiável".

Primeiro, abra as configurações do antivírus (no canto inferior esquerdo, clique na engrenagem), vá para a guia "Além disso" e então em "Ameaças e exceções" .

Ameaças e exclusões (configurações do Kaspersky)

Em seguida, clique no link "Configurar exceções" .

Configurar exceções

Em seguida, clique no botão "Adicionar" .

Adicionar uma exceção

Em seguida, especifique a pasta (ou arquivo) que deseja tornar confiável. Por exemplo, você pode especificar a pasta do jogo inteira (de modo que nenhum arquivo seja danificado ...).

Em seguida, clique no botão "Adicionar" .

Adicionar!

A regra criada deve aparecer na lista de exclusões (veja o exemplo abaixo). Agora os arquivos desta pasta serão considerados confiáveis ​​e o antivírus não os excluirá ...

Exceção lançada

4) Se não houver nenhum arquivo em quarentena ...

Em casos raros, isso também acontece (por exemplo, algumas versões do Kaspersky Anti-Virus limpam a quarentena com rapidez suficiente (ou a limparam por engano).

em primeiro lugar, O Windows pode fazer backups para algumas pastas do sistema (e por padrão o Windows 7, 8, 10 * faz isso).

Para ver se há uma pasta de backup, abra "Meu computador" "Este computador" e clique com o botão direito em uma das pastas do sistema (por exemplo, "Documentação" ) - Selecionar item "propriedades" ... Veja a imagem abaixo.

Meu computador - Propriedades da pasta Documentos

Mais adiante na guia "Versões prévias" veja se há outra versão da pasta lá (de uma data diferente). Assim, você pode restaurar vários documentos, salvar de jogos, etc.

Versões anteriores de arquivos / pastas - podem ser abertas ou restauradas

Em segundo lugar, muito provavelmente (se você descobriu os arquivos ausentes a tempo) eles podem ser restaurados do disco usando o especial. programas (eles restauram arquivos mesmo depois que eles são excluídos da lixeira ou o HDD é formatado). Este tópico é bastante extenso, portanto, a seguir, irei recomendar a você um de meus artigos anteriores sobre esse assunto.

Como recuperar arquivos excluídos (depois de esvaziar a lixeira ou formatar o disco) - //ocomp.info/kak-vosstanovit-udalennyie-faylyi.html

PS

Quero dar os parabéns a todos pelos feriados de Ano Novo que se aproximam! Desejo a você saúde, bem-estar, paciência (e oh, como isso é necessário para resolver problemas de computador ) e boa sorte!

Feliz Ano Novo!

*

Complementos são bem-vindos ...

Tudo de bom!