Interessante

Segurança infantil na Internet: como bloquear o acesso a sites para adultos [controle infantil no computador]

Dia bom!

Internet, computador - essas coisas não são mais um luxo, mas o atributo mais necessário para o estudo e, em geral, para o cotidiano normal.

E, em minha opinião, em nosso século é errado proibir completamente uma criança de trabalhar em um PC e usar a rede. É muito mais importante configurar o computador para que não tropece acidentalmente em algo "supérfluo" ... 😉

Na verdade, neste artigo, quero apresentar várias maneiras que o ajudarão a tornar a Internet segura para seu filho, restringindo o acesso a vários sites adultos.

E para que você mesmo possa visitar quaisquer sites (e instalar quaisquer aplicativos), e a criança (sem saber a senha do administrador) só poderia fazer o que você permitir.

E então, agora mais ao ponto ...

Postar pôster

*

Maneiras de limitar a Internet para uma criança

Controles dos pais (Windows 10)

Devo observar que o moderno sistema operacional Windows 10 se tornou bastante avançado a esse respeito: seu arsenal já tem a capacidade de restringir fácil e rapidamente crianças de vários "perigos" na Internet (além disso, nenhum programa adicional terá que ser instalado) .

*

Vou mostrar com meu exemplo como isso pode ser configurado ...

1) A primeira coisa que você precisa fazer é ir para as configurações do Windows (através do menu "INICIAR" ou simplesmente pressionar a combinação Win + i) e abrir a seção sobre configuração de contas. Veja o exemplo abaixo. 👇

Configurações do Windows - Contas

2) Em seguida, abra a guia "Família e outras pessoas" e aperte o botão "Adicionar membro da família" .

Adicionar membro da família

3) Em seguida, observe que você pode criar contas diferentes : precisamos escolher uma opção para a criança. Veja a imagem abaixo. 👇

Se ele não tiver um e-mail, você poderá criá-lo imediatamente, como eu fiz no exemplo abaixo.

Conta infantil

4) Para registrar a correspondência, quase nada precisa ser especificado: basta a redação desejada do e-mail e o aniversário da criança (ver exemplo abaixo 👇).

Criar Conta

Após o registro, você precisará concordar com os termos e pressionar o botão "Avançar" (Omiti esta etapa, porque não é informativa).

5) Se tudo correu como deveria, verá que apareceu uma conta de criança, que tem permissão para entrar no sistema.

Mas isso não é tudo, é necessário configurar o sistema de forma que ele tenha os "direitos apropriados". Para fazer isso, sob a conta há um link "Gerenciar as configurações da família pela Internet."

Feito! Gerenciamento de configurações

6) Nas configurações, você pode especificar o tempo de uso do dispositivo e restringir o lançamento de determinados aplicativos, proibir (permitir) visitar determinados sites, etc.

Tempo de uso, limitação de conteúdo

Observe que definir esses parâmetros é bastante simples: basta alterar as "opções" e especificar os parâmetros necessários (sem comandos administrativos complicados!).

Você pode ativar e especificar o horário de funcionamento

A propósito, os desenvolvedores do Windows 10 até adicionaram uma opção como idade da criança (o sistema proibirá aplicativos, jogos, multimídia que não correspondam à idade especificada).

Limitando jogos, aplicativos

Existem opções que permitem restringir o uso de certos programas (por exemplo, é conveniente fechar alguns navegadores e jogos).

Proibindo o uso de aplicativos

*

👉 Como funciona...

E assim, todas as contas foram criadas, todas as configurações foram especificadas, agora vamos ver como funciona.

Depois de ligar o PC / laptop, você poderá escolher uma conta: a sua "antiga" e a nossa nova criada (para a criança). Veja o exemplo abaixo.

👉 Importante!

Se você criou uma conta limitada para seu filho, é recomendável que você coloque uma senha em sua conta. Caso contrário, ele ficará sob você e terá poderes administrativos ...

Faça login no Windows

Efetuando login na conta de uma criança, abrindo um navegador e inserindo uma consulta de pesquisa de adulto, você não conseguirá encontrar nada ... O Windows 10 simplesmente ocultará essas informações, filtrando e restringindo o conteúdo. Muito bom, na minha opinião.

Nada foi encontrado para solicitações de adultos ...

👉 Suplemento!

Observe que esse método não é uma panacéia, usuários experientes podem contornar essa proteção sem problemas.

No entanto, nossa tarefa não era lutar contra hackers ... Na minha opinião, para proteção inicial - uma opção nada ruim.

*

Proteção em software antivírus (por exemplo, Kaspersky)

Muitos antivírus modernos têm um módulo especial controle dos pais ... Na minha opinião, um dos melhores a esse respeito (e o mais importante, muito flexível e facilmente personalizável) é o Kaspersky Anti-Virus. Na verdade, a partir dele darei alguns screenshots.

👉 Observação!

Os melhores produtos antivírus deste ano - veja esta postagem ->

*

A configuração do antivírus em si é muito complexa:

  1. você pode especificar o tempo de trabalho para o PC;
  2. quais programas podem ser executados e quais não;
  3. aperfeiçoar o acesso a vários sites;
  4. você pode adicionar vários filtros e "palavras de interrupção" (se uma palavra de interrupção for encontrada em uma página da web, a página será simplesmente bloqueada e a criança não a verá).

Definir os parâmetros é muito fácil: o antivírus está em russo, todos os parâmetros são convenientemente "classificados" em seções.

Por exemplo, na seção "Um computador" você pode especificar as horas de trabalho permitidas (incluindo fins de semana), horas de descanso, horas de trabalho totais, etc.

Kaspersky Anti-Virus - configurando o trabalho do computador para uma criança

Eu também observaria separadamente o controle sobre a Internet:

  • você pode limitar o tempo de trabalho;
  • habilitar pesquisa segura;
  • escolha o que permitir e o que negar (por exemplo, você pode proibir o download de programas / jogos);
  • especificar as categorias de sites cuja visualização é proibida.

Restringindo o trabalho na Internet (Kaspersky)

Acrescentarei que você pode bloquear não apenas sites para adultos, mas também aqueles que mencionam álcool, tabaco, linguagem obscena, ensinamentos religiosos, etc.

Filtros poderosos o suficiente

Em suma, uma experiência muito agradável com o produto. Mas também acrescentarei que, embora seja fornecido um alto nível de segurança, uma criança "inteligente" facilmente o contornará ... 😉

*

Configurando um roteador e firewall

Quanto à restrição da Internet, em parte, também pode ser "filtrada" usando as configurações firewall e roteador .

É verdade que observarei imediatamente que, a esse respeito, eles são bastante "pobres". Via de regra, tudo se resume a bloquear URLs específicos (sites) ou a uma lista de permissões (quando todas as páginas da web são proibidas, exceto aquelas que você abriu).

👉 Ajudar!

Como negar acesso à Internet para qualquer um dos programas instalados no PC (usando o firewall embutido).

*

Por exemplo, no meu roteador Tenda, há uma seção especial "Controle dos pais" . 👇

Nele, para cada dispositivo conectado à Internet, você pode especificar um determinado horário de funcionamento (aliás, para cada dia da semana separadamente), bem como permitir / proibir determinados endereços. Por um lado, é conveniente, por outro lado, a flexibilidade claramente não é suficiente ...

👉 Ajudar!

Como entrar no painel de controle do roteador - veja as instruções passo a passo

Distribuição de restrições no roteador (clicável)

No entanto, este método também tem direito à vida ...

Além disso, é mais difícil ignorar esse bloqueio em um roteador do que usar as mesmas configurações de segurança no próprio Windows. Por exemplo, mesmo que uma criança se conecte a este roteador de um tablet / telefone * via Wi-Fi, ela ainda não terá acesso a sites proibidos ...

*

👉 a coisa principal não se esqueça que a criança tem uma tarifa adequada para crianças no telefone (👇) Caso contrário, tudo o que bloqueamos no PC - a criança poderá abrir no navegador do telefone ...

*

Conecte-se à Internet "taxa infantil"

Muitas grandes operadoras que fornecem acesso à Internet e serviços de comunicação móvel têm promoções hoje. taxas de "bebê" (veja o exemplo abaixo 👇, sem publicidade, apenas como uma opção ...).

Neles, por padrão, todos os sites para adultos são bloqueados, os números curtos pagos estão desabilitados. Em alguns casos, você pode adicionar. estabeleça seus limites.

Captura de tela da publicidade do oficial Site MTS (mts.ru)

Na minha opinião, esta opção de proteção (+ uma das anteriores) é uma das mais confiáveis: será difícil para uma criança contornar as restrições da operadora (desde que tudo esteja configurado bem o suficiente para ela ... 😉).

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 22.07.2018

Correção: 20/11/2020

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found