Interessante

Como comprimir uma imagem ISO

Pergunta do usuário

Olá!

Conte-me com um problema. Tenho uma imagem ISO com o tamanho de 4,38 GB. Preciso anotar em um pendrive, mas não cabe. É possível compactar de alguma forma a imagem ISO, pelo menos em 300-400 MB?

O resto da pergunta é cortado como não informativo ...

Olá.

Bem, em primeiro lugar, quero avisar a todos de uma vez que compactar uma imagem ISO como uma imagem (10 vezes, por exemplo) provavelmente não funcionará.

Em segundo lugar, não se pode dizer nada definitivo sobre a taxa de compressão - algumas imagens podem ser comprimidas em até 20-50% (e às vezes até mais), outras apenas em 2-3%. Depende muito de quais arquivos estão nele: se houver muitos documentos, arquivos de texto, etc. - a taxa de compactação pode ser significativa; se, por exemplo, arquivos de instalação já compactados-compactados, então é bom se houver 1-2% ...

Ok, seja como for, darei várias opções para resolver a questão, mas qual é a melhor no seu caso - só será possível dizer depois do experimento ... Experimente cada uma.

Maneiras de compactar uma imagem (incluindo ISO)

❶ Opção 1: usando arquivadores

Talvez esta seja a maneira mais óbvia e simples de compactar algo, incluindo imagens (e a taxa de compactação pode ser bastante significativa!). No entanto, ao compactar uma imagem usando este método, há uma desvantagem significativa - para usá-la (por exemplo, montá-la em uma unidade virtual), primeiro você precisará extrair o arquivo do arquivo (o que pode levar algum tempo especialmente se o arquivo for grande).

Ajudar!

Arquivos gratuitos para Windows - os programas mais convenientes - //ocomp.info/arhivatoryi-analog-winrar.html

Como exemplo, peguei uma de minhas imagens ISO (na qual armazeno várias pastas com documentos e alguns arquivos de instalação). Seu tamanho é de ~ 198 MB (veja a imagem abaixo).

Arquivo original

Para arquivamento, usei o WinRAR (acho que muitas pessoas têm esse programa em seus PCs, então você nem precisa procurar nada ...).

Nota: para compactar, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo da imagem e selecionar a opção "Adicionar ao arquivo" no menu de contexto, veja o exemplo abaixo.

Adicionar ao arquivo (usando WinRAR)

Em seguida, especifique o formato do arquivo (por exemplo, RAR), o nível de compactação (recomendo o máximo) e clique em OK.

Método de compressão - máximo

Em geral, após a conclusão do arquivamento, você receberá um arquivo regular (dentro do qual haverá uma imagem). No meu caso, o arquivo ficou cerca de 4 vezes menor (veja a imagem abaixo)!

Tinha 198 MB, agora é 48 MB

Claro, você pode escolher outros arquivadores e formatos para aumentar a taxa de compressão. Por exemplo, o mesmo 7z em alguns casos mostra uma taxa de compressão mais alta (você ainda pode ganhar 3-10%!).

❷ Opção 2: edite a imagem e remova todos os desnecessários dela

Outra maneira de reduzir drasticamente o tamanho da imagem é remover algumas das informações dela (por exemplo, alguns documentos podem ficar desatualizados, alguns dos arquivos de que você simplesmente não precisa, etc.). Para fazer isso, você precisa usar o especial. programas (para imagens ISO, recomendo escolher UltraISO).

Vou mostrar meu exemplo abaixo no UltraISO.

E assim, lançamos o programa e abrimos nossa imagem (que queremos reduzir removendo alguns dados dela).

UltraISO - Abrir arquivo

Além disso, todos os arquivos que estão no ISO aparecerão no editor UltraISO como em um explorador normal. Aqueles. eles podem ser facilmente removidos em 1-2 cliques do mouse (veja o exemplo abaixo). Por exemplo, apenas cliquei com o botão direito em uma das pastas e selecionei "Excluir" .

Nota: observo que além de excluir, você pode adicionar algo. Por exemplo, exclua alguns arquivos, adicione outros.

Remova alguns arquivos do ISO

Depois de concluída a edição da imagem ISO, clique no menu "Arquivo / Salvar como" (exemplo abaixo), especifique o local no HDD onde você salvará o novo arquivo ISO.

Salvar como (UltraISO)

Em geral, a edição pode ser considerada completa neste ponto. O novo arquivo ISO pode ser muito menor do que o arquivo original (tudo depende de quantos arquivos você exclui dele).

O tamanho da nova imagem ISO ficou muito menor!

❸ Opção 3: use as especificações. software que pode converter ISO para outra imagem compactada

Este método não é tão eficaz como os anteriores, mas ao utilizá-lo apresenta duas vantagens indiscutíveis:

  • não removemos nenhum arquivo da imagem;
  • a imagem pode ser montada fácil e rapidamente em um drive virtual e começar a usar (você deve admitir, isso é muito mais rápido do que extraí-la do arquivo primeiro).

Vou te mostrar algumas maneiras ...

Método 1: UltraISO

Usamos o mesmo UltraISO. 👍

1) Abra a imagem ISO no UltraISO que queremos compactar (sem tela, é fácil).

2) Vá para a guia "Instrumentos" e clique na função "Converter" .

UltraISO - ferramentas, converter

3) Escolha de um formato "ISO compactado (ISZ)" e clique no botão "Converter" .

ISO comprimido

4) Em seguida, você precisa esperar até o final da operação. Como regra, a compressão é rápida o suficiente (em qualquer caso, não mais lenta do que o arquivador funciona).

Processo de compressão

5) Feito! A imagem comprimida (em formato ISZ) pesa 2,5 vezes menos que a original (é assim no meu caso, no seu - os números podem ser diferentes 😒).

Diferença de tamanho entre ISO normal e comprimido

Método 2: CD Virtual

O CD Virtual é um programa de imagem multifuncional (oferece suporte a mais do que apenas ISO). Em seu arsenal, existe uma opção tão útil como a compressão de imagens. Isso pode ser feito convertendo-o em um formato especial que é executado apenas por CD virtual. Observe que o programa oferece suporte a 4 níveis de compactação.

Vamos ao que interessa (as capturas de tela foram feitas a partir da versão do Virtual CD v.10.7). E então, primeiro você precisa inserir nosso ISO no drive virtual: uma vez que O CD Virtual está embutido no explorer, é feito de forma muito rápida e fácil (veja a imagem abaixo).

Insira ISO na unidade virtual

Em seguida, você precisa abrir a janela principal do programa de CD Virtual e clicar com o botão direito do mouse na unidade de disco virtual com ISO - no menu que aparece, selecione "Criar CD Virtual" .

Crie um CD virtual

Em seguida, vá para a guia "Destino" e indique o grau de compressão da imagem (recomendo ajustar o máximo, no momento é 4). Em seguida, clique no botão "Crio" e aguarde o fim da operação.

Defina o nível máximo de compressão - ou seja, 4º nível

Taxa de compressão (geral) semelhante ao UltraISO. Mas em termos de uso, na minha opinião, o CD Virtual é melhor embutido no Windows, permitindo operar rapidamente em imagens ...

Tinha 198 MB, agora 75 MB (imagem compactada em CD Virtual)

❹ Alternativa 👀

Se você não tiver espaço suficiente em uma unidade flash / disco para gravar uma imagem, não será necessário compactá-la; você pode simplesmente dividi-la em pedaços de determinado tamanho. Por exemplo, você precisa transferir um arquivo em uma unidade flash (4 GB de tamanho), cujo tamanho já é de 7 GB. Como fazer isso?

Sim, basta dividir este arquivo em 2 partes de 3,5 GB, por exemplo. Em seguida, anote e transfira primeiro uma peça, depois outra. Ou use duas unidades / discos flash de 4 GB. Não é uma alternativa ?!

Ajudar!

Como dividir um arquivo grande em partes (em pedaços), caso contrário, ele não caberá em uma unidade flash USB (disco) -//ocomp.info/kak-razbit-bolshoy-fayl.html

Discriminação pode ser feito de forma fácil e simples usando o mesmo arquivador (esta opção está disponível na maioria dos arquivadores populares, por exemplo, no WinRAR).

Para usá-lo, comece a criar um arquivo e nas opções selecione "Divida em volumes de tamanho ..." (veja o exemplo abaixo). Observe que todos os tamanhos mais populares já estão incluídos nos modelos, por exemplo, 700 MB (para CD), 4481 MB (para DVD), etc.

Divida em volumes ...

Depois de criar um arquivo com uma divisão, seu arquivo final consistirá em várias partes, o tamanho de cada parte não excederá o especificado nas configurações.

Nota: para extrair um arquivo compactado de tal arquivo (dividido em partes) - você precisa de todas essas partes. Se você copiar e transferir apenas uma parte do arquivo para outro PC, não será capaz de extrair nenhum dado dele!

Como resultado, 2 arquivos, cujo tamanho não excede 100 MB

PS

Se você deseja reduzir a imagem ISO do Windows para gravá-la em DVD, recomendo que preste atenção em um ponto. Provavelmente você tem uma imagem repleta de todos os tipos de programas, complementos, etc."peças" (e, provavelmente, isso é algum tipo de montagem). Agora, o Windows 10 moderno pode ser baixado oficialmente do site da Microsoft, e o tamanho da imagem será de até 4 GB (apenas o suficiente para gravar em um DVD ou unidade flash pequena). Você pode descobrir como fazer isso aqui - //ocomp.info/kak-skachat-win10-legalno.html

*

Complementos são bem-vindos ...

Boa sorte!

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found