Interessante

Como descobrir o modelo do laptop: onde ver a modificação exata

Pergunta do usuário.

Olá.

Por favor, me diga com uma pergunta. Eu tenho um laptop SAMSUNG RV508. Mas o fato é que preciso saber a modificação exata dele, já que o RV508 é apenas uma gama de modelos e (pelo que sei hoje) pode haver três tipos deles!

Então, onde você pode ver a modificação exata de 100% do dispositivo?

Dia bom!

Na verdade, nem todo laptop tem um adesivo ao lado do teclado com o qual você pode identificar imediatamente o dispositivo, às vezes é necessário gastar um pouco mais de tempo ✌.

Mas a modificação exata pode ser necessária quando você decidir atualizar seu dispositivo, atualizar drivers (especialmente ao resolver um conflito de driver), atualizar o BIOS, comprar uma capa, etc.

Neste artigo, mostrarei várias maneiras de resolver um problema semelhante. Então...

*

Onde ver o modelo exato do laptop

Método número 1: adesivos no corpo, documentos para o dispositivo

É lógico que o mais simples e óbvio por onde começar é examinando os documentos que vieram com seu dispositivo (se, é claro, eles permaneceram) e adesivos na caixa do laptop. A propósito, muitas pessoas acreditam erroneamente que há 1 ou 2 adesivos em um laptop que veem ao lado do teclado (como no exemplo abaixo). E se o modelo não estiver indicado no adesivo, então é isso, você precisa procurar os programas preferidos ...

O adesivo na caixa ao lado do teclado - não indica a modificação // Lenovo B70

Longe disso! Se você desligar e virar o laptop, na maioria dos casos (99%) haverá adesivos adicionais do fabricante do dispositivo na parede posterior. Via de regra, contém informações muito detalhadas: o modelo exato e a modificação do seu laptop (exemplo abaixo).

Modelo exato de laptop: adesivo na parte traseira do dispositivo / Lenovo B7080, modelo: 80MR

Porém, a seguir darei mais alguns caminhos, se de repente o adesivo desbotou, ou não estava lá (ou não dá tempo de desligar o aparelho e virar 😉) ...

*

Método número 2: usando informações no Windows

MSINFO32 - Informações do sistema

De forma bastante informativa, funciona em todas as versões populares do Windows: XP, 7, 8, 10. Para abrir informações sobre o sistema, você precisa de:

  1. pressione uma combinação de botões Win + R;
  2. digite o comando msinfo32;
  3. pressione Enter.

msinfo32 - Ver informações do computador

Em seguida, na janela que se abre, preste atenção na guia "Informação do sistema" , é neste modelo que estão indicados o fabricante e o modelo do seu dispositivo (exemplo na imagem abaixo).

Informação do sistema

DXDIAG - Informações DirectX

Por meio da ferramenta de diagnóstico DirectX, você também pode encontrar algumas informações sobre o seu dispositivo (incluindo aquela que estamos investigando neste artigo ☺).

Para começar, chame também a janela "Corre" (atalho Win + R) e digite o comando dxdiag.

Execute a ferramenta de diagnóstico DirectX (DxDiag)

Então, após um momento, uma janela de diagnóstico do DirectX será aberta. Basicamente, na primeira tela você deverá exibir informações sobre o sistema: dentre as quais estarão o modelo e o fabricante do seu aparelho (exemplo abaixo).

Ferramenta de diagnóstico DirectX

CMD - Linha de Comando

Através da linha de comando, você ainda pode obter um monte de informações sobre seu computador / laptop, gerenciá-lo e definir as configurações que não estão disponíveis em outros lugares ...

Para abrir um prompt de comando: pressione Win + R então digite o comando CMD e pressione Entrar (exemplo abaixo).

cmd - executa a linha de comando

Ajudar!

Outras maneiras de abrir o prompt de comando em diferentes sistemas operacionais Windows - //ocomp.info/kak-otkryit-komandnuyu-stroku.html

Em seguida, use um dos dois comandos, eles são fornecidos abaixo.

1) SYSTEMINFO

Este comando (nota: SYSTEMINFO ) permite que você obtenha muitas informações sobre seu sistema operacional Windows, processador, modelo de dispositivo, etc. A captura de tela abaixo mostra onde encontrar o modelo e o fabricante do sistema (ou seja, o laptop).

2) wmic csproduct get name

Outro comando que mostrará diretamente apenas o modelo do laptop.Na minha opinião, não é totalmente informativo (especialmente com alguns dispositivos) - você só pode ver a modificação do seu dispositivo, mas não o fabricante e o modelo (como no exemplo abaixo).

*

Método número 3: usando utilitários especiais

Em geral, eu pessoalmente recomendo que você tenha pelo menos 1 utilitário em seu computador que pode exibir o máximo de informações possível sobre seu sistema, temperatura, hardware, etc. Para muitos problemas, esse utilitário o ajudará mais de uma vez. Escrevi sobre esses utilitários em um de meus artigos (darei o link abaixo).

Ajudar!

Como descobrir as características de um computador (laptop) - os melhores utilitários: //ocomp.info/harakteristiki-kompyutera.html

Um dos melhores utilitários (na minha opinião) é AIDA 64 (Everest). Ele permite que você encontre o máximo de informações possível sobre o seu laptop, sobre qualquer hardware instalado no PC. Quanto ao modelo do dispositivo: você pode abrir a guia "Computador / Informação Resumida" (ou a seção de informações sobre a placa-mãe). Um exemplo é mostrado na imagem abaixo.

AIDA 64 - informações resumidas

Para quem não está satisfeito com este utilitário por um motivo ou outro, siga o link acima e encontre suas contrapartes: Speccy, CPUZ, Astra 32, etc.

*

Método número 4: usando BIOS

Se você entrar na BIOS, então, como regra, na primeira tela (geralmente em inglês é chamado de Principal ou Em formação) Você deve ver informações sobre o hardware e seu fabricante. Você pode encontrar as seguintes informações: nome do produto (modelo do dispositivo), número de série, versão do BIOS, modelo do processador, modelo do disco rígido, quantidade de RAM, etc. Um exemplo é mostrado na foto abaixo.

Modelo exato de laptop no BIOS // Foto do laptop Lenovo B70-80

Vou dar aqui alguns artigos de referência que serão úteis para você se você não sabe como entrar na BIOS, como configurá-la, o que fazer e onde clicar ...

Ajudar!

Como entrar no BIOS (UEFI) em um computador ou laptop [instruções] - //ocomp.info/kak-voyti-v-bios.html

Teclas de atalho para entrar no menu BIOS, Menu de inicialização, recuperação de uma partição oculta - //ocomp.info/goryachie-klavishi-dlya-vh-bios-boot-menu.html

Como entrar na UEFI (BIOS) na interface do Windows 8, 10 - //ocomp.info/kak-voyti-v-bios-iz-windows.html

PS

A propósito, encontrei laptops HP em que todos os métodos acima não funcionaram (ou seja, não foi possível determinar a modificação exata). Nesse caso, pesquise documentos para o dispositivo ou use a pesquisa automática de drivers no site do fabricante. Veja a imagem abaixo.

Deixe a HP identificar o seu produto

A detecção automática de modificação de dispositivo no site da HP funciona bem, veja o exemplo abaixo 👀 ...

Modificação identificada - captura de tela do site da HP

*

Acho que os métodos acima são mais do que suficientes para uma identificação precisa e várias verificações cruzadas do fabricante do seu dispositivo.

Isso conclui o relatório.

Boa sorte!

👋

Artigo revisado: 02/10/2019