Interessante

Como descobrir quem está conectado à minha rede Wi-Fi. Tem um vizinho conectado a ele?

Pergunta do usuário

Dia bom.

Diga-me como posso descobrir quem está conectado à minha rede Wi-Fi, outra pessoa pode estar conectada a ela, exceto eu? (vizinhos, por exemplo). Só que a velocidade cai inexplicavelmente todas as noites (não dá nem para assistir no YouTube sem atrasos), não sei o que fazer ...

PS ligou para o provedor - dizem que está tudo em ordem com a rede.

Dia bom!

Tudo, claro, pode ser, mas na maioria das vezes os freios, lentidão e gagueira da Internet no YouTube não estão relacionados ao fato de um vizinho se conectar a você e baixar seu tráfego, mas a coisas mais comuns: a má qualidade da rede do provedor (apenas à noite, todo mundo chega em casa do trabalho e "desliga" o canal - não há recursos suficientes), erros de programa e falhas em seu sistema operacional, etc.

Além disso!

Eu recomendo fortemente que você também veja quais programas a Internet é carregada e onde o tráfego desaparece completamente. Veja como fazer isso aqui: //ocomp.info/help-my-internet-trafik-loss.html

Agora, como ver quais dispositivos e computadores estão usando seu roteador ...

*

Veja quem está conectado ao Wi-Fi

Opção número 1: usando a interface da web do roteador

A maneira mais fácil e informativa de descobrir quais dispositivos estão conectados à rede Wi-Fi é verificar as configurações do roteador (interface da web). Quase todo roteador moderno (em 99% dos casos) tem uma guia nas configurações mostrando todos os dispositivos ativos.

Ajudar! Como inserir as configurações do roteador (instruções) - //ocomp.info/kak-zayti-v-nastroyki-routera.html

Na maioria das vezes, para inserir as configurações do roteador, é suficiente inserir o IP 192.168.0.1 (ou 192.168.1.1, 192.168.10.1) na barra de endereços do navegador. "Admin" é usado como senha e login.

Endereço para inserir as configurações

Por exemplo, meu roteador Tenda tem uma guia "Status" que é aberta por padrão (assim que você insere as configurações). Nele você pode saber a quantidade de dispositivos conectados, a velocidade total de download e upload (veja a imagem abaixo).

Observação. Dependendo do modelo do roteador, versão do firmware - as seções de menu e configurações podem ser ligeiramente diferentes para você. Normalmente, você precisará localizar a guia Status.

Dispositivos conectados (roteador Tenda) / clicável

Para obter informações detalhadas sobre os dispositivos conectados, você precisa ir até a guia "Controle de largura de banda": preste atenção ao nome dos dispositivos e à atividade de seu trabalho.

Controle de largura de banda (Tenda Router) / clicável

Se tocarmos em modelos de outros roteadores, então, por exemplo, em roteadores TP-Link, você pode ver uma guia semelhante na seção "Modo sem fio / estatísticas sem fio". O endereço MAC é mostrado na frente de cada dispositivo (você pode descobrir imediatamente qual dispositivo é o "vizinho").

Roteador TP-Link - estatísticas de conexão sem fio

Outro exemplo abaixo: na versão em inglês do firmware (roteador D-Link), é necessário abrir a guia "Status / Wireless" (em russo "Status / conexão sem fio") .

D-link - versão em inglês do firmware (ver Status)

Em geral, é quase impossível fornecer capturas de tela de todos os modelos de roteadores e firmware em um artigo. Mas, felizmente - em quase todos os modelos o menu é idêntico (você também pode usar o manual técnico do seu dispositivo).

Importante!

Se você perceber que tem mais computadores (dispositivos) conectados ao roteador do que você mesmo, certifique-se de alterar as configurações de segurança.

Defina uma nova senha, verifique se ela está usando WPA2 com criptografia AES, habilite o bloqueio de endereço MAC e desabilite WPS. Tudo isso é bastante simples de fazer na interface web do roteador.

Instruções para configurar roteadores: Tenda, TP-Link

Opção número 2: com a ajuda de especial. programas

Se você não conseguir abrir as configurações do roteador (isso também acontece ), então você pode ver quem está conectado com a ajuda de programas. No entanto, neste caso, você só pode descobrir sobre o "usuário extra" ...Mas para alterar a senha ou desconectar o usuário "desnecessário" da rede, você ainda precisa ir até a interface web do roteador Wi-Fi e alterar as configurações ...

Observador de rede sem fio [para Windows]

Policial. website: //www.nirsoft.net/utils/wireless_network_watcher.html

Nota: App para Windows OS

Observador de rede sem fio - janela principal após verificação de rede / clicável

Utilitário gratuito e portátil (sem necessidade de instalação) para varredura rápida de redes Wi-Fi. Uma vez iniciado, ele "rodará" automaticamente por toda a rede e mostrará todos os dispositivos ativos (seus endereços MAC, endereços IP, nomes, nome do adaptador, etc. informações).

A propósito, a lista resultante pode ser enviada para um arquivo de texto, HTML, XML, CSV e impressa. É muito conveniente passar por todos os seus dispositivos e fazer uma mini-inspeção se o endereço MAC corresponde ...

Monitor de Wi-Fi [para Android]

Link para o aplicativo no Google Play: //play.google.com/

Nota: aplicativo Android

Um aplicativo simples e conveniente para monitorar uma rede Wi-Fi de um smartphone, tablet. Para visualizar todos os dispositivos atualmente ativos na rede - vá para a guia "Verificação" e clique no botão com o mesmo nome na parte inferior da janela. Após 10-30 seg. a rede será verificada e você verá uma lista de dispositivos. Fácil e rápido ?!

Monitor de Wi-Fi - Resultados da verificação

Aliás, o Monitor Wi-Fi também possui um recurso útil: você pode ver a velocidade de recepção, saída, canais (que são ocupados por você, quais são seus vizinhos), descobrir o nível do sinal, etc. as informações necessárias .

Recepção, velocidade de transmissão

*

Espero que a situação tenha resolvido ?!

Boa sorte!