Interessante

Como posso distribuir a Internet: de um computador, laptop e telefone [via Wi-Fi, USB e cabo LAN]

Bom tempo a todos!

Muitos dispositivos modernos são simplesmente impossíveis de imaginar sem uma conexão com a Internet. Mas nem todos os usuários sabem que se um dos dispositivos estiver conectado à Internet, pode ser folheto (ou seja, dar acesso à rede) e outros computadores, laptops, tablets, etc. 👌

Na verdade, neste artigo, eu queria considerar diferentes opções de como você pode distribuir a Internet para vários dispositivos ao mesmo tempo. Uma espécie de artigo de consolidação de algumas das outras instruções do meu blog.

Observe que no artigo não estou considerando métodos de conexão direta à Internet (você pode ler sobre isso aqui).

E então, agora mais ao ponto ... 👀

*

Como distribuir na Internet: formas

Do telefone (no Android)

Talvez esta seja uma das opções mais populares, porque Você pode usá-lo em muitos casos: quando seu provedor principal não funciona, quando você está na dacha, em uma viagem (ou seja, longe de casa), se você mora em uma área onde não há conexão com fio, etc.

O que mais é cativante com o método: tudo que é necessário para se conectar é um smartphone comum no Android (agora a maioria absoluta tem esses dispositivos).

*

Por cabo USB (tethering)

Nota: o cabo USB está incluído com o telefone (o telefone geralmente sempre vem com um cabo USB, fonte de alimentação. Alguns modelos adicionais incluem um CD com drivers, fones de ouvido).

1) Primeiro você precisa conectar o cabo USB ao seu computador e telefone (acho que não há nada complicado aqui).

A propósito, se você tem um laptop moderno, pode se deparar com o fato de que ele só tem USB tipo C e não há portas USB "usuais" (ou não há o suficiente). Nesse caso, você pode comprar ofertas especiais. adaptadores em online lojas online chinesas.

Conectamos o telefone ao computador usando um cabo USB

2) Em seguida, nas configurações do Android (seção de redes sem fio), abra a guia "Modem mode" e mova o controle deslizante para o modo "on". oposto ao item "modem USB". Veja a imagem abaixo. 👇

Tethering USB ativado

3) Em seguida, um ícone de rede deve aparecer em seu computador (na bandeja, ao lado do relógio), sinalizando o acesso à Internet (sem cruzes vermelhas, pontos de exclamação amarelos).

status do ícone da bandeja de rede: conectado à Internet

Em geral, essa é toda a configuração, você pode usar a rede ...

*

Wi-fi

Este método é mais conveniente porque não haverá fios extras (graças a ele, você pode compartilhar a Internet não só com um laptop (PC), mas também com outros smartphones).

1) Primeiro, você também deve abrir a seção "Modo Modem" então ative a função "Ponto de acesso Wi-Fi" e especifique o nome da rede, senha.

Ponto de acesso Wi-Fi criado

2) Então, a partir de outro dispositivo (por exemplo, usei um laptop), ao procurar redes Wi-Fi para se conectar, você só verá a rede criada.

Resta apenas se conectar a ele inserindo a senha que você definiu na etapa anterior.

Nós nos conectamos à rede Wi-Fi criada

*

👉 Adição!

Se sua rede Wi-Fi "acabou" sem acesso à Internet, recomendo que você se familiarize com este material.

*

Do laptop / computador

Wi-fi

Opção nº 1: para Windows 10

Se você tiver o Windows 10, toda a configuração será feita literalmente em questão de segundos.

1) Primeiro, abra as opções do Windows (link no menu INICIAR ou use o atalho do teclado Win + i), seção "Rede e Internet" , subseção - "Hotspot móvel" .

Então você precisa mudar o controle deslizante para o modo "Sobre" e lembre-se do nome da rede, senha.

Hotspot móvel

2) Em seguida, você pode se conectar à rede Wi-Fi criada (veja a foto abaixo). Basta clicar no nome da nossa rede, digitar a senha e disponibilizar o acesso à Internet no telefone.

Seção de configurações no Android: configurações -> redes sem fio -> Wi-Fi

O telefone tem uma rede Wi-Fi que criamos ...

Opção número 2: universal

Como opção universal, sugiro o uso de um especial. Serviços de utilidade pública. Com a ajuda deles, você pode compartilhar o acesso via Wi-Fi em quase qualquer sistema (Windows XP, 7, 8, 10) em 2-3 cliques do mouse. Por exemplo, a este respeito, o utilitário 👉 mHotspot é muito simples e confiável (link para o site oficial).

Após iniciar o mHotspot, basta especificar o nome da rede, senha, fonte da Internet, que iremos compartilhar (número 3 na tela abaixo 👇), e pressionar o botão "Iniciar Hotspot" .

Então você pode se conectar à rede criada em qualquer outro dispositivo que suporte Wi-Fi.

A captura de tela abaixo mostra as configurações de rede no aplicativo mHotspot.

*

Por cabo de rede LAN

Uma das opções mais difíceis em termos de configurações (em comparação com outros métodos apresentados no artigo). Existem algumas coisas a fazer aqui ...

1) Para começar você deve ter 👉 configurado uma rede local (ou seja, não apenas conectado um PC / laptop a outro com um cabo de rede LAN, mas também definir o mesmo grupo de trabalho, nomes de PC diferentes, configurar uma conexão de rede).

2) Se a rede local configurado e, em seguida, abra as conexões de rede (para fazer isso, pressione a combinação de teclas Win + R e, na janela Executar que se abre, use o comando ncpa.cpl) no computador em que você tem internet .

3) Na janela da rede conexões, você deve ter pelo menos 2 conexões:

  1. um - fornece uma rede local (ou seja, com outro computador com o qual você deseja compartilhar a Internet);
  2. a outra é com a Internet.

Precisamos abrir propriedades de conexão de internet (no meu exemplo, tem até o mesmo nome - no seu, muito provavelmente, não será).

Abrindo as propriedades da conexão com a Internet

4) Avançar na guia "Acesso" você deve marcar a caixa para permitir que outros computadores na rede local usem esta conexão com a Internet.

Permitir que outros usuários usem esta conexão com a Internet

5) Salve as configurações e verifique o funcionamento da rede. Se a Internet não for distribuída, recomendo novamente - esta instrução passo a passo - ela fala sobre todas as "pequenas coisas" que podem causar problemas.

*

Usando um roteador

Talvez esta seja a maneira mais conveniente de conectar todos os dispositivos da casa (ou pequena empresa) à Internet. Graças a esta pequena "caixa" (router *), não é necessário manter o PC / portátil (que distribui a Internet) sempre ligado.

Além disso, a Internet é imediatamente distribuída para todos os dispositivos da casa: telefones, tablets, PCs, laptops, TVs, etc. (o principal é configurar uma rede Wi-Fi uma vez).

Em geral, o tópico de configuração de um roteador é bastante extenso. Portanto, recomendo que você leia uma de minhas instruções anteriores (link para ela abaixo).

👉 Ajudar!

Como conectar e configurar você mesmo um novo roteador Wi-Fi - instruções com fotos

Sobre a escolha e localização do roteador no apartamento

*

Isso é tudo por hoje, conexão bem-sucedida. 👌

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

👋

Publicado pela primeira vez: 26.08.2018

Correção: 10/10/2020