Interessante

Como melhorar o desempenho da placa de vídeo NVIDIA em jogos // Aceleração NVIDIA (GeForce)!

Uma pergunta de um dos usuários

Dia bom.

É possível aumentar de alguma forma o desempenho de uma placa de vídeo NVIDIA (GeForce), ou seja, aumentar o FPS? Minha placa de vídeo já é bem velha, mas é normal jogar alguns jogos - um desejo irresistível 😉...

Olá!

99% das perguntas sobre o desempenho de uma placa de vídeo são feitas por jogadores. É nos jogos, se a placa de vídeo estiver desatualizada e não puxar, você começará a notar lentidão: a imagem sacode, sacode, e fica muito desconfortável de jogar.

Para 👉 aumentar o número de FPS (este é o número de quadros por segundo, quanto maior for o parâmetro, melhor!) Emitidos pela placa de vídeo, você pode recorrer a diferentes métodos: 👉 overclock da placa de vídeo, reduza a qualidade gráfica nas configurações do jogo, defina os parâmetros ideais do driver da placa de vídeo (de olho no desempenho 👌).

Trata-se de ajustar a placa de vídeo e vou escrever algumas linhas neste artigo ...

👉  Adicionar. ajudar!

Overclocking de uma placa de vídeo NVIDIA (aumentando o FPS em 25%) - instruções passo a passo

👉 Nota!

Você pode estar interessado nos seguintes artigos relacionados:

  1. aceleração da placa de vídeo AMD;
  2. aceleração da placa de vídeo IntelHD (métodos de trabalho);
  3. como descobrir e aumentar o FPS em jogos - várias maneiras.

*

Ajustando o driver gráfico NVIDIA // para melhorar o desempenho

👉 Nota importante!

Muitos usuários interpretam e entendem o conceito de "desempenho" de maneiras muito diferentes. Neste artigo, começarei pelo parâmetro FPS (é nele que o desempenho é medido). Quanto maior for o FPS, maior será o desempenho!

Para medir o número atual de FPS em seu jogo - eu recomendo usar o programa FRAPS (Falei sobre isso 👉 neste artigo).

Ajuste o botão nas configurações de FRAPS para mostrar o número de FPS - e no canto superior da tela, após iniciar o jogo, você verá o valor deste parâmetro. A propósito, recomendo lembrar para comparar com o indicador que estará após as configurações da nossa placa de vídeo ...

No canto esquerdo da tela, FRAPS mostra em números amarelos o número de quadros por segundo - ou seja, FPS!

*

👉 Como fazer login no painel de controle NVIDIA

A primeira coisa a fazer é entrar no Painel de controle e configurações NVIDIA (GeForce). Isso pode ser feito de diferentes maneiras: por exemplo, a mais simples é clicar com o botão direito em qualquer lugar da área de trabalho e selecionar o link desejado no menu de contexto pop-up (veja a imagem abaixo 👇).

Além disso, um link para o painel NVIDIA geralmente é encontrado na bandeja, ao lado do relógio.

Como entrar no painel de controle NVIDIA // GeForce - Método nº 1: na área de trabalho

Outra forma é acessar o Painel de Controle do Windows e abrir a seção "Hardware e som" , nesta seção deve haver um link estimado (veja a tela abaixo 👇).

Método número 2 - por meio do painel de controle do Windows // Painel de controle NVIDIA

Se você não tiver esse link para as configurações da NVIDIA - então provavelmente você simplesmente não tem os drivers instalados. Muitos usuários, por exemplo, depois de instalar o Windows não atualizam os drivers e usam aqueles que o próprio Windows instalou ...

Em princípio, não há nada de errado com isso - muitas funções ficarão indisponíveis para você, incluindo o ajuste fino da placa de vídeo.

Para atualizar os drivers - recomendo que você leia um dos meus artigos anteriores (link abaixo 👇).

👉 Ajudar!

Os melhores utilitários para encontrar e atualizar drivers - minha seleção

*

👉 Ajuste rápido da NVIDIA com foco no desempenho

No painel de controle da placa de vídeo, abra a seção "Opções 3D / Ajustar configurações de imagem" , em seguida, defina o controle deslizante para o modo "Configurações personalizadas com foco no desempenho" e deslize-o totalmente para a esquerda (veja a captura de tela exemplar abaixo).

Painel de controle NVIDIA

Em seguida, salve as configurações e tente iniciar o jogo novamente. Como regra, mesmo uma tintura tão simples ajuda a aumentar o número de FPS.

*

👉 Parâmetros globais

A seção o ajudará a configurar a placa de vídeo de forma muito mais produtiva. "Gerenciar configurações 3D" , onde todos os parâmetros principais podem ser definidos manualmente.

Para aumentar o FPS em jogos, você precisa definir o seguinte:

  1. Filtragem anisotrópica: afeta fortemente o desempenho da placa de vídeo, por isso a desativamos.
  2. Anti-aliasing: ajuda a melhorar a aparência da água em jogos (por exemplo). Ele "consome" muitos recursos, então também o desligamos. Qualquer maneira, todo anti-aliasing pode ser desabilitado !
  3. Buffer triplo: desligue;
  4. Sincronização vertical (V-Sync): este parâmetro, em alguns jogos, tem um efeito muito forte no número de frames emitidos, então desligue-o;
  5. Inclui texturas escaláveis: não;
  6. Restrição de expansão: desligue;
  7. Modo de gerenciamento de energia: defina o modo de desempenho máximo;
  8. O número máximo de pessoal pré-treinado: 1;
  9. Aceleração de vários monitores / GPUs mistos: Modo de desempenho de monitor único;
  10. Filtragem de texturas (otimização anisotrópica por amostragem): desligue;
  11. Texturas de filtragem (desvio UD negativo): encaixe;
  12. Filtrando texturas (qualidade): defina o controle deslizante para desempenho;
  13. Filtragem de textura (otimização trilinear): desligue;
  14. Filtragem de textura (otimização de filtragem anisotrópica): desligue;
  15. Pulso de sincronização vertical: definir adaptativo;
  16. Otimização de streaming: desligue;
  17. PhysX: CPU.

*

Comente!

Alguns dos modos e parâmetros listados acima podem estar ausentes em suas configurações (ou ter um nome ligeiramente diferente ("dificuldades de tradução" 😉)). Tudo depende do modelo da sua placa de vídeo e da versão do driver (um exemplo da aparência desta guia é mostrado na captura de tela abaixo).

Painel de controle NVIDIA: configurações globais

Após as configurações inseridas não se esqueça de salvá-las, em alguns casos é aconselhável reiniciar o computador, e só então proceder aos testes (medição de FPS).

Muitas vezes, o desempenho de uma placa de vídeo aumenta significativamente: até 15-20% (você deve admitir que sem overclock e não havia coisas arriscadas a fazer - não é ruim acelerar em tal porcentagem)!

👉 Importante!

A imagem no jogo pode deteriorar ligeiramente. Mas esse é o preço: a placa de vídeo começa a funcionar mais rápido, economizando qualidade (afinal desligamos todos os filtros e anti-aliasing ...).

Mas quero ressaltar que normalmente a imagem, embora piore, está longe de ser tanto a ponto de impedir seriamente que você se divirta jogando seu jogo favorito ...

*

👉 Configurações de software

Se um jogo específico atrasar você (e tudo estiver bem com o resto), então faz sentido alterar não os parâmetros globais, mas os parâmetros de um aplicativo específico!

Para que haja uma guia especial nas configurações da NVIDIA para isso. Assim, com gráficos de baixa qualidade, você executará um jogo específico, e não todos.

Os próprios parâmetros nesta guia devem ser definidos da mesma forma que os que eu dei acima.

Painel de controle NVIDIA: configurações de software

*

Para acelerar os jogos no seu computador, adicionalmente, aconselho o seguinte:

  1. limpe o pó do computador para aumentar seu desempenho, acelerar o trabalho e reduzir a temperatura dos componentes principais;

  2. otimizar o Windows com algum especial. Serviços de utilidade pública;

  3. os jogos geralmente ficam lentos não apenas por causa de uma placa de vídeo fraca, mas também por causa da alta carga do processador (CPU). Recomendo verificar com o que sua CPU está carregada (ou talvez não com o jogo game).

*

Isso é tudo para mim, bons conselhos e adições - um merci separado.

Boa sorte!

Primeira publicação: 01/05/2017

Correção do artigo: 25/08/2020