Interessante

Como desativar o touchpad em um laptop (cliques aleatórios são acionados quando trabalho com um laptop com mouse)

Pergunta do usuário

Olá.

Ajuda com o touchpad. O fato é que trabalho com um laptop com mouse e, em princípio, não preciso de um touchpad. Quando digito ou faço algo no teclado, muitas vezes toco acidentalmente o touchpad com a superfície da palma da mão e os pressionamentos são acionados (por exemplo, o texto pode ser destacado, o cursor pode pular, etc.).

Como posso desligar? No meu laptop não há nenhuma tecla especial no teclado, não há nada nas configurações do mouse também. Soluço soluço ...

Dia bom!

Sim, esse problema pode ser irritante. Neste artigo tentarei apresentar vários métodos de trabalho que ajudarão a resolver seu problema (aliás, suspeito que você não tenha drivers instalados no touchpad - portanto, não há nada nas configurações do mouse) ...

*

Maneiras de desativar o touchpad

Método número 1: tecla de função especial

Muitos laptops têm uma tecla de função especial que permite ativar / desativar rapidamente o touchpad (possui um ícone distinto).

Vou listar as principais marcas de laptops e dar a maneira mais comum de desativar o touchpad:

  1. ASUS: Normalmente, é uma combinação de Fn + F9 (ou Fn + F7). Veja a foto abaixo (👇);
  2. Acer: Fn + F7 (ou nas propriedades do mouse);
  3. Dell: na maioria das vezes o sensor está desabilitado nas propriedades do mouse;
  4. MSI: combinação Fn + F3;
  5. Lenovo: Fn + F5 ou Fn + F8;
  6. HP: Observe que em notebooks HP, toque duas vezes no canto superior esquerdo do touchpad para desativá-lo (veja a foto abaixo).
  7. Sony: combinação Fn + F1 (também os laptops desta marca possuem seu próprio Control Center, que também possui uma opção semelhante);
  8. Samsung: na grande maioria dos laptops Fn + F5;
  9. Toshiba: na maioria das vezes uma combinação de Fn + F5 (além disso, os laptops desta marca têm a opção de desativar o sensor nas propriedades do mouse).

Teclado para laptop ASUS

Aviso sobre botão alternativo de desativação do touchpad

Se a tecla de função funcionou, normalmente, sempre aparece uma notificação na tela de que o sensor foi desabilitado (veja a imagem abaixo).

ASUS - touchpad desabilitado (combinação Fn + F9)

*

Método número 2: usando as propriedades do mouse

Se não houver nenhuma tecla de função, então quase certamente a opção de desabilitar o touchpad deve estar nas configurações do mouse (ou em um software especial, como Sony, Dell).

Abra 👉 Painel de Controle do Windows, seção "Hardware e Som / Dispositivos e Impressoras / Mouse" .

Abrindo Propriedades do Mouse / Painel de Controle do Windows

Além disso, se você instalou drivers, os parâmetros devem conter um link para o painel de controle do mouse ou as opções necessárias diretamente nesta janela. Por exemplo, os drivers para touchpads Synaptics permitem que você marque uma caixa de seleção muito conveniente nesta janela:

  • Desative o dispositivo apontador interno ao conectar o dispositivo apontador externo ao USB.

Aqueles. assim que você conectar o mouse à porta USB, o touchpad irá parar de funcionar. Muito confortavelmente!

Propriedades - Mouse

Adição!

A propósito, observe que em alguns laptops, o touchpad está desabilitado em Windows Mobility Center .

Para abrir o Mobility Center, pressione a combinação de botões Win + X (no Windows 10, você verá um menu com o link desejado).

Importante!

Se você não tem uma tecla de função, não há nenhuma especial. Não há software (algum tipo de Centro de Controle) e nas propriedades do mouse não há parâmetros do touchpad, muito provavelmente, você simplesmente não tem drivers instalados no touchpad.

Recomendo verificar e atualizar os drivers, os melhores utilitários para isso estão aqui: //ocomp.info/update-drivers.html

Ou use os métodos abaixo.

*

Método número 3: para Windows 10 - usamos os parâmetros de dispositivos de toque

Se você tiver o Windows 10, existem opções especiais nos parâmetros. a seção responsável pela operação do dispositivo de toque.

Para abrir essas configurações, vá para INICIAR e clique no botão "Parâmetros" (você também pode usar a combinação Win + i).

Configurações do Windows 10

Em seguida, vá para a seção "Dispositivos / Touchpad" ... Aqui você pode desativá-lo completa ou parcialmente (por exemplo, desativar o touchpad ao conectar um mouse). Além disso, você pode ajustar a velocidade do cursor e tocar. Veja a imagem abaixo. 👇

Seção do dispositivo / touch pad

*

Método número 4: desative o touchpad no gerenciador de dispositivos

Muitos dispositivos (incluindo o touchpad) podem ser desabilitados por meio do Manager Gerenciador de Dispositivos.

A maneira mais fácil de abri-lo (no Windows 7 ÷ 10): vá para 👉 painel de controle e adicione a palavra à barra de pesquisa "Expedidor" ... Os resultados da pesquisa conterão um link para iniciá-lo (veja a tela abaixo 👇).

Abra o gerenciador de dispositivos pesquisando no painel de controle

No Gerenciador de Dispositivos, expanda a guia "Mouses e outros dispositivos apontadores" ... Um dos dispositivos apontadores é o touchpad. Se for difícil (impossível) navegar pelo nome, desligue cada um deles um por um até encontrar o que você precisa.

Desativar dispositivo / gerenciador de dispositivos

*

Método número 5: opção manual - coloque um pedaço de papelão / papel

Pois bem, a última opção é recortar um pedaço de papel grosso (feito de papelão, por exemplo) do tamanho do touchpad e colar essa área com ele (sem cola! Basta pegá-lo com cuidado com fita adesiva).

O método, embora desajeitado, evitará cliques acidentais ao tocar as palmas das mãos. 😉

*

Complementos são bem-vindos ...

Isso é tudo, boa sorte a todos!

👣

Publicado pela primeira vez: 22/02/2018

Correção: 22/07/2020