Interessante

O computador não vê o disco rígido externo: qual o motivo, como consertar

Uma pergunta de um usuário ...

Olá. Meu disco rígido externo Seagate Expansion de 1 TB (sem adaptador de alimentação) foi comprado em 2015. Desde então, ele funcionou bem, usei-o como memória adicional para músicas, fotos, vídeos (eu tenho um computador e um laptop - é conveniente para transferir dados entre eles).

Outro dia eu ligo na porta USB e vejo que o computador não vê o disco rígido externo de jeito nenhum! Tentei conectá-lo a um laptop - a mesma coisa, até o LED está desligado. Não me diga qual pode ser o motivo, como posso corrigir isso (eu não derrubei o disco, não bati nele, não derramei, manusei com muito cuidado)

Não há documentos particularmente necessários no disco, mas há um grande arquivo de arquivos interessantes acumulados recentemente.

Desde já, obrigado.

Dia bom!

Em geral, existem alguns motivos pelos quais isso pode acontecer: por exemplo, um cabo USB se tornou inutilizável. Neste artigo, tentarei dar as razões mais básicas para esse problema de "invisibilidade". Ao examiná-los, você e muitos outros usuários serão capazes de resolver um problema semelhante por conta própria, economizando tempo e dinheiro ✌.

Então...

*

Razões para disco rígido externo invisível

O problema com o hardware // pode ser determinado por sinais externos

A primeira coisa com que quero começar este artigo é com "sinais externos" , porque é por eles que você pode determinar se há problemas com o próprio ferro. E você os vê antes de todos os outros parâmetros e configurações do Windows.

Ao conectar um disco a uma porta USB, você deve:

  • LED aceso: quase todas as unidades externas são equipadas com LEDs que acendem (piscam) quando são conectadas ao USB. Se o LED estiver apagado, pode haver um problema com o cabo USB, porta USB (recomenda-se tentar conectar a outra porta USB, outros dispositivos: computador, laptop).

    O LED no disco começou a acender

    Além disso, se o LED estiver apagado (e a unidade estiver invisível), pode haver um problema não com a própria unidade dentro do gabinete, mas com a placa (controlador). Se não houver dados importantes no disco, você pode tentar abri-lo e conectá-lo diretamente (como fazer - o link abaixo).

  • um som distinto do Windows também é produzido;
  • deve haver um som de "movimento" dentro do disco: um leve "chiado" (sutil). Só não confunda este som com cliques altos, batidas intermitentes, tiques, etc. - tudo isso indica um problema com a mecânica do disco, caso em que o disco precisa ser transportado para o serviço (especialmente se contiver dados importantes). Obs: alguns modelos de discos podem emitir cliques leves e sutis durante a operação (ocorre reposicionamento das cabeças). Se o disco já estiver em uso, você provavelmente sabe como o seu dispositivo "faz barulho" .

Ajudar!

Reparando um disco rígido externo em casa // tentando restaurar a funcionalidade - //ocomp.info/remont-vneshnego-zhestkogo-diska.html

Por que tudo isso está escrito: apenas se, ao conectar um disco a vários computadores, ele não mostrar nenhum sinal de vida (o LED está desligado, o som de movimento dentro é inaudível), então não faz sentido olhar mais longe pela causa de sua "invisibilidade", porque há um problema com o ferro (com fios, com o próprio disco, com portas USB).

*

Conflito de letras de unidade

Vamos supor que o disco deu sinais de vida e agora faz sentido seguir em frente.  

Cada meio de armazenamento: disco rígido, disco óptico, disquete, etc. - quando conectado a um computador, uma letra é atribuída automaticamente (C: \, D: \, E: \, etc.). Acontece que o Windows, devido a algum tipo de falha ou conflito, atribui a letra errada (ou nem o faz!) - como resultado, a mídia não é exibida. Além disso, isso não acontece tão raramente ...

Eu recomendo tentar alterar a letra da unidade primeiro. Para fazer isso, você precisa abrir o utilitário no Windows - gerenciamento de Disco .

Como abrir o Gerenciamento de disco (Windows 7/8/10):

  1. Apertar botões Win + R ;
  2. digite o comando diskmgmt.msc ;
  3. para impulsionar Entrar (veja a imagem abaixo).

diskmgmt.msc - iniciar gerenciamento de disco

Na lista de unidades, selecione o disco rígido externo (se não estiver lá, vá para o próximo item do artigo: para o problema com os drivers), clique com o botão direito nesta linha e no menu de contexto pop-up selecionar "Alterar letra da unidade ou caminho da unidade ..." (como na imagem abaixo).

Alterar a letra da unidade

Depois disso, selecione qualquer outra letra e clique em alterar (veja a imagem abaixo).

Carta de mudança

Ajudar!

Unidades externas e unidades flash não são exibidas no meu computador. O Windows não atribui letras às unidades conectadas - //ocomp.info/problema-windows-ne-naznachaet-bukvyi-podklyuchaemyim-fleshkam-i-diskam.html

*

Problema de sistema de arquivos

DENTRO gerenciamento de Disco preste atenção em como o disco é exibido. Se uma faixa preta "queima" acima dela e diz "Não alocado", significa que o disco simplesmente não está formatado.

Se o disco rígido for novo - isso acontece com frequência (nem todos os fabricantes formatam o disco).

Para formatar o disco - em gerenciamento de Disco selecione-o na lista, clique com o botão direito sobre ele e, a seguir, clique na opção "Criar volume simples" (veja a imagem abaixo) .

Observação! A formatação apagará todos os dados do disco! Se você tinha arquivos nele antes, então provavelmente ocorreu uma falha, tente primeiro corrigir os erros no disco, mais sobre isso a seguir.

O disco não está formatado

Na próxima etapa, você precisará especificar a letra da unidade (escolha qualquer uma livre), o sistema de arquivos (eu recomendo NTFS) e definir o tamanho do volume (geralmente em discos rígidos externos este parâmetro não é alterado, criando um único volume para todo o tamanho do disco).

Ajudar!

Como formatar um disco rígido: maneiras - //ocomp.info/kak-otformatirovat-zhestkiy-disk.html

Se o seu disco rígido externo já foi formatado , e você já copiou os arquivos dele, então a exibição da "área desmarcada" (ou sistema de arquivos RAW) - pode ocorrer devido a:

  • desconexão incorreta do disco da porta USB (por exemplo, quando a informação estava sendo copiada e você "puxou" abruptamente o cabo USB);
  • pode ocorrer uma queda de energia: por exemplo, durante uma queda de energia, seus picos;
  • quando infectado com alguns tipos de vírus;
  • em caso de mau funcionamento da peça de ferro.

Na maioria das vezes, no entanto, a exibição do sistema de arquivos RAW está associada a uma desconexão de disco incorreta. Nesse caso, como regra, você pode corrigir os erros rapidamente e trazer o disco de volta à vida.

Como verificar o disco (os dados não serão excluídos, tudo permanecerá no lugar!)

Primeiro você precisa correr linha de comando. Como fazer isso:

  1. pressione a combinação do botão Win + R ;
  2. na linha aberta entre cmd clique Entrar .

cmd - executa a linha de comando

Em seguida, na linha de comando, digite o comando chkdsk e: / f (Onde " e: "- esta é a letra da sua unidade). A verificação leva apenas alguns minutos. Em muitos casos, após um procedimento tão simples, o computador começa a ver a unidade, os arquivos e as pastas permanecem intactos.

Verifique o disco // chkdsk

Uma forma alternativa de iniciar a verificação: vá em "Meu Computador", clique com o botão direito no disco (que deseja verificar) e selecione propriedades (veja a imagem abaixo).

Propriedades do disco / Este PC (Meu Computador)

Próximo no menu "Serviço" execute uma verificação de disco em busca de erros (durante a verificação, tudo o que for encontrado será consertado).

Serviço - verifique o disco

Algumas palavras sobre TV

Na minha prática, encontrei outro motivo interessante pelo qual o disco se torna invisível. Nova TV moderna (com algumas funções SmartTV) - ao conectar um disco, solicitava ao usuário que concordasse com seu layout. Ele concordou, e tudo parecia estar registrado nele normalmente.

Mas quando o disco foi conectado ao computador, ele se recusou a vê-lo. O resultado final é que a TV formatou a unidade em um sistema de arquivos diferente. Após a formatação para o sistema de arquivos NTFS, tudo começou a funcionar "conforme necessário" (o problema foi corrigido - também, por meio do gerenciamento de disco, nenhum programa adicional é necessário).

*

Conflito ou driver ausente

Se o seu disco rígido externo não estiver visível em gerenciamento de disco - Recomendo verificar se os drivers estão instalados nele.

Pequena observação ...

Em geral, no Windows 7, 8, 10, quando uma unidade flash USB ou a mesma unidade externa é conectada a um computador, os drivers são instalados automaticamente. Mas em alguns casos, isso não acontece (é difícil dizer por que, se o disco não é "normal" e não há drivers padrão para ele na "loja" do sistema, ou se há algum tipo de erro e conflito com outros drivers, ou então devido ao motivo ...).

Se o driver do disco não estiver instalado, você não encontrará o disco no Gerenciamento de disco !!!

Para verificar a instalação do driver, abra gerenciador de Dispositivos ... Por esta:

  1. pressione a combinação do botão WIN + R ;
  2. na janela que aparece, digite o comando devmgmt.msc e pressione Entrar (tela abaixo, funciona no Windows 7, 8, 10).

Iniciando o Gerenciador de Dispositivos - devmgmt.msc

Ajudar!

Como abrir o gerenciador de dispositivos (inclusive no Windows 10): várias maneiras - //ocomp.info/kak-otkryit-dispetcher-ustroystv.html

DENTRO gerenciador de Dispositivos abra a aba "Dispositivos de disco". Em seguida, observe que:

  • Se o seu dispositivo está listado ou exibido;
  • Verifique também a guia "Outros dispositivos" - ela exibe dispositivos para os quais não há drivers.
  • Existe um ponto de exclamação amarelo na frente do seu disco (se houver, o driver do disco não está instalado). Um exemplo é mostrado na imagem abaixo.

Esquerda: Tudo está OK com o driver (WD Elements) // Direita: Sem driver (ponto de exclamação amarelo) WD My Passport

Como atualizar o driver do disco:

  1. A maneira mais fácil e fácil é usar qualquer programa para atualização automática de drivers: //ocomp.info/update-drivers.html
  2. Acesse o site do fabricante do disco rígido e baixe o driver lá;
  3. Você pode tentar em gerenciador de Dispositivos aperte o botão "Atualizar configuração de hardware" (tela abaixo).

    Atualizar configuração de hardware

  4. você pode tentar encontrar o driver por códigos de hardware (VID, PID). Você pode descobrir como isso é feito aqui - //ocomp.info/kak-nayti-i-ustanovit-drayver-dlya-neizvestnogo-ustroystva.html
  5. A reinstalação do Windows geralmente ajuda a resolver o problema de instalação do driver (especialmente se o seu disco funcionar quando conectado a outros PCs e se tudo estiver em ordem com o driver). Embora eu não seja um defensor da reinstalação do sistema operacional por causa de cada erro ...

*

Falta de comida

Muitas vezes, os problemas com unidades externas acontecem devido à falta de energia. Especialmente se você tiver vários dispositivos conectados a uma porta USB ao mesmo tempo.

Uma característica quando há falta de energia: o disco a princípio parece ser exibido normalmente, mas assim que você deseja copiar ou ler algo nele, ele fica inacessível (ou simplesmente congela).

Como você pode resolver o problema: tente comprar um cordão em forma de Y (a foto é mostrada abaixo) e conecte a unidade a duas portas USB ao mesmo tempo. Eu tive isso com alguns discos que ficam invisíveis após alguns segundos ao tentar conectá-los às portas USB do laptop.

Cabo Y USB para conectar um HDD externo

Conselho! Se você conectar um HDD externo a um laptop e ele não conseguir detectá-lo, tente conectá-lo a um computador fixo (ou a outro dispositivo). É possível que em outro dispositivo - o disco funcione conforme o esperado.

Um hub USB com uma fonte de alimentação adicional também pode ser uma boa solução. Um exemplo de tal divisor é mostrado na foto abaixo.

Hub USB com fonte de alimentação

PS 

Alguns tipos de vírus (e antivírus, aliás) podem bloquear a conexão de mídias e dispositivos externos. Portanto, recomendo o mesmo:

  1. tente conectar sua unidade a outro PC / laptop;
  2. verifique se há vírus em seu PC com software alternativo. Como fazer isso está descrito neste manual: //ocomp.info/esli-antivirus-ne-vidit-virusov.html.

*

Isso conclui o artigo, espero que você resolva o problema (ou pelo menos descubra qual é o motivo)!

Para acréscimos sobre o tema - agradeço antecipadamente.

Boa sorte!

👋

Artigo revisado: 27/01/2019