Dia bom!
Muitas perguntas estão sempre em torno da escolha do sistema operacional Windows: qual é o melhor, e qual é mais rápido, e qual devo escolher para meu antigo laptop e para um PC, mas um sistema operacional está observando você e o outro não é, etc. 👀
Neste artigo, quero expressar minha opinião sobre a escolha do sistema operacional. Acho que o tema será muito útil para muitos. Mesmo usuários experientes mudam o Windows com frequência e não podem se contentar com uma versão específica (muito menos aqueles que não estão tão familiarizados com PCs).
Além disso, o artigo provavelmente encontrará uma resposta de quem comprou recentemente um computador / laptop e está procurando um sistema ideal para si (de modo que tudo funcione razoavelmente bem e não fique lento).
Talvez seja hora de começar (caso contrário, a introdução é muito complicada 👌).
*

Seleção de sistema operacional - visualização
*
Escolha da versão do sistema operacional para laptop / PC
👉 Quando se trata de um laptop
Então, primeiro de tudo, você precisa ir para site oficial o fabricante do seu dispositivo e ver qual sistema operacional Windows está lá para motorista (claro, para o modelo do seu dispositivo).
Porque se não houver drivers oficiais para o sistema operacional que você deseja, muitos problemas serão possíveis no futuro: você terá que procurá-los com artesãos "populares" (e eles não diferem em estabilidade na maioria dos casos), falhas e travamentos são possíveis , algumas funções podem não funcionar de todo.
Por exemplo, a captura de tela abaixo mostra o site oficial da DELL com uma seção para download de drivers para o modelo de laptop Inspiron 7572.
Como você pode ver, só existe suporte oficial para Windows 10 de 64 bits e Ubuntu. A escolha é pequena e já foi feita para você ... 😉

Veja os drivers de laptop disponíveis no site do fabricante
👉 Nota!
Gostaria de acrescentar que, em alguns casos, os drivers para Windows 10 são ativados e funcionam no Windows 7/8, e em outros não.
Com métodos de instalação complicados (por exemplo, importando vários backups), eles podem causar erros graves e você terá que reinstalar o sistema operacional ...
*
Sobre a escolha entre OS x86 e x64 (32/64 bits)
Se no início do surgimento dos sistemas x64 - havia muitos problemas com eles, agora está tudo no passado. Para eles, o mesmo que para x86 - milhares de programas foram lançados e tudo funciona bem.
A principal diferença entre esses sistemas (se descartarmos tudo o que é desnecessário para um usuário comum) é a quantidade de RAM suportada.
Se você tiver mais de 3 GB de RAM - instale o sistema x64. O fato é que o sistema x86 não verá e não usará mais do que 3 GB de RAM (se você tiver 8 GB, digamos, 3 GB estarão visíveis e serão usados, e 5 GB estarão "mortos").
Se você tiver 3 GB de RAM ou menos - você também pode instalar um sistema x64, mas eu não o recomendaria. Os sistemas x86 geralmente são menos exigentes do que seus equivalentes x64. Portanto, para melhorar o desempenho, com essa quantidade de RAM, é melhor escolher o x86.
Como descobrir o sistema operacional atual, sua profundidade de bits, a quantidade de RAM:
- abra o explorador (combinação de botões WIN + E);
- abra "Este PC" (localizado no menu à esquerda no explorer);
- em qualquer espaço livre da janela "Este computador" clique com o botão direito e selecione "Propriedades" ;
- será aberta uma janela na qual você pode obter todas as informações de interesse sobre o sistema operacional, processador e RAM (veja as imagens abaixo).

Como descobrir seu sistema operacional e processador

Versão do sistema operacional, processador, RAM
*
Sobre as versões Home, Pro, Enterprise, Education
De modo geral, para muitos usuários praticamente não há diferença qual dessas versões escolher (a principal diferença aqui é para várias empresas e empresas, onde existem certos problemas com o registro legal de todo esse "caso", e a necessidade de usar acesso remoto a redes corporativas, configurando várias políticas de sistema, etc.).
Se você tocar no Windows 10 - então:
- Home é a versão principal do sistema operacional destinada a usuários comuns.Da versão Pro - difere na falta de suporte para acesso remoto, políticas de grupo, criptografia de dados e uma série de especiais. funções. Em geral, todos esses adicionais. as funções, na maioria dos casos, simplesmente não são necessárias em um PC doméstico;
- Pro - todos os mesmos recursos do Home, apenas há suporte para criptografia de unidade BitLocker, suporte para virtualização Hyper-V, vários desktops, Azure Active Directory (uma função para trabalhar com serviços em nuvem). Como eu disse acima, tudo isso praticamente não é usado em casa;
- Enterprise (ou Ent para abreviar) - esta versão é usada em grandes empresas. Possui vários recursos exclusivos, como acesso direto, hospedagem na nuvem, área de trabalho remota, etc.
- Educação - versão para instituições de ensino. Quase a mesma versão do Ent, só que esta carece de Cortana (assistente de voz).
- Mobile - esta versão destina-se a dispositivos móveis: smartphones, tablets, netbooks, etc. Destina-se a pequenos dispositivos com uma diagonal de ecrã não superior a 8 polegadas, suporta ecrãs tácteis por completo.
*
Sobre a escolha entre Windows XP / 7/8/10
Em geral, é razoável escolher um sistema operacional não apenas com base em seus desejos pessoais, mas também com base na disponibilidade motoristas oficiais (como já mencionado acima) e os requisitos do próprio sistema operacional. Não faz sentido colocar o Windows 10 moderno em uma máquina fraca e sofrer constantemente com freios e congelamentos ...
Abaixo darei min. Essa. requisitos para cada sistema operacional, e darei minha breve reputação para cada um deles 👌.
*
Windows XP
O lendário sistema operacional que está na palma da mão há cerca de 10 anos!
Comparado a todos os sistemas operacionais anteriores, ele se tornou:
- muito estável: o número de erros e travamentos diminuiu significativamente. O mesmo Windows 98 precisava ser reinstalado quase todos os meses;
- amigável para pessoas que não conhecem o PC (muitas ações são bastante simples e diretas, há ajuda detalhada sobre como realizar muitas tarefas).
Talvez essas duas qualidades tenham permitido que ele se tornasse um dos sistemas operacionais mais populares!

Windows XP - desktop
Até o momento, a Microsoft interrompeu o suporte oficial para este sistema operacional, então eu recomendo instalá-lo em um PC apenas em casos excepcionais:
- quando não há drivers para um sistema operacional mais recente;
- PC antigo com baixo desempenho;
- ou você precisa desse sistema operacional específico para executar um programa específico (embora, neste caso, você possa recorrer a uma máquina virtual).
Requerimentos mínimos:
- Processador Pentium com frequência de 233 MHz;
- Pelo menos 64 MB de RAM (pelo menos 128 MB é recomendado);
- Pelo menos 1,5 GB de espaço livre no disco rígido;
- Unidade de CD ou DVD.
*
Windows 7
O sistema operacional mais popular hoje. Principalmente devido ao fato de que:
- requisitos de sistema baixos (especialmente por padrões modernos). Muitos usuários que tiveram o Windows XP têm o Windows 7;
- o sistema é muito estável e confiável;
- alto desempenho (o sistema é otimizado e sub-laptops, que agora são muito populares);
- suporta muitos dispositivos sem instalar drivers (isso geralmente é a coisa mais conveniente!). Imagine, se você tiver reinstalado o Windows XP antes, a placa de rede não funcionou para você. não havia driver para ele e, como a placa não funciona, significa que não há Internet. Um círculo vicioso - você não pode baixar o driver, porque a placa não funciona, mas precisa de um driver. Com o Windows 7, a probabilidade desse problema é MUITO menor!

Windows 7 - menu INICIAR e escravo. tabela
Recentemente, devo dizer, o Windows 7 começou a perder sua popularidade:
- Primeiro, todos os novos laptops e PCs vêm com o Windows 10 pré-instalado;
- em segundo lugar, muitos fabricantes não lançam drivers para o Windows 7 para seu novo hardware;
- em terceiro lugar, nem todos os equipamentos modernos funcionam nele.
Mas, em geral, acho que será um dos principais produtos da Microsoft por mais alguns anos ...
Requisitos de sistema:
- Processador de 1 GHz;
- 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits) de memória de acesso aleatório (RAM);
- 16 gigabytes (GB) (para um sistema de 32 bits) ou 20 GB (para um sistema de 64 bits) no HDD;
- Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.
*
Windows 8
Pela primeira vez, este sistema apresentou aos usuários um novo tipo de design: quando você liga e inicializa o sistema operacional, você não vê a área de trabalho normal, mas um menu lado a lado (como na imagem abaixo).
Por um lado, é conveniente, por outro lado, é conveniente em dispositivos móveis, mas não em PCs / laptops. Por causa desse menu em mosaico, o sistema foi muito criticado, e acho que é por isso que não se tornou um produto tão popular ...

Windows 8 - desktop
No geral, o sistema é muito estável, eficiente e confiável. Em termos de capacidades, não é inferior ao Windows 7 (e, mais provavelmente, supera: existem ferramentas de recuperação, antivírus / defesa integrado, desempenho melhorado).
A propósito, de acordo com meus testes e observações pessoais, este SO é o mais rápido quando é instalado em um disco, quando o Windows é inicializado e o PC é desligado (embora ele ganhe apenas alguns segundos na inicialização, mas mesmo assim .. .). Junto com o disco SSD, o sistema simplesmente "voa" ...
Requisitos de sistema:
- CPU. 1 GHz * ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2;
- RAM 1 GB (para um sistema de 32 bits) ou 2 GB (para um sistema de 64 bits);
- Espaço no disco rígido: 16 GB (para um sistema de 32 bits) ou 20 GB (para um sistema de 64 bits);
- Adaptador de vídeo: Microsoft DirectX 9 com driver WDDM.
*
Windows 10
O mais novo e moderno sistema da linha Windows. Ele tem a melhor estabilidade e confiabilidade (embora, na minha opinião, ainda seja inferior em desempenho ao Windows 8).
Muitas pessoas criticam o sistema por manter o controle dos usuários. Isso é parcialmente verdade ... Por outro lado, os usuários são "seguidos" por navegadores, mecanismos de pesquisa, muitos programas e alguns sites na Internet (eu não sigo 😉).
Porém, agora na rede existem muitas montagens de sistemas com pré-configurações, onde todo o desnecessário é desabilitado (inclusive rastreamento). Acho que esse menos pode ser excluído ...

Windows 10 - desktop
Em geral, se você tiver um PC / laptop moderno, acho que não deve haver problemas para instalar e usar este sistema operacional.
É verdade que observei que o Windows 10 tem problemas ao trabalhar com placas de vídeo discretas e integradas - nem sempre ele pode alternar corretamente de uma para a outra (link para um artigo sobre isso).
Portanto, se você tem 2 placas de vídeo e joga com frequência, eu recomendaria o Windows 7 ou instale 2 sistemas de uma vez (pelo menos, tenha em mente que em alguns jogos o Windows 10 não mudará o adaptador embutido para um discreto, e os freios podem começar).
Existem também alguns problemas com o suporte de programas antigos: eles não funcionam de forma estável, eles travam. Se você mudar para este sistema, talvez a saída seja usar uma máquina virtual (ou um hipervisor).
E mais uma coisa: em alguns casos, o Windows 10 carrega o disco rígido muito pesadamente (não há uma resposta oficial da Microsoft para o que ele está conectado). Especialmente, isso geralmente acontece durante a inicialização do Windows. Você pode descobrir como reduzir parcialmente a carga 👉 aqui.
Caso contrário, este sistema é considerado o melhor por direito, e sua primazia (na minha opinião) não está longe (a menos que a Microsoft lance um novo SO 😉).
Aqueles. Requisitos:
- Processador: pelo menos 1,5 GHz ou SoC;
- RAM 1 GB (para sistemas de 32 bits) ou 2 GB (para sistemas de 64 bits);
- Espaço no disco rígido: 16 GB (para sistemas de 32 bits) ou 20 GB (para sistemas de 64 bits);
- Adaptador de vídeo: DirectX versão 9 ou superior com driver WDDM 1.0.
- Visor: 800 x 600.
*
O artigo levanta uma questão provocativa, por isso farei a pergunta sem grosseria desnecessária nos comentários. 👌.
Boa sorte a todos e façam a escolha certa!
👣
Primeira publicação: 04/02/2018
Correção: 01/11/2020