Interessante

Como posso saber que tipo de placa de som tenho (e se existe alguma no meu computador)?

Pergunta do usuário

Olá.

Talvez minha pergunta pareça absurda, e ainda assim, me diga como descobrir se eu tenho uma placa de som? Eu conectei os alto-falantes ao meu computador, mas não há som algum.

Tenho três saídas diferentes na parte traseira da unidade do sistema: vermelho, verde e azul. Tentei conectar os alto-falantes a tudo, mas o som não apareceu. O que pode ser feito?

Dia bom.

O fato de você ter essas saídas no seu computador (vermelho, verde, azul) já indica que uma placa de áudio deve ser instalada (outra coisa é porque não há som - pode haver vários motivos aqui ...).

Neste artigo, irei considerar várias maneiras de determinar o modelo da placa de áudio instalada (se, é claro, houver uma ✌) ...

*

Determinando o modelo da placa de som

Existe uma placa de áudio no computador

Para determinar a presença de uma placa de áudio, basta olhar para as saídas na parte traseira do computador. Na esmagadora maioria dos casos (este é o padrão), as saídas de áudio são indicadas em três cores, consulte a fig. 1 (que você nomeou):

  1. cor de rosa - serve para conectar um microfone;
  2. azul - é necessário conectar um dispositivo de reprodução de som, digamos, algum tipo de reprodutor;
  3. verde - para conectar fones de ouvido e alto-falantes.

FIG. 1. Saídas padrão na placa de som

Se estiverem, então a placa de som está instalada e a seguir consideraremos a questão de determinar seu modelo exato (a informação é muito necessária para encontrar e instalar os drivers, sem os quais não há som no PC e não será ... )

A propósito, no que diz respeito aos laptops, aqui as saídas muitas vezes não são marcadas com cores diferentes, mas uma pequena imagem temática é desenhada em frente a cada uma (ver Fig. 2 - as saídas para microfone e fones de ouvido são mostradas aqui).

FIG. 2. Conectores para conectar um microfone e fones de ouvido (significa que há uma placa de som no laptop)

Acrescentarei também que em laptops (especialmente nos modelos mais recentes) geralmente é instalado um conector de fone de ouvido, que é usado imediatamente para conectar fones de ouvido a um microfone.

👉 Ajudar!

Você pode descobrir mais sobre os conectores de fone de ouvido e áudio clássico, suas diferenças aqui ->

FIG. 3. Conector do fone de ouvido no laptop

*

Método número 1: por meio do gerenciador de dispositivos

O gerenciador de dispositivos exibe todo o hardware instalado e conectado ao computador / laptop (incluindo uma placa de som, placa de vídeo, sintonizadores de TV, etc.).

Para abrir o gerenciador de dispositivos:

  1. segure os botões simultâneos Win + R (a janela "Executar" deve abrir);
  2. digite o comandodevmgmt.msc (sem aspas, pontos, etc., veja a Fig. 4);
  3. pressione Enter.

FIG. 4. Abra o gerenciador de dispositivos / devmgmt.msc

Em seguida, você precisa abrir a guia "Dispositivos de som, jogos e vídeo" - o nome da sua placa de som será exibido nele.

Um exemplo é mostrado na Fig. 5 - placa de som no PC "Conexant SmartAudio HD" .

Observação! O modelo exato da placa de som não é especificado, uma vez que cartão integrado. Se houvesse uma placa discreta no PC, o despachante mostraria seu modelo exato.

FIG. 5. Dispositivos de som, jogos e vídeo

A propósito, você pode encontrar um driver para uma placa de áudio (isso também pode ser necessário para esclarecer seu modelo) usando o equipamento de ID (cada peça de hardware tem seu próprio). Para fazer isso, você precisa abrir propriedades equipamento necessário (ver fig. 6).

FIG. 6. Propriedades do equipamento

Em seguida, vá para a guia "Detalhes", abra as propriedades "ID do equipamento" e copie a linha mais longa (veja o exemplo abaixo na Fig. 7 👇).

FIG. 7. Linha para procurar um motorista

Em seguida, esta linha deve ser copiada para um motor de busca: Google, Yandex, etc. Nos resultados da pesquisa você pode encontrar o modelo do seu dispositivo e o driver para ele.

👉 Ajudar!

Uma maneira fácil de instalar drivers em um PC / laptop - consulte as instruções ->

ADIÇÃO

No gerenciador de dispositivos na guia "Dispositivos de som, jogos e vídeo" pode não ser sua placa de som. Neste caso, tente abrir a guia "Outros dispositivos" - contém dispositivos para os quais não há drivers instalados no sistema (eles são marcados com pontos de exclamação amarelos, consulte a Fig. 8).

Se o seu dispositivo estiver nesta guia, você precisará localizar e instalar um driver para ele.

👉 Uma das maneiras mais fáceis de localizar e atualizar drivers é usar utilitários especiais de atualização automática e instalação.

FIG. 8. Outros dispositivos

*

Método número 2: por meio de utilitários especiais

Agora, existem alguns programas para visualizar as características do hardware conectado a um PC / laptop.

E a propósito, usando esses utilitários, você pode economizar seu tempo: eles mostrarão de forma rápida e fácil todas as características do seu equipamento, dirão onde encontrar drivers para ele, etc. A seguir, um link para esses utilitários.

👉 Ajudar!

Os melhores utilitários para visualizar as características de um computador (descrição e links para sites oficiais para download).

Um dos mais famosos e convenientes (na minha opinião) é o AIDA64 (costumava ser o Everest). Depois de iniciar AIDA64, você precisa abrir a guia "Multimídia / Áudio HD".

A seguir, você verá o nome da sua placa de áudio (Conexant CX20751 / 2 - veja o exemplo na Fig. 9) e suas propriedades.

A propósito, o utilitário AIDA64 não é gratuito, então se não for adequado para você, você pode usar outros análogos.

FIG. 9. Propriedades da placa de áudio

Por exemplo, no utilitário ASTRA32, basta abrir a guia "Informação geral" - e na subseção "Som" você encontrará informações sobre o fabricante de sua placa de som e seu modelo (veja a fig. 10).

FIG. 10. ASTRA 32 - informações sobre o dispositivo de som no laptop

*

O que pode ser feito se não houver "som"?

Se acontecer de você não ter uma placa de som em seu computador, ou se ela queimar (por exemplo, devido a um forte aumento de eletricidade, um raio, etc.), e não há dinheiro para comprar e instalar um placa interna, posso sugerir pensar em comprar e conectar pequenas Placa de som USB .

Custa barato ($ 1-2, se você comprar em uma loja chinesa, 👉 por exemplo, no AliExpress), não ocupará muito espaço, você pode conectá-lo a laptops e PCs pessoais.

👉 Ajudar!

Lojas online chinesas em russo (onde estão os produtos mais baratos)

E o mais importante, a conexão e configuração são as mais simples - até mesmo um usuário completamente novato pode lidar com isso (o que não pode ser dito sobre a conexão de uma placa de áudio interna).

Se você tiver uma versão moderna do Windows (nota: Windows 8/10), após inserir o cartão na porta USB, o sistema instalará automaticamente o driver e o cartão funcionará. Você só precisa curtir o som que aparece!

FIG. 11. Cartão USB de áudio externo

Suas vantagens:

  1. som de qualidade suficientemente alta (mesmo uma placa barata oferece uma qualidade bastante aceitável);
  2. tamanho compacto, comparável a uma unidade flash normal;
  3. pode ser conectado a quase qualquer dispositivo com uma porta USB;
  4. você pode conectar um microfone e fones de ouvido;
  5. muito barato (não incomoda, mesmo que não corresponda às expectativas 👌).

Em geral, na minha opinião, é uma excelente opção temporária (e talvez permanente), que não consumirá muito tempo e dinheiro. Eu recomendo dar uma chance.

*

Bem, isso é tudo por agora, boa sorte a todos!

Acréscimos sobre o tema são sempre bem-vindos ...

👋

Primeira publicação: 09.10.2017

Correção: 01/05/2020