Interessante

Por que os jogos estão ficando lentos (mesmo em um computador potente)? Elimine atrasos e freios!

Pergunta típica de um usuário ...

Olá.

Um jogo fica lento no meu computador (Diablo III). Já tentei de tudo, mas nada adiantou ...

O computador é várias vezes superior às características mínimas do jogo, declaradas pelo fabricante. Reduzi as configurações de gráficos e desempenho do jogo ao mínimo - consegui ~ 10 FPS ...

Diga-me por que o jogo pode ficar lento mesmo em um PC relativamente poderoso?

Bom tempo a todos!

Provavelmente não existe um único usuário de PC que não jogue jogos de computador! E a maioria deles enfrentou freios, atrasos, atrasos e outros incidentes. Portanto, a questão apresentada no artigo é muito popular (talvez apenas o nome do jogo mude).

Neste artigo, discutirei os principais motivos pelos quais os jogos estão ficando mais lentos e darei dicas sobre como eliminá-los e corrigi-los. A propósito, não pretendo ser a verdade suprema 😉.

E assim, agora mais perto do assunto ...

IMPORTANTE!

Em primeiro lugar, preste atenção aos requisitos de sistema de um jogo específico que o deixa lento. Se o seu computador / laptop não atender aos requisitos mínimos (e também houver alguns recomendados), o motivo dos freios é óbvio (portanto, não vou me alongar sobre os requisitos do sistema neste artigo). É verdade, neste caso, algo pode ser feito e acelerar o jogo (mais sobre isso abaixo).

*

Elimine atrasos e freios nos jogos

Vou construir o artigo na forma de perguntas, para cada uma das quais darei uma resposta. Passando por eles e checando seu PC, otimizando-o, você obterá em qualquer caso algum (pelo menos pequeno) aumento de desempenho.

*

Quais programas estão carregando o processador, disco rígido, RAM e rede?

A primeira coisa com a qual quero começar é verificar o que seu processador, disco rígido e RAM estão carregados. O fato é que mesmo em um computador potente podem surgir freios se, além do próprio jogo, nele forem lançados mais uma dezena de programas diferentes (não estou falando de vários conflitos).

A maneira mais fácil de descobrir sobre o download é usar gerenciador de tarefas ... Para abri-lo - pressione os botões Ctrl + Shift + Esc (ou Ctrl + Alt + Del). A propósito, é altamente recomendável abrir primeiro o gerenciador de tarefas, depois iniciar o jogo e, quando os freios começarem, minimizá-lo e ver o que está acontecendo com a carga principal.

Nota: para minimizar o jogo, pressione a combinação de teclas Alt + Tab ou o botão Win.

No gerenciador de tarefas, observe primeiro o que está mais carregado: CPU, memória, disco ou rede. No meu caso - a CPU foi carregada (nota: o processador, a propósito, geralmente é carregado com mais frequência do que a memória ou o disco) .

Preste atenção na imagem abaixo - a CPU não é carregada pelo jogo Civilization IV, mas pelo condutor (no qual existem cinco guias e várias operações abertas). Sem surpresa, o computador começou a ficar lento ao iniciar o jogo ...

A CPU do computador é carregada pelo explorador em 60%!

Depois que o trabalho no explorer foi concluído (e ele foi reiniciado) - o jogo começou a funcionar normalmente, nem um único atraso ou congelamento. Aqui está uma receita para curar 👍 ...

Se o seu processador estiver carregado e ficar lento, recomendo que você também leia este artigo: //ocomp.info/protsessor-zagruzhen-na-100-i-tormozit.html

Além disso, preste atenção a HDD : torrents (tão populares ultimamente) podem muitas vezes dar uma carga pesada nele.

Nota: Muitos programas que você já fechou podem permanecer na memória e inicializar o seu PC. É por isso que, em casos de problemas nos jogos, é aconselhável sempre verificar no gerenciador de tarefas se há algum processo estranho que carregue pesadamente o PC.

Portanto, para resumir, direi o seguinte: em primeiro lugar, verifique se há programas estranhos em execução que consomem a maior parte dos recursos do PC, em vez do jogo desejado. Depois de se certificar de que a carga é criada diretamente pelo próprio jogo, você pode ir mais longe ...

Ajudar!

Como aumentar o desempenho do processador por meio de configurações de energia (núcleos de estacionamento, como habilitar todos os núcleos da CPU ✔) - //ocomp.info/kak-uvelichit-proizvoditelnost-protsessora.html

*

Você conhece gráficos problemáticos em alguns jogos: fogo, água, sombras, etc.?

Muitas vezes a razão dos freios está no próprio jogo, por exemplo, muitas vezes os desenvolvedores não otimizaram os gráficos, digamos, para uma determinada linha de placas de vídeo. Como resultado, para a maioria dos usuários, tudo funciona como deveria, e para alguns usuários, o jogo é simplesmente irreconhecível: tudo fica para trás, fica lento, a imagem se contorce e distorce.

É bastante difícil nomear para cada jogo onde e quais problemas ele tem (eles podem dizer muito mais sobre isso em qualquer fórum dedicado a um jogo em particular).

Quanto ao Diablo III (e alguns outros jogos também), o jogo nas primeiras versões tinha um problema com placas de vídeo NVIDIA devido ao parâmetro incluído nas configurações do driver OCLUSÃO AMBIENTAL (Sombrear a iluminação de fundo). Quando foi desabilitado nas configurações gráficas, o jogo começou a voar!

Sombreamento de luz de fundo - desligado

Preste atenção a esses elementos como: fogo, água, sombras, névoa, poeira, etc. Se for possível no jogo desabilitá-los (ou reduzir seus detalhes) - experimente! Em alguns casos, os jogos começam a se comportar de maneira completamente diferente.

*

Os utilitários foram usados ​​para acelerar os jogos?

Quem não diria nada sobre "botões mágicos" que eles não existem, e assim por diante. - ainda existem utilitários que podem acelerar o seu computador em algumas etapas e, como resultado, reduzir o número de erros e atrasos nos jogos.

Não vou falar sobre eles em detalhes aqui, pois isso vai exigir muito espaço e tempo (principalmente, o blog já tem esse artigo).

Os melhores utilitários e programas para acelerar os jogos - //ocomp.info/uskorenie-igr-v-windows-top-10.html

*

Os drivers de vídeo estão atualizados? Existe um conflito, eles são ótimos?

Os drivers de vídeo têm um impacto muito sério e significativo no desempenho dos jogos.

Para algumas placas de vídeo, escolher o driver ideal nem sempre é fácil: o driver mais novo pode não estar otimizado, pode conter erros, pode não funcionar corretamente com alguns tipos de texturas (mas, como regra, em novos drivers, no contrário, o número de erros tende ao mínimo).

Um conselho: tente baixar várias versões de driver para sua placa de vídeo. Em seguida, instale um por um e verifique como o jogo funciona com um ou outro. Talvez ao instalar outro driver o erro desapareça ...

Atualizando drivers no Windows 10 - uma visão geral dos 5 melhores programas (em russo) - //ocomp.info/obnovlenie-drayverov-v-windows-10-obzor-5-luchshih-programm-na-russkom.html

Como atualizar o driver de uma placa de vídeo AMD, nVidia e Intel HD: de A a Z - //ocomp.info/kak-obnovit-drayver-na-videokartu.html

Além disso, também recomendo ir a gerenciador de Dispositivos e verifique se há um conflito de drivers, para todos os drivers de equipamentos foram encontrados e instalados (se houver pontos de exclamação amarelos lá. Um exemplo de como o driver problemático se parece no gerenciador de dispositivos - ).

Abrir gerenciador de Dispositivos : pressione a combinação de teclas Win + R e entrar devmgmt.msc (exemplo abaixo).

Iniciando o Gerenciador de Dispositivos - devmgmt.msc

Preste atenção nas guias "Adaptadores de vídeo" e "Dispositivos desconhecidos" - existem dispositivos com pontos de exclamação amarelos (ou apenas dispositivos desconhecidos ).

Dispositivo desconhecido

Se estiverem, você precisa encontrar drivers para eles e instalá-los. Em seguida, reinicie o PC e verifique como o desempenho do jogo muda.

Ajudar!

Como localizar e instalar um driver para um dispositivo desconhecido - //ocomp.info/kak-nayti-i-ustanovit-drayver-dlya-neizvestnogo-ustroystva.html

*

Os drivers de vídeo estão ajustados para desempenho máximo?

Acho que não é segredo para ninguém que o desempenho nos jogos depende muito das configurações dos drivers de vídeo. Às vezes, alterando alguns parâmetros, é possível aumentar o número de FPS no jogo em 1,5 (ou mais) vezes!

Darei a seguir links para configurar placas de vídeo.

Como acelerar uma placa de vídeo AMD (Radeon) - //ocomp.info/kak-uskorit-videokartu-amd-radeon.html

Como melhorar o desempenho da placa de vídeo NVIDIA em jogos - //ocomp.info/kak-povyisit-proizvoditelnost-videokart-nvidia.html

Como acelerar uma placa de vídeo IntelHD, aumentar o desempenho em pelo menos 10-15% - //ocomp.info/kak-uskorit-videokartu-intelhd-povyishenie-proizvoditelnosti-minimum-na-10-15.html

*

O jogo foi configurado para gráficos baixos: resolução, detalhes, sombras, etc.?

Além das configurações da placa de vídeo, também existem configurações para o próprio jogo. A propósito, sua influência não é menor do que as configurações da placa de vídeo (e talvez até mais!).

Absolutamente todos os jogos (99,9%) têm configurações gráficas. Tendo entrado neles, preste atenção (em primeiro lugar) às seguintes coisas:

  1. resolução da tela: tem o efeito mais forte na qualidade da imagem no jogo e na carga da placa de vídeo. Baixando um pouco a resolução, você pode aumentar significativamente o desempenho do seu PC no jogo. A propósito, acrescentarei por conta própria que em muitos jogos a redução da resolução dificilmente será notada, enquanto o desempenho aumentará significativamente! Portanto, sempre há um equilíbrio a ser encontrado;
  2. qualidade de gráficos, renderização, vídeo: também tem um forte impacto no desempenho. Se o jogo ficar lento, tente diminuir as configurações de alto para médio (ou mesmo baixo);
  3. detalhe do terreno, sombras, neblina, etc .: remova ou desabilite completamente, se isso for fornecido pelo jogo;
  4. sincronização vertical: tente ativar / desativar. Às vezes, dá um aumento significativo no número de FPS.

O que procurar ao configurar os gráficos do jogo // usando Civilization IV como exemplo

*

A placa de vídeo integrada muda para discreta durante a execução de jogos?

Esta questão diz respeito a computadores / laptops com placas de vídeo duplas: integradas e discretas. O fato é que, ao rodar jogos, o computador deve usar uma placa gráfica discreta para obter o máximo desempenho.

Mas nem sempre isso acontece, muitas vezes o aparelho não troca a placa de vídeo e você joga na integrada. Então, mesmo se você tiver um laptop poderoso para jogos, poderá ver atrasos em jogos relativamente antigos!

Já tenho um artigo no meu blog tratando desse assunto. Eu recomendo que você se familiarize.

Como executar um jogo em uma placa gráfica discreta. Como verificar em qual placa de vídeo o jogo está rodando // usando NVIDIA como exemplo - //ocomp.info/igru-na-diskretnoy-videokarte.html

Modo de jogo no Windows 10: melhorando o desempenho do computador em jogos - //ocomp.info/igrovoy-rezhim-v-windows-10.html

*

Você verificou a temperatura dos componentes quanto a superaquecimento?

Falhas e freios em jogos podem estar associados a superaquecimento. O fato é que os jogos são programas bastante exigentes que carregam significativamente o processador e a placa de vídeo, e às vezes o disco rígido (com carregamento intenso de dados).

Atenção especial deve ser dada à temperatura nos seguintes casos:

  • forte zumbido de ventiladores / refrigeradores;
  • quando o PC está instável: reinicia, freia, congela;
  • caixa quente (perceptível em laptops / netbooks);
  • erros críticos frequentes, etc.

Normalmente, a temperatura deve ser lembrada em um verão quente, quando a temperatura na sala aumenta significativamente e fica realmente quente (não só para os humanos, mas também para o computador 😊).

Para descobrir e controlar a temperatura dos componentes principais (CPU, placa de vídeo, disco rígido), recomendo usar um dos utilitários: //ocomp.info/harakteristiki-kompyutera.html.

Por exemplo, na captura de tela abaixo, tenho um utilitário Speccy .

Temperatura do processador, disco rígido, placa de vídeo

Em geral, é difícil dizer qual temperatura é crítica (muito depende do ferro específico). Mas, em geral, em geral, se você destacar, então:

  1. processador: preste atenção na temperatura se passar de 60 ° C nos jogos (mais sobre isso aqui);
  2. disco rígido: a faixa normal de temperatura do disco rígido é 25 ÷ 43 ° C. Se o seu for mais alto, recomendo se preocupar seriamente, pois sair desta zona pode afetar seriamente a durabilidade do seu disco (como abaixar a temperatura do HDD);
  3. placa de vídeo: em geral, alguns modelos de placas de vídeo (por exemplo, NVIDIA) podem suportar temperaturas de até 100 ° C (mas pessoalmente não posso chamar isso de uma situação normal).Em temperaturas em jogos acima de 80 ÷ 85 ° C - eu recomendo ler as faixas de temperatura recomendadas pelo fabricante da sua placa de vídeo (com mais detalhes sobre a placa de vídeo t).

Ajudar!

Laptop está esquentando: o que fazer? A temperatura está alta o tempo todo: 85 ° C + - //ocomp.info/greetsya-noutbuk.html

Importante!

Um dos principais "inimigos" do hardware de computador é a poeira. Ele penetra absolutamente em todos os lugares, com o tempo obstrui o sistema de refrigeração, o que leva a um aumento da temperatura. E isso, por sua vez, pode afetar a velocidade do PC, bem como sua vida útil.

Portanto, de vez em quando, recomendo limpar o pó do seu computador. O link para as instruções de limpeza é fornecido abaixo.

Ajudar!

Limpando a poeira do computador: monitor, unidade de sistema, teclado - //ocomp.info/kak-pochistit-kompyuter-ot-pyili.html

*

O Windows está otimizado para desempenho máximo?

Não é nenhum segredo que um sistema operacional Windows otimizado pode ser executado significativamente mais rápido do que um sistema operacional que ninguém mais fez. Além disso, tudo isso também pode afetar o desempenho do PC nos jogos (e o número de FPS).

Imagine-se: serviços e programas desnecessários que você nunca usa são carregados na memória por algum motivo, executados, etc. Tudo isso tem que gastar recursos do PC.

Nem estou falando sobre o fato de que, com o tempo, uma grande quantidade de lixo se acumula no sistema: arquivos temporários, pastas, entradas erradas no registro, atalhos que não funcionam, etc. Tudo isso precisa ser limpo e arrumado, e então o Windows será muito mais responsivo, o número de erros será menor e o desempenho será maior!

Otimizando o Windows 10 // para acelerar o computador - //ocomp.info/super-optimizatsiya-windows-10.html (também relevante para Windows 7, 8)

*

Que tipo de fonte de alimentação de PC está envolvida, o modo de economia de energia está ativado?

Este ponto é mais sobre laptops. O fato é que o Windows tem uma seção de energia onde os modos de operação são configurados. Entre os modos, existem várias opções: econômico, ótimo (ou balanceado) e alto desempenho.

Por padrão, na maioria das vezes, está envolvido o ideal ou o econômico. Este último pode ter um efeito muito significativo no desempenho de um laptop (e, além disso, não apenas em jogos).

Para abrir a configuração e escolher um esquema de energia, vá para o painel de controle do Windows em: Painel de controle \ Hardware e som \ Energia .

Em seguida, preste atenção a qual desempenho está definido. Eu recomendo escolher um item com alta performance .

Alto desempenho // Fonte de alimentação

Se você tiver um laptop com Windows 10, observe também que pode adicionar desempenho usando o ícone da bateria na bandeja.

Dieta

Além disso, para laptops, alguns fabricantes equipam seus dispositivos com software especial. Dentre esses softwares, existem módulos responsáveis ​​por alimentar o laptop: por exemplo, alguns aparelhos da LENOVO possuem modos de economia de energia.

Portanto, eu recomendo que você vá até esse gerente e ajuste o desempenho de acordo com os requisitos.

Laptop power // gerenciador de laptop

A propósito, em alguns casos, devido às configurações de energia, o Turbo Boost pode ser desativado (como resultado, o processador funciona muito além de suas capacidades). Você pode descobrir como verificar este ponto e usar o Turbo Boost do meu artigo anterior, cujo link é fornecido abaixo.

Ajudar!

Por causa do que o baixo desempenho do processador Intel no laptop. Como pode ser acelerado (sobre Turbo Boost) - //ocomp.info/increase-performance-intel-for-laptop.html

*

I-❶ Você tem 2 discos rígidos? Um deles desliga?

Se o jogo funcionar, funcionar e, depois de certo tempo, congelar, por assim dizer, por 0,5-1 segundo e funcionar novamente, esse comportamento é semelhante a desligar o disco rígido. Aqueles. O Windows desligou o disco rígido, e quando precisava de dados e o jogo queria obtê-los, ele ligou novamente e demorou para ligá-lo (e se você ouvir, pode ouvir como o disco começa a trabalhar (fazer barulho)).

A conclusão se auto-sugere - é necessário proibir o desligamento do disco rígido durante a operação.A propósito, isso geralmente acontece quando você tem 2 ou mais discos rígidos em seu sistema. Alguns deles são desativados quando inativos.

Para desativar isso, vá para o Painel de Controle do Windows em: Painel de controle \ Hardware e som \ Energia ... Em seguida, abra o link "Configurando o esquema de energia" o circuito ativo (exemplo abaixo)!

Configurações do plano de energia

Em seguida, abra o link "Alterar configurações avançadas de energia" (veja a imagem abaixo).

Alterar configurações avançadas de energia

Em seguida, expanda a seção "HDD" e colocar "0" na guia "desligue o disco rígido depois de" ... Isso significa que o disco rígido nunca desligará (o que é necessário). Salve suas configurações e tente voltar ao jogo. Esse atraso característico desaparecerá?

nunca desligue o disco rígido // Windows 10

*

I-❷ O antivírus / firewall está habilitado, você já tentou sem ele?

E a última coisa que gostaria de abordar neste artigo são os vírus e antivírus (e outros softwares de segurança). Em alguns casos, os antivírus / firewalls podem afetar significativamente o desempenho, por exemplo, eles podem agendar uma verificação de vírus no computador enquanto você joga. Freqüentemente, neste caso, o jogo começa a ficar lento.

Serei breve aqui:

  1. primeiro verifique se há vírus em seu sistema (mesmo se você tiver um software antivírus de alta qualidade instalado em seu PC), mais detalhes sobre isso aqui: //ocomp.info/esli-antivirus-ne-vidit-virusov.html;
  2. se não forem encontrados e tudo estiver em ordem, desative o antivírus antes de iniciar o jogo e tente jogar sem ele.

    Desative o antivírus Avast por 1 hora

    A propósito, alguns antivírus estão muito avançados a esse respeito: eles têm Modo de jogo , e nele praticamente não "sobrecarregam" o seu sistema, fornecendo o máximo de recursos para o jogo.

*

Isso conclui o artigo.

Ze acréscimos sobre o tema - serei grato.

Todos os jogos sem atrasos! Boa sorte!

Artigo revisado: 02/10/2019