Interessante

Para onde vai o espaço na unidade "C:"?

Pergunta do usuário

Olá.

Ajude-me a identificar um problema: a cada dia tenho cada vez menos espaço livre na unidade do sistema onde o Windows 10 está instalado (unidade local C: \).

É possível limitar de alguma forma os apetites do meu sistema e, em geral, como descobrir para onde está indo o espaço em disco, existem utilitários especiais para isso. Agradeço antecipadamente!

Dia bom!

Um problema familiar. Você olha hoje no disco rígido 2 GB estão faltando, amanhã - mais 2-3 GB, depois de uma semana - 10 GB se foram ... Você involuntariamente começa a se perguntar, mas o que vai acontecer em um mês - não haverá graça espaço em tudo? 👀

Provavelmente, deve ser dito de imediato que isso raramente acontece devido a vírus, mais frequentemente devido a certas configurações do próprio SO Windows: um número excessivo de pontos de restauração, devido ao cache do navegador, vários "lixo" que se acumulam na partição do sistema . Neste artigo, vou lhe dizer como se livrar de todas essas "bondades" e liberar espaço em disco.

*

👉 Socorro!

Talvez você se interesse por utilitários para limpar o lixo do Windows - uma seleção de ouro.

*

Proteção do sistema (pode levar até dezenas de GB)

Por padrão, a criação de pontos de restauração é habilitada no Windows (exceto, talvez, Windows 10, e mesmo assim depende da versão do sistema operacional).

Então, esses pontos de restauração pode ocupar até 12% do espaço do disco rígido (além disso, em cada uma de suas seções!). Concordo, se você tem uma partição de sistema de um disco rígido com Windows, digamos, 200 GB, então dar cerca de 25 GB para pontos de restauração é demais ?!

*

Nota: Eu não recomendo que você trabalhe completamente sem pontos de restauração, mas é perfeitamente possível reduzir o ardor do sistema operacional. Além disso, não é o número de pontos que importa, mas sua qualidade.

*

E assim, para configurar o local para os pontos de restauração, abra panel painel de controle e vá para a seção "Sistema e Segurança \ Sistema".

Sistema e segurança - sistema

Em seguida, abra a guia "Proteção do sistema" (tela abaixo 👇).

Proteção do sistema

Em seguida, selecione seu disco rígido na seção "Unidades disponíveis" e aperte o botão "Afinação" (nota: em frente à unidade do sistema "C: \" - o ícone do Windows acenderá ).

Proteção do Sistema - Configurar

Em seguida, mova o controle deslizante e limite o espaço em disco usado para proteger o sistema (se você usar programas de backup de terceiros, pode desativar toda essa proteção).

Desativar sistema de proteção

Nota: a propósito, sob o controle deslizante que controla o uso do disco, há um botão para excluir pontos de restauração antigos. Você pode usá-lo para limpar e liberar espaço no disco rígido.

*

Acúmulo de arquivos temporários e inúteis. Limpeza de disco

Não importa o quão cuidadoso você seja - com o tempo, todos os tipos de "lixo" começam a se acumular em qualquer disco rígido: arquivos de aplicativos remotos antigos, arquivos temporários usados ​​durante o processo de instalação, cache do navegador, pastas vazias, atalhos incorretos, etc.

Todo esse "bom", com o tempo, começa a afetar seriamente o desempenho do seu sistema como um todo ...

*

👉 mais A limpeza de alta qualidade das janelas do lixo é fornecida por especialistas. Serviços de utilidade pública:

  1. 👉 "Cuidados com o sistema";
  2. 👉 "Acelerador de computador";
  3. 👉 "CCleaner" e outros.

Utilitário de limpeza de disco / acelerador de computador

👉 Contudo, O Windows também tem sua própria ferramenta de limpeza de disco. Para executá-lo, você deve primeiro abrir "Este computador" ("Meu Computador"), vá até as propriedades do disco desejado e pressione o botão Limpeza de disco (veja a imagem abaixo 👇).

Propriedades. Limpeza de disco

Em seguida, aguarde alguns segundos enquanto a análise do espaço em disco liberado está em andamento.

Análise de disco

Em seguida, marque as caixas com os dados que você permite que o programa limpe em seu disco. Por exemplo, arquivos de log de instalação, arquivos temporários da Internet, páginas da web offline, etc.

A propósito, observe que o limpador informa quanto espaço você pode liberar (na imagem abaixo - até 314 MB).

Escolhendo o que limpar: qual arquivo excluir

*

A propósito, não posso deixar de notar que existe um especial. utilitários que podem não apenas remover lixo, mas também configurar o sistema para que seu PC funcione com desempenho máximo.

Na minha humilde opinião, um dos melhores de seu tipo é 👉 Advanced System Care (mesmo na versão gratuita de seu trabalho).

Por exemplo, ao analisar meu disco no Windows (no momento em que escrevi este artigo) - este utilitário encontrou até 16 GB de arquivos inúteis!

Ele também verifica itens de inicialização, problemas de privacidade, erros de atalho, malware e verifica o registro do sistema. Em geral, uma verdadeira colheitadeira!

Limpeza avançada de disco SystemCare - encontrado lixo de 16 GB!

*

Arquivo de troca e arquivo de hibernação (hiberfil.sys)

Sobre o arquivo de troca (pagefile.sys)

Quanto mais programas você executa (e quanto mais exigentes eles são), mais RAM eles exigirão.

Chega um momento em que a RAM está ocupada e um "pedaço de espaço" é necessário. Para não congelar - o Windows usa o espaço do disco rígido, para onde são enviados os dados menos ativos e necessários.

Um arquivo especial é usado para isso - eles o chamam arquivo de troca (ele explicou caoticamente, mas acho que ficará claro para um grande público).

Então, na verdade, esse arquivo é necessário para expandir sua RAM. Esse arquivo geralmente tem 2 vezes o tamanho da RAM. Portanto, esse arquivo pode ocupar um espaço em disco significativo.

*

Como verificar quanto espaço o arquivo de paginação ocupa e como configurá-lo

Para fazer isso, abra o Painel de Controle do Windows no seguinte endereço: Painel de Controle \ Sistema e Segurança \ Sistema .

Em seguida, à esquerda na coluna, abra o link "Parâmetros avançados do sistema" .

Parâmetros adicionais do sistema

Em seguida, na guia "Além disso" abra as opções de desempenho (veja a imagem abaixo 👇).

Parâmetros de desempenho

Em seguida, recomendo definir o controle deslizante para desempenho ideal do programa e clicar no botão "Mudar" para ajustar o tamanho da memória virtual (este é o arquivo de paginação).

Redimensionar memória virtual

Na maioria dos casos, é recomendável marcar a caixa ao lado do item "Selecionar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação" .

É verdade que às vezes o sistema ocupa muito espaço - neste caso, defina o volume para 1,5-2 vezes mais do que o tamanho de sua RAM. Este espaço será suficiente para a operação normal do Windows.

Tamanho do arquivo de paginação automática

Nota: Muitas pessoas acreditam erroneamente que quanto mais espaço alocam para memória virtual, mais rápido seu PC funcionará. Isso é uma verdadeira ilusão!

O fato é que a velocidade de leitura de informações de um disco rígido é muito mais lenta do que da RAM. Portanto, o arquivo de paginação é usado para aplicativos que não estão sendo usados ​​atualmente por você.

*

Sobre o arquivo de hibernação e hibernação (hiberfil.sys)

Para "acordar" rapidamente o computador e começar a trabalhar com ele - há um especial. modo de hibernação (nele todo o conteúdo da RAM é gravado em um arquivo especialhiberfil.sysque está localizado na unidade do sistema).

Graças a isso, depois de ligar o PC, em questão de segundos ele pode restaurar tudo desse arquivo e retornar o computador ao seu estado anterior, como se não tivesse sido desligado.

Mas você tem que "pagar" por tudo - arquivarhiberfil.sys ocupa muito espaço livre em disco. Se você não usar o modo de desligamento do PC, poderá "excluí-lo".

Para fazer isso 👉 abra um prompt de comando e digite o comando powercfg -h off (captura de tela abaixo).

Desativar hibernação - linha de comando

*

Análise do espaço em disco usado: como encontrar arquivos e pastas grandes

Acontece que já fiz tudo: limpei o lixo do Windows, verifiquei todos os arquivos e pastas manualmente, olhei os programas e jogos instalados - mas não há nada de suspeito e não há espaço livre suficiente (desapareceu em algum lugar, mas onde ?)!

Neste caso, você pode usar 👉 utilitários especiais que o ajudarão a construir um diagrama da meta ocupada no disco, e você pode localizar visualmente e rapidamente as maiores pastas e arquivos. Bem, e com as pastas encontradas você pode decidir por si mesmo o que fazer: deletar ou sair ...

Na minha humilde opinião, um utilitário muito bom para este negócio - WinDirStat (👇).

*

WinDirStat

De. site: //windirstat.net/

Um utilitário simples e conveniente para avaliar o espaço ocupado e livre em seu disco rígido. O aplicativo irá construir um diagrama conveniente em questão de minutos, pelo qual você pode encontrar rapidamente arquivos e pastas que ocupam um espaço significativo (tudo que você esqueceu ou nem sabia!).

O que é mais cativante sobre o programa é a ferramenta integrada para excluir pastas e arquivos. Apenas tome cuidado: o utilitário vê arquivos ocultos e de sistema, e você pode excluir facilmente os dados necessários para o funcionamento do sistema. Antes de excluir um arquivo específico - descubra sobre isso!

*

Como exemplo, darei uma captura de tela do meu disco analisado.

WinDirStat - estimativa do espaço em disco ocupado

Como você pode ver, mostra quanto espaço certas pastas ocupam, quais arquivos estão nelas, etc. Abaixo está um diagrama, clicando em uma área de uma determinada cor - você verá o arquivo que foi apresentado.

Claro, é melhor começar sua análise com as maiores áreas do gráfico.

👉 Socorro!

O que meu disco rígido está entupido ou onde está o espaço livre no disco rígido perdido [Análise de disco].

*

Isso é tudo para mim, espero que seu disco rígido não esteja mais lotado e haja espaço livre!

Boa sorte!

Primeira publicação: 19/05/2017

Correção: 20/10/2020