Interessante

Como descobrir o volume real de uma unidade flash e restaurar seu desempenho (falsificações chinesas para 120, 240, 500-1000 GB)

Uma pergunta da vítima ...

Dia bom.

Comprei uma unidade flash USB na loja chinesa AliExpress (prometido por ~ 700 rublos. 500 GB). A unidade flash veio algumas semanas depois, inseriu-a na porta USB e examinou as propriedades do meu computador: na verdade, 500 GB. Fiquei encantado!

Mas a alegria não durou muito. Depois de copiar 3-4 filmes nele, apareceu um erro de gravação. Tento formatar - não está formatado. O que fazer, pode ser restaurado? Comecei a duvidar da qualidade de tais produtos, talvez algum tipo de pen drive falso, o que você acha?

Dia bom!

Em geral, minha opinião pessoal: um produto normal não pode custar menos que a média do mercado e é mais barato que seu custo.

Se estamos falando de uma unidade flash, então com esse dinheiro você pode comprar uma unidade flash de 4 a 16 GB, dependendo do fabricante e da interface. E o próprio fato de um produto bastante caro ser oferecido por um preço tão baixo já deveria ter alertado ... ☝

Mas seja como for, e tal unidade flash pode voltar ao desempenho normal, é claro, apenas seu volume não será de 500 GB, mas muito menos ...

Vou te contar sobre tudo em ordem.

👉 Ajudar!

Instruções para determinar a velocidade real da unidade flash

*

Determinar o volume de uma unidade flash

Algumas palavras sobre células de memória e o controlador

Qualquer unidade flash consiste em células de memória (na verdade, onde os dados são gravados) e um controlador (esta "peça" conecta células de memória e permite que você trabalhe com elas).

É claro que se as células de memória na unidade flash tiverem 8 GB, você não poderá gravar mais de 8 GB na unidade flash (isso simplesmente não pode ser feito fisicamente). Mas o que é responsável pelo volume exibido nas propriedades da unidade flash e por seu funcionamento? Controlador! ☝

Os controladores muitas vezes se tornam universais, imediatamente para uma série específica de drives flash. E então é costurado da maneira certa, para um volume específico do pen drive.

Mas existem comerciantes astutos que atualizam o controlador conforme a necessidade - e o pen drive em suas propriedades começa a mostrar 500 GB ou 1000 GB (na verdade, as células de memória terão os mesmos 8 GB). Você sente onde o "cachorro" está enterrado? 😎

Na verdade, vendedores / fabricantes desonestos podem fazer o reflash de uma unidade flash USB para o volume de que precisam e vendê-la. E como funcionará quando esses 8 GBs estiverem cheios - eles não ligam!

Sim, e o engano geralmente não é revelado imediatamente: muitos usuários aumentam o volume gradualmente (e nem todos entenderão o que é - algum tipo de erro apareceu ... Bem, muitas vezes eles aparecem 👀).

*

Diagnóstico da unidade flash: determinar o tamanho real das células de memória

Para este trabalho, precisamos de um especial. utilitário 👇 ...

👉 H2testw

Site: //www.heise.de/download/product/h2testw-50539

Utilitário de programadores alemães. Muito simples, nenhuma instalação necessária.

O objetivo principal: digitalizar uma unidade flash para seu tamanho de memória física real. Ele o ajudará a determinar com rapidez e precisão o estado real de sua unidade: volume, velocidade. Darei a seguir o teste de um desses drives "super" flash para 120 GB.

E então, abaixo vou mostrar-lhe primeiro propriedades flash drive experimental (para que fique mais claro do que se trata o discurso).

Observação: copie todos os dados importantes deste pen drive, no processo de restauração, todos os dados atuais dele serão excluídos.

Pen drive 120 GB

Em seguida, você precisa baixar e executar o utilitário H2testw, e:

  1. mude o idioma no utilitário para inglês (acho que é mais conveniente 👌);
  2. selecione uma operadora - ou seja, nosso flash drive (botão Selecionar destino);
  3. pressione o botão “Gravar + Verificar” e espere pacientemente pelo final do teste (que pode levar várias horas, tudo depende da velocidade do pen drive e do seu volume).

Comece a escanear

Eu destaquei especialmente os resultados da verificação:

  1. Gravação: velocidade real de gravação em uma unidade flash USB (2,82 MByte / s);
  2. Verificando: velocidade real de leitura de uma unidade flash (12,4 MByte / s);
  3. 14,8 GByte OK: o tamanho real da unidade flash, ou seja, ~ 15 GB.A propósito, copie ou lembre-se do número de setores - 31068072 (alocado na imagem abaixo, você terá seu próprio número! Será necessário restaurar a unidade flash).

Velocidade real de leitura, escrita e volume real da unidade flash

A propósito, se tudo estiver em ordem com o seu pendrive, você não verá uma faixa vermelha na parte inferior da janela do utilitário, mas uma verde e estará escrito "Teste finalizado sem erros" (traduzido para o russo "Teste concluído sem erros"). Exemplo abaixo 👇 ...

O teste passou normalmente, nenhum erro foi encontrado

*

Tratamento e recuperação de uma unidade flash

Para formatar a unidade e restaurar seu tamanho real, precisamos de mais um utilitário: MyDiskFix.

👉 MyDiskFix

Versão em inglês: //www.usbdev.ru/files/mydiskfix/

(O que é interessante é um utilitário feito na China)

MyDiskFix é um utilitário gratuito projetado para formatação de baixo nível de drives flash com falha. Capaz de reanimar a mídia e colocá-la em funcionamento. Com sua ajuda, você pode restaurar o volume real da unidade flash.

Agora vamos ver como formatar uma unidade flash USB no utilitário.MyDiskFixe restaurar seu trabalho, e seu volume real.

E assim, primeiro iniciamos o utilitário e inserimos os seguintes parâmetros:

  1. indique a operadora (nosso pendrive), gráfico Escolha o dispositivo;
  2. coloque o método de formatação em Nível baixo (nível baixo);
  3. indicamos o nosso número de setores de trabalho (coluna Setores), que obtivemos do utilitário H2testw (veja a imagem anterior);
  4. e aperte o botão Formato inicial (veja a imagem abaixo);
  5. nota: se você tem uma versão chinesa do utilitário MyDiskFix, guie-se pela localização dos módulos em inglês, todas as funções em chinês estão localizadas nos mesmos lugares!

    Configurando o utilitário MyDiskFix

Depois da utilidade MyDiskFix irá formatar a unidade flash USB, você verá uma mensagem do Windows informando que uma nova mídia foi encontrada sem um sistema de arquivos e uma proposta para formatá-la (veja a captura de tela abaixo).

Formatando uma unidade flash USB no Windows

Você pode ir para você mesmo "Meu computador" selecione uma unidade flash USB e formate-a de maneira padrão. A propósito, observe que o volume do pen drive será real, ou seja, 14,5 GB (não ~ 120 como antes)!

O flash drive é restaurado, o volume real do flash drive é de 14,5 GB

A unidade flash agora deve funcionar bem. 👌

*

PS

Se não foi possível restaurar o flash drive desta forma, tente encontrar um utilitário especial para o controlador do flash drive (tendo descoberto os identificadores VID e PID com antecedência) e formate a mídia com ele. Em geral, este tópico é bastante extenso e eu o abordei em um de meus artigos (eu dou o link abaixo).

👉 Ajudar!

Recuperação de unidade flash USB: identificação do controlador e firmware da unidade - consulte as instruções passo a passo

*

Só isso, todo mundo fica frio na hora de escolher e comprar mercadorias.

Boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 23/06/2017

Correção: 01/03/2020