Interessante

Por que não há som no computador [solução]

Boa hora!

Sabedoria popular: muitas vezes começamos a apreciar as coisas mais comuns quando as perdemos ...

É assim com o som, enquanto está no computador - não dá a devida importância, mas quando não tem som, é uma tragédia, porque você não vai mais falar no skype, não vai começar um filme ou música!

Em geral, isso pode acontecer para uma variedade de razões: por exemplo, devido à falta de um driver para a placa de áudio, devido à troca de alto-falantes, reinstalação do Windows, etc. Na verdade, neste artigo quero passar pelos mais comuns deles, e para cada um darei uma solução, capturas de tela (o que fazer e onde pressionar ✔).

Na grande maioria dos casos, som posso restaurar por conta própria, sem recorrer à ajuda de um mestre (graças a isso, economize um belo centavo!).

E então, vamos ao que interessa ...

👉 Nota!

Se o som do seu PC estiver muito baixo (ou seja, há, simplesmente fraco!) - Eu recomendo esta instrução.

*

O que fazer se não houver som no computador

Todas as razões para a falta de som são fornecidas pelo autor, dependendo de sua "popularidade".

👉 Importante!

O Windows tem um especial mestreque pode corrigir muitos problemas de áudio no modo automático. Portanto, antes de tentar descobrir por conta própria, recomendo executá-lo pelo menos uma vez.

Para fazer isso, basta clicar com o botão direito no ícone de som na bandeja (ao lado do relógio) - e selecione "Solucionar problemas de som". Em seguida, o assistente será iniciado - basta seguir suas instruções.

Detectar problemas de áudio

*

Algumas palavras sobre conectores de áudio

Eu recomendaria iniciar a busca pelo motivo da falta de som no computador verificando os conectores de áudio (especialmente se você acabou de comprar um novo PC, trocou os alto-falantes, desmontou a unidade do sistema ou fez outra coisa com o dispositivo 😎).

Em geral, geralmente existem três conectores de áudio nas unidades clássicas do sistema:

  1. entrada (em) - está marcado em azul. Serve para conectar um dispositivo que pode transmitir som para um computador: sintonizador de TV, reprodutor, etc .;
  2. sair (sair) - geralmente verde. Serve para saída de som, alto-falantes, fones de ouvido, etc. estão conectados a ele;
  3. microfone (rosa ou vermelho). Acho que não tem nada a comentar ...

Foto da parede traseira da unidade de sistema - são apresentados os conectores de áudio

Acrescentarei também que pode haver 6 conectores (modo de som de quatro canais)! Nesse caso, um subwoofer está conectado à porta laranja.

Portanto, muitas vezes muitos usuários com pressa conectam alto-falantes em qualquer um dos conectores. Claro, se for assim, não haverá som!

Além disso, trouxe uma foto (veja acima), em que os conectores estão bem marcados, mas não é o caso em todos os PCs (é bom se houver uma gravura quase imperceptível).

Observe que os plugues dos alto-falantes e fones de ouvido também são marcados com cores distintas (neste caso, rosa e verde)

Quanto aos laptops (e em geral, equipamentos mais novos): observe que hoje em dia os conectores de fone de ouvido começaram a aparecer com cada vez mais frequência. Eles diferem porque os alto-falantes (fones de ouvido) e um microfone são conectados a uma entrada ao mesmo tempo.

O conector do fone de ouvido é marcado com especial. ícone (fones de ouvido com microfone, veja a foto abaixo).

Laptop - microfone e fone de ouvido

Conector de fone de ouvido

Observe que se você conectar fones de ouvido comuns (ou alto-falantes) ao conector de fone de ouvido, o som provavelmente não será reproduzido *!

Se você tiver um conector semelhante, há duas saídas:

  • ou use especial. fones de ouvido (suporte para tomada de fone de ouvido);
  • ou compre um especial. adaptador (vendido em todas as lojas de informática).

👉 Socorro!

E se você tiver apenas uma entrada de fone de ouvido e microfone.

*

Configurações de som incorretas no Windows

Posso dizer, por experiência própria, que esse é um dos motivos mais comuns (junto com o anterior) pelo qual o som desaparece no Windows.Por mais trivial que seja, mas recomendo começar a restaurar o desempenho do computador verificando as configurações de volume.

1) Em primeiro lugar, preste atenção à bandeja: ao lado do relógio é mostrado ícone de som (exemplo -) Se você clicar nele com o mouse, poderá descobrir o nível do volume (e se o som está completamente desligado!). Verifique este momento.

A propósito, um bom indicador é que quando você aumenta o volume acima de ~ 50%, você ouvirá um chiado característico nos alto-falantes ou fones de ouvido. (Exemplo abaixo na imagem).

Ajuste o volume no Windows 10

2) Em segundo lugar, verifique as configurações em misturador de volume no Windows. Isso é uma coisa especial que permite ajustar o som em vários aplicativos: por exemplo, você pode desligar o som no navegador completamente e aumentar o som no reprodutor de áudio no volume máximo! Em alguns casos, sem ele, em lugar nenhum ...

Para abri-lo, use o ícone de volume na bandeja : basta clicar nele com o botão direito do mouse e selecionar no menu que se abre "Misturador de volume" .

Em seguida, basta mover todos os controles deslizantes para cima (números 2 e 3 na imagem abaixo).

Mixer de volume

3)  Dispositivo de áudio errado selecionado padrão. Esta é uma razão muito comum para a falta de som, geralmente surge após reinstalar o Windows (após restaurá-lo), após trocar ou conectar alto-falantes e fones de ouvido adicionais. O fato é que o Windows envia som para um dispositivo específico, que é especificado nas configurações.

Se o dispositivo errado for especificado, você não ouvirá o som. ele simplesmente não será processado (ele explicou caoticamente, mas acho que está claro).

Para ter certeza e verificar se o dispositivo correto está selecionado - vá para 👉 Painel de controle e abra a guia " Som "(primeiro abra a seção" Hardware e Sons ", veja a tela abaixo).

Hardware e som

Em seguida, preste atenção: na sua guia " Reprodução "pode ​​haver vários dispositivos de áudio. Se você não sabe qual escolher, experimente cada um deles (é aconselhável ativar a reprodução de uma melodia antes disso).

Dispositivo de reprodução padrão

*

Dobras em fios e plugues

Este é um verdadeiro flagelo de muitos fones de ouvido e alto-falantes (especialmente os chineses, que usam fios muito finos que se quebram com qualquer "brisa" 😡).

Portanto, não posso deixar de recomendar que você preste atenção a:

  1. conectores de áudio na placa de som. Com a conexão / desconexão frequente, eles começam a funcionar (ou seja, o plugue não está inserido com firmeza). Como resultado, quando ele sai, o som desaparece. Neste caso, tente torcer o plugue, remova-o novamente e insira-o no conector;
  2. a condição dos fios: muitos alto-falantes (como fones de ouvido) são equipados com fios finos o suficiente para conectá-los a um PC. Com o tempo, eles dobram e quebram (também são frequentemente roídos por animais de estimação: gatos, cães, hamsters, etc. 😎). Se você tiver a experiência adequada, pode soldar novamente o fio ou apenas comprar um novo.

    Plugue quebrado nos fones de ouvido

  3. interruptores "complicados" nos alto-falantes: verifique se eles estão ligados! Os alto-falantes podem ter interruptores adicionais para ajudá-lo a ajustar o som. Preste atenção ao LED (a maioria dos alto-falantes tem um): ele deve estar aceso!

    Um LED aceso nos alto-falantes

Em qualquer caso, certifique-se de que está tudo em ordem com seus alto-falantes: o LED está aceso, quando você aumenta o volume, eles começam a chiar levemente (observei esse efeito em quase todos os alto-falantes / alto-falantes).

By the way, para verificar novamente - os alto-falantes também podem ser conectados a outro computador (laptop, TV).

*

Problema de motorista

Os motoristas são a cabeça! Sem o driver correto, nenhum dispositivo funcionará normalmente.

Se você não tiver um driver de áudio em seu sistema (ou se ele começou a entrar em conflito, foi excluído ou danificado), seu computador ficará "burro". Para verificar o trabalho do motorista - você precisa ir para o gerenciador de dispositivos .

Para fazer isso, abra 👉 Painel de controle em seguida, mude a tela para ícones grandes , e na lista encontre " Gerenciador de Dispositivos" .

Ícones grandes - Gerenciador de dispositivos

Em seguida, abra a seção " Dispositivos de som, jogos e vídeo "e veja se o seu dispositivo de áudio está lá (no meu caso, é Smart Audio HD, veja a captura de tela abaixo).

Dispositivos de som, jogos e vídeo

Se você tiver esta guia vazia ou, em vez disso, verá ícones com uma imagem de ponto de exclamação "Dispositivo desconhecido" (exemplo - ) - significa que não há driver de áudio em seu computador. Ele, portanto, precisa ser instalado (atualizado).

A propósito! Não posso deixar de recomendar o utilitário Driver Booster - ele pode não apenas atualizar os drivers no modo automático, mas também realizar um diagnóstico completo das razões da falta de som. Veja a captura de tela de sua janela abaixo.

Centro de recuperação - Corrigir sem som / reforço de driver

👉 Como atualizar os drivers

  1. A maneira mais fácil e rápida é usar utilitários especiais para atualizar os drivers (por exemplo, o utilitário Driver Booster recomendado acima). Eles farão tudo por conta própria: determinarão de qual driver você precisa, baixá-lo e instalá-lo (eles também farão uma cópia de backup do sistema ao longo do caminho).
  2. Usando um dos utilitários para determinar as características de um PC (esses utilitários estão aqui), descubra seu fabricante do hardware e baixe o driver para website oficial (o método vai demorar mais, mas é mais confiável).

👉 Observação!

Talvez o artigo sobre localização e atualização de drivers para uma placa de áudio seja útil para você.

IMPORTANTE!

Observe que você também pode desligar o som nas configurações do driver de áudio! Um exemplo é mostrado na imagem abaixo. Para encontrar as configurações do driver de som - vá para Painel de controle do Windows (em "Hardware e som") , ou usar ícone de bandeja.

👉 Ajudar! Nenhum emblema do Realtek HD Manager! Como entrar no painel de controle Realtek, caso contrário não consigo configurar o som de forma alguma.

O volume pode ser reduzido nas configurações do seu driver de áudio

*

O serviço de áudio do Windows não está em execução

Existem dezenas de serviços diferentes no Windows: entre eles existe um responsável pelo som - chama-se Windows Audio. Em geral, normalmente, está ligado (pode ser desligado em caso de alguma falha, infecção de vírus no PC, se alguém decidiu caçoar de você e na instalação de todos os tipos de assemblies do Windows).

Para verificar se está habilitado, pressione a combinação de teclas Win + R e entrar services.msc , clique Entrar (exemplo na imagem abaixo).

Abertura de serviços - services.msc (método universal)

A seguir, você verá uma lista de serviços, entre eles, você precisa encontrar o Windows Audio e abri-lo. Na janela de serviço aberta - observe duas coisas:

  • o serviço deve estar rodando (estado: rodando, veja a tela abaixo);
  • tipo de inicialização deve significar " automaticamente ". Se não for o caso, corrija as configurações, salve-as e reinicie o computador (laptop).

Verificar / clicável do serviço de áudio do Windows

*

Codecs não instalados

Em certos casos, o culpado na ausência de som pode ser codecs ... Especialmente, recomendo que você preste atenção a isso se você perder imagem ou som ao reproduzir arquivos multimídia (música, filmes, vídeos, etc.).

Muitas vezes acontece que ao assistir a um vídeo: ou há som, mas não há vídeo (apenas uma tela preta), ou há uma imagem (vídeo), mas não há som (a segunda opção, entretanto, é menos comum).

👉 Observação!

Os melhores codecs são apresentados em uma das minhas coleções anteriores.

Minha recomendação:

  1. Remova completamente todos os conjuntos de codecs do sistema;
  2. Em seguida, instale o K-lite Codec Pack (escolha o Mega set!) No modo avançado (o link para os conjuntos de codecs é fornecido logo acima).

    Escolha da versão dos codecs para baixar - Full ou Mega

    Observe que ao instalar codecs (versão - K-lite Codec Pack Mega) - selecione a opção " Um monte de coisas ". Graças a esta opção, você terá o maior número de todos os tipos de codecs em seu sistema!

    Um monte de coisas

👉 Nota! 

Alternativamente, você pode usar um especial. reprodutores de vídeo que não precisam de codecs instalados no sistema para funcionar.

*

Som desativado no BIOS (UEFI)

Observação. BIOS é um conjunto de firmware que permite ao Windows se comunicar com o hardware.

Nas configurações do BIOS (ou em sua versão UEFI mais recente), você pode desligar a placa de som (é claro, então não haverá som no PC). Em geral, como regra, no BIOS está habilitado por padrão e pode ser desabilitado em casos extremamente raros:

  • quando você o desligou acidentalmente durante a configuração incorreta do BIOS;
  • ao especificar algumas configurações padrão (em algumas versões do BIOS existem modos especiais que permitem que você obtenha o máximo desempenho - durante a operação, é possível desativar dispositivos adicionais);
  • falha de sistema ...

Para não me repetir, aqui estão alguns artigos:

  1. Como entrar na BIOS. Esta é a primeira coisa a fazer antes de alterar as configurações do BIOS.
  2. Chaves BIOS (mesa grande).

Assumiremos que você ainda entrou no BIOS ☝.

Na BIOS, você precisa encontrar configurações adicionais: algo como Avançado, Áudio, Dispositivo, etc.... Você pode simplesmente percorrer todas as abas uma a uma, olhando cada uma, mas sem alterar nada.

Objetivo final: encontre a linha onde o áudio é ligado / desligado (ou seja, placa de som). É chamado de forma diferente (dependendo da versão do BIOS), por exemplo,Áudio de alta definição, controlador de áudio HD, etc.

Placa de som habilitada no BIOS (Phoenix Bios)

Importante para que o modo fique oposto à linha com o controlador de áudio:

  • Habilitado - ou seja, ativado, significa que a placa de som está funcionando;
  • Auto - então o mapa será lançado automaticamente, em modo automático.

Se a placa de som estiver em Desativado - está desligado e inativo.

Placa de som habilitada no BIOS (habilitado!)

Importante!

Após alterar o parâmetro, não se esqueça de salvar as configurações no BIOS antes de reiniciar o PC. Normalmente, isso pode ser feito usando o botão F10 (Salvar e sair - salvar e sair).

*

Vírus alterou as configurações de volume

"Os vírus podem fazer tudo" - dizem os usuários novatos 👀

Na verdade, não tudo, mas muito. Silencie o som (ou estrague-o) - eles definitivamente podem.

Por exemplo, eles podem estragar os arquivos do driver, o que causará um conflito e o som deixará de funcionar (os vírus também podem estragar os codecs de áudio e vídeo, fazendo com que o vídeo pare de ser reproduzido no modo normal).

Eu recomendo fazer o seguinte:

  • Verifique seu computador com um antivírus totalmente moderno com bancos de dados atualizados (escrevi sobre os melhores deles aqui ->);
  • Em seguida, conduza o sistema usando especiais. utilitários, falei sobre eles aqui. O ponto principal é que nem todos os vírus podem ser removidos por um antivírus clássico. Mas, seguindo uma série de etapas (usando utilitários especiais), você pode limpar todas as "infecções" restantes do PC 👌.

Verificação do computador (Kaspersky Anti-Virus)

Importante!

A propósito, depois que o computador for limpo de vírus, pode ser necessário reinstalar (ou atualizar) os drivers de áudio.

*

Recuperação do sistema operacional Windows

Em alguns casos - você pode tentar restaurar o som usando a ferramenta de recuperação do Windows (se houver pontos de verificação). Isso ajudará se:

  • você emitiu um som alguns dias atrás e, em seguida, instalou um programa e ele desapareceu;
  • drivers atualizados, reiniciei o PC e o som sumiu;
  • foram infectados por vírus;
  • excluiu algo acidentalmente ou alterou algumas configurações do Windows, etc.

Aqueles. faz sentido usar a recuperação se houver um erro de software!

Etapas em ordem:

  1. Nós abrimos " Este computador " ou " Meu computador "(dependendo da versão do Windows), clique com o botão direito em qualquer lugar da janela e vá para propriedades (veja a imagem abaixo).

    Propriedades no meu computador

  2. Na janela aberta " Sistema ", à esquerda, clique no link" Parâmetros adicionais do sistema "(veja o número 1, na imagem abaixo) e, em seguida, abra o" Proteção do sistema ", e pressione o botão" Restaurar "(número 3, na imagem abaixo).

    Parâmetros adicionais do sistema

  3. Em seguida, siga as instruções do assistente. Durante o processo de recuperação, você será solicitado a selecionar um ponto de restauração: observe que nem todos os pontos que estão no PC são exibidos (para ver tudo, marque a caixa de seleção "Mostrar outros pontos de restauração", veja a tela abaixo).

    Escolha de um ponto de restauração

Observação!

Leia mais sobre como restaurar o Windows 10 - consulte.em minhas instruções anteriores.

A propósito, o Windows 7 e o 8 são restaurados da mesma maneira, então o artigo é relevante para esses sistemas operacionais também!

*

Placa de som quebrada

Em geral, uma placa de som é um dispositivo bastante confiável (em geral). Pelo menos, eles falham com muito menos frequência do que as placas de vídeo (se não levarmos nas estatísticas os modelos malsucedidos e as cópias chinesas de baixa qualidade).

A placa de som fica inutilizável na maioria das vezes devido a:

  • um raio (embora apenas pessoas da geração mais velha tenham medo disso, mas é verdade. Principalmente se sua rede não estiver aterrada);
  • soldagem: se o seu vizinho é um soldador e muitas vezes solda algo, então você não tem muita sorte ... O fato é que durante a soldagem há picos bruscos de eletricidade - isso tem um efeito muito negativo na técnica. Conselho simples : compre um no-break de qualidade normal (+ um estabilizador para remover picos de rede de uma vez por todas).
  • fonte de alimentação de baixa qualidade.

Como descobrir se a placa de som queimou:

  • se queimar na sua frente, você provavelmente sentirá o cheiro de queimado, uma pequena "fumaça" é possível;
  • tente 👉 abrir o BIOS - se não for detectado lá (e você não vir seu nome), isso é um mau sinal e geralmente indica que a placa de som não está conectada ou está com defeito;
  • você também pode usar 👉 gerenciador de Dispositivos - se o despachante não vir a placa de som, então há uma grande probabilidade de que a placa esteja com defeito. Confirme / negue com segurança - eles podem no centro de serviço (ou se você conectar a placa a outro PC).

Solução simples e rápida

Devo observar que agora existem placas de som externas baratas à venda que podem ser conectadas à porta USB.

Eles se parecem com flash drives e alguns deles são comparáveis ​​em tamanho (ou um pouco maiores).

👉 Ajudar!

Você pode comprar placas de som externas em lojas online chinesas.

Essa placa de som pode ser facilmente conectada à porta USB de qualquer computador ou laptop e obter som de alta qualidade (muitos deles soam melhor do que a placa de som embutida 👌).

Placa de som externa simples - som 3D

*

Acréscimos nos comentários são bem-vindos ...

O artigo será complementado à medida que resolvermos vários problemas de som.

Isso é tudo, boa sorte e paciência a todos!

Primeira publicação: 30.11.2016

Artigo editado 5.01.

Copyright bahnfilme.com 2021