Interessante

Como conectar um monitor a um laptop [instruções passo a passo]

Bom dia a todos!

Muitos laptops estão agora alcançando o desempenho do PC. Talvez a única coisa que falte às vezes seja uma tela grande ... 😉

Mas isso também pode ser resolvido conectando um segundo monitor externo a ele (observe que agora até ultrabooks finos suportam esse recurso).

A propósito, o segundo monitor é indispensável para vários cálculos (por exemplo, no trabalho de um contador), ao visualizar vários gráficos, durante a programação, etc.

Neste artigo, analisarei os principais pontos e questões que frequentemente surgem ao resolver esse problema. Acho que as informações serão muito úteis para todos que se interessam pelo assunto.

Então...

👉 Suplemento!

Tenho um artigo no meu blog sobre como escolher um monitor para um computador (o artigo também fala sobre a tela de um laptop).

*

Conectando um monitor externo a um laptop

❶ Interfaces de conexão

Acho que o artigo deve começar com as interfaces que são mais frequentemente encontradas em monitores e laptops. E é com eles que costumam se deparar para decidir a questão da conexão ...

*

VGA (D-Sub)

Interface já bastante antiga, mas ainda popular. Milhões de tecnologia de suporte a VGA foram lançados e, portanto, será relevante por um longo tempo (embora esteja moralmente desatualizado ...). Ocorre até mesmo em modelos de laptop / netbook mais recentes.

Contras: máx. resolução quando conectado via VGA - 1280 × 1024 (embora em muitos casos seja possível transferir uma imagem com resolução de 1920 × 1080 pixels (e até superior), mas essa possibilidade depende do equipamento).

Não é possível transmitir sinal de áudio. Adequado principalmente para projetores simples, consoles de vídeo, monitores de pequenos escritórios.

VGA

*

DVI

A interface é muito popular, embora seja ainda menos comum em laptops do que o VGA. Disponível em versões de um e dois canais, eles diferem no máx. a resolução que pode ser transmitida é 1920 × 1080 e 2560 × 1600, respectivamente.

Existem várias variedades:

  • DVI-A - para sinal analógico;
  • DVI-D - para digital;
  • DVI-I é universal. A propósito, existem tecnologias para transferir imagens para monitores 4K conectando dois cabos.

*

Observe que os vários conectores e suas configurações (DVI-A, DVI-D, DVI-I) são compatíveis entre si (observação: no entanto, há uma diferença nos pinos envolvidos).

DVI

*

HDMI

Uma das interfaces de conexão mais modernas. Ideal para conectar TVs, monitores, decodificadores a um PC ou laptop.

Permite a transmissão de sinais de vídeo e áudio. Essa interface é encontrada em quase todos os laptops (também encontrada em tablets e dispositivos móveis).

Suporta imagem FullHD (1920x1080), 3D, máx. resolução de até 3840 × 2160 (4K). Em geral, hoje ele vai atender quase todos os usuários ...

Observe que o HDMI vem em vários tamanhos: padrão, mini e micro. Laptops (esmagadoramente) usam o tipo de tamanho padrão.

HDMI

*

Porta de exibição

Uma nova interface que vai ganhando força gradativamente ... Possui alta largura de banda, transmite sinais de áudio e vídeo, suporta resoluções 4K e FullHD, imagem em 3D.

Permite conectar vários monitores ao mesmo tempo em uma cadeia (especialmente importante para um laptop, onde, como regra, existe apenas uma porta).

Observe que em alguns dispositivos pequenos existe uma mini porta de exibição (veja a tela abaixo 👇). Observe que as portas de tamanho padrão são usadas com mais frequência em monitores e laptops comuns.

Porta de exibição

*

USB tipo C (Thunderbolt)

No ano passado, a porta USB Type-C universal vem ganhando popularidade ativamente. E isso não é surpreendente - julgue por si mesmo, com a ajuda dele você pode transferir dados, sinais de vídeo e áudio para o monitor, além de carregar simultaneamente o dispositivo a partir dele (se for um laptop). É mega-conveniente porque apenas um fio!

Porta USB-C na parte superior - para transferência de dados, na parte inferior - Thunderbolt 3

É verdade que uma importante "nota de rodapé" deve ser feita aqui - o fato é que nem todo USB Type-C é "capaz" de fazer tudo isso.

Para não se confundir, leia atentamente a descrição do dispositivo e veja a etiqueta do ícone ao lado da porta. No total, existem três tipos principais de USB Tipo C:

  1. normal (👆): a transferência de dados simples é possível (encontrada em monitores e laptops);
  2. com possibilidade de transmissão de sinais de vídeo e áudio: esta porta está marcada com o ícone "DP" (Display Port). Às vezes, em vez da abreviatura "DP", pode haver um ícone de monitor;
  3. se houver um raio próximo ao USB tipo C, a porta é compatível com Thunderbolt (👆).

*

A propósito, preste atenção não apenas às portas da placa de vídeo (laptop) - mas também ao próprio monitor. Nem todos os monitores com USB tipo C suportam a recepção de sinal de vídeo por meio dele (é melhor confiar nas especificações do dispositivo).

Descrição deles. características do monitor

*

❷ Decida sobre a interface - escolha um cabo (e possivelmente um adaptador)

Se você ainda não tem um monitor externo e vai apenas comprá-lo, tudo é simples para você: veja qual é a interface do laptop e compre um monitor compatível com ela. Falei sobre como escolher um monitor neste artigo.

*

Se você já tem um monitor e um laptop (a opção mais comum), primeiro você precisa ver quais portas estão presentes neles. No meu caso, o monitor tinha portas HDMI, DVI e VGA (veja a foto abaixo 👇).

Monitorar com interfaces VGA e DVI

Idealmente, se você tiver uma porta HDMI em seu laptop e monitor, todas as conexões para você serão feitas com um cabo. Na verdade, você só precisa conectá-lo à porta do laptop e à porta do monitor.

👉 Importante!

Tenha cuidado com HDMI como a porta pode queimar quando conectado a quente!

cabo HDMI

No meu laptop, havia apenas uma porta HDMI e no monitor VGA e DVI - o que significa que, neste caso, era impossível fazer sem adaptadores ...

HDMI no laptop

Usei o adaptador HDMI para VGA mais comum (existe um em cada loja de informática, por exemplo, você pode comprar no AliExpress). Em geral, um adaptador HDMI para DVI também pode ser usado.

Adaptador HDMI para VGA

A propósito!

Hoje existem muitos adaptadores diferentes à venda: agora você pode conectar quase tudo que é adequado a qualquer coisa 😉. Eu, é claro, exagero um pouco - mas mesmo assim ...

Dê uma olhada na variedade de produtos vendidos nas lojas online chinesas. Lá você pode encontrar "qualquer" adaptador! 👌

*

❸ Conectamos o laptop ao monitor - obtemos a primeira imagem

Em geral, não há diferença entre conectar uma TV ou um monitor a um laptop. As etapas são as mesmas em todos os lugares.

Então...

*

1) Desligue o monitor e o laptop.

Se estamos falando de uma TV ou um PC fixo, geralmente recomendo desconectá-lo da tomada (e também desconectar o cabo da TV a cabo).

A questão é que a porta HDMI pode queimar se você conectá-la "quente" (como você pode fazer com as portas USB). Houve muitas vezes em que havia eletricidade residual suficiente para desativar a porta HDMI.

*

2) Em seguida, conecte o cabo ao monitor e laptop (se forem usados ​​adaptadores, conecte-os também).

Cabo VGA do monitor: nós o conectamos ao adaptador e o adaptador ao laptop

3) Em seguida, ligue o laptop e o monitor (ou TV).

Por padrão, na primeira vez que você se conectar, a imagem deve ser alimentada imediatamente para um monitor externo e uma tela de laptop (exemplo abaixo).

Se você possui uma placa de vídeo moderna integrada da IntelHD (AMD Ryzen) com drivers atualizados, você nem precisará configurar nada - a imagem aparecerá imediatamente na tela de um monitor externo!

👉 Suplemento!

Para proprietários de placas de vídeo discretas da AMD e NVidia - às vezes é necessário atualizar o driver de vídeo (por exemplo, pode aparecer um erro que a transmissão do sinal de vídeo é impossível ...).

Eu recomendo usar utilitários para atualizar os drivers automaticamente.

O monitor está conectado ao laptop - a imagem é a mesma aqui e ali

*

❹ Fazer ajustes detalhados em um monitor externo, projetando uma imagem

Para ajustar e ajustar a operação de um monitor externo, o teclado do laptop (geralmente) tem uma tecla de função especial.

Por exemplo, no meu ASUS ele usa o atalho de teclado FN + F8 (preste atenção à imagem na tecla F8 - diferentes modelos de laptop podem ter diferentes teclas 👇).

👉 Importante!

Se você não tiver essas chaves, tente a combinaçãoWin + P, e também leia abaixo, será indicada a segunda opção, como você pode chegar a essas configurações.

FN + F8 - Exibir modos de projeção

Quando esta combinação é pressionada (FN + F8 / Win + P) - O Windows 10 mostra uma pequena janela pop-up à esquerda da tela, na qual você pode selecionar várias opções projeção:

  1. somente tela do computador - a imagem será exibida apenas na tela do laptop (conveniente quando você deseja fazer uma apresentação, mas ainda está preparando o material. Ou, digamos, você não precisa de uma tela grande para trabalhar);
  2. repetindo - a mesma imagem em um monitor externo e uma tela de laptop (veja minha foto acima 👆);
  3. expandir é uma solução interessante: na verdade, você terá uma grande área de trabalho para 2 telas ao mesmo tempo. Em uma tela, você pode começar a assistir a um filme ou mostrar algum tipo de gráfico e, na outra tela, pode fazer outra coisa, digamos, digitar um texto ou jogar um jogo;
  4. apenas a segunda tela - em um laptop a tela se apagará, em um monitor externo funcionará. É conveniente quando em casa (digamos) você conecta um laptop a um monitor externo e trabalha (ou seja, você terá um laptop como sistema).

Opções de projeção

A foto abaixo mostra uma opção quando apenas um monitor externo funciona (a última opção).

O monitor 2 está em execução, o monitor 1 não

*

Se for especial. Se você não tem teclas no teclado do laptop (ou elas não funcionam), no novo Windows 10 você pode usar outra opção de configuração.

Clique com o botão direito em qualquer espaço livre da área de trabalho e, no menu que aparecer, selecione "Opções de tela" (veja a tela abaixo 👇).

Opções de tela

Em seguida, devo abrir a seção "Exibição" Painel de controle do Windows 10. Existem 2 coisas importantes que você pode fazer nesta seção:

  1. ajustar a escala: geralmente em laptops com uma tela pequena, mas de alta resolução, a escala é ativada em torno de 125-170%. Naturalmente, em um monitor externo normal - a imagem será muito grande e não muito confortável de se olhar. Portanto, ajuste a escala especificamente para seu monitor e sua visão;
  2. monitores múltiplos: aqui você pode selecionar a opção de projeção (o que foi discutido acima: ou seja, mostrar a imagem em um laptop e em um monitor, ou apenas em algum lugar em um lugar).

Configurações do visor

A configuração está concluída! 😉

*

Mas aqui eu também gostaria de recomendar a você mais dois dos meus artigos sobre tópicos semelhantes:

  • Como descobrir e alterar a resolução da tela ou por que tudo na tela do monitor ficou grande;
  • Os olhos ficam cansados ​​ao trabalhar no computador - como configurar o monitor corretamente.

*

❺ Conexão de tela sem fio

Se você tiver um segundo laptop (ou multifuncional / PC), ele pode ser conectado como uma tela sem fio ao seu computador atual. Para fazer isso, é necessário que:

  1. ambos os dispositivos tinham uma versão moderna do Windows 10 Pro 1809+ (👉 como descobrir a versão do Windows);
  2. ambos os dispositivos estão equipados com adaptadores Wi-Fi.

*

O processo de conexão em si é bastante simples: em ambos os dispositivos, você precisa abrir as configurações do Windows 10 (uma combinação Win + i) aba "Sistema / Projeto para este computador" .

Em seguida, em um dos laptops, habilite a projeção e, no segundo, encontre esta tela sem fio e conecte-se a ela.

Iniciando o aplicativo para projetar as configurações deste PC / Windows 10

Por precaução, deixo abaixo um link para um artigo com uma descrição detalhada do processo (em alguns casos, podem "emergir" nuances não muito óbvias ...).

👉 Ajudar!

Como criar um segundo monitor de um laptop (ou algumas palavras sobre WiDi - projeção sem fio neste computador, com som).

*

Sobre isso, na verdade, por enquanto ...

Adições nos comentários serão úteis!

Boa conexão!

👣

Primeira publicação: 06/02/2018

Ajustamento: 28.09.2020