Interessante

Como conectar um disco rígido a uma porta USB

Dia bom!

O artigo de hoje é bastante prático: não é tão raro que seja necessário conectar um disco rígido de um computador (laptop) diretamente a uma porta USB (por exemplo, para transferir uma grande quantidade de dados de um PC para outro, para recuperar informações, tratar vírus, criar backups, etc.). etc.).

Além disso, como opção, você pode simplesmente remover os discos do antigo PC / laptop e usá-los como unidades externas (conveniente para transportar uma grande quantidade de informações). Por que não?! (por que gastar dinheiro extra em um drive externo quando você pode usar o antigo ... ✌)

Neste artigo, gostaria de apresentar várias opções para resolver este problema. Em geral, não há nada de complicado nisso, mas há certos recursos nos quais tentarei me concentrar.

E assim, mais perto do assunto ...

Adição!

Como conectar um segundo disco rígido a um computador, laptop - //ocomp.info/kak-podklyuchit-vtoroy-hdd.html

*

Conectando um disco rígido a USB

Opção 1: através de um adaptador especial

Usar um adaptador é a opção mais simples, conveniente e barata (no entanto, há um ponto negativo - o disco não é protegido de influências externas de forma alguma: entra poeira, algo pode derramar, etc. É mais adequado para desktop doméstico usar).

Esse adaptador é um cabo normal com interfaces SATA (IDE) e USB (veja a captura de tela abaixo). Observe que entre os adaptadores existem opções universais (ou seja, SATA + IDE (pode ser muito conveniente se você tiver unidades diferentes)).

Adição! 

Você pode encontrar e comprar esses adaptadores em lojas online chinesas. Coletei o melhor deles em uma de minhas notas - //ocomp.info/kitayskie-internet-magazinyi.html

SATA para adaptador USB

Adaptador universal (você pode conectar uma unidade IDE antiga e uma versão SATA)

Quanto ao uso direto:

  • basta conectar o disco à porta USB do laptop (PC) e abrir o explorer - então você pode usá-lo como uma unidade normal;
  • se a unidade estiver em "No meu computador" não é exibido (geralmente acontece com novas unidades) - você precisa ir para o gerenciamento de disco e formatá-lo (como fazê-lo - //ocomp.info/zhestkiy-disk-ne-otobrazhaetsya.html).

A unidade SSD é conectada à porta USB do laptop por meio de um dispositivo especial. cabo

O que você precisa saber antes de comprar um adaptador:

  1. a interface do disco que você deseja conectar ao USB (agora você encontra as interfaces IDE e SATA, a diferença entre elas é mostrada na foto abaixo);

    SATA III e IDE - um exemplo de comparação

  2. o tamanho físico do disco (geralmente medido em polegadas). Os laptops usam unidades de 2,5 "(ou também chamadas de 2,5"), em computadores de 3,5 (ou 3,5 "). O fato é que um drive de 2,5 "pode ​​ser conectado sem fonte de alimentação adicional, e para um drive de 3,5" é necessário (adaptadores diferentes!);

    Comparação de dimensões de unidades de 2,5 "e 3,5"

  3. preste atenção às interfaces suportadas: existem adaptadores que funcionam sobre USB 2.0, existem aqueles que suportam USB 3.0. Se você tiver uma porta USB 3.0 em seu computador - é claro, você deve escolher um adaptador que suporte a mesma interface. Em geral, USB 2.0 e USB 3.0 são compatíveis com versões anteriores (ou seja, ambos os adaptadores funcionam), no entanto, USB 2.0 funciona muito mais devagar (~ 2-2,5 vezes), sua velocidade ao copiar / ler arquivos será de apenas ~ 25-30 MB / s (no entanto, isso é suficiente para a maioria das tarefas).

    Como diferenciar uma porta USB 3.0 de uma porta USB 2.0

Importante!

Isso se aplica a adaptadores sem fontes de alimentação adicionais.

Alguns usuários conectam vários dispositivos a uma porta USB ao mesmo tempo: um disco, um carregador de telefone, um mouse, etc. Pode acontecer que a alimentação da porta USB não seja mais suficiente para o disco e ele se torne invisível (ou "desapareça" quando você tentar copiar informações para ele).

Para evitar isso: tente conectar uma unidade a uma porta USB. Se você precisar conectar 3-4 unidades externas - use especial. hub (divisor) com fonte de alimentação (foto abaixo).

Hub USB com add. Comida

Opção 2: usando recipientes (BOX)

Nota: BOX é traduzido do inglês. como uma "caixa" (ou recipiente).

Essa opção é boa porque o disco nele é mais protegido (contra poeira, umidade, vibrações, gotas *, etc.), e você pode usá-lo não apenas em sua mesa de casa, mas também levá-lo com você.

Em princípio, existem tantos contêineres, bem como adaptadores: existem para interfaces SATA e IDE, como com add. fontes de energia, e sem eles.

BOX para conectar um disco de 3,5 '' ao USB

Ao escolher esse recipiente: tudo o que se diz sobre o adaptador também é relevante aqui, além de prestar atenção a mais um detalhe - a espessura do disco (isso se aplica aos modelos de 2,5 "polegadas)! O fato é que em laptops pode haver discos com espessura de 9,5 mm e 7 mm (geralmente são marcados com marcações finas (finas)).

Portanto, se você comprar um container para um drive fino (7 mm), não poderá inserir um disco nele, cuja espessura será maior ...

Opção 3: usando uma docking station

Uma docking station é um projeto para conectar vários dispositivos a um PC / laptop ao mesmo tempo: discos, pen drives, cartões de memória, telefones, tablets e outros equipamentos. Além disso, a própria estação pode ser conectada a um PC usando apenas um cabo USB.

Esta opção é adequada quando você deseja conectar rápida e facilmente vários discos rígidos à porta USB ao mesmo tempo (obviamente, esta não é uma opção portátil). Como regra, muitas estações de encaixe são equipadas com adicionais. portas: USB, SD / MMC, X-Memory, MS, etc. (veja a foto abaixo).

Estação de encaixe (por exemplo) / clicável

Em geral, as docking stations podem ser equipadas com um número diferente de portas, possuem slots para conectar não apenas 2 discos, como na foto acima (mas também mais), suportam vários protocolos (Wi-Fi, Bluetooth, etc.). Eles são usados ​​com mais freqüência quando é necessário trabalhar com uma grande quantidade de informações, com vários drives ao mesmo tempo.

Nota: as docking stations costumam ser universais - você pode conectar unidades de 2,5 polegadas (de um laptop) e 3,5 polegadas (de um PC) a elas.

*

Suplementos sobre o tema do artigo são bem-vindos ...

Tudo de bom!

👣