Interessante

Recuperando um flash drive: determinando um controlador, fazendo um flash drive

Olá!

Se a sua unidade flash começou a falhar constantemente: não está formatada, quando conectada a um computador, muitas vezes congela, ao copiar arquivos para ela, ocorrem erros, mas ela não foi exposta a estresse mecânico - há uma CHANCE de restaurar sua capacidade de trabalho! 👌

Seria bom se, quando uma unidade flash fosse conectada, ela fosse detectada de alguma forma, por exemplo, o Windows emitisse um som de conexão, a unidade fosse exibida em "meu computador", e um LED piscou em seu corpo.

Se o computador não vir a unidade flash USB e não reagir a ela de forma alguma, primeiro recomendo que você se familiarize com este artigo.

Em geral, é impossível dar instruções universais sobre como e com que programa o que fazer para restaurar uma unidade flash USB! Mas neste pequeno artigo vou tentar dar um algoritmo, o que ajudará, mesmo os usuários novatos, a lidar com o problema e resolvê-lo.

Então...

*

Restaurando o desempenho de um pen drive: passo a passo

Determinando o modelo do controlador da unidade flash

Acontece que, por vontade do destino, eu tinha um pen drive, que o Windows se recusou a formatar - um erro disparou "O Windows não pode completar a formatação".

O pen drive, de acordo com as garantias do proprietário, não caiu, a umidade não penetrou nele e, em geral, foi manuseado com bastante cuidado ...

Tudo isso ficou claro (pela aparência): que se trata de um pen drive da SmartBuy, e tem 16 GB (foto abaixo). Quando conectado a um PC, o LED acendeu, o flash drive foi detectado e estava visível no explorer, mas funcionava com avarias.

SmartBuy 16 GB - unidade flash "experimental" que não funciona

Método 1: usando especial. Serviços de utilidade pública

Para restaurar o funcionamento normal da unidade flash, você precisa fazer o reflash do microcircuito controlador... Isso é feito com utilitários especiais e para cada tipo de controlador - seu próprio utilitário!

Se o utilitário for selecionado incorretamente, então com um alto grau de probabilidade, você vai estragar a unidade flash USB para sempre e sempre! Direi ainda mais, a mesma gama de modelos de drives flash pode ter controladores diferentes!

Cada dispositivo tem seus próprios números de identificação únicos -VID e PID, e a unidade flash não é exceção. Para escolher o utilitário correto para piscar, você precisa determinar esses números de identificação (e de acordo com eles o modelo do controlador).

  1. VID - identificador do fabricante do controlador;
  2. PID - identificador do dispositivo.

Uma das maneiras mais fáceis de descobrir o VID, PID e o modelo do controlador de uma unidade flash é usar utilitários especiais. Um dos melhores desse tipo é Extrator de informações do flash drive .


Extrator de informações do flash drive

Site do fabricante: //www.antspec.com/usbflashinfo/

Um pequeno utilitário gratuito para obter o máximo de informações possível sobre a unidade flash USB. Você não precisa instalá-lo!

O programa determinará o modelo do stick USB, o modelo e o tipo de memória (todas as unidades flash modernas são suportadas, pelo menos de fabricantes normais 😎).

O programa funcionará mesmo nos casos em que o sistema de arquivos do pen drive não for detectado, quando o computador congela ao conectar a mídia.

Informação recebida:

  • modelo do controlador;
  • possíveis variantes de chips de memória instalados na unidade flash;
  • tipo de memória instalada;
  • consumo máximo de corrente declarado pelo fabricante;
  • Versão USB;
  • espaço total em disco físico;
  • a quantidade de disco relatada pelo sistema operacional;
  • VID e PID;
  • ID do fornecedor da consulta;
  • ID do produto de consulta;
  • Revisão do produto de consulta;
  • Revisão do controlador;
  • Flash ID (não para todas as configurações);
  • Chip F / W (para alguns controladores), etc.

Importante! O programa funciona apenas com pen drives. Leitores de MP3, telefones e outros dispositivos - não reconhece. É aconselhável, antes de iniciar o programa, deixar apenas um único pen drive conectado às portas USB, da qual você deseja obter o máximo de informações.


👉 Trabalhando com o extrator de informações do Flash Drive
  1. Desconecte tudo conectado das portas USB (pelo menos todas as unidades: jogadores, discos rígidos externos, etc.).
  2. Insira a unidade flash a ser reparada na porta USB;
  3. Iniciamos o programa;
  4. aperte o botão "Obter informações sobre uma unidade flash USB" ;
  5. Depois de um tempo, obtemos o máximo possível de informações sobre a unidade (veja a imagem abaixo).
  6. Se o programa estiver travado: não faça nada ou feche-o. Remova o pen drive em alguns minutos da porta USB, o programa deve "travar" e você verá todas as informações que ela conseguiu retirar do pen drive ...

Informações da unidade flash - unidades flash VID e PID

Agora sabemos as informações sobre a unidade flash e podemos começar a procurar o utilitário.

Informações da unidade flash USB:

  • VID: 13FE; PID: 4200;
  • Modelo do controlador: Phison 2251-68 (segunda linha na imagem acima);
  • SmartBuy 16 GB.

Método 2: inspeção visual do controlador

Você pode determinar com segurança o modelo do controlador se desmontar a unidade flash USB. É verdade que nem todos os corpos de uma unidade flash podem ser recolhidos e nem todos podem ser montados novamente ☝.

Normalmente, você precisa de uma faca e uma chave de fenda para abrir a caixa de uma unidade flash. Ao abrir a caixa, tome cuidado para não danificar o interior da unidade flash. Um exemplo de controlador é mostrado na imagem abaixo.

Unidade flash desmontada. Modelo do controlador: VLI VL751-Q8

Método 3: por meio do gerenciador de dispositivos

Você pode descobrir o VID e o PID da unidade flash usando o gerenciador de dispositivos (neste caso, você não precisa instalar nada).

É verdade, neste caso, não reconheceremos o modelo do controlador, e há algum risco de que, por VID e PID não será possível identificar com precisão o controlador. E, no entanto, de repente, o utilitário acima irá congelar e não fornecer nenhuma informação 👇 ...

  1. Primeiro, insira o stick USB na porta USB;
  2. Em seguida, corra gerenciador de Dispositivos : pressione a combinação de teclas WIN + R , em linha "Abrir" digite o comando devmgmt.msc , clique OK (a tela abaixo é um exemplo).

    Como iniciar o gerenciador de dispositivos

  3. No Gerenciador de Dispositivos, abra a guia "Controladores USB" , e nele encontre a linha "Dispositivo de armazenamento USB" - vá propriedades .
  4. Em seguida, você precisa abrir a guia "Inteligência" , selecione a propriedade "ID do equipamento" e você verá VID e PID drives flash (seta 5 na imagem abaixo).

    Determinar o VID e PID da unidade flash através do gerenciador de dispositivos

Isso, na verdade, é tudo - vamos assumir que definimos o modelo do controlador ...

*

Como encontrar um utilitário para fazer flash em uma unidade flash

Importante! Depois de piscar o flash drive, todas as informações sobre ele serão excluídas!

1) Conhecer o modelo do controlador - você pode simplesmente usar os motores de busca (Google, Yandex, por exemplo) e encontrar o que você precisa.

2) Mas eu recomendo, primeiro tente encontrar o utilitário no site //flashboot.ru/iflash/ .

O algoritmo de trabalho é o seguinte:

  1. Vamos ao site: //flashboot.ru/iflash/
  2. Nós entramos em nosso VID e PID na barra de pesquisa e pesquisa;
  3. Na lista de resultados, você provavelmente encontrará dezenas de linhas. Entre eles, você precisa encontrar uma linha que corresponda a: modelo do controlador, seu fabricante, VID e PID, tamanho da unidade flash .
  4. Mais adiante na última coluna - você verá o utilitário recomendado. A propósito, observe que a versão do utilitário também é importante! Resta apenas baixar o utilitário encontrado e aplicá-lo.

Encontrar um utilitário para recuperar uma unidade flash USB

Depois de encontrar e baixar o utilitário que está procurando, tudo o que você precisa fazer é pressionar um botão "Restaurar" (pelo menos foi esse o caso no meu caso 👌).

Formatter Silicon Power v3.13.0.0 / Format and Restore. Utilitário de usuário final projetado para formatação de baixo e alto nível (FAT32) de unidades flash em controladores Phison PS2251-XX.

Depois de alguns minutos piscando o LED do pen drive, ele começou a funcionar normalmente, as mensagens do Windows sobre a impossibilidade de formatação não apareciam mais.

Resultado: a unidade flash foi restaurada (tornou-se 100% funcional) e entregue ao proprietário ✌.

*

Isso, na verdade, é tudo. Para acréscimos sobre o tema - serei grato.

Tudo de bom!

👋

Primeira publicação: 18/12/2016

Correção: 01/05/2020