Interessante

O Wi-Fi não funciona em um laptop: por que ele não se conecta a uma rede Wi-Fi. O que pode ser feito?

Dia bom!

Talvez a maioria das perguntas que recebo sobre laptops esteja relacionada à configuração de uma rede Wi-Fi (mais precisamente, por que o Wi-Fi não está funcionando ☝).

Isso pode acontecer por vários motivos, na maioria das vezes associados à instalação de novos equipamentos, reinstalação do Windows, alteração de algumas configurações, etc.

Neste artigo, quero abordar todos os motivos básicos pelos quais um laptop pode não se conectar e não ver uma rede Wi-Fi.

Antes de convidar um mago para consertar o problema (e gastar dinheiro), acho que você deve pelo menos tentar resolvê-lo sozinho - examine os problemas abaixo, diagnostique a causa e elimine-a ... 👌

*

Razões pelas quais o laptop não se conecta ao Wi-Fi

Primeiros socorros: por onde começar

Diagnosticando problemas do Windows

Em primeiro lugar, em caso de problemas com a rede, recomendo que você conduza diagnósticos , que é integrado ao Windows (isso se aplica a quem trabalha no sistema operacional moderno Windows 8, 8.1, 10).

O assistente de diagnóstico é inteligente o suficiente e remove automaticamente muitos erros e falhas do programa. Vou dar a seguir algumas maneiras de como você pode para correr esta diagnósticos...👌

Opção 1

Basta clicar com o botão direito no ícone de rede -e, em seguida, selecione no menu de contexto "Solução de problemas" ... Em seguida, siga as instruções do assistente.

Solução de problemas

opção 2

Também clique com o botão direito do mouse no ícone - apenas abra "Centro de Rede e Compartilhamento" , ou ligue para o menu "Abrir" - botões WIN + R, e digite o comandoncpa.cpl.

Ver conexões de rede

Nota: se você abriu o "Centro de Rede e Compartilhamento", clique à esquerda no link "Alterar configurações do adaptador" (seta-1 na imagem abaixo 👇).

Em seguida, você precisa selecionar uma rede sem fio (talvez se chame em inglês - procure a palavra "Wireless"), clique com o botão direito nela e inicie o diagnóstico (veja a imagem abaixo 👇).

Diagnóstico Sem Fio

Depois disso, vai começar assistente de diagnóstico, que verificará novamente de forma independente as configurações e parâmetros, corrigirá erros e reinicializará o adaptador de rede sem fio.

Em muitos casos, este procedimento simples pode restaurar rapidamente a operação da rede e economizar muito tempo!

Diagnóstico concluído com sucesso: problema com o adaptador sem fio ou ponto de acesso - CORRIGIDO!

Reiniciando seu computador e roteador

A segunda coisa que recomendo fazer é reiniciar o roteador e o laptop (computador).

O fato é que em muitos casos ocorrem todos os tipos de erros e a conexão Wi-Fi é interrompida e o roteador não a restaura (embora, em teoria, devesse ...).

Isso, por exemplo, pode ser - se a luz piscar, a Internet do provedor desaparece, o roteador reinicia devido à alta carga (nota: muitos modelos baratos chineses interrompem a conexão em altas velocidades de download - se você limitar, funciona como esperado , a conexão é estável e constante) ...

Em geral, um procedimento simples como a reinicialização ajuda a corrigir isso.

*

O adaptador Wi-Fi funciona no laptop?

A questão é que o adaptador Wi-Fi (receptor no laptop) pode estar funcionando, mas fora.

Muitos modelos de laptop possuem até um LED especial que sinaliza o funcionamento do adaptador wireless - se tudo estiver em ordem, o LED deve estar aceso!

LED na capa do laptop

Em diferentes modelos de laptop Adaptador Wi-Fi ligado diferentemente:

  1. a opção mais comum é usar teclas de função, por exemplo Fn + F2 (como na foto abaixo). O atalho de teclado depende do modelo do dispositivo - procure aquele que mostra a rede sem fio (você também pode ver a documentação do dispositivo ☝);
  2. alguns laptops têm um botão especial para habilitar o Wi-Fi (por exemplo, em vários dispositivos Lenovo ele está localizado na lateral ou acima do teclado, próximo ao botão liga / desliga do laptop);
  3. às vezes pode não haver teclas no teclado ou na caixa do dispositivo. Em seguida, você precisa habilitar o adaptador por meio dos recursos do Windows (mais sobre isso a seguir 👇).

Fn + F2 - botões para ligar o Wi-Fi

Conexões de rede: Testando o adaptador de rede sem fio

O adaptador sem fio pode ser desligado / ligado usando a seção de conexões de rede no Windows. Para abrir esta guia de configurações, você precisa:

  1. para impulsionar Win + R;
  2. na linha aberta digite o comando ncpa.cpl e pressione Enter.

ncpa.cpl - ver todas as conexões de rede / reais para Windows 7, 8, 10

Em seguida, preste atenção ao ícone que diz "Rede sem fio" (ou Adaptador de rede sem fio, se chamado em inglês).

Se o ícone incolor (preto e branco) - significa que você tem uma rede fora.

Para habilitá-lo, basta clicar no ícone com o botão direito do mouse, e no menu de contexto exibido selecionar o item "Habilitar" (como na imagem abaixo 👇).

Ligando a rede sem fio

Às vezes, esse método não ajuda a habilitar o adaptador, aí mais uma dica abaixo ...

Verifique: o dispositivo está envolvido no gerenciador de dispositivos

Você também pode habilitar o adaptador de rede sem fio no gerenciador de dispositivos (às vezes, sem isso, é impossível usá-lo).

Para abrir o gerenciador de dispositivos, você precisa:

  1. para impulsionar Win + R;
  2. na linha abrir escrever devmgmt.msc e pressione Enter.

Como abrir o Gerenciador de Dispositivos / relevante para Windows 7, 8, 10

No Gerenciador de Dispositivos, abra a guia "Adaptadores de rede" , e nele encontre seu dispositivo (no meu caso, é Dell Wireless ...). Em seguida, clicando com o botão direito do mouse no dispositivo, ative-o (ou seja, ligue-o).

Habilitar adaptador sem fio

Nota: se estiver na guia "Adaptadores de rede" Se você não tiver um adaptador sem fio, é provável que haja um problema com o driver (veja a guia "Outros dispositivos" - ela pode conter dispositivos desconhecidos com um ponto de exclamação próximo a eles. Isso significa que não há driver para esses dispositivos).

*

Existem motoristas? Verificar e atualizar

Ao instalar o Windows, os drivers para Wi-Fi nem sempre são instalados (é claro, o Windows 10 oferece suporte a muitos hardwares, mas não a tudo, especialmente desde o Windows 7 ...).

Para verificar se você possui drivers para o adaptador Wi-Fi, vá para o gerenciador de dispositivos e abra a guia "Adaptadores de rede" e "Outros dispositivos" .

A captura de tela abaixo mostra que os adaptadores de rede não "Adaptador de rede sem fio" ou "Adaptador sem fio ..." , e na guia "Outros dispositivos" há um dispositivo com um ponto de exclamação. Há um problema - a falta de um driver para o adaptador Wi-Fi.

Nenhum driver para adaptador Wi-Fi

👉 Ajudar!

1) Atualização automática de driver para novato

2) Instruções para atualização "manual" do driver do adaptador Wi-Fi

*

Verifique as configurações de rede, redefina para conexão automática

Problemas com conexão sem fio são freqüentemente observados devido ao fato de que as configurações de conexão foram alteradas nas propriedades do adaptador de rede.

Para verificar e corrigir, primeiro abra a guia conexões de rede :

  • aperte os botões Win + R;
  • entrar ncpa.cpl e pressione Enter (como na imagem abaixo);
  • você também pode abrir essa guia por meio do Painel de controle do Windows.

ncpa.cpl - Ver todas as conexões de rede

Em conexões de rede abertas propriedades seu adaptador sem fio (veja a imagem abaixo).

Propriedades do adaptador sem fio

Em seguida, encontre a linha "IP versão 4 (TCP / IPv4)" , selecione-o e vá até ele propriedades (setas 1 e 2 à esquerda na imagem abaixo).

Marque as caixas em:

  • Obter um endereço IP automaticamente;
  • obtenha o servidor DNS automaticamente.

Obter um endereço IP automaticamente

Em seguida, salve as configurações e tente se conectar ao Wi-Fi novamente.

*

Serviço de configuração automática WLAN desativado

Em alguns casos, quando o laptop grava persistentemente um erro "Nenhuma conexão disponível" - a falha é o serviço de configuração automática de WLAN desabilitado.

Em geral, é habilitado por padrão no Windows. Mas, em alguns casos, por exemplo, se você instalou uma cópia não licenciada do SO (alguma coleção dos artesãos), ou tentou otimizar o Windows, é bem possível que o serviço tenha sido desativado. 👀

Como verificar se a configuração automática de WLAN está habilitada:

Primeiro você precisa abrir a janela "serviços". Por esta:

  • segure os botões Win + Rpara abrir a janela "Corre" ;
  • mais na linha "Abrir" digite o comandoservices.msc, pressione Enter.

Abertura de serviços - services.msc (método universal)

Na lista de serviços, encontre "Serviço de autoajuste WLAN" , clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção "Corre" .

Serviço de autoconfiguração WLAN

Em seguida, tente se conectar à rede Wi-Fi novamente.

*

Mais algumas razões "banais" ☝

A propósito, seria bom fazer um teste simples: o roteador Wi-Fi funciona e há algo para se conectar?

Pegue seu telefone, tablet ou outro laptop e tente se conectar a uma rede Wi-Fi. Se outros dispositivos também não funcionarem, há algum problema com o roteador e suas configurações?

👉 Ajudar!

Como conectar e configurar você mesmo um novo roteador Wi-Fi - instruções com fotos

 

Se um todos os itens acima não ajudaram, preste atenção a distância do seu laptop para o adaptador Wi-Fi, bem como a presença de obstáculos entre eles: paredes, divisórias, armários, etc.

👉 Ajudar!

Maneiras de fortalecer o sinal Wi-Fi - veja as instruções

A localização do roteador no apartamento: à direita - a opção é muito mais bem-sucedida

Em geral, é claro, o ideal é que você tenha a Internet em qualquer lugar do apartamento, mas na verdade - isso nem sempre acontece.

Se o roteador estiver em uma sala, você em outra, e houver duas paredes de concreto entre elas, o sinal será extremamente fraco ou pode estar ausente.

Tente mover o laptop para mais perto do roteador - talvez o motivo seja 👌 ...

*

É tudo por agora.

Adições sobre o tópico são bem-vindas!

👋

Primeira publicação: 25/01/2017

Correção: 01/05/2020