Interessante

Como executar um jogo em uma placa gráfica discreta. Como verificar em qual placa de vídeo o jogo está sendo executado (por exemplo, NVIDIA)

Pergunta do usuário

Olá.

Tenho duas placas de vídeo no meu laptop: Intel HD integrada e NVIDIA discreta. Por alguma razão, muitos jogos ficam lentos (e alguns deles são antigos), suspeito que eles rodem em uma placa de vídeo integrada.

Como posso descobrir em qual cartão eles funcionam e, se não em um cartão discreto, como usá-lo? Agradeço antecipadamente...

Dia bom!

Na verdade, muitos laptops modernos são equipados com duas placas de vídeo: uma integrada (geralmente Intel HD) - usada ao trabalhar no Windows, ver fotos, vídeos e jogos que não consomem muitos recursos; o segundo é um AMD ou NVIDIA discreto, necessário para executar jogos e programas que exigem alto desempenho do adaptador de vídeo.

De acordo com os desenvolvedores, a placa de vídeo discreta deve ser ativada automaticamente quando o jogo começar. (no resto do tempo, para economizar bateria, a placa de vídeo embutida deve estar funcionando) ... Mas isso nem sempre acontece, e alguns jogos são iniciados no integrado - como resultado, você vê freios, atrasos, atrasos, etc. Neste artigo, mostrarei várias maneiras de executar jogos em uma placa de vídeo discreta.

Nota: em meu tutorial abaixo, vou mostrar como configurar uma placa de vídeo discreta usando NVIDIA como exemplo. Se você tiver uma placa de vídeo da AMD, o menu será um pouco diferente, mas o princípio de configuração não mudará (veja as imagens nos comentários).

*

Maneiras de rodar um jogo em uma placa gráfica discreta

Importante!

Antes de prosseguir com os métodos e o ajuste fino, você deve ter os drivers de vídeo atuais instalados (pelo menos não aqueles que são instalados por padrão com o Windows). Eu recomendo usar um dos gerenciadores de driver para atualizar e instalar automaticamente uma nova "lenha" (link abaixo).

Atualizando drivers no Windows 10 - uma visão geral dos 5 melhores programas (em russo) - //ocomp.info/obnovlenie-drayverov-v-windows-10-obzor-5-luchshih-programm-na-russkom.html

Como atualizar o driver de uma placa de vídeo AMD, nVidia e Intel HD: de A a Z - //ocomp.info/kak-obnovit-drayver-na-videokartu.html

*

Método número 1: usando o menu de configurações do driver de vídeo

Se você tiver os drivers instalados, clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar da área de trabalho, no menu de contexto pop-up, você verá um link para suas configurações (no meu caso, este é um link para "Painel de controle NVIDIA" ) Vá para as configurações do driver da placa gráfica discreta.

Painel de controle NVIDIA // como abrir

Em seguida, no menu à esquerda, você deve selecionar "Gerenciar configurações 3D" , então no gráfico "Adaptador gráfico preferido" escolher "Processador NVIDIA de alto desempenho" e salve as configurações.

Adaptador gráfico preferido

Depois disso, você pode tentar iniciar o jogo - ele deve rodar em uma placa de vídeo discreta.

A propósito, nas configurações da NVIDIA, você também pode especificar a placa de vídeo específica usada para um jogo específico. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:

  1. abra as configurações da placa de vídeo e, em seguida, a guia "Gerenciar configurações 3D" ;
  2. em seguida, abra a guia "Configurações de software" ;
  3. adicione o programa necessário (no meu caso eu adicionei o jogo Civilização 4);
  4. e defina o processador gráfico preferido para este aplicativo (veja a captura de tela abaixo);
  5. salvar configurações!

Configurando o adaptador para um jogo específico

*

Método número 2: através do condutor

Se você definir certas configurações nas configurações da NVIDIA, poderá executar quaisquer jogos e programas no adaptador de que precisar no modo manual.

Para fazer isso, abra as configurações da NVIDIA e, em seguida, em "Área de Trabalho "(menu superior) coloque algumas caixas de seleção:

  1. Adicione ao menu de contexto da área de trabalho;
  2. Adicionar Item "Executar com GPU" para o menu de contexto.

Adicionando uma seleção de placa de vídeo ao menu de contexto

Se você ativou as duas caixas de seleção anteriores, a maneira mais óbvia e simples de iniciar o jogo no adaptador de vídeo desejado é abrir o explorador, ou seja, a pasta desejada contendo o arquivo executável com o jogo e clicar no botão arquivo do jogo com o botão direito do mouse (aliás, você pode fazer isso e pelo ícone na área de trabalho).

Em seguida, selecione no menu de contexto: "Executar com GPU -> Processador NVIDIA de alto desempenho" ... Veja a imagem abaixo.

Selecionando um adaptador de vídeo para rodar o jogo

Na verdade, o jogo deve rodar no adaptador de sua escolha. Agora, a seguir, considerarei uma forma de verificar se é assim ...

*

Como verificar se um jogo está rodando em uma placa gráfica discreta

Primeiro, vá para as configurações da placa de vídeo NVIDIA e abra o menu "Área de Trabalho" ... Neste menu, você precisa habilitar um parâmetro "Exibir ícone de atividade da GPU na área de notificação" ... Este ícone permitirá que você veja quando o adaptador NVIDIA está carregado, de fato, o que estamos procurando ...

Ative o ícone de atividade da GPU NVIDIA

A propósito, observe que após habilitar esta opção, um ícone correspondente aparecerá em sua bandeja, ao lado do relógio (veja a imagem abaixo).

Ícone de atividade da GPU - ao lado do relógio

Agora começamos o jogo. Se o jogo estiver no modo de tela inteira, minimize-o usando os botões VENCER ou Alt + TAB .

Observe que o ícone da GPU NVIDIA ficou colorido (na imagem abaixo). Aqueles. O adaptador NVIDIA começou a funcionar após o lançamento do jogo - significa que está envolvido!

O ícone ficou colorido depois de iniciar o jogo (parte inferior)

Além disso, clicando neste ícone, você pode ver quais jogos (aplicativos) estão usando este adaptador (veja a tela abaixo).

Quais aplicativos usam GPU NVIDIA

Em geral, esta é a maneira mais relevante e confiável de determinar se uma placa de vídeo discreta está envolvida.

Usando análise FPS

Também é possível determinar indiretamente se você tem uma placa de vídeo discreta pelo número de FPS (o número de quadros no jogo). Para uma placa de vídeo discreta, geralmente é mais alto.

Para ver o número de FPS nos jogos, instale um dos vários aplicativos: Fraps, PlayClaw, Overwolf. Então execute deliberadamente um jogo em placas gráficas integradas e discretas e você verá a diferença (veja a imagem abaixo)!

Você pode descobrir programas para visualizar FPS, bem como aumentá-lo, neste artigo: //ocomp.info/kak-uznat-fps-v-igre-i-povyisit-fps.html

Se necessário, aumente as configurações de gráficos ao máximo para usar os recursos totalmente (para uma diferença mais óbvia).

Diferença de FPS entre gráficos discretos e integrados

Mais uma coisa!

Preste atenção ao ruído e à temperatura do seu laptop. Se uma placa de vídeo discreta for usada, muitos modelos de laptop começam a fazer muito barulho. A temperatura do adaptador de vídeo também começa a subir (ela pode ser encontrada usando utilitários especiais, por exemplo, Speccy, tela abaixo).

Temperatura do processador e da placa de vídeo // Speccy

*

Por que o jogo pode não funcionar em uma placa de vídeo discreta

Alguns jogos se recusam obstinadamente a rodar em uma placa de vídeo discreta. Nas configurações do driver, você define tudo, especifica manualmente como iniciar, mas mesmo assim - o jogo é executado no integrado, atrasa e desacelera. Nesse caso, recomendo algumas coisas (já me deparei com isso, mais de uma vez)!

1. Experimente outro sistema operacional como o Windows 7

A história é simples. Em um laptop, por muito tempo eu não conseguia entender por que um jogo antigo teimosamente não rodava em uma placa de vídeo discreta (aliás, ele tinha o Windows 10 instalado). Decidi então criar outra partição no disco rígido e instalar um segundo SO - Windows 7. Surpreendentemente, no Windows 7 o jogo começou sem problemas em uma placa de vídeo discreta.

Conclusão: o Windows 10 não funciona corretamente com duas placas de vídeo (embutida e discreta) e jogos antigos. Também é possível que isso se deva aos drivers, que ainda não estão totalmente otimizados para o "novo" Windows 10.

Atualização 3.08.2018: O Windows 10 introduziu uma opção que controla como os adaptadores de vídeo funcionarão: no modo de economia de energia ou em alto desempenho. Como configurá-lo - veja aqui: //ocomp.info/win10-rejim-perekl-grafiki.html

Alta performance!

2. Tente habilitar o modo de compatibilidade e desabilitar o dimensionamento

Para fazer isso, basta abrir as propriedades do arquivo EXE desejado. Em seguida, na seção "Compatibilidade", marque a caixa "Execute o programa em modo de compatibilidade com tal e tal Windows" (exemplo abaixo).

Inicie o jogo em modo de compatibilidade para Windiows XP SP 2

3. Tente instalar uma versão mais antiga do driver (em uma placa de vídeo)

E o último. O driver mais recente nem sempre é o melhor. É possível que ocorra algum erro no novo driver e a placa discreta não seja ativada no início do jogo. Portanto, você deve tentar uma versão mais antiga do driver, que já foi trabalhada por muitos meses (anos).

Ajudar!

Restaurando um driver de trabalho antigo: revertendo para uma versão anterior - //ocomp.info/otkat-k-predyidushhey-drayveru.html

*

Isso é tudo para mim, espero que a pergunta original tenha sido respondida em detalhes.

Tudo de bom!

👣

Artigo revisado: 19/01/2019