Interessante

O laptop é desligado durante o jogo. O que pode ser feito?

Pergunta do usuário

Olá.

Ajuda com o laptop. Ao jogar WOW - ele desliga. Tenho um laptop HP, já tem uns 3 anos, um processador AMD, uma placa de vídeo Radeon HD 5570, 4 GB de RAM (essa informação está no adesivo, os documentos não estão mais preservados).

Em outros aplicativos, funciona bem, não há desligamentos. existe algo que você possa fazer? Não há dinheiro para comprar um novo laptop ainda ...

Dia bom!

O problema que você descreveu provavelmente está relacionado ao superaquecimento do laptop. Ao superaquecer, a proteção é acionada e, para que nada queime, o laptop desliga automaticamente sem perguntar a você.

Normalmente neste caso, após 10-15 minutos, se voltar a ligá-lo, funcionará como se nada tivesse acontecido ...

No entanto, o motivo pode ser diferente. Neste artigo, analisarei todas as coisas básicas que você precisa prestar atenção neste problema e o que pode ser feito com custos mínimos.

Então...

👉 Uma adição útil!

Como ajustar seu laptop para desempenho máximo (10 dicas para ajudar).

*

Por que o laptop se desliga sozinho?

Opção 1: se o laptop desligar sem qualquer aviso

Na maioria das vezes, isso acontece algum tempo após o lançamento do jogo (editor de vídeo e outros programas que consomem muitos recursos) e, além disso, imediatamente e de forma abrupta, como se a eletricidade tivesse acabado.

*

Um desligamento tão abrupto do laptop é característico, como já foi dito acima, quando superaquecimento .

A coisa éque nos jogos modernos, os recursos do laptop / PC são carregados acima da média (freqüentemente, até 80-90% da carga, que está perto do máximo), e sob carga pesada, a CPU e a placa de vídeo começam a esquentar. E o sistema de refrigeração nem sempre dá conta de sua tarefa ...

Em geral, diferentes processadores e placas de vídeo têm seus próprios limites temperatura critica .

Por exemplo, os processadores Intel modernos usados ​​em laptops têm esse limite de cerca de 100 graus Celsius ... Ao se aproximar (dependendo do funcionamento dos sensores e do "enchimento" do dispositivo), por exemplo, ao atingir 85 gr. Ts. - o laptop irá simplesmente desligar (abruptamente e sem aviso).

Também observo que muitos notebooks têm um sistema de resfriamento mal considerado e "fraco" (por exemplo, HP, Acer na maioria das vezes sofrem com isso).

👉 Ajudar!

Laptop está esquentando: o que fazer? A temperatura está alta o tempo todo: 85 ° C +

*

Como detectar o superaquecimento e como descobrir a temperatura dos componentes do laptop

Primeiro, preste atenção ao barulho. Quando um laptop resolve uma tarefa difícil, o cooler começa a girar rapidamente e zumbir (conforme a temperatura sobe e ele precisa soprar mais fortemente para dispersar o ar quente).

Em segundo lugar, o corpo do dispositivo pode ficar quente, às vezes quente. Isso é especialmente perceptível no local de saída do ar, próximo aos orifícios de ventilação. Freqüentemente, eles são colocados no lado esquerdo, para que você possa senti-los facilmente com sua mão ...

Terceiro, instale algum tipo de utilitário de controle de temperatura. Por exemplo, nada mal, na minha opinião, é 👉 AIDA 64.

Permite descobrir as temperaturas do processador, placa de vídeo, discos rígidos, tapete. placas e outros componentes onde o fabricante forneceu os sensores. (👇)

AIDA 64 - Sensores, observe a temperatura do CPU

👉 Ajudar!

Os melhores utilitários para visualizar as características do seu computador irão ajudá-lo (eles irão lidar com esta tarefa!).

*

O que você pode aconselhar em caso de superaquecimento, como baixar a temperatura

1) Use o laptop apenas em superfícies limpas, niveladas e secas, como uma mesa. Acontece que muitas pessoas colocam seus laptops em um sofá, cama, etc.

O fato é que essas superfícies muitas vezes cobrem as aberturas de ventilação, razão pela qual o ar quente aquecido da caixa do dispositivo não tem para onde sair. Como consequência, existe superaquecer .

*

2) Um livro (ou outra coisa) pode ser colocado sob o laptop, o que aumentaria o espaço entre a mesa e as aberturas.

Como regra, as pernas de fábrica de um laptop permitem apenas um intervalo de 2-3 mm. entre a mesa e a parte de trás do aparelho, o que não é suficiente para que o ar quente escape.

Um livro é colocado sob o laptop

*

3) Compre almofada de resfriamento para laptop. Existem dezenas e centenas de dispositivos semelhantes à venda agora. Eles permitem que você reduza a temperatura para 10-15 graus (dependendo do design do seu dispositivo, o grau de aquecimento, a qualidade do próprio suporte).

Almofada de resfriamento para laptop

*

4) Também preste atenção a 👉 configurações gráficas e desempenho no próprio jogo. Se você reduzi-los, você pode reduzir a carga do laptop, o que terá um efeito positivo no grau de aquecimento.

*

5) Limpe o laptop de poeira. A poeira obstrui os orifícios de ventilação e se instala nas lâminas do resfriador, interferindo na circulação normal do ar.

*

👉 Artigo de ajuda!

Como limpar a poeira de um laptop (instruções passo a passo) - sozinho em casa.

*

Sobre diagnósticos

Para diagnosticar e verificar se o laptop está superaquecido - Recomendo 👉 para realizar um teste de estresse. Ele permitirá que você rastreie em tempo real a relação entre a temperatura do dispositivo e a carga nele.

👉 Ajudar!

Como realizar um teste de estresse do processador e do sistema como um todo, mantém as frequências, há superaquecimento (AIDA 64)

*

Observe também que o motivo desligamento abrupto talvez um problema com bateria recarregável , fonte de alimentação (cabo de rede) e tapete. placa do dispositivo. Aqueles. o laptop está essencialmente desconectado da fonte de alimentação e, como resultado, ele é desligado.

Esse motivo não está vinculado a jogos e isso acontecerá independentemente de quais aplicativos você executa. Diagnosticar o problema neste caso nem sempre é fácil, mas primeiro, verifique:

  1. o próprio cabo de alimentação e a fonte de alimentação - estão todos em ordem, o aparelho desliga quando você fixa o cabo, está quebrado?
  2. a tomada do laptop: começou a funcionar, o plugue está bem encaixado?
  3. verifique o grau de deterioração da bateria. Eu falei sobre isso aqui;
  4. com uma taxa de desgaste da bateria de mais de 20-25% - um problema semelhante pode ser observado, quando em alta carga - a bateria não executa sua função.

*

Opção 2: se algum erro aparecer antes do desligamento

Em alguns casos, é até possível fotografar (ou registrar) um erro / aviso e só então o Windows travar, etc.

*

Na maioria dos casos, esse comportamento está associado a problemas de software. Isso geralmente acontece quando você tem:

  • há um conflito de drivers (ou eles não estão atualizados para a versão ideal);
  • quando o sistema está infectado com vírus (geralmente quando os vírus fecham ou bloqueiam alguns aplicativos);
  • se o software for incompatível (por exemplo, o jogo pode ser incompatível com sua versão do sistema operacional).

*

Não é incomum que o Windows mostre o próprio erro (janela) por pelo menos um ou dois segundos. Você pode tentar fotografá-lo e, em seguida, encontrar uma solução para esse erro.

Em absolutoSe você não conseguiu capturar o erro, recomendo fazer algumas coisas primeiro:

  1. preste atenção, em um aplicativo (ou jogo) algo assim acontece, ou em vários (quando exatamente, caoticamente, ou ao realizar determinada ação);
  2. verifique e atualize os drivers do sistema (bem como os componentes do jogo). Recomendar para o driver este driver Booster;
  3. faça uma varredura em seu computador em busca de vírus (completamente!). Além do antivírus clássico, recomendo o uso de utilitários especiais. Como verificar seu PC em busca de vírus que 👉 não podem ser vistos pelo antivírus clássico - veja aqui.

*

Se o acima não funcionar, a razão pode ser tentado encontrar em Logs do Windows (afinal, um sistema moderno guarda todos os parâmetros importantes do seu trabalho na revista!).

👉 Ajudar!

Log de eventos do Windows: como abri-lo e encontrar informações sobre o erro

*

Para fazer isso, você pode clicar em Win + R e use o comando eventvwr, ou👉 abra o Painel de Controle do Windows, seção "Sistema e segurança" .

Esta seção deve ter um link para "Administração ". Vamos em frente!

Observação!

"Administração" também pode ser encontrado usando a barra de pesquisa no painel de controle.

Administração - Windows 10

Em seguida, abra o link "Visualizador de eventos" (veja a tela abaixo 👇).

Ver eventos

Em seguida, no menu à esquerda, expanda a seção "Logs do Windows" : deve conter um log "Sistema" - aqui também precisa ser aberto.

No jornal "Sistema" procure os eventos de desligamento do PC mais recentes. Normalmente, a palavra "Power" aparece em uma nota.

Conselho!

Concentre-se na hora do evento - será fácil para você encontrar o que está procurando se ligar imediatamente após desligar o laptop e ver o que está acontecendo!

Preste atenção especial aos eventos marcados com pontos de exclamação amarelos e vermelhos.

Informações do sistema do registro do Windows

Ao abrir qualquer um dos eventos, você pode ver o que o sistema estava fazendo, o motivo do evento, o código do evento, etc.

Aqueles. de maneira semelhante, você pode tentar encontrar o culpado por esse comportamento do laptop (pelo menos, você chegará muito perto disso).

O laptop entrou no modo de espera. o botão liga / desliga foi pressionado ...

Bem, sabendo o motivo, você pode tentar encontrar uma solução. Se, digamos, um problema com algum aplicativo (por exemplo, o antivírus desliga o laptop), removendo-o, o problema será resolvido. 👌

É tudo por agora. É impossível dar todos os tipos de razões neste artigo que você pode encontrar no log do Windows, por razões óbvias ...

*

Complementos são bem-vindos.

Todas as configurações bem-sucedidas e menos interrupções.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 19/02/2018

Correção: 9,10.