Pergunta do usuário
Dia bom!
Socorro por favor, às vezes meu laptop é tão chato que é simplesmente horrível. Eu olhei no gerenciador de tarefas - neste momento o disco está 100% carregado!
Tenho o Windows 10 instalado, o laptop tem apenas seis meses (jogos com processador Intel i7). Todos os drivers e aplicativos que o acompanham são instalados. Não excluiu ou alterou nada. O que pode ser feito para reduzir a carga no disco?
Bom dia a todos!
Em alguns casos, mesmo que tudo esteja em ordem com o próprio disco, o Windows 10 simplesmente "trava" sua carga. Isso acontece, na maioria das vezes, por causa de alguns serviços que querem fazer o melhor, mas acaba como sempre ...
Neste artigo, darei algumas recomendações sobre o que reverter e o que fazer para reduzir a carga no disco.
Nota: na verdade, pode haver dezenas de razões para a carga no disco, tanto de software quanto indicando um problema de hardware com o disco.
Preste atenção ao seguinte: se essa carga é constante, se há ruídos suspeitos (cliques fortes, barulho, etc.), se o computador congela com força, se há algum arquivo quebrado que não pode ser aberto, etc. Respostas positivas para essas perguntas podem indicar um problema de hardware.
Recomende neste caso 👉 leia este artigo.
*
Reduzimos a carga no disco (de 100% para 5-10%)
Vou começar o artigo, talvez, com como descobrir a carga atual no disco. No Windows 10, a maneira mais fácil de fazer isso é iniciar o Gerenciador de Tarefas (para abri-lo, pressione a combinação de teclas Ctrl + Alt + Del).
Em geral, na primeira janela você verá a carga atual no disco, preste atenção em quais aplicativos o carregam.

Windows 10 - 2% de carga do disco
Claro, é recomendável fechar tudo estranho e desnecessário. Abaixo, consideraremos adicionar sequencialmente. passos para ajudar a reduzir a carga.
*
PASSO 1: pare de indexar arquivos
No Windows 8 / 8.1 / 10, o serviço de indexação de disco é muito ativo (é necessário para uma busca rápida de arquivos). A propósito, muitos usuários praticamente não usam essa opção.
Enquanto isso, em alguns casos, isso cria uma carga muito grande no disco, que às vezes chega a 100%! Portanto, recomendo tentar interrompê-lo imediatamente.
Para fazer isso, você precisa:
- execute 👉 linha de comando como administrador;
- na linha de comando você precisa escrever o comandoNET STOP "Windows Search" (e pressione Enter);
No meu caso, o serviço já está parado. Preste atenção nas citações!
- o serviço Windows Search deve parar de funcionar (será interrompido) e a carga deve ser reduzida. Olhe atrás dele no gerenciador de tarefas!
*
ETAPA 2: desabilite o serviço de indexação de arquivo, desabilite sua inicialização automática
Se o motivo dos freios estava em serviço "Windows Search" (que interrompemos uma etapa antes), então recomendo desligá-lo completamente (nota: a pesquisa de arquivos no disco vai demorar mais).
Para fazer isso, pressione a combinação de teclas WIN + R, e digite o comando services.msc, pressione Enter.

Serviços de abertura
Mais adiante na lista de serviços, encontramos "Windows Search" e abra-o (veja a tela abaixo 👇).

Abrindo o Windows Search
Próxima colocação "Tipo de inicialização" no modo "Parou" e clique no botão "Pare" ... Salve os parâmetros.
Assim, ao desabilitar este serviço, haverá menos carga no disco (como resultado, menos freios), isso é especialmente perceptível em computadores "antigos".

Desativar iniciar e parar seu trabalho
*
ETAPA 3: desative o serviço SuperFetch
O SuperFetch foi projetado para melhorar o desempenho do sistema. Mas na prática - seu trabalho nem sempre acelera o sistema, também acontece que o SuperFetch cria uma carga excessiva no disco.
Portanto, pelo menos por um tempo (até que o motivo seja encontrado), recomendo desabilitá-lo também.
Nota: para interromper o seu trabalho - proceda da mesma forma que no passo anterior, veja acima no artigo.

SuperFetch parou!
*
ETAPA 4: feche os arquivos dos programas em cache (uTorrent, etc.)
Em caso de problemas com o carregamento do disco, preste atenção também aos programas que baixam os arquivos: uTorrent, MediaGet, StrongDC +, etc.
No mesmo uTorrent, quando um número suficientemente grande de arquivos se acumula, quando eles são hash, uma carga significativa no disco pode ser criada (até 100%!).
Por exemplo, após reiniciar seu computador (se o uTorrent não foi fechado corretamente), alguns torrents podem começar a verificar (exemplo abaixo). Nesse caso, a carga no disco será alta: espere até que a verificação seja concluída ou feche o aplicativo.

Verificação de torrent em andamento
A propósito, você pode descobrir quais aplicativos carregam o disco no gerenciador de tarefas. Para abri-lo - pressione a combinação de botões Ctrl + Shift + Esc .

Carga de disco atual 1%
*
ETAPA 5: lidar com adware e software antivírus
Se o disco estiver muito carregado, é bem possível que você tenha pegado algum tipo de vírus ou adware (especialmente se janelas de publicidade, banners começaram a aparecer em sites onde nunca existiram antes).
Além disso, por incrível que pareça, a mesma carga pode ser criada por antivírus durante a varredura do sistema (portanto, eu recomendo desabilitar a verificação automática do sistema em uma programação e executá-la manualmente conforme necessário).
Recomendo fazer duas coisas: verificar totalmente o seu sistema com um antivírus moderno com bancos de dados atualizados e, em seguida, verificar o sistema especial. utilitários projetados para localizar e remover malware e adware. Dou links auxiliares abaixo.
👉 Ajudar!
1) Lista dos melhores antivírus - minha seleção ->
2) Como remover vírus de seu computador se o antivírus não os detecta.
3) Como remover anúncios do navegador.
*
ETAPA 6: verifique se há erros no disco, avalie sua condição
Se o disco começar a ficar lento, os arquivos são copiados por um longo tempo, a carga aumentou, ruídos e outros sons aparecem - tudo isso pode indicar problemas com o próprio disco (e não com o sistema), incluindo problemas de hardware.
Nesse caso, a primeira recomendação é fazer um backup de todos os dados importantes. Em seguida, avance para diagnosticar o disco e avaliar sua condição.
👉 Ajudar!
1) Você pode aprender a avaliar as condições do disco rígido neste artigo.
2) Como verificar se há erros e setores defeituosos no disco rígido (blocos defeituosos), consulte este artigo.

Status do disco // Utilitário HDDLife // Como um exemplo
*
PS
👉 Ajudar!
A propósito, se depois de concluir as etapas acima, o seu disco rígido não para de desacelerar, também recomendo que você se familiarize com os materiais deste artigo.
*
Isso é tudo para mim, boa sorte!
Espero que você possa reduzir a carga ...
👣
Publicado pela primeira vez: 11/11/2017
Correção: 02/10/2020