Interessante

O Wi-Fi está conectado, mas não há Internet - não funciona! [as páginas não abrem no navegador]

Pergunta do usuário

Olá.

Conte-me sobre um problema. Comprei um novo laptop, conectei-o à minha rede Wi-Fi doméstica - o ícone da bandeja mostra que o Wi-Fi está conectado, mas a Internet não funciona (as páginas dos navegadores não abrem, os jogos online não se conectam, o Skype não carregar). Qual pode ser o problema?

PS

O telefone e outro laptop antigo funcionam bem com esta rede Wi-Fi (há internet)!

Dia bom!

No seu caso, é óbvio que o problema quase certamente está relacionado às configurações do Windows no novo laptop (a menos, é claro, que não haja limitação do número de dispositivos conectados nos parâmetros do roteador, por exemplo).

Mas, em geral, na maioria das vezes, os usuários se deparam com três opções: quando o problema está relacionado a um laptop (no Windows) [como no seu caso]; com um smartphone / tablet (para Android); e com as configurações do roteador. 👀

Na verdade, de acordo com isso, vou dividir este artigo em 3 partes (acho que esta será a mais conveniente para a leitura). Acho que este artigo ajudará a resolver a maioria das causas mais populares desse problema.

E assim, mais perto do assunto ... 👌

*

Wi-Fi é, mas a Internet não é: o que fazer

Opção 1: problema do lado do laptop / PC (Windows)

Em geral, de acordo com as estatísticas, devo observar que a maioria dos problemas com a inacessibilidade da Internet (ao se conectar a uma rede Wi-Fi) está associada às configurações do roteador. Mas se você tiver outros dispositivos conectados à mesma rede Wi-Fi, pode acessar a Internet [como o autor da pergunta], então você deve começar verificando as configurações do Windows.

*

Aproximadamente. : exceto para os casos em que uma restrição no número de dispositivos conectados pode ser definida nas configurações do roteador (ou há uma lista "branca" para endereços MAC específicos (o que é um endereço MAC)).

Neste caso, se a configuração do Windows não deu resultados, verifique as configurações do roteador (sobre elas logo abaixo no artigo).

👉 Configurações de adaptador de rede inválidas

Talvez esta seja a primeira coisa com que começar. O fato é que muitas vezes as configurações anteriores permanecem nas configurações de conexão de rede (que, por exemplo, poderiam ter sido definidas na loja). E por isso, quando você se conecta a uma rede Wi-Fi, a Internet não funciona ...

Primeiro, abra a guia conexões de rede (para isso: pressione a combinação Win + R, e na janela que aparece "Corre" digite o comando ncpa.cpl).

ncpa.cpl - Ver todas as conexões de rede

Em seguida, abra as propriedades da rede sem fio (em inglês pode ser chamada de "Wireless").

Propriedades de rede sem fio

Então encontre a linha "IP versão 4 (TCP / IPv4)" e abra propriedades (número 1 na imagem abaixo 👇).

Em seguida, defina as opções para obter o endereço IP e o servidor DNS automaticamente (essas configurações funcionarão para a maioria dos roteadores!).

Obtenção automática de IP, DNS / clicável

Salve suas configurações e verifique novamente a operação da rede.

👉 Bloqueio antivírus / firewall

A segunda coisa para a qual gostaria de chamar sua atenção são os antivírus. Freqüentemente, tentando proteger seu trabalho na Internet, eles bloqueiam o acesso a muitos sites (ou não permitem que o navegador funcione até que você permita manualmente essa ação.

Por exemplo, o Norton Antivirus e o Panda costumavam fazer isso ao definir o máx. Nível de proteção).

Desative o antivírus Avast por 1 hora

Portanto, ao configurar a rede, recomendo desativar o antivírus e o firewall.

👉 Tente executar o diagnóstico

Se você tiver o Windows 10 instalado, ele terá uma boa ferramenta de diagnóstico de rede em seu arsenal. Freqüentemente, ajuda, senão para eliminar o problema, pelo menos indica a causa de sua ocorrência.

Para executar o diagnóstico: basta clicar no ícone de rede na bandeja do sistema com o botão direito do mouse, no menu que aparece, selecionar a opção "Solucionar problemas".

Solução de problemas

Em seguida, proceda de acordo com o conselho do "assistente".

Diagnóstico de rede do Windows

A propósito, você também pode abrir as Configurações do Windows, a guia "Atualização e segurança / solução de problemas" , encontre na lista "Adaptador de rede" e execute o solucionador de problemas (veja a imagem abaixo).

Solução de problemas de adaptador de rede / Windows 10

👉 Tente usar servidores DNS diferentes do seu ISP

Pode acontecer que nos seus outros dispositivos (que tenham Internet) estejam configurados nas configurações excelentes servidores DNS do seu fornecedor.

Como resultado, eles funcionam, mas especificamente o seu novo dispositivo não. A propósito, observo que os servidores DNS do provedor geralmente são inferiores, por exemplo, aos servidores DNS do Yandex ou do Google. Portanto, recomendo também tentar alterá-los.

Para fazer isso, abra as conexões de rede, depois as propriedades do adaptador (na etapa anterior, é descrito em detalhes como fazer isso) e tente usar o DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (como no exemplo abaixo).

👉 Ajudar!

Você pode descobrir mais sobre os servidores DNS (e como isso pode afetar a operação do mesmo navegador) aqui

Propriedades IPv4 - obtenha um endereço IP automaticamente, usamos um servidor DNS do Google

*

👉 Além disso!

Também recomendo que você leia outro artigo, que indica uma série de motivos para o funcionamento de uma rede Wi-Fi sem acesso à Internet.

*

Opção 2: um problema na lateral do roteador (se não houver Internet em todos os dispositivos conectados à rede Wi-Fi)

Se a Internet não estiver disponível em nenhum dos dispositivos conectados ao Wi-Fi, é quase certo que é possível culpe o roteador (pelo menos verifique primeiro o seu funcionamento). Em geral, o mau funcionamento do roteador, infelizmente, não é tão incomum.

Se tudo funcionou para você no modo normal antes (normal), então, primeiro, tente reinicie o roteador ... Muitas vezes, um roteador sob carga pesada pode "congelar" ou reiniciar e "esquecer" de criar uma nova conexão ...

👉 Os parâmetros de acesso à Internet foram perdidos (e o roteador está configurado)

Em alguns casos, as configurações de acesso à Internet (geralmente a seção WAN nos roteadores) podem dar errado. A propósito, se você tem um novo roteador e acabou de conectá-lo pela primeira vez, então eles não estão configurados para você, e a ausência de Internet neste caso não é surpreendente ...

Para verificar as configurações, você precisa ir até a interface web do roteador, via de regra, basta digitar o IP na barra de endereços do navegador 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 (link para instruções abaixo). Em seguida, abra a seção Configurações da Internet (WAN).

👉 Ajudar!

1) Instruções sobre como inserir as configurações [interface da web] do roteador e o que fazer se as configurações não abrirem.

2) Como configurar você mesmo um novo roteador Wi-Fi.

*

Devido à abundância de várias marcas de roteadores e seus firmware, dificilmente é possível dar instruções 100%. Por exemplo, em roteadores Tenda, esta seção é chamada "Configurações da Internet" (veja a tela abaixo 👇).

Você precisa inserir os parâmetros de acesso à Internet que o provedor forneceu ao celebrar um contrato para o fornecimento de serviços de comunicação.

Normalmente, se for uma conexão PPPoE (uma das mais populares na Rússia), trata-se de um login e senha para acesso à Internet. Às vezes, você precisa especificar endereços IP específicos, DNS, etc.

Configuração de conexão PPPoE / roteador Tenda

Como outro exemplo, a janela de configurações do roteador TP-Link (seção "Rede / WAN" ) Em princípio, todos os campos são iguais, para preenchê-los também precisará dos dados do contrato com o provedor.

Configurações de Internet (WAN) / TP-Link

*

👉 Além disso!

Também recomendarei um artigo anterior sobre como configurar um roteador (Tenda FH456 foi tomada como base): criar uma conexão de Internet e Wi-Fi

*

👉 Existe um limite para o número de dispositivos conectados (existe um bloqueio por endereço MAC)

Em alguns roteadores, você pode definir configurações de segurança especiais: por exemplo, permitir que apenas um certo número de dispositivos se conectem, restringir dispositivos por endereço MAC, etc.

Ou em geral, como nas configurações de largura de banda (roteador Tenda) - você pode desligar o acesso à Internet para qualquer um dos dispositivos!

Recomendo verificar essas configurações e fazer ajustes.

Controle de largura de banda / roteador Tenda / clicável

A propósito, suponho que nem sempre seja tão fácil "passar" por todas as configurações de segurança do roteador (especialmente se você estiver fazendo isso pela primeira vez).

Em alguns casos, é muito mais rápido redefinir as configurações do roteador para o padrão (padrão) e, em seguida, redefinir manualmente os parâmetros. Para redefinir as configurações do roteador, eles têm (na maioria das vezes) um pequeno botão "reset" quase imperceptível na caixa (você precisa pressioná-lo com um lápis).

Botão de reinicialização para roteador / roteador

👉 Verifique o saldo da conta do seu provedor. Existem problemas do lado dele

Se tudo estiver de acordo com as configurações, preste atenção também ao trabalho do provedor. Alguns provedores têm esses. o trabalho não é tão incomum (especialmente se você tiver equipamento antigo na área ou outros usuários estiverem ativamente conectados em sua casa). Tente esclarecer neles. suporte - existem aqueles. funciona e verifique a sua conta pessoal - existem fundos *.

* O conselho pode parecer muito banal ... Mas eu tive um caso uma vez: eu paguei por serviços de comunicação imediatamente com seis meses de antecedência.

Um mês depois, o provedor de Internet aumentou as tarifas de seus serviços e meu pré-pagamento foi suficiente para apenas 3 meses. (depois de desconectar a Internet - fiquei um tanto surpreso com esse motivo ...).

👉 Verifique se está tudo bem com o cabo

Bem, outro motivo não tão raro é a interrupção do cabo de Internet. Por exemplo, no apartamento é frequentemente roído por animais de estimação, na entrada - por "bárbaros". Além disso, o cabo é frequentemente interrompido ao reorganizar móveis e objetos pesados.

Acontece também: o cabo da entrada da casa foi barbaramente cortado ...

👉 Suplemento!

Como conectar e configurar você mesmo um novo roteador Wi-Fi - instruções com fotos

*

Opção 3: Internet não disponível em smartphone / tablet (Android)

Recomendo (como acima) verificar primeiro se há acesso à Internet em outros dispositivos (ou seja, certifique-se de que o motivo esteja no smartphone).

1) Além disso, a primeira coisa que eu aconselharia é reiniciar o smartphone / tablet (basta manter pressionado o botão liga / desliga por 3-5 segundos). Uma etapa simples como essa geralmente ajuda a resolver o problema.

Reinicie seu smartphone

2) Em seguida, recomendo desativar / ativar o Wi-Fi (tente também ativar / desativar o modo avião).

Desativar / ativar o Wi-Fi

3) Se você instalou antivírus (e outros utilitários de proteção), desative-os por um tempo. Muitas vezes, quando eles bloqueiam o funcionamento normal de aplicativos na Internet.

4) Verifique a data e a hora (se houver algo errado com eles, geralmente o ícone do Wi-Fi fica cinza).

Preste atenção à configuração correta do fuso horário, formato de data, etc. Muitas vezes, quando devido a uma data incorreta, o Android restringe a rede por razões de segurança.

Configurando a data e hora no Android

5) Em seguida, recomendo abrir a seção de configurações de Wi-Fi e abrir a janela para alterar sua rede Wi-Fi (à qual você está conectado).

Em seguida, marque a caixa ao lado de "Configurações avançadas" ("Opcional") e verifique se nenhum servidor proxy foi definido! Veja o exemplo abaixo. 👇

Servidor proxy - não (não definido)

6) Na mesma guia, verifique se DHCP (obtenção automática de IP) está definido nas configurações de rede Wi-Fi. Veja o exemplo abaixo. 👇

Configurações de IP - DHCP

Salve as configurações e teste a Internet.

7) Se tudo isso não ajudar, tente alterar os servidores 👉 DSN (por padrão, você usa o DNS do seu ISP, que nem sempre funciona de forma rápida e estável).

Para mudá-los, basta:

  1. abrir as configurações de rede Wi-Fi;
  2. então marque a caixa "Avançado" ("Adicional");
  3. no ponto "Configurações de IP" indicar "Personalizado" ;
  4. e nos campos "DNS 1" e "DNS 2" - indique 8.8.8.8 e 8.8.4.4, respectivamente.

Configurando servidores DNS

Em seguida, salve as alterações e verifique a operação da rede.

8) Bem, a última coisa que posso aconselhar é tentar fazer uma reinicialização completa do smartphone Android (tablet). No entanto, lembre-se de que depois disso você terá que definir muitas configurações e parâmetros que serão perdidos ...

👉 Ajudar!

Como redefinir as configurações do Android para as configurações de fábrica [Hard Reset] (ou seja, excluir todos os dados do seu telefone, tablet)

*

Acréscimos sobre o tema - bem-vindos ...

É tudo por enquanto, boa sorte!

👋

Primeira publicação: 17.08.2018

Correção: 04/10/2020