Interessante

O que fazer se o teclado não funcionar em um laptop

Pergunta do usuário ...

Olá.

Ajude com um problema. Do nada, o teclado do meu laptop Lenovo B70-80 parou de funcionar. O laptop não bateu, não inundou, não bateu - logo após ligá-lo, ele não responde ao pressionar algumas teclas. O que pode ser feito?

Dia bom!

O que é bom em um computador comum a esse respeito é uma mudança rápida de um teclado para outro. Infelizmente, esse procedimento não pode ser feito tão rapidamente em um laptop 👀.

Em geral, é extremamente raro o teclado parar de funcionar sem motivo. Na maioria das vezes, o usuário adivinha qual é o motivo (e às vezes fica quieto 👌). Por exemplo, muitas vezes o teclado é inundado com chá, água, suco; danos mecânicos, etc.

Este artigo discutirá as principais causas de falha do teclado e o que você pode fazer para restaurar seu dispositivo à condição de funcionamento. Então...

*

O teclado do laptop recusou: motivos

O que pode ser feito para corrigir a situação temporariamente

Quero começar o artigo com as medidas temporárias que podem ser tomadas para digitar alguns caracteres de alguma forma, pressionar as teclas necessárias (que podem ser necessárias durante o processo de recuperação).

  1. Método número 1 - conecte um teclado USB. Para que qualquer laptop moderno tenha várias portas USB. A propósito, se as portas USB também não funcionarem, isso é um mau sinal, pode indicar uma falha no tapete. taxa;
  2. Método número 2 - ligue para o teclado na tela. Ele está localizado na seção: Painel de controle / Acessibilidade / Centro de facilidade de acesso (veja a imagem abaixo).

Como habilitar o teclado na tela

*

1) Desatenção / ignorância do usuário

Por mais engraçado que pareça, mas muitas vezes o teclado “não funciona” devido à ignorância do usuário.

Por exemplo, quantas vezes eles reclamaram comigo que os números do teclado estão quebrados, que nenhuma data foi inserida, etc. - mas a questão é que o teclado numérico funciona quando a tecla é pressionada Que sorte (👇 A propósito, geralmente há um LED aceso ou acima dele).

Portanto, se esta tecla não for pressionada, quando você tentar inserir números no teclado numérico, seu cursor irá pular, mover-se e não reagir de forma alguma.

Se os números não funcionarem para você, preste atenção a esta chave!

Observação: alguns modelos de laptop ligam o teclado numérico apenas pressionando uma combinação de teclas: Fn + Num Lock .

Num Lock no laptop

👉 A propósito, mais um ponto: diz respeito às teclas de função (F1, F2, F, 3 ... F12)... Em laptops modernos, para que qualquer uma dessas teclas funcione, você precisa, além dela, pressionar a tecla FN... Normalmente, esse momento é configurado na BIOS.

A captura de tela abaixo mostra a seção "Avançado" de um laptop Dell - no item "Comportamento das teclas de função", você pode escolher como as teclas de função funcionarão:

  • no modo de botões multimídia (diminuir / aumentar o volume, brilho, etc.);
  • ou no modo de funções normais (atualizar a página, chamar a ajuda, etc.).

BIOS do notebook Dell - seleção do modo de tecla

Não considerarei em detalhes aqui como entrar na BIOS e como configurá-la, mas darei alguns links para artigos dos quais você pode obter essas informações:

  1. como entrar na BIOS;
  2. Botões BIOS para diferentes fabricantes de laptop;
  3. como redefinir as configurações do BIOS.

*

2) Lixo sob / entre as chaves

Sob as teclas do teclado, poeira, sujeira, migalhas gostam muito de se acumular e, em geral, com o tempo, torna-se oleoso por causa das mãos e dedos engordurados, mesmo entre usuários bastante asseados.

Por causa disso, algumas das teclas (geralmente, tudo começa com uma ou duas) param de responder normalmente, você deve pressioná-las e pressioná-las com força.

👉 Ajudar!

Um artigo sobre como limpar o pó do seu laptop / PC. Um link para a seção do artigo sobre como limpar o teclado de migalhas, marcas de graxa e poeira.

Existem três maneiras de limpar o teclado (na minha opinião):

  1. usar especial Um aspirador de pó USB que pode coletar com cuidado a maior parte das migalhas da superfície do teclado (veja a tela abaixo);
  2. usar especial Velcro, que, ao ser pressionado, preenche o plano do teclado e, ao ser desengatado, fica todo pó e sujeira sobre ele;
  3. você pode soprar o teclado com um aspirador de pó comum (especialmente se ele tiver um modo reverso) e, em seguida, limpá-lo suavemente com um pano úmido umedecido com água e sabão.

Aspirador USB

*

3) Falha de software, erro ao carregar o sistema operacional

Se nem uma única tecla do teclado funciona (e você não a preencheu, não bateu, etc.), apresso-me em garantir que em mais da metade dos casos a culpa é do software. Por exemplo, pode haver um conflito de drivers, no estágio de carregamento do seu sistema operacional, ou algum tipo de vírus foi detectado, etc.

A maneira mais fácil e segura é tentar reiniciar o laptop primeiro. Não será supérfluo entrar na BIOS e verificar como o teclado funciona nela.

👉 Nota: se o seu teclado está funcionando na BIOS (e o fato de você já inseri-lo já fala sobre isso), então provavelmente você tem um motivo no software.

Em caso de problemas de hardware, o teclado não funcionará em qualquer lugar: nem na BIOS, nem no Windows, nem em nenhum outro SO!

Se, após reiniciar o laptop, o teclado não funcionar novamente (e o teclado funcionou na BIOS), tente fazer o sistema voltar ao estado em que tudo estava em ordem. Abaixo está um link para um artigo sobre como restaurar o Windows (nota: uma reversão pode ser feita usando uma unidade flash USB inicializável sem inicializar o sistema principal).

👉 Ajudar!

Como restaurar o Windows 10 - instruções passo a passo.

Se a recuperação não ajudar (ou se você não tiver pontos de verificação de recuperação), tente 👉 reinstalar o sistema. Também recomendo prestar atenção aos motoristas, sobre eles a seguir ...

*

4) Problema de motorista

Geralmente, os drivers de teclado geralmente são instalados automaticamente durante a instalação do Windows. Mas às vezes os seguintes problemas são observados com eles:

  • Alguns laptops têm um teclado um tanto fora do padrão com teclado adicional. funções - e para seu trabalho completo, especiais são necessários. motorista. Se eles estiverem ausentes, o teclado pode não funcionar no modo completo;
  • Pode ter ocorrido uma falha / conflito de driver no sistema. Isso geralmente acontece com drivers USB, sintonizadores de TV, drivers de áudio, etc .;
  • Os próprios drivers de teclado podem ter sido danificados.

👉 Ajudar!

Programas para atualização automática rápida de drivers

Eu recomendo fazer o seguinte:

  1. Abra o Gerenciador de Dispositivos: pressione a combinação de botões Win + R , entrar devmgmt.msc e pressione Enter.

    Como abrir o gerenciador de dispositivos

  2. Em seguida, preste atenção na guia "Teclados" : abra. Não deve haver nenhum ponto de exclamação em frente ao seu dispositivo e, em geral, não deve haver nenhum com outros dispositivos, de preferência (indicando um problema com o driver). Um exemplo da aparência do dispositivo com problema -;
  3. Para atualizar o driver do teclado, clique com o botão direito no dispositivo "Teclado PS / 2 padrão" (ou pelo "teclado" que estará na seção "Teclados") e selecione "Atualizar drivers ..." e concorde com a instalação automática (exemplo abaixo na captura de tela 👇).

    Atualizando o driver do teclado

*

5) Acidificação dos contatos do loop do teclado, danos ao loop

Se as etapas anteriores não ajudaram em nada, e o teclado do laptop também não responde a qualquer um de seus pressionamentos - eu recomendo verificar pluma... O seguinte geralmente acontece com ele:

  1. se você desmontou o laptop e desconectou / conectou o teclado, é bem possível que o cabo simplesmente não tenha sido inserido firmemente no soquete. Se for esse o caso, tente reconectar teclado;
  2. também costuma ser danificado se o laptop não for desmontado com cuidado (a fiação do cabo é fina o suficiente e pode ser interrompida com um movimento descuidado);
  3. os contatos do loop, ou do soquete no qual ele "se assenta", podem oxidar com o tempo e não dar um bom contato. Tente limpá-los suavemente com uma borracha (como regra, os contatos começam a ficar mais claros mesmo à vista, o que significa que você removeu a placa oxidada).

Flex teclado para laptop

IMPORTANTE!

Nos modelos de laptop modernos, não é nada fácil remover o teclado: para isso, na maioria das vezes é necessário desmontar todo o dispositivo até o solo!

Em modelos mais antigos - normalmente, basta soltar algumas travas com uma chave de fenda (como na foto acima), e elevar o plano do teclado.

A propósito, se o seu laptop estiver na garantia, use a central de atendimento. Sua desmontagem independente (incluindo a desconexão apenas do teclado) quase certamente causará a recusa do serviço de garantia!

*

6) Encher o teclado com líquido

Alguns especialistas resumiram estatísticas interessantes: cada 50º círculo acima do laptop cai sobre ele. Em primeiro lugar, é o teclado que sofre.

A propósito, por experiência própria direi que com qualquer inundação, o teclado sofre 100%, mas o resto dos dispositivos (embaixo dele) ainda tem a chance de ficar seco: tudo depende da velocidade de reação do usuário após o incidente, o configuração do dispositivo e a quantidade de líquido derramado.

👉 Ajudar!

Ahh! Encheu o laptop com água (chá) - o que fazer

Opa ... Chá no teclado

Em geral, os líquidos líquidos são diferentes ...

Especialmente perigoso para o ferro é o líquido que contém sal ou açúcar: chá, suco, limonada, etc. Quando essa mistura atinge os contatos e as partes metálicas das placas, o processo de oxidação começa e corrosão, que destrói (em alguns casos, longe de ser imediatamente, mas é verdade) o ferro.

O que fazer se o laptop estiver inundado:

  1. desligue o laptop: é necessário desconectar imediatamente a fonte de alimentação e retirar a bateria o mais rápido possível (quanto mais rápido melhor);
  2. em seguida, vire o dispositivo de modo que o líquido comece a fluir para fora dele;
  3. seque o dispositivo por vários dias (antes - o dispositivo simplesmente não seca). Para secar, não use secadores de cabelo, aquecedores ou outros dispositivos semelhantes;
  4. é altamente recomendável desmontar o dispositivo e verificar a penetração do líquido. Em geral, é claro, se você nunca fez isso, recomendo que mostre o dispositivo na central de atendimento: tk. mesmo que seu aparelho funcione após a secagem, o líquido remanescente (especialmente se for agressivo: suco, cerveja, chá, etc.) irá lenta e seguramente destruir seu ferro por dentro, causando corrosão e oxidação.

*

7) Danos mecânicos

Em geral, em geral, não há nada para quebrar no teclado e, como regra, a quebra está associada a danos a uma tecla específica (ou seja, 1-2 teclas não serão mais pressionadas).

Normalmente, isso acontece se algo cair no teclado do laptop ou você acidentalmente bater no dispositivo (por exemplo, isso pode ser na estrada ao mover o dispositivo).

Em alguns casos, quando os contatos da placa do teclado estão danificados (ou o botão está "preso"), o teclado pode não responder ao pressionamento de outras teclas e se comportar de maneira instável.

A propósito, se você pressionou alguma tecla, pode descobrir se abre algum editor de texto: Word, bloco de notas, etc.

O botão "a" está preso

👉 Como solução: se 1-2 chaves não funcionarem para você, então você pode reatribuir para os outros e usar o teclado por algum tempo (talvez esse tempo seja longo?!).

Para reatribuir botões - eu recomendo usar o especial. utilitários: MapKeyboard, Key Remapper, etc.

👉 Socorro!  

Como reatribuir uma tecla a outra (para quem não tem um botão pressionado no teclado).

*

8) E a bateria do laptop?

E a última coisa que eu gostaria de abordar neste artigo ...

Em geral, isso é bastante raro, mas ainda encontrei em um laptop chinês "sem nome": o teclado parou de funcionar nele, se a bateria descarregar abaixo de um certo mínimo de 7%, aparentemente um tipo de software estava funcionando (I espera que este software não se torne popular?).

Eu recomendo fazer o seguinte: desligue o laptop e remova a bateria, em seguida, conecte-o à fonte de alimentação - ligue-o e verifique se o teclado começa a funcionar.

A bateria está desconectada do dispositivo

👉 A propósito!

Seria bom avaliar a condição da bateria como um todo.

*

Isso conclui minha obra ...

Para acréscimos no tópico - big merci com antecedência.

Boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 23/03/2017

Correção: 15/01/2020