Interessante

O Windows 10 congela e não responde: o que fazer?

Dia bom!

Em geral, o problema de congelamento do PC (na minha opinião) não desapareceu em nenhum lugar nos últimos 20 anos (apesar de todas as atualizações, novos sistemas, programas, etc.).

E, ao que parece, com o lançamento do Windows 10, a estabilidade deveria ter aumentado ... Mas não, a este respeito, o 10 congela pelo menos com a mesma frequência que o Windows 7 (na minha opinião subjetiva 👀).

Neste artigo, gostaria de listar as causas mais comuns desse problema (que são conhecidas) e o que pode ser feito a respeito delas. Acho que as informações serão úteis para uma ampla gama de usuários. 👌

*

👉 Nota!

A propósito, também recomendo "reduzir" o número de freios para otimizar e limpar o sistema do "lixo" (arquivos quebrados e antigos, entradas erradas no registro, etc.).

*

O Windows 10 não responde, parece travar. O que pode ser feito?

*

O que procurar quando o Windows 10 congelar

Verifique o status do disco

Gostaria de destacar desde já e na minha primeira recomendação prestar atenção ao disco. O fato é que o Windows 10 carrega "zelosamente" o disco rígido: durante suas atualizações, quando o sistema inicializa, ao verificar alguns arquivos, etc.

E muitas vezes nesses momentos pode congelar "firmemente" (no site da Microsoft há muitas reclamações sobre o funcionamento do SO com o HDD).

Ajudar!

👉 Diagnóstico e verificação do disco em 5 min. para iniciantes (teste rápido no novo Victoria 5).

Portanto, se você nunca teve esses problemas antes e eles apareceram imediatamente após a instalação (ou atualização) do Windows 10, provavelmente o problema está relacionado a isso.

👉 Artigo de ajuda!

Como reduzir a carga em seu disco rígido (para Windows 10).

*

Em geral, de acordo com minhas observações, muitas vezes o computador para de congelar ao mudar de um HDD antigo para um novo SSD (ou pelo menos congela muito menos). A captura de tela abaixo, aliás, mostra a diferença de velocidade entre SSD e HDD (👇).

SSD (NVMe, SATA), teste de velocidade do HDD

por exemplo, não há muito tempo, em um laptop (que carregou por 2-3 minutos e, em seguida, "desacelerou" e travou por mais um minuto) instalou um SSD - ele começou a carregar em 15 segundos, você pode começar a trabalhar imediatamente. 👌

Aparentemente, digam o que dizem os desenvolvedores, o sistema está muito ativo com a unidade e por causa disso todos esses "congela".

*

👉 Já agora!

Se durante os congelamentos você pode ouvir como o disco rígido estala, clica e tritura - talvez o problema não se refira apenas ao software.

Nesse caso, eu recomendaria olhar as leituras do disco SMART e também não será supérfluo verificar se há emblemas e erros no disco (talvez o computador trava "morto" só porque o disco começou a se desintegrar e logo ficará inutilizável. Esse comportamento do PC, aliás, um dos primeiros sinais disso ...).

👉 Ajudar!

Como verificar se há erros e setores defeituosos em um disco rígido (blocos defeituosos) - instruções passo a passo

*

Veja se há processos de alto uso da CPU

Na maioria dos casos, antes de congelar, o computador começa a desacelerar "terrivelmente" (nota: no caso de congelamentos repentinos, antes de tudo, verifique o estado do HDD, RAM). Freqüentemente, quando um determinado programa ou processo se torna a causa.

Para calcular, tente abrir o gerenciador de tarefas (nota: pressione a combinação Ctrl + Shift + Esc ) e classificar os programas de acordo com sua carga na CPU, disco rígido.

Gerenciador de tarefas

Prestando atençãoque o gerenciador de tarefas nem sempre é capaz de "ver" (e mostrar) todo o software que cria a carga. Em alguns casos (se o despachante não mostrar nada e o computador ficar lento), é muito mais eficaz usar o especial. utilitário - 👉 Process Explorer. Eu dou o link para o oficial. Site da Microsoft, de onde você pode simplesmente fazer o download.

O trabalho neste utilitário é idêntico ao gerenciador de tarefas clássico: apenas existem muitos mais processos para visualização.

Janela principal do Process Explorer

Se você encontrar um processo específico, é muito mais eficaz usar especiais. instruções para resolver este problema (Google para obter ajuda).No meu blog, por exemplo, há uma solução para um problema semelhante com Svchost e System.exe.

👉 Já agora!

Se o seu computador travar após um certo tempo após ligá-lo (por exemplo, eles ligaram, iniciaram algum jogo e depois de 10-15 minutos ele congela), preste atenção à temperatura dos componentes principais: processador, placa de vídeo, HDD . Este artigo irá ajudá-lo a descobrir sua temperatura ...

*

Falha do Explorer

Gostaria de observar mais um ponto, não é tão raro que muitos usuários pensem que o computador está congelado "firmemente", mas por enquanto - o fato é que ele "apenas" condutor, e se você reiniciá-lo, você pode continuar a trabalhar.

Como verificar:

  • primeiro você precisa abrir o gerenciador de tarefas (pressione a combinação de teclas Ctrl + Alt + Del ou Ctrl + Shift + Esc);
  • em seguida, encontre "explorer" (ou "explorer") na lista de programas;
  • clique com o botão direito nele e selecione "reiniciar" no menu;

    Reinicie o Explorador de Arquivos

  • opção alternativa: no gerenciador de tarefas, feche o processo "explorer" e clique em "arquivo / nova tarefa" e digite o comando explorador , Clique OK.

    explorer - lançar o explorer

*

Verifique a operação de RAM

Em caso de problemas com as barras de RAM (random access memory), o "comportamento" mais típico do PC: congela repentinamente, pode funcionar por 5 minutos, talvez uma hora ou duas, e então congela até que até o cursor não se move.

Você precisa reiniciar quando mantém o botão liga / desliga pressionado por 5 a 10 segundos. (botão especial "reset" - não funcionará em todos os PCs neste caso).

Além disso, após uma reinicialização, ele pode continuar o trabalho normal como se nada tivesse acontecido. Outro recurso: ele congela ao iniciar qualquer sistema operacional e programas.

*

Geralmentese o seu PC / laptop se comporta dessa maneira, recomendo fazerteste de memória... Uma das minhas instruções anteriores dirá como fazer isso, o link para isso está abaixo.

👉 Instruções!

Teste de RAM / RAM - testando a RAM.

*

Se forem encontrados erros durante o teste, tente 👉 limpar a unidade de sistema e, em seguida, remover as tiras de RAM dos slots e soprar para remover a poeira também.

Recomenda-se limpar os contatos das tiras com borracha (com cuidado) e escovar o restante com uma escova. Pode ter um efeito muito bom em PCs antigos, onde os contatos já estão levemente acidificados, têm uma tonalidade acastanhada opaca (de preferência, devem ter uma tonalidade amarela).

Limpar os contatos da memória com uma borracha e um pincel

Após a limpeza, execute um segundo testando ... Se forem encontrados erros novamente: tente deixar uma barra nas ranhuras (é relevante se você usar 2 a 3 barras) e teste novamente.

Na maioria das vezes, o "problema" está em uma barra (slot). Você pode encontrá-lo, na maioria das vezes, apenas experimentalmente ...

*

Preste atenção ao carregamento automático e atualizações automáticas

Se você não tiver uma unidade SSD, recomendo com muito cuidado "filtrar" (remover todos os desnecessários) de carregamento automático.

O Windows 10 frequentemente fica lento e congela quando você liga o PC e inicializa o sistema, e cada programa "extra" na inicialização cria uma carga já pesada ...

👉 Ajudar!

Este artigo explicará como remover tudo o que for desnecessário na inicialização.

*

Além disso, não será supérfluo desabilitar atualizações automáticas: eles podem começar a atualizar o sistema em um momento muito inoportuno (por exemplo, quando você realmente precisa de um PC), e também criam uma grande carga.

Aliás, se no Windows 7 era possível configurar facilmente o modo de atualização no painel de controle, agora as atualizações no "normal" não podem ser desabilitadas (é necessário "reinventar a roda").

👉 Artigo de referência!

Como você pode desativar as atualizações automáticas em 10-ke - algumas dicas

*

Nota: entretanto, eu não recomendo descartar completamente as atualizações (eu apenas recomendei desabilitar sua opção automática).

*

Há algum problema com os drivers?!

Neste artigo, não posso deixar de mencionar o trabalho dos motoristas ...

Em geral, o Windows 10 é um sistema bastante "inteligente" e por padrão (durante a instalação) imediatamente encontra e instala os drivers para a maioria do hardware (em uma placa de vídeo, placas de som e rede, etc.) no sistema. Tudo ficaria bem, mas há um casal "mas":

  1. às vezes, esse driver "não nativo" funciona muito instável, causando vários erros (incluindo travamentos);
  2. quando o próprio Windows 10 instala "automaticamente" o driver - o sistema não aparece painéis de controle (e às vezes é muito necessário, como, por exemplo, ao lidar com um driver para uma placa de vídeo ou áudio). No entanto, este momento particular não tem nada a ver com este artigo.

*

Para ver para quais dispositivos não há drivers no sistema, execute 👉 Gerenciador de Dispositivos (nota: para iniciá-lo, pressione a combinação Win + R, digite o comando devmgmt.msc e pressione Enter).

Iniciando o Gerenciador de Dispositivos - devmgmt.msc

No gerenciador, preste atenção aos dispositivos em frente aos quais um ponto de exclamação amarelo está aceso (indicando um driver ausente).

Gerenciador de dispositivos - tudo está OK com os drivers (à esquerda) e o driver não se levantou (à direita)

*

👉 Recomendação!

Atualizando drivers no Windows 10 - uma visão geral dos 5 melhores programas (em russo).

*

Algumas palavras sobre inicialização "rápida" e fonte de alimentação

Alguns usuários notaram que o ajuste fino os ajudou a resolver esse problema. fonte de energia... Trata-se de desligar a função inicialização rápida ... Portanto, eu recomendo dar uma chance!

Para desligá-lo, abra 👉 o Painel de Controle do Windows, seção " Sistema e segurança / fonte de alimentação ".

Em seguida, vá para o " Ação dos botões de energia "(veja a imagem abaixo 👇).

Ações do botão liga / desliga

Depois disso, você terá que desmarcar o item "Ativar modo de início rápido" , salve as configurações e reinicie o PC.

Desativar inicialização rápida

Noto que não será supérfluo traduzir fonte de energia para o modo de desempenho aprimorado (se você estiver lidando com um laptop, conecte-o à fonte de alimentação).

*

PS

Em geral, sobre o problema, acho que há "algum tipo de falha no próprio sistema operacional Windows 10 (afinal, não houve tal" bom trabalho "no" sete "). Talvez seja por isso que a Microsoft às vezes é tão frequente com atualizações? ..

*

Complementos são bem-vindos ... ↓

É tudo por enquanto, boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 06.04.2018

Correção: 14/10/2020