Interessante

O carregamento não é realizado, porque o laptop não carrega a bateria (ou o carregamento para em 60%, por exemplo)

Dia bom!

Não com frequência, mas você ainda tem que enfrentar um problema desagradável em laptops: a bateria para de carregar, o Windows diz algo como "Carregamento não está em andamento" (Windows 10), "Conectado, não está carregando" (Windows 7).

Além disso, isso acontece tanto com laptops antigos (e baterias) quanto com novos. Pode haver vários motivos, neste artigo irei considerar o mais popular deles (o que me ajudou mais de uma vez a restaurar o funcionamento normal do dispositivo).

👉 Nota: a propósito, esse erro nem sempre está relacionado ao mau funcionamento da bateria.

Muitas vezes é possível restaurar o trabalho sem comprar uma bateria nova, então eu recomendo que você primeiro execute uma série de etapas simples antes de ir a um centro de serviço ou loja para novos componentes ...

👉 Ajudar!

A propósito, se a bateria acabar muito rapidamente, recomendo descobrir o grau de desgaste.

*

Por que a bateria do laptop pode não carregar

A imagem no meu laptop experimental (que me pediram para lidar) era aproximadamente a seguinte - o laptop LENOVO foi carregado até 60% e, em seguida, o carregamento foi interrompido.

O proprietário, enquanto usava o laptop em casa, nem mesmo prestou atenção em quanto ele estava carregando, mas então, quando um modo autônomo foi necessário, de repente percebeu um "problema". 👀

Um exemplo de um problema de bateria // carregamento não em andamento, interrompido em 60%

*

Razão número 1: especial. Software que "protege" sua bateria

Preste atenção especial se isso acontecer em um novo laptop ...

Alguns fabricantes de laptop, aliás, em particular LENOVO, equipam seus dispositivos com gerenciadores de configurações especiais.

Entre eles existem configurações de energia que funcionam de uma forma peculiar: existem especiais. modos de carregamento da bateria que aumentam a vida da bateria.

A questão, na minha opinião, é muito polêmica, e mesmo assim, se sua cobrança atinge um determinado valor (50-60%) e para, é quase certo que seja o motivo!

Como encontro esse gerenciador de configurações?

A melhor opção é abrir 👉 o painel de controle e, em seguida, o gerenciador de instalação e remoção de programas.

Painel de controle / Programas / Programas e recursos

Mais adiante na lista de programas, preste atenção a todos os utilitários do fabricante do seu laptop (e também a todos os não familiares).

Utilitários da LENOVO

Tendo encontrado programas "suspeitos", tente abri-los através do menu INICIAR e veja se eles possuem as opções necessárias.

Se você tem um laptop da LENOVO - basta pesquisar "LENOVO" e deve haver um link para o centro de configurações (esse link também está na área de trabalho e no menu INICIAR). Abra-o (veja a imagem abaixo 👇).

LENOVO / Gerenciador de configurações do Windows 10

Em seguida, no menu superior (a propósito, expanda a janela para tela inteira para ver este menu), selecione a seção "ENERGIA" e você notará a aparência do status de sua bateria (como na imagem abaixo) .

Condição da bateria

Haverá algumas configurações no status da bateria:

  1. modo de economia de bateria: usar este parâmetro permite prolongar a vida útil de sua bateria, porém, neste caso, ela carregará até 50-60%. Basta desligar este modo e sua bateria será carregada até 100%! Aliás, esse foi exatamente o motivo no meu caso;
  2. prolongar a vida útil da bateria: se você ativar esta opção, o laptop selecionará automaticamente o modo de brilho da tela, profundidade de cor, luz de fundo do teclado, etc. Na minha opinião, a opção vai interferir muito no trabalho.

Modo de economia de energia

👉 Suplemento!

A propósito, esses utilitários e gerenciadores de fabricantes podem simplesmente ser removidos do PC.

É verdade, eu recomendo fazer uma cópia de backup para reverter em caso de qualquer coisa. Sem alguns utilitários do fabricante, o laptop pode começar a funcionar instável!

*

Razão número 2: a fonte de alimentação está funcionando, está tudo bem com ela

A segunda coisa para a qual quero chamar sua atenção é a fonte de alimentação.

O fato é que, se você carregar seu laptop com frequência, os cabos começam a dobrar e quebrar com o tempo. Um exemplo de tal "curva" é mostrado na foto abaixo: devido a tais torções, a energia para de chegar ao laptop e o dispositivo não carrega mais.

A propósito, nesses casos, normalmente, a bateria está carregando ou não carregando (quando você toca no cabo, a energia aparece, se você tocá-la novamente, ela desaparece).

Cabo de alimentação de laptop danificado

Para verificar se a fonte de alimentação está funcionando, faça o seguinte:

  1. desligue o laptop completamente;
  2. remova a bateria;
  3. conecte a fonte de alimentação em seu laptop e ligue-o. Se o laptop funcionar normalmente, está tudo em ordem com o aparelho.

*

Razão # 3: Mau funcionamento do software da bateria

Em alguns casos, pode ocorrer uma falha de software no laptop, como resultado, ele para de ver a bateria ou para de carregá-la.

Isso pode acontecer por vários motivos, na maioria das vezes devido à troca de uma bateria por outra, ou quando a bateria é totalmente descarregada e o laptop é desligado (motivo: em laptops modernos, há um desligamento automático quando a carga chega a 5% )

Portanto, recomendo fazer o seguinte (é importante seguir a sequência):

  1. desligue o laptop completamente;
  2. desconecte o cabo de alimentação do laptop;
  3. retire a bateria do laptop;
  4. conecte a fonte de alimentação e ligue o laptop;
  5. em seguida, vá para 👉 gerenciador de dispositivos, abra a seção " Baterias " e exclua lá "Bateria com gerenciamento compatível com ACPI (Microsoft)" ... Se houver vários deles (geralmente há apenas um), exclua tudo;

    Remover bateria - Gerenciador de dispositivos

  6. desligue o laptop e desconecte a fonte de alimentação;
  7. insira a bateria, conecte a fonte de alimentação;
  8. ligue o laptop e verifique se a bateria começou a carregar.

Na maioria dos casos este RESET ajuda a resolver o problema de carregamento. Muitas vezes, depois de uma operação tão simples, o laptop dirá algo como "bateria conectada e carregando" ...

*

Razão # 4: desgaste da bateria (qual é a sua capacidade residual real)

Bem, a última coisa que eu queria dizer: é possível que sua bateria seja simplesmente aldeiase, portanto, não carrega totalmente (embora, normalmente, uma bateria descarregada se comporte de maneira um pouco diferente).

Para verificar o estado da bateria, você pode usar qualquer um dos especiais. utilitários do fabricante do seu laptop ou programas de visualização universal Características do PC (por exemplo, 👉 AIDA64, EVEREST, etc.).

A imagem abaixo mostra o programa AIDA64, seção "Fonte de energia" , preste atenção a duas quantidades:

  1. capacidade da placa de identificação: a capacidade máxima da bateria declarada pelo fabricante. Naturalmente, não muda com o tempo;
  2. capacidade totalmente carregada: Esta é a capacidade real da bateria. Com o tempo, diminui. Quando sua diferença com a capacidade do passaporte é de 25% (veja o parágrafo sobre o grau de deterioração) ou mais, é recomendado trocar a bateria (e o laptop se sentará rapidamente sem uma fonte de alimentação conectada).

AIDA 64 - capacidade total e passaporte / taxa de desgaste de 5%

Aliás, quase as mesmas informações são fornecidas pelo software (gerenciador de configurações LENOVO) do fabricante do laptop, veja a tela abaixo.

Bateria quase nova ...

PS

A propósito, tome cuidado com as baterias, se usadas incorretamente (e às vezes com defeitos de fábrica), alguns tipos dessas baterias podem derreter seu laptop, queimar seus dedos, etc. 👉 Aqui está um exemplo!

Em geral, se a bateria for suspeita, seja extremamente cuidadoso e não deixe o dispositivo sem vigilância.

*

Complementos são bem-vindos!

Por isso eu digo adeus, boa sorte!

👋

Primeira publicação: 21/03/2017

Correção: 15/01/2020