Interessante

Programas para verificar se há blocos defeituosos (setores defeituosos) no disco rígido. Recuperação de bad blocks

Boa hora a todos!

Acho que muitos usuários encontraram trabalhos suspeitos no disco rígido: longa cópia / leitura de arquivos, freios, carregamento de até 100%, cliques, incapacidade de ler quaisquer arquivos, etc.

Este comportamento do disco pode indicar sérios problemas com ele. Para determinar o que há de errado com ele, você deve recorrer a utilitários de serviço especializados.

Neste artigo, quero destacar alguns dos melhores utilitários que podem visualizar o S.M.A.R.T. (tecnologia especial de automonitoramento de disco rígido, mais na Wikipedia), verifique a superfície do disco quanto à presença de blocos defeituosos e tente restaurar sua operabilidade (ou seja, tente reatribuir os setores defeituosos ao sobressalente; para obter mais detalhes, consulte o link abaixo).

*

👉 Ajudar!

Como verificar o disco com o utilitário Victoria - //ocomp.info/diagnostika-i-proverka-diska.html

*

6 melhores utilitários para verificar se há blocos defeituosos no disco

Victoria / Victoria

Site do desenvolvedor (link para download na parte inferior da janela): //hdd.by/victoria/

Um dos melhores utilitários para verificar e tratar blocos defeituosos em seu disco rígido. O programa realiza testes, diagnósticos e tratamento do disco em um nível baixo. Além de HDD, Victoria suporta outros tipos de mídia: SSD, FDD, CD / DVD, USB / Flash / SCSI, ela também "vê" drives no Windows através de API e portas.

Nota: Eu descrevi como trabalhar com Victoria em um de meus artigos anteriores.

Teste rápido (rápido) - Victoria 5

Características principais:

  1. suporte para controladores IDE / SATA;
  2. a capacidade de visualizar S.M.A.R.T. disco;
  3. a capacidade de controlar o ruído acústico;
  4. testes para verificar a mecânica e a superfície do disco;
  5. obtendo tecnologia completa. informações do disco;
  6. a capacidade de trabalhar em Windows e DOS;
  7. trabalho em laptops é suportado;
  8. suporte para formatação de HDD de baixo nível;
  9. Funções de referência.

*

HDDScan

Site do desenvolvedor: //rlab.ru/tools/hddscan.html

Um dos melhores programas para verificar discos rígidos no Windows. Permite que você avalie rapidamente o estado do disco rígido, verifique se há setores defeituosos na unidade, veja S.M.A.R.T. atributos.

Além disso, o programa permite controlar a alimentação, ajustar o modo acústico, controlar a temperatura da unidade (os dados podem ser exibidos na barra de tarefas).

Janela principal HDDScan

Características principais:

  1. Suporte para unidades SSD;
  2. Suporte a HDD com interfaces: ATA / SATA, SCSI, USB, FireWire ou IEEE 1394;
  3. Drive test em modo de verificação linear, leitura linear e escrita linear;
  4. Leitura e análise de informações de identificação de discos rígidos com interface ATA / SATA / USB / FireWire / SCSI;
  5. Alteração dos parâmetros AAM, APM, PM em discos com interface ATA / SATA / USB / FireWire (útil para quem tem muito ruído no disco rígido durante a operação);
  6. Funciona em todos os sistemas operacionais populares do Windows: XP, 7, 8, 10.

Blocos defeituosos encontrados no disco

*

HDTA2

Site do desenvolvedor: //www.hdat2.com/

HDAT2 é um utilitário de sistema necessário para diagnosticar e "curar" discos rígidos. Uma das principais diferenças entre este utilitário e Victoria (apresentada acima) é o suporte para um tipo de disco muito maior (nota: interfaces suportadas: ATA / ATAPI / SATA, SSD, SCSI e USB).

HDAT2 pode operar em 2 modos:

  1. nível de disco: diagnóstico e "tratamento" de setores defeituosos em certas unidades. Aliás, além do diagnóstico, você pode obter qualquer informação sobre o disco (que só pode ser obtida de forma programática);
  2. nível de arquivo: pesquisa, leitura e verificação de registros em sistemas de arquivos FAT 12, 16, 32. Capacidade de verificar, excluir e restaurar registros de setores defeituosos, sinalizadores na tabela FAT.

Janela principal do HDTA2

Importante!

Eu recomendo usar HDAT2 de um disco inicializável ou pen drive. O programa provavelmente não funcionará corretamente no Windows.

No site do desenvolvedor, use a versão"Imagem ISO de inicialização de CD / DVD" - deve ser gravado corretamente em uma unidade / disco flash USB, como qualquer mídia inicializável. Você pode ler sobre isso em um dos meus artigos: //ocomp.info/kak-zapisat-obraz-iso-na-fleshku-2-sposoba.html.

*

MHDD

Site do desenvolvedor: //mhddsoftware.com/

Faça download do softportal: //www.softportal.com/software-2751-mhdd.html

MHDD é um utilitário de serviço para diagnóstico preciso e reparo de unidades (HDD). O utilitário permite que você trabalhe com discos em um nível baixo, através das portas do controlador IDE. O programa tem uma velocidade bastante alta de varredura e "cura" do disco de setores ruins "suaves".

MHDD verifica o disco

Funções principais:

  1. diagnósticos precisos e muito rápidos do estado do disco rígido, o algoritmo ideal para corrigir setores defeituosos;
  2. a capacidade de ajustar o ruído da unidade (AAM);
  3. ver as leituras de S.M.A.R.T.;
  4. logs de erros;
  5. a capacidade de excluir todas as informações do disco sem a possibilidade de sua recuperação;
  6. uma tentativa de aquecer a unidade e seu teste em condições extremas;
  7. a capacidade de testar vários discos rígidos ao mesmo tempo.

*

Macrorit Disk Scanner

Site do desenvolvedor: //macrorit.com/disk-surface-test/scanner-store.html

Macrorit Disk Scanner é uma ferramenta boa e funcional para verificar seu disco rígido em busca de setores defeituosos. A propósito, quero observar especialmente que o utilitário verifica o disco muito rapidamente - 1,5-2 vezes mais rápido do que, digamos, o famoso Victoria! É verdade que não vai ajudar a "curar" o disco - simplesmente não existe a funcionalidade que Victoria tem.

Você pode verificar todo o disco ou uma faixa específica de setores (útil em discos grandes, quando a verificação pode demorar muito).

O utilitário permite que você trabalhe com todos os tipos populares de unidades: IDE, HDD, SSD, SCSI, FireWire, RAID, cartões SD, etc.

Janela principal do Macrorit Disk Scanner

Em geral, é uma boa alternativa aos programas anteriores, especialmente quando você precisa descobrir de forma simples e rápida o estado do disco.

*

Ashampoo HDD Control

Site do desenvolvedor: //www.ashampoo.com/

Programa multifuncional para monitorar o status de todas as suas unidades no sistema. Graças ao controle minuto a minuto sobre o status de seus discos, o programa evitará a perda de informações, avisando a tempo sobre todos os problemas.

A propósito, aqueles que usaram produtos Ashampoo sabem que seus programas são projetados para que qualquer usuário iniciante possa trabalhar com o programa de maneira simples e fácil. O HDD Control não é exceção a esta regra, quem o quiser tratará dele ...

Controle de HDD - verifique o disco SSD

Funções principais:

  1. monitorar o status das unidades online;
  2. a capacidade de testar o disco (existem vários testes disponíveis para obter uma "imagem completa" do estado da unidade);
  3. notificação sobre o estado perigoso do disco, levando a uma falha ou possível perda de informações;
  4. a capacidade de desfragmentar o disco;
  5. suporte para drives com a interface: IDE, ATA, discos rígidos conectados via USB e Firewire;
  6. suporta unidades conectadas por meio de controladores RAID;
  7. visualizar as informações do disco: número de registro, tamanho do cache, número de partições, etc .;
  8. é possível limpar rapidamente o disco de arquivos inúteis;
  9. a capacidade de exportar dados sobre o estado do disco e os testes realizados.

*

PS

Não importa quão boas sejam as leituras após testar e diagnosticar o disco, não se esqueça de fazer backup de documentos e arquivos importantes. Como se costuma dizer, uma vez por ano uma vara atira ...

Melhor gastar 5 minutos extras em backups do que dias e semanas de trabalho desperdiçado.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 02/06/17

Correção: 15/11/19