Interessante

Como avaliar o desempenho do processador (CPU), com que frequência ele opera sob carga (teste)

Olá.

O mesmo modelo de CPU em PCs e laptops diferentes pode ser executado em frequências diferentes (e fornecer desempenho diferente). Para saber o desempenho real e compará-lo com outros CPUs (do mesmo modelo e outros), você precisa recorrer a especiais. testes ...

Na verdade, a seguir darei várias opções para esses testes, que podem ser úteis tanto para avaliação de desempenho de rotina quanto para diagnosticar o sistema como um todo (por exemplo, para testar o sistema de refrigeração, otimizar configurações de energia, etc.).

Aviso: para resultados objetivos, feche todos os aplicativos que consomem muitos recursos (jogos, editores, torrents, etc.) antes de qualquer teste.

👇

Observação!

Se você conhece o modelo do seu processador e deseja compará-lo com outro modelo específico, recomendo esta nota. Graças aos especiais. tabelas e classificações, você pode descobrir quantos por cento (%) um CPU é mais rápido do que outro ...

Para uma avaliação rápida (em pontos do Windows) de todos os componentes do PC como um todo, recomendo este material.

*

Maneiras de descobrir o desempenho real da CPU

Opção 1: AIDA 64 + HWMonitor (descobrir a temperatura e frequência real)

E assim, a primeira opção é adequada para verificar em que frequência o processador opera sob carga (o Turbo boost prometido nem sempre "atinge" seu máximo). Ele também verifica a tensão e as temperaturas (todos esses dados no compartimento podem ajudar no diagnóstico e na otimização).

Para este teste, recomendo dois utilitários:AIDA 64 + HWMonitor (Você pode baixá-los aqui). Você precisa executá-los ao mesmo tempo.

Em seguida, no AIDA 64 vá para o menu "Serviço" e clique em "Teste de estabilidade do sistema" .

Serviço - teste de estabilidade / AIDA 64

Depois disso, no mesmo AIDA 64, marque a caixa ao lado de "CPU de estresse" e aperte o botão "Começar" ... Em seguida, observe cuidadosamente as leituras no HWMonitor - frequência (relógios) e temperatura (temperaturas).

Nota: no meu caso (veja a tela abaixo) foi possível descobrir que a CPU tinha uma freqüência de 1694 Mhz (embora pudesse potencialmente conter mais de 3000 Mhz). No final das contas, isso ocorreu devido às configurações de energia - depois de redefini-las, a CPU ficou "mais rápida" ...

O teste de estresse começou - estamos analisando a temperatura, frequência e tensão / clicável

Importante!

O desempenho do processador (e do computador como um todo) pode ser afetado pelas configurações de energia! Verifique se as configurações no Windows estão no máximo. desempenho e não houve restrições nas configurações do driver ...

Mais detalhes sobre a solução do problema aqui: //ocomp.info/nastroyki-elektropitaniya.html

Opção 2: CPU-Z (comparação com outras CPUs)

CPU-Z (link para o site oficial) - um utilitário muito pequeno para visualizar as características do CPU, RAM, placa-mãe, placa de vídeo, etc. Também em seu arsenal há um teste de CPU simples e bastante eficaz, que ajudará não só a descobrir o real desempenho de sua "pedra ", mas também compare-o com outros modelos. ..

Depois de baixar o utilitário, extraia o arquivo e execute o arquivo executável. Veja a imagem abaixo.

Extraia e execute CPU-Z

Mais adiante na guia "CPU" certifique-se de que sua CPU seja detectada pelo utilitário, ou seja, seu modelo, as características são exibidas (nota: alguns novos modelos de CPU o utilitário "não conhece" e pode funcionar com eles incorretamente).

Em seguida, vá para a guia "Banco" e clique no botão "CPU de bancada" .

CPU de bancada / teste inicial

Quando o teste for concluído - na linha "Este processador" você verá o valor do seu CPU (para avaliá-lo em relação aos CPUs mais novos no momento - selecione um dos benchmarks na linha "Referência" ).

No meu caso, a CPU é cerca de 2 a 2,5 vezes mais lenta do que a popular Intel i7-770K ...

Referência - compare com CPUs populares

Opção 3: CineBench (outra comparação)

CineBench (link para o site oficial) - um benchmark sólido que permite determinar com rapidez e precisão o desempenho real do processador e da placa de vídeo. Para o teste, são utilizadas cenas tridimensionais (fotos), que devem ser calculadas e "desenhadas".

Nota: o programa é totalmente em inglês, não precisa de instalação.

Depois de baixar e iniciar o CineBench, para executar o teste, você precisa pressionar um único botão "Corre" .

CineBench - executar varredura

Em seguida, a imagem começará a "desenhar". Você só precisa esperar até que todas as áreas pretas na tela sejam substituídas ...

A imagem está desenhada

Após a conclusão do teste, uma placa será apresentada no menu à esquerda, na qual sua CPU é mostrada em laranja. Em geral, tudo é bastante claro ... 👇

Resultados do teste no CineBench

Opção 4: ver o uso da CPU em jogos

Você pode estimar a carga da CPU diretamente em um único jogo (nota: eles costumam fazer perguntas como: "O que o jogo está ficando lento por causa da CPU ou da placa de vídeo?") .

Para fazer isso, você precisa do utilitário FPS Monitor - ele mostrará não apenas FPS, mas também temperaturas, carga da CPU (cada núcleo), RAM, rede. Mais detalhes sobre isso no artigo, cujo link é apresentado a seguir.

Ajudar! Diagnóstico. Como descobrir porque o jogo fica lento: por causa do processador, placa de vídeo ou RAM - //ocomp.info/tormozit-igra-diagnostika.html

Captura de tela com leituras do jogo WOW / FPS Monitor

Observe que quando a CPU está sob carga pesada e para de funcionar, você notará valores vermelhos opostos a certos núcleos.

Máx. Carga do núcleo da CPU

Em geral, graças a este utilitário, você pode avaliar rapidamente se a CPU está lidando com o jogo, e se ela fica mais lenta por causa disso ...

*

Por enquanto é isso ...

Faça um bom teste!

👋