Interessante

Como instalar, atualizar ou desinstalar um driver Wi-Fi (adaptador de rede sem fio)

Olá!

Por experiência, posso dizer que muitas vezes a causa dos problemas ao trabalhar e conectar a redes Wi-Fi não é um roteador (roteador), mas um adaptador de rede sem fio (com a ajuda do qual, de fato, seu computador / laptop é conectado a redes Wi-Fi).

Todos os laptops modernos têm um adaptador de rede embutido; em PCs fixos, esse adaptador geralmente é adquirido separadamente (geralmente uma pequena antena é simplesmente conectada a uma das portas USB - este é o adaptador ✔).

Em geral, geralmente não há problemas com esta peça de hardware (adaptador sem fio) (a peça de hardware funciona ou não), mas há muitas dúvidas com os drivers para ele, e é por causa deles que os problemas de conexão para redes Wi-Fi são frequentemente observados -Fi.

Neste artigo, analisarei as tarefas de configuração de driver mais básicas (desinstalação, instalação, atualização) que você deve enfrentar ao conectar laptops / PCs ao Wi-Fi.

Então...

*

Você tem um driver para um adaptador Wi-Fi em seu computador?

Talvez este seja o primeiro perguntacom os quais você terá que lidar quando tiver problemas para se conectar a uma rede Wi-Fi.

Em geral, ao instalar um novo sistema operacional Windows 10 (8), os drivers para o adaptador Wi-Fi são mais frequentemente instalados no sistema operacional automaticamente (embora nem sempre permitam que você use todas as opções do dispositivo - mas essa é outra questão) .

Ao trabalhar com o Windows 7 - o driver do adaptador sem fio geralmente não é instalado e deve ser instalado adicionalmente a partir do disco (no site do fabricante do adaptador).

👉 Ajudar!

A propósito, não posso deixar de recomendar neste artigo programas para atualizações automáticas de drivers (não apenas para adaptadores Wi-Fi).

Para descobrir exatamenteexiste um driver para o seu dispositivo - aberto gerenciador de Dispositivos... Para fazer isso, abra Painel de controle, em seguida, traduza a vista para "Ícones grandes" e selecione expedidor na lista.

Nota: no Windows 10, a propósito, você pode clicar com o botão direito em INICIAR e selecionar "Gerenciador de Dispositivos" no menu de contexto que aparece.

Como abrir o Gerenciador de Dispositivos / por exemplo Windows 10

Em seguida, você precisa abrir a guia "Adaptadores de rede" ... Nesta guia, observe mais de perto as seguintes linhas:

  • Adaptador de rede sem fio;
  • adaptador de rede sem fio;
  • *** Wireless (esclarecimento: em vez de asteriscos pode constar qualquer palavra, marca do fabricante, por exemplo).

O exemplo abaixo mostra que o driver do adaptador Wi-Fi está instalado ( Nota: Dell Wireless).

Adaptador Wireless / Dell Wireless

Para comparação Vou dar uma captura de tela abaixo de como o gerenciador de dispositivos ficará se motorista para wi-fi não.

Observe que na guia "Outros dispositivos" você só tem que escrever "Dispositivo desconhecido" (uma linha com um ponto de exclamação amarelo). A propósito, você pode ter várias dessas linhas - se vários drivers para dispositivos diferentes não forem instalados ao mesmo tempo.

Nenhum driver para adaptador Wi-Fi

*

Como instalar / atualizar um driver para um adaptador Wi-Fi

Método número 1: no Windows sem baixar adicional. Programas

Em geral, é ideal se você tiver um disco com todos os drivers para o seu hardware (em laptops, os drivers costumam ser inseridos no próprio disco rígido).

Se não houver disco, em alguns casos você pode sobreviver com "pouco sangue": para atualizar o driver e você terá a Internet - basta pressionar 1-2 botões em gerenciador de Dispositivos !

Opção número 1 : quando você abre o gerenciador de dispositivos, há um botão no menu superior "Atualizar configuração de hardware" - Clique!

O fato é que quando o Windows "vê" o hardware para o qual não há driver, ele tentará atualizá-lo por conta própria (muitas vezes esse método funciona ...).

Atualizar configuração de hardware

Opção número 2 : no gerenciador de dispositivos, expanda a guia "Outros dispositivos" e, em seguida, clique com o botão direito no dispositivo desconhecido e selecione no menu "Atualizar drivers ..." .

Próxima escolha "Atualizações automáticas de driver" e siga as instruções do assistente (veja a tela abaixo 👇).

Opção de atualização de driver

Método número 2: clássico (se houver Internet)

Para encontrar um driver para qualquer equipamento, você precisa conhecer o modelo deste equipamento (lógico ...) Para descobrir que tipo de adaptador Wi-Fi você instalou, você pode fazer duas coisas:

  • encontre os documentos que acompanham o seu dispositivo (não consideraremos este caminho);
  • use os especiais. 👉 utilitários para determinar as características do PC.

A propósito, se você tiver um laptop, precisará saber o modelo do seu adaptador sem fio, mesmo que baixe o driver do site oficial - o fato é que adaptadores de fabricantes diferentes costumam ser instalados no mesmo modelo de laptop.

E quando você acessar o site oficial, verá 2-3 drivers diferentes ao mesmo tempo ...

Um dos melhores programas para visualizar as características de um computador é o AIDA 64. Nele, para saber o modelo do adaptador Wi-Fi, é necessário abrir a guia "Rede PCI / PnP" (veja a linha contendo o Adaptador de Rede Wireless, no exemplo abaixo - esta é a primeira linha).

AIDA - descubra o fabricante do seu adaptador sem fio

Além disso, conhecendo o modelo do adaptador sem fio, basta colar esta linha em um mecanismo de busca do Google - o primeiro link encontrado leva ao site oficial a partir do qual você pode baixar o driver necessário.

Procure um motorista no Google

Em geral, o problema está resolvido ... 👌

Método número 3: como atualizar o driver se não houver Internet

Talvez esta seja a pior opção - não há Internet, porque não há driver. Para baixar o driver, você precisa da Internet. Círculo vicioso!

👉 Ajudar! Como atualizar os drivers se a Internet não funcionar - veja as instruções ->

Não conectado - sem conexões disponíveis / sem driver para Wi-Fi

Claro, ele não funcionará sem a Internet de todo, mas há uma boa solução para este problema (a opção é adequada mesmo se você não souber o modelo do seu dispositivo).

Existe um programa tão maravilhoso como 3DP Net (link para o site oficial).

Você pode até baixá-lo usando a Internet no seu telefone (ele pesa cerca de 100 MB, o que é menos do que muitos drivers de sites oficiais).

A essência do programa é simples: poderá instalar o driver para quase todos os adaptadores de rede (com fio, sem fio), e lhe dará acesso à Internet (além disso, não precisa de conexão à Internet para funcionar, basta baixá-lo uma vez).

Este é um aplicativo muito útil, recomendado para manter em sua unidade flash de emergência!

Na verdade, quando você executá-lo, ele detectará automaticamente o modelo do seu adaptador e se oferecerá para atualizar o driver - basta clicar uma vez com o mouse na placa de rede (veja a tela abaixo).

Em seguida, um assistente será iniciado, que em 3 etapas instalará o driver para você ...

Etapas de instalação do driver Wi-Fi

👉 Ajudar!

Para aqueles que não puderam atualizar o driver - eu recomendo que você leia o artigo sobre atualização de drivers para um dispositivo desconhecido

*

Removendo o driver Wi-Fi antigo

Em alguns casos, você não pode instalar um novo driver para um adaptador sem fio até desinstalar o antigo.

Importante! Antes de remover o driver antigo - faça uma cópia de backup do sistema (ou faça um backup dos drivers). Como fazer um backup do sistema e restaurá-lo é descrito neste artigo.

Método número 1: por meio do gerenciador de dispositivos

Para remover um driver no gerenciador de dispositivos, basta encontrar o dispositivo que você precisa e abrir suas propriedades (clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse), em seguida, abra a guia "Motorista" e pressione o botão "Excluir" (veja as setas 1, 2, 3 na imagem abaixo 👇).

Desinstalar driver / gerenciador de dispositivos

Método número 2: através do Driver Sweeper

Existe um utilitário especial para remover todos os drivers do sistema - Varredora de motorista ... Você pode descobrir como usá-lo no artigo, cujo link é fornecido abaixo.

👉 Ajudar!

Como remover drivers usando especial utilitários (Driver Sweeper, por exemplo).

A propósito, o utilitário permite que você remova quase todos os drivers do sistema - tome cuidado para não remover nada do que você precisa ...

Selecionando drivers para desinstalar ...

*

Nisto eu termino ...

Boa sorte e tranquilidade a todos (muitas vezes não é suficiente no caso de problemas com "lenha" 👌)!

👋

Primeira publicação: 17/01/2017

Correção: 01/05/2020