Interessante

Quantos megabytes estão em megabytes? Velocidade da Internet em Mbps e Mbps: qual é a diferença e onde está o truque?

Pergunta do usuário

Olá.

Por favor, diga-me, eu tenho um canal de Internet de 15/30 Megabits / s, os arquivos no uTorrent são baixados a uma velocidade de (aproximadamente) 2-3 MB / s. Como posso comparar a velocidade, o ISP está me traindo? Quantos megabytes devem ter uma velocidade de 30 megabits / s? Confuso sobre os valores ...

Dia bom!

Esta pergunta é muito popular, as pessoas a fazem em diferentes interpretações (às vezes, de forma muito ameaçadora, como se alguém tivesse enganado alguém). O resultado final é que a maioria dos usuários confunde diferentes unidades : em gramas e libras (também megabits e megabytes).

Em geral, para resolver esse problema, você terá que recorrer a uma pequena excursão ao curso de informática, mas tentarei não ser entediante 👌. Além disso, no artigo, ao longo do caminho, irei analisar todas as questões relacionadas a este tópico (sobre velocidade em clientes de torrent, sobre MB / se Mbps).

Então...

👉 Nota

Também recomendo ler outro artigo sobre como descobrir a velocidade real da Internet (lá também toquei parcialmente neste assunto).

*

Programa educacional sobre velocidade de internet

E assim, para QUALQUER provedor de Internet (pelo menos eu pessoalmente não vi outros), a velocidade de conexão da Internet é indicada em Megabits / s (além disso, preste atenção ao prefixo "ANTES" - ninguém dá garantia de que sua velocidade será sempre constante, pois é impossível) .

Em qualquer programa torrent (no mesmo uTorrent), por padrão, a velocidade de download é exibida em MB / s (Megabyte por segundo). Ou seja, estou levando ao fato de que Megabytes e Megabits são valores diferentes.

👉 Geralmente, basta dividir a velocidade declarada na tarifa do seu provedor de Internet em Mbit / s por 8 para obter a velocidade que o uTorrent (ou seus análogos) irá mostrar em Mbyte / s (mas veja mais sobre isso abaixo, há nuances).

*

Por exemplo, a taxa em que o provedor de Internet foi solicitado é de 15 Mbps. Vamos tentar traduzi-lo de uma forma normal ...

👉 Importante!(do curso de ciência da computação)

O computador não entende números, pois apenas dois valores são importantes: há um sinal ou nenhum sinal (ou seja,0" ou "1Eles são sim ou não - ou seja, "0" ou "1" é chamado de "Pedaço"(a unidade mínima de informação).

Para poder escrever alguma letra ou número, uma unidade ou zero obviamente não será suficiente (definitivamente não será suficiente para todo o alfabeto). Foi calculado para codificar todas as letras, números, etc. necessários - uma sequência de 8 Pedaço.

Por exemplo, este é o código para a capital inglesa "A" - 01000001.

E então o código para o número "1" é 00110001.

Esses 8 bits = 1 byte (ou seja, 1 Byte é o menor item de dados).

Sobre prefixos (e derivados):

  • 1 kilobyte = 1024 bytes (poço, ou 8 * 1024 bits)
  • 1 megabyte = 1024 kilobytes (ou KB / KB)
  • 1 Gigabyte = 1024 Megabytes (ou MB / MB)
  • 1 Terabyte = 1024 Gigabytes (ou GB / GB)

Matemática:

  1. Um megabit é igual a 0,125 megabytes.
  2. Para atingir uma taxa de transferência de 1 Megabytes por segundo, você precisará se conectar a uma rede a uma velocidade de 8 Megabits por segundo.

Na prática, geralmente, eles não recorrem a tais cálculos, tudo fica mais fácil. A velocidade declarada de 15 Mbit / s é simplesmente dividida por 8 (e ~ 5-7% é retirado desse número para a transferência de informações de serviço, carga de rede, etc.). O número resultante será considerado velocidade normal (um cálculo aproximado é mostrado abaixo).

15 Mbps / 8 = 1,875 MB / s

1,875 MB / s * 0,95 = 1,78 MB / s

Além disso, eu não descontaria a carga na rede do ISP durante os horários de pico: à noite ou nos finais de semana (quando um grande número de pessoas usa a rede). Também pode afetar seriamente a velocidade de acesso.

Assim, se você estiver conectado à Internet a uma taxa 15 Mbps, e sua velocidade de download no programa de torrent mostra cerca de 2 MB / s - está tudo muito bom com o seu canal e provedor de Internet 👌. Normalmente, a velocidade é menor do que a declarada (sobre esta minha próxima pergunta, algumas linhas abaixo).

*

👉 Exemplo de pergunta.

Por que a velocidade de conexão é de 50-100 Mbps e a velocidade de download é muito lenta: 1-2 Mbps? A culpa é do ISP? Afinal, mesmo de acordo com estimativas aproximadas, deve ser de pelo menos 5-6 MB / s ...

Vou tentar esclarecer ponto por ponto:

  1. em primeiro lugar, se você olhar atentamente para o contrato com o provedor de Internet, vai notar que foi prometida velocidade de acesso "ATÉ 100 Mbps" ;
  2. em segundo lugar, além da velocidade de acesso, de onde você baixa o (s) arquivo (s) é muito importante. Por exemplo, se o computador (do qual você está baixando o arquivo) estiver conectado através de um acesso de baixa velocidade, digamos 8 Mbit / s, então sua velocidade de download de 1 MB / s dele é, de fato, a máxima! Aqueles. tente baixar o arquivo de outros servidores (rastreadores de torrent) primeiro;
  3. em terceiro lugar, é possível que algum programa já esteja baixando outra coisa no seu PC. Sim, o mesmo Windows pode baixar atualizações (se, além de um PC, você tiver um laptop, smartphone, etc. dispositivos conectados ao mesmo canal de rede - veja o que eles estão fazendo ...). Em geral, verifique o que seu canal de Internet está carregado;
  4. é possível que à noite (quando a carga no provedor de Internet aumenta) haja "rebaixamentos" (você não é o único que decidiu baixar algo interessante neste momento ✌);
  5. se você estiver conectado por meio de um roteador, verifique também. Muitas vezes acontece que modelos baratos diminuem a velocidade (às vezes eles apenas reiniciam), em geral, eles simplesmente não conseguem lidar com a carga ...
  6. verifique o driver de sua placa de rede (por exemplo, para o mesmo adaptador Wi-Fi). Várias vezes me deparei com uma situação: após atualizar os drivers da placa de rede (os drivers do adaptador de rede são instalados em 90% pelo próprio Windows durante sua instalação), a velocidade de acesso aumentou significativamente! Os drivers padrão que vêm com o Windows não são uma panacéia ...

No entanto, não excluo a possibilidade de o seu fornecedor de Internet (com equipamentos antigos, tarifas claramente inflacionadas, que só estão teoricamente disponíveis no papel) ser o culpado pela baixa velocidade de acesso. Para começar, queria prestar atenção aos pontos acima ...

*

👉 Outro exemplo de pergunta

Por que então indicar a velocidade de conexão em Mbps, quando todos os usuários são guiados por MB / s (e nos programas ela é indicada em MB / s)?

Existem dois pontos:

  1. ao transferir informações, não apenas o próprio arquivo é transmitido, mas também outras informações de serviço (algumas das quais são menores que um byte). Portanto, é lógico (e em geral, historicamente assim aconteceu) que a velocidade de conexão seja medida e indicada em Mbit / s.
  2. quanto maior o número, mais forte é a publicidade! O marketing também não foi cancelado. Muitas pessoas, estão longe o suficiente das tecnologias de rede, e vendo que em algum lugar o número é maior, elas irão até lá e se conectarão à rede.

Minha opinião pessoal: por exemplo, seria bom se os provedores indicassem ao lado de Mbps a velocidade real de download que o usuário verá no mesmo uTorrent. Assim, os lobos são alimentados e as ovelhas estão seguras 👌.

*

👉 Ajudar!

Aliás, a todos que estão insatisfeitos com a velocidade de acesso à Internet, recomendo a leitura deste artigo.

Ele contém algumas recomendações com as quais você pode aumentar ligeiramente a velocidade de sua rede ...

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Tudo de bom!

👋

Publicado pela primeira vez: 23/12/2017

Correção: 02/10/2020