Interessante

Como limpar a RAM (se a RAM estiver 80-99% ocupada)

Pergunta do usuário

Olá. Estou tentando instalar um jogo, mas ao instalá-lo, recebo um erro informando que não há RAM suficiente!

Como você pode libertá-la? Sim, aliás, o mínimo deles. os requisitos do jogo - o PC atende. É possível ajustar de alguma forma o PC para que consuma menos RAM?

Dia bom!

Em geral, a pergunta é bastante popular ...

Se não houver memória RAM suficiente, podem aparecer não apenas erros, com mensagens do Windows de que "não há memória suficiente ...", mas também os freios são simplesmente observados, por exemplo, ao abrir um aplicativo (muitas vezes o PC não responder aos comandos em tudo).

A melhor solução para o problema é adicionar outro stick de RAM. Embora o Windows tenha um mecanismo para limpar a memória, ele nem sempre funciona "conforme necessário".

E, a este respeito, você pode tentar limpar a memória usando utilitários de terceiros  (liberação -palavra mais correta neste contexto) , bem como tomar uma série de medidas para "gastar" a RAM com mais eficiência. Nem sempre resolve o problema, mas mesmo assim ... 👌

*

👉 Socorro!

Se o seu computador congela com frequência, não responde, uma tela azul aparece, etc., então, além deste artigo, recomendo testar sua memória.

*

Programas para limpar a memória em 2 cliques

Advanced SystemCare

Site oficial: //ru.iobit.com/advancedsystemcarefree.php

Um excelente programa para otimizar e acelerar o Windows. Permite remover todo o lixo do seu PC, desfragmentar discos, proteger contra vírus e ameaças com apenas alguns cliques do mouse.

Quanto ao nosso tópico do artigo, o programa tem monitor de desempenho (para abri-lo, basta clicar com o botão direito no ícone Advanced SystemCare - ele aparece na bandeja ao lado do relógio após a instalação do programa).

Monitor de desempenho aberto

Depois que o monitor de desempenho for aberto - olhe no canto superior direito, haverá uma pequena janela informando sobre a carga da CPU e da RAM.

Na verdade, você precisa clicar no botão limpar memória (veja a tela abaixo 👇), e em um momento, a memória será liberada de todos os desnecessários. Na minha opinião, a limpeza foi feita, em apenas 2 cliques!

Limpando a RAM com o clique de um mouse

*

Wise Memory Optimizer

Site oficial: //www.wisecleaner.com/

Um utilitário muito simples e ao mesmo tempo eficaz para liberar e otimizar a memória. Depois de instalar e iniciar o programa - você só precisa pressionar um botão "Otimização" (sua memória será apagada em alguns segundos!). O programa suporta o idioma russo, é gratuito, funciona em Windows 7, 8, 10.

A propósito, é possível configurar a otimização automática quando a carga de memória atinge, digamos, até 85%. Prático - nada precisará ser iniciado manualmente (ou seja, uma vez configurado, o programa otimizará automaticamente sua memória).

Como funciona o Wise Memory Optimizer

*

O que fazer se não houver memória suficiente

👉 Dica nº 1: comprar um cartão de memória

Talvez este seja o conselho mais eficaz e prático, especialmente porque agora os preços da memória são bastante democráticos (especialmente se não estivermos falando sobre coisas modernas).

Quando você instala mais uma faixa de memória adicional, seu desempenho aumentará de uma maneira que nenhum programa fará (a menos, é claro, que o motivo dos freios seja precisamente a falta de RAM).

RAM morre slots

*

👉 Já agora!

Em geral, nem sempre é fácil para usuários novatos comprar um cartão de memória. Você pode descobrir o que procurar e como escolher aqui.

*

👉 Dica 2: feche os aplicativos que não está usando

Por alguma razão, muitos usuários não fecham os aplicativos, mas simplesmente os minimizam (mesmo nos casos em que não os usarão em um futuro próximo).

Como resultado, conforme novos aplicativos são abertos, a quantidade de memória usada aumenta e o computador começa a ficar lento.

Nota: em alguns casos, mesmo quando você fecha o programa, seu processo pode ficar travado e carregar a memória e a CPU do seu PC.

*

portanto, Eu recomendo quando os primeiros freios aparecerem - abra o gerenciador de tarefas (atalho Ctrl + Shift + Esc) e veja quais aplicativos estão usando mais memória.

Se a lista contiver aplicativos que você não está usando no momento (por exemplo, um navegador), basta encerrar o processo.

Quais aplicativos carregam o sistema

*

👉 Dica nº 3: guias no navegador

Porque o navegador é agora um dos programas mais necessários e populares, quero chamar a sua atenção para ele ...

O fato é que muitos usuários têm dezenas de guias diferentes abertas em seus navegadores. Cada guia aberta é um adicional. carregar na CPU e RAM do seu PC. Tente não abrir muitas guias, especialmente quando não for necessário.

Chrome - abas abertas

*

👉 Dica 4: verifique a inicialização

Muitos programas iniciam automaticamente durante a instalação. E, claro, quando o Windows inicia, eles são carregados na memória (e se eles serão necessários ao ligar o PC ainda não se sabe ...). Portanto, eu recomendo configurar a inicialização do Windows.

Primeiro, abra a configuração do sistema:

  • pressione a combinação do botão Win + R ;
  • digite o comando msconfig ;
  • Clique OK.

msconfig - configuração do sistema

Em seguida, abra a guia "Comece" ... Todos os aplicativos de que você não precisa sempre que inicializar o Windows - desative.

Nota: nas versões mais recentes do Windows, esta guia conterá um link para o Gerenciador de Tarefas. É no gerenciador de tarefas, por exemplo, no Windows 10 que a execução automática é configurada.

Configuração do sistema - guia Inicializar

A propósito, observe que o Windows mostra o impacto no carregamento na frente de cada aplicativo: baixo Médio Alto... Claro, em primeiro lugar, procure aplicativos que tenham um alto impacto nos downloads.

Configurando a inicialização do Windows 10

*

👉 Ajudar!

Programas de inicialização no Windows 10: como adicionar ou remover um aplicativo - consulte as instruções

*

👉 Dica 5: reiniciando o explorer

Em alguns casos, o condutor pode carregar muito sua memória (e não só). Nestes casos, é recomendável fechá-lo e reiniciá-lo.

Para fazer isso, basta abrir o gerenciador de tarefas (botões Ctrl + Shift + Esc) e clicar com o botão direito do mouse no Explorer - selecionar "Reiniciar" , veja a tela abaixo. 👇

Reinicie o Explorador de Arquivos

Se você fechou o explorador, terá uma tela preta e nada mais nela. É o suficiente para reabrir Gerenciador de tarefas , Aperte arquivo / nova tarefa , e digite o comando explorador ... Isso lançará um novo explorador.

Nova tarefa (explorador)

*

👉 Dica 6: desative serviços desnecessários

Existem muitos serviços no Windows e, por padrão, muitos deles estão habilitados e em execução. Embora muitos usuários simplesmente não precisem de alguns desses serviços.

É lógico economizar recursos do PC (especialmente se houver freios) - você precisa configurá-los, desligue tudo o que for desnecessário.

Para abrir a lista de serviços, pressione:

  1. Win + R (para fazer a janela aparecer "Corre" com a linha "Abrir");
  2. digite o comando services.msc e pressione Enter.

Como abrir serviços // Windows 7, 8, 10

Em seguida, desative os serviços de que você não precisa. Por exemplo: se você não tem impressora e fax, não precisa dos serviços:Gerenciador de impressão, fax ... A lista de serviços a serem desabilitados será individual para cada usuário.

👉 Em absoluto, este tópico é bastante extenso, considerei-o neste artigo (ao mesmo tempo, recomendo otimizar o seu Windows).

*

👉 Dica nº 7: configurar o arquivo de troca

Por padrão, o Windows instala automaticamente um arquivo de paginação que é usado para "expandir" sua RAM.

Em geral, na maioria dos casos, o próprio sistema o corrige e você não deve interferir em seu funcionamento. Mas, em alguns casos, a configuração manual do arquivo de paginação pode melhorar um pouco o desempenho do computador.

Para customizar arquivo de troca: primeiro 👉 abra o painel de controle e vá para " Sistema e Segurança \ Sistema "Em seguida, à esquerda no menu, abra o link "Parâmetros adicionais do sistema".

Painel de Controle \ Sistema e Segurança \ Sistema

Então você precisa abrir a subseção "Além disso" e vá para a guia "Parâmetros" (veja o desempenho da legenda, tela abaixo 👇).

Avançado - desempenho

Mais adiante na guia "Além disso" há um botão "Mudar" - está lá apenas para configurar o arquivo de paginação (ou seja, memória virtual).

A propósito, também recomendo marcar a caixa ao lado de "Otimize o trabalho dos programas" ,

Configurando o arquivo de troca

Como personalizar o arquivo de troca:

  • o arquivo de troca ideal é considerado cerca de 1,5 vezes a quantidade de RAM instalada (um arquivo de troca muito grande não acelera o seu PC!). A propósito, quanto mais RAM você tem, menos arquivos de troca, via de regra;
  • se você tiver 2 ÷ 3 discos rígidos em seu PC, coloque o arquivo de paginação no mais rápido deles (também é recomendado colocar o arquivo de paginação não no disco do sistema com o Windows (se possível));
  • o arquivo de paginação fica oculto por padrão. Para vê-lo, habilite a exibição de arquivos ocultos no explorer ou use o Total Commander. O arquivo de paginação é chamado pagefile.sys (não exclua por acidente ...).
  • aliás, é recomendável desfragmentar o arquivo de paginação.

*

👉 Dica nº 8: opções de desempenho no Windows

A propósito, ao configurar o arquivo de paginação, não feche as configurações de desempenho do Windows.

Na aba "Efeitos visuais" marque a caixa ao lado de "Fornece o melhor desempenho" ... Isso também afetará a capacidade de resposta e a velocidade do seu PC.

Fornece o melhor desempenho

Além disso, também recomendo instalar o tema clássico, desligar os gadgets, etc. todos os sinos e assobios e aplicativos que usuários inexperientes tanto gostam de instalar.

Tudo isso ocupa memória suficiente e, claro, torna o PC lento ...

*

É tudo por isso, espero que você não veja mais erros com memória insuficiente.

Bom trabalho!

👋

Primeira publicação: 06.05.2017

Correção: 1.11.2020