Interessante

Como encontrar uma pessoa pela foto

Pergunta do usuário

Olá.

Perdi o contato com uma pessoa, mas adoraria encontrá-lo. Eu sei o nome dele, tem algumas fotos, conheço a cidade em que ele mora. É possível procurar de alguma forma no social. redes por foto (há vários milhares de pessoas pelo nome - não vou passar por todas elas em um ano)?

Dia bom!

Felizmente ou não, mas a moderna tecnologia de computador permite que você encontre muitas informações sobre uma pessoa, até mesmo a partir de sua fotografia (e, a propósito, quanto melhor for a qualidade da foto original, melhor será o resultado da pesquisa).

Neste artigo, darei vários serviços que devem ajudá-lo a resolver esse problema ...

*

Maneiras de encontrar uma pessoa por foto

O que você precisa: de preferência, não uma foto borrada e nítida do rosto. Uma foto ideal para pesquisa é uma foto não processada em vários editores; é bom se a pessoa dela olhar diretamente para você. É desejável que a qualidade da foto seja alta (para que haja mais chances).

Como exemplo, tirei uma foto puramente aleatória de uma garota (todas as coincidências também são aleatórias!).

Cara de garota aleatória

*

Método número 1: Encontre o serviço Face - encontre um perfil no VK por foto

Página inicial do Find Face - //findface.ru/

Observação!

1) Infelizmente, desde 1º de setembro de 2018, o serviço não funciona mais com indivíduos ... Se alguém conhece seus análogos, por favor me avise nos comentários do artigo.

2) Em 1º de abril de 2019, o serviço Find Clone foi aberto, algo que lembra o Find Face (mais sobre ele abaixo).

Um novo serviço revolucionário que permite procurar uma pessoa por fotografia na rede social Vkontakte. Para começar a pesquisar, você deve ter uma conta VK. Agora vou mostrar uma opção de pesquisa usando um exemplo e, logo abaixo, observarei os recursos mais importantes deste serviço.

E assim, indo para a página principal do site Find Face, marque a caixa de seleção "Concordo com os termos ..." e clique no botão "Encontrar o mesmo".

Página principal do Find Face

A seguir, o serviço oferecerá a você o upload de uma foto da pessoa que você está procurando (veja a imagem abaixo).

Enviando uma foto da pessoa que procuramos

Depois disso, você verá os resultados da pesquisa. Pode haver muitas pessoas semelhantes: para filtrar, use um filtro que permite definir uma determinada idade de uma pessoa e sua cidade de residência.

Lista de garotas encontradas, semelhante à foto enviada

Por conta própria, adicionarei alguns recursos do serviço:

  1. qualquer pessoa pode ser encontrada? Não! Em primeiro lugar, nem todo mundo tem um perfil VK; em segundo lugar, nem todo mundo tem fotos que são enviadas ao público; em terceiro lugar, você pode pesquisar, mas o serviço encontra 85-90% das pessoas, por algum motivo o resto não é pesquisado (mesmo que tenham uma foto carregada - aparentemente o serviço não tem tempo para indexar todos os dados necessários). .
  2. Find Face tem um aplicativo móvel - ou seja, não é necessário pesquisar em um PC;
  3. as primeiras 30 pesquisas são gratuitas - além disso, o serviço deseja receber uma pequena recompensa sua;
  4. o serviço funciona bem com fotos tiradas em condições ideais (quando a pessoa posou para você). Com fotos de pessoas que você mesmo tirou (por exemplo, tirou na rua), o serviço funciona muito pior, os resultados da pesquisa são visivelmente mais fracos;
  5. se o serviço informar que não há pessoas na foto, tente cortar e ampliar o rosto desejado na foto (usando algum editor - basta o Photoshop ou mesmo o Paint). Em seguida, baixe-o novamente e veja o resultado da pesquisa - deve ser uma ordem de magnitude melhor ...

Em geral, um serviço muito, muito interessante que te faz pensar. Imagine, afinal, que chegará o momento (e muito em breve!) - em que por uma foto será possível reconhecer quase toda a vida de uma pessoa: onde está, o que faz, etc. Em geral, provavelmente não vale a pena enviar todas as suas fotos para a rede se você não quiser que alguém as veja mais tarde (ou encontre )...

*

Método 2: usando o serviço Find Clone

Site: //findclone.ru/

O serviço é semelhante ao anterior, desenvolvido para buscar pessoas por foto nas redes sociais. Redes Vkontakte (por exemplo, com sua ajuda você pode encontrar pessoas semelhantes a você, clones). E a base desse site é bem grande - milhões de perfis e fotos já foram analisados ​​pela rede neural do serviço!

Apenas 30 solicitações podem ser feitas gratuitamente (no entanto, isso será suficiente para muitos). A interface é muito simples, após o registro você pode enviar imediatamente sua foto para pesquisa (veja o exemplo abaixo).

Nota: o registro é feito através de um número de telefone celular.

Enviando uma foto da pessoa que você deseja encontrar

A propósito, nos resultados da pesquisa você verá não apenas perfis onde exatamente a mesma pessoa se encontra na foto que você enviou para a pesquisa, mas também pessoas semelhantes a ela (preste atenção nas subseções "Clones" e "Duplas" )

Observe que o serviço encontra não apenas uma correspondência exata na foto, mas também rostos semelhantes

Em geral, o serviço deixa as impressões mais positivas de seu trabalho. Recomendo te conhecer!

*

Método número 3: usando mecanismos de pesquisa (Yandex, Google, etc.)

Os motores de busca modernos podem pesquisar não apenas consultas de texto (como "baixar tal e tal programa"), mas também pesquisar imagens ou fotos semelhantes às que você especificar. Além disso, eles estão parecendo muito bem. E tenho quase certeza de que, com o desenvolvimento das tecnologias de pesquisa, os resultados da pesquisa ficarão ainda melhores!

A propósito, em comparação com o serviço anterior, os motores de busca têm as suas vantagens:

  • eles podem pesquisar em qualquer mídia social. redes e em quaisquer sites (ou seja, você não está limitado a apenas um VK);
  • Você pode pesquisar não apenas por fotos com rostos de pessoas, mas também por quaisquer imagens e fotografias (por exemplo, você pode encontrar uma flor semelhante que cresceu em sua casa de campo e descobrir seu nome).

E assim, vou mostrar usando Yandex como um exemplo de como pesquisar por uma imagem.

1) Primeiro vamos para a página de pesquisa de imagens - //yandex.ru/images/

2) Em seguida, clique no ícone com a câmera, e carregue a imagem ou foto com o rosto desejado.

Yandex pesquisa por imagem

3) A seguir, Yandex tentará determinar o que é mostrado na foto, mostrar fotos semelhantes e também indicar as páginas na Internet onde estão localizadas imagens semelhantes (e semelhantes).

Em geral, depois de vasculhar bem os resultados, você pode encontrar muitas coisas interessantes ...

Imagens semelhantes e sites onde essa imagem é encontrada

Se os resultados da pesquisa não forem bem-sucedidos, tente outro mecanismo de pesquisa. Você também pode esperar algum tempo (uma ou duas semanas) e tentar pesquisar novamente (observação: apenas os mecanismos de pesquisa estão constantemente procurando e rastreando novas páginas na web e todos os dias eles atualizam seu índice. Há uma chance de que depois de um tempo - os resultados da pesquisa sejam mais informativos!) .

Importante!

No meu blog há instruções sobre como pesquisar fotos no Yandex e no Google. Se você ainda não tem certeza ou está interessado neste tópico, recomendo: //ocomp.info/poisk-po-kartinke-v-google-i-ya.html

*

Método número 4: serviço procurando por você / espere por mim

Pois bem, visto que tal tópico, não posso deixar de recomendar o serviço e o programa de TV de mesmo nome "Espere por mim". Se você não consegue encontrar uma pessoa sozinho, tente este serviço também. Sua página principal está aqui: //poisk.vid.ru/

Espere por mim - a página principal do site

No site você pode ver quem já está procurando, bem como adicionar você mesmo uma pessoa à pesquisa. E, a propósito, quanto mais detalhado você descrever tudo o que sabe sobre uma pessoa, mais chances terá de fazer uma pesquisa bem-sucedida (enviar uma foto é altamente desejável).

Em geral, você pode aprender a usar o site "Espere por mim" em um dos meus artigos: //ocomp.info/kto-tebya-ishhet-v-zhdi-menya.html

*

Como complemento!

Se você está interessado no tópico de encontrar pessoas, pode estar interessado em saber onde seu avô lutou, quais prêmios ele recebeu e outras informações sobre ele.

Para iniciar a busca por esses dados, você só precisa saber o nome do seu avô (você pode iniciar a busca em 10 segundos, gratuitamente e sem nenhum SMS). Veja o artigo: //ocomp.info/kak-uznat-gde-voeval-moy-ded.html

*

Isso é tudo. Não se perca

Boa sorte!