Interessante

Programas para visualização de temperatura: processador, placa de vídeo, disco

Bom dia a todos!

Em caso de vários problemas com o computador (durante congelamentos, forte ruído de coolers, freios, etc.), é sempre recomendável prestar atenção primeiro à temperatura do processador e da placa de vídeo.

Bem, para determinar a temperatura e controlá-la, são necessários programas especiais - na verdade, o artigo de hoje será sobre eles.

Observe que o artigo considerará apenas os programas que podem funcionar com dispositivos de diferentes fabricantes (AMD, Nvidia, Intel, etc.), ou seja, nada especial.

E então, vamos começar ...

Observação!

Você pode precisar de informações sobre como reduzir a temperatura dos componentes do seu PC / laptop. Você pode descobrir mais sobre isso em um dos meus artigos anteriores: //ocomp.info/kak-uznat-temperaturu-cpu-gpu-hdd.html#i-6

*

Diagnóstico e determinação de temperatura

Software universal

Por que universal? Porque com ele, você pode descobrir a temperatura de todos os componentes do PC de uma vez. Esta categoria de software é a mais difundida e procurada entre os usuários.

AIDA 64

Site: //www.aida64.com/downloads

Aida 64 - sensores

Um dos melhores utilitários para determinar as características de um computador (criado com base no não desconhecido Everest). Para ver a temperatura nele, abra a guia "Computador / Sensores" (veja a imagem acima).

Das desvantagens: o programa é pago (no entanto, na versão gratuita existem várias ferramentas disponíveis e são perfeitamente possíveis de usar ...).

Speccy

Site: //www.ccleaner.com/speccy

Speccy - temperaturas atuais da CPU, placas de vídeo, HDD

Utilitário multifuncional e gratuito para visualizar várias características de um computador, laptop (a propósito, este utilitário é do desenvolvedor do famoso programa CCleaner) .

Distingue-se, em primeiro lugar, pela sua simplicidade e clareza. As guias necessárias são exibidas à esquerda, passando pelas quais você pode coletar rapidamente todas as informações sobre o hardware.

Para referência: em geral, o utilitário suporta russo, mas se o seu idioma estiver definido como inglês por padrão, então: CPU é um processador, Gráfico é uma placa de vídeo, Armazenamento é unidades (discos rígidos, unidades de estado sólido, etc.) .

HWMonitor

Site: //www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

HWMonitor - um dos monitores de temperatura mais informativos (tela clicável)

Ao iniciar o HWMonitor, você terá duas janelas abertas ao mesmo tempo: uma delas terá o botão "Sensores" - basta pressioná-lo. A seguir, você verá uma grande tabela com vários indicadores: CPU, HDD, etc.

Este utilitário é notável porque mostra não apenas o valor da temperatura atual (Atual), mas também o mínimo, o máximo e a média (Média). Veja a imagem acima.

SpeedFan

Site: //www.almico.com/sfdownload.php

Janela principal do SpeedFan

Em geral, este programa é usado para ajustar a velocidade de rotação dos refrigeradores (escrevi sobre isso aqui). Mas sua janelinha também monitora a temperatura dos componentes principais (afinal, não dá para ajustar a velocidade sem saber o que está acontecendo com a temperatura?!).

Em geral, o utilitário é muito simples, ele suporta o idioma russo. Podem ser necessários direitos de administrador para executar.

Astra 32

Site: //www.astra32.com/ru/

Astra 32 - sensores de temperatura de visualização

Não é um utilitário tão popular, no entanto, mesmo em uma versão não registrada, os recursos do programa são mais do que suficientes para um usuário médio. Permite obter informações detalhadas sobre o hardware (além disso, inclusive não documentado).

Permite obter informações sobre RAM, chipset, BIOS, discos, CPU, placa-mãe, etc. em alguns cliques do mouse. Você pode estar convencido da "amplitude" das informações recebidas com base na tela acima (não há menos guias do que no mesmo Aida 64).

Para CPU (processador)

Temp. Do núcleo

Site: //www.alcpu.com/CoreTemp/

(Observação: preste atenção às caixas de seleção ao instalar o utilitário)

Temp. Do núcleo - Máx, Mín, Média valor da temperatura

Um utilitário muito compacto que pode mostrar o máximo de informações sobre o seu processador: número de núcleos, threads, modelo, plataforma, frequência, VID, revisão, temperatura (limite, média, mínimo e máximo), energia, etc. Um exemplo é mostrado acima .

O programa é "onívoro", suporta a maioria das CPUs modernas.

Através do PowerShell

No Windows 10, para iniciar o Powershell shell, basta clicar com o botão direito em "INICIAR". Observe que você precisa executar o Powershell como administrador!

Windows 10 - como iniciar o PowerShell

Em seguida, copie e cole o seguinte comando:

get-wmiobject msacpi_thermalzonetemperature -namespace "root / wmi" | Selecione CurrentTemperature |

ForEach-Object {($ _. CurrentTemperature / 10) -273,15}

Como resultado, você verá a temperatura atual em graus Celsius. Meu resultado: 44,05 ° C (exemplo abaixo).

PowerShell Admin - obteve temperatura em Celsius

Para verificar a temperatura na linha de comando, digite o comando:

wmic / namespace: \ root \ wmi PATH MSAcpi_ThermalZoneTemperature get CurrentTemperature

Prestar atenção em:

  1. a linha de comando deve ser executada como administrador (você pode descobrir como fazer isso aqui);
  2. o valor resultante precisará ser convertido para graus Celsius - ou seja, divida por 10 e subtraia 273,15 (veja o exemplo abaixo na imagem).

Como descobrir a temperatura da CPU na linha de comando

BIOS (UEFI)

Como regra, basta abrir a página principal do BIOS | UEFI e descobrir todas as informações básicas sobre o computador / laptop: modelo do processador, modelo do disco, tapete. placas, quantidade de RAM, temperatura, etc.

Você pode descobrir como entrar no BIOS aqui - //ocomp.info/kak-voyti-v-bios.html

Utilitário ASUS UEFI Bios

Da Intel, AMD

Existem ofertas especiais de fabricantes de processadores (Intel, AMD). utilitários para monitorar o estado da CPU.

  1. Para Intel, pode ser Intel® Desktop Utilities ou Intel® Extreme Tuning Utility (link para a página oficial),
  2. Para AMD, por exemplo, AMD System Monitor ou AMD PRO Control Center (link para a página oficial).

Utilitários de desktop Intel® - Visualização de temperaturas (como exemplo)

Para placa gráfica

GPU Temp

Site: //www.gputemp.com/

GPU Temp: leituras de temperatura atuais

Um utilitário muito simples para monitorar a temperatura de uma placa de vídeo. Permite monitorar a temperatura em jogos, durante overclocking, buscando motivos de trabalho instável, etc.

O programa é gratuito, funciona em todos os sistemas populares do Windows XP, 7, 8, 10 (32 | 64 bits).

GPU-Z

Site: //www.techpowerup.com/gpuz/

GPU-Z - Informações da placa gráfica

Um dos utilitários mais informativos para determinar as características das placas de vídeo. Suporta placas de vídeo NVIDIA, AMD, ATI e Intel (os modelos mais recentes e os lançados há mais de 10 anos). Demonstra o modelo do adaptador, os parâmetros atuais da placa de vídeo (memória, carga, temperatura, etc.).

O utilitário não requer instalação, suporta Windows XP, Vista, 7, 8, 10.

Para disco (HDD, SSD)

HDDLife

Local na rede Internet: //hddlife.ru/

HDDLife - janela principal do programa

Um excelente utilitário que monitora o status dos discos no sistema (há suporte para discos rígidos (HDD) e unidades de estado sólido (SSD)). O programa monitora a "saúde" do disco e será capaz de avisá-lo a tempo de que o disco pode ficar inutilizável em breve.

Gostaria de destacar mais uma função interessante: HDDLife permite ajustar o nível de ruído da operação do disco (útil para quem clica no disco durante a operação ...).

CrystalDiskInfo

Site: //crystalmark.info/en/

Detecção automática do status do disco

Utilitário gratuito de um desenvolvedor japonês (código aberto). Permite obter informações detalhadas sobre o estado do disco rígido, consulte as leituras de S.M.A.R.T. (nota: autodiagnóstico do disco), monitore a temperatura.

A propósito, o utilitário dá automaticamente um veredicto ao disco, por exemplo, na imagem acima, "Bom" significa que tudo está em ordem. Se algo estiver errado, um dos "círculos" no programa ficará vermelho (exemplo abaixo).

O disco tem um problema (estado RUIM)

HD Tune

Site: //www.hdtune.com/

HD Tune é um utilitário multifuncional de gerenciamento de disco

Programa multifuncional para teste de desempenho e diagnóstico de discos (HDD, SSD, pen drives, etc.). Uma grande variedade de interfaces são suportadas: SCSI, SATA ou IDE.

Além disso, o programa possui em seu arsenal monitores (temperatura, carga de disco, etc.). Existe a possibilidade de definir o modo AAM (afeta o nível de ruído do disco durante a operação do HDD).

Hard Disk Sentinel

Site: //www.hdsentinel.com/

Hard Disk Sentinel - monitoramento de integridade de HDD

Hard Disk Sentinel é um utilitário multifuncional para diagnosticar e monitorar o status dos discos no sistema.

Características principais: controle de temperatura (em tempo real: se algo estiver errado, o programa irá notificá-lo a tempo), visualização de atributos S.M.A.R.T., manutenção de gráficos e logs, cópia automatizada de dados, teste de HDD, suporte de tecla de atalho, proteção por senha.

*

Complementos são bem-vindos.

Boa sorte!