Interessante

Como instalar um segundo Windows no disco sem perda de dados

Bom tempo!

Em alguns casos, o Windows sozinho pode não ser suficiente. Por exemplo, você baixou um jogo relativamente antigo e ele não funciona no Windows 10 moderno (e funciona no Windows 8/7).

A propósito, também deve ser observado que no Windows 10, a mudança de uma placa de vídeo integrada para uma discreta nem sempre ocorre corretamente (e alguns jogos, em princípio, não podem ser feitos para funcionar em uma placa discreta sem iniciá-los de outro sistema operacional).

No entanto, o segundo SO pode ser apenas sobressalente, a fim de economizar células nervosas e TEMPO quando o principal se recusar a inicializar 👌 (por exemplo, se os arquivos de inicialização estiverem danificados, erros, drivers instalados incorretamente, etc.).

A seguir, com meu pequeno exemplo, vou mostrar como instalar um segundo sistema operacional Windows (além do Windows 10 principal, o Windows 8.1 estará pré-instalado - claro, tudo isso acontece sem perder dados, e você pode trabalhar com qualquer dos sistemas!).

*

Instalando um segundo sistema operacional Windows

PASSO 1: preparando a partição para o novo sistema operacional

E então, em primeiro lugar, você precisa criar outra partição no disco atual para o segundo sistema operacional Windows (se você tiver dois discos, pode pular esta etapa). É muito fácil fazer isso usando (Gerenciamento de disco (este software é integrado ao Windows).

Observação:

1) Para abrir o gerenciamento de disco - pressione Win + R e, na janela que aparecer, digite o comando diskmgmt.msc

2) Se o seu sistema operacional Windows atual não inicializar, você pode iniciar o Gerenciamento de disco usando o LiveCD.

Gerenciamento de Disco

Em seguida, precisamos "tirar" algum espaço livre de algum disco para outra partição. No meu exemplo abaixo, irei "tirar" algum espaço do disco no qual o sistema operacional Windows atual está instalado:

  • Para fazer isso, clique com o botão direito na partição do disco e, no menu que aparece, selecione "Diminuir volume" (veja o exemplo abaixo).

Diminuir volume

Depois de especificar o tamanho da partição em MB - normalmente, pelo menos 30 GB devem ser alocados para o segundo sistema operacional (cerca de 30.000 MB)!

Um ponto importante!

Os dados do disco (arquivos, diretórios, etc.) não são excluídos durante esta operação e não desaparecem em nenhum lugar. O espaço para a nova seção é "tomado" da livre (desocupada).

Encolher

Após realizar esta operação, você terá outra partição no disco - ela será marcada em preto (uma vez que ainda não foi formatada). Para corrigir isso - clique com o botão direito e selecione no menu "Criar Volume Simples" .

Crie um volume simples

Em seguida, concorde com a formatação (importante: não é formatado todo o disco, mas apenas a nova partição, que ainda temos "vazia").

Formatando um novo volume

A preparação está completa!

Se tudo corresse bem, em "No meu computador" você terá outra partição de disco (veja o exemplo abaixo). Você pode seguir em frente ...

Uma nova seção foi criada

*

ETAPA 2: crie uma unidade USB inicializável, disco

Se você já tem uma unidade flash de instalação (disco), pode pular esta etapa.

Para criar uma unidade flash USB inicializável para Windows 10 - na minha opinião, uma das maneiras mais fáceis seria usar um utilitário da Microsoft (nota: após seguir o link - clique no botão "Baixe a ferramenta agora" ).

Além disso, depois de iniciá-lo, você pode, passo a passo, criar uma unidade USB e apenas uma imagem ISO com o sistema operacional.

O que você quer fazer

Baixe o ISO ou prepare o pen drive imediatamente

Se estamos falando de outros sistemas operacionais Windows (7/8), a criação de uma unidade de instalação se reduz a:

  • pesquise e baixe uma imagem ISO do sistema operacional desejado;
  • sua gravação correta em uma unidade flash USB / disco (tenho instruções inteiras separadas sobre isso).

Configurando WinSetupFromUSB para gravar uma unidade flash UEFI.

*

ETAPA 3: instalando o sistema operacional

Agora vamos reiniciar o computador (laptop) e chamar o menu de inicialização (Menu de inicialização).

Se a unidade de inicialização foi escrita corretamente (e ninguém alterou as configurações do BIOS), você verá um menu no qual será solicitado a inicializar a partir dela (no meu exemplo, é "Disco rígido USB ...").

👉 Socorro!

Como inicializar a partir de um stick USB ou HDD externo - guia do iniciante

Menu de inicialização

Se a sua unidade não for exibida no menu de inicialização, acesse as configurações do BIOS e verifique se a inicialização via USB está habilitada (normalmente, esta opção é chamada de "Inicialização USB", veja o exemplo abaixo).

Se o disco não estiver visível - verifique se a inicialização via USB está habilitada no BIOS

👉 Socorro!

Instruções para trabalhar com BIOS - //ocomp.info/bios/

Não me detenho nas configurações do BIOS no artigo (assumiremos que a inicialização a partir da mídia de instalação foi bem-sucedida e a instalação começou ...).

Inicializar da unidade USB - seleção do sistema operacional

Depois de escolher o seu idioma e concordar com os termos da licença, selecione "Instalando um sistema operacional para usuários avançados" e, em seguida, especifique o disco que criamos na etapa 1 para instalação.

Nota: algumas das etapas da instalação do sistema operacional foram omitidas. eles não têm valor prático ...

Selecionando um disco para instalar um segundo sistema operacional

Durante a instalação do segundo sistema operacional Windows, o computador será reiniciado várias vezes, você será solicitado a fornecer um nome de usuário, definir as configurações de rede, etc. (dependendo da versão do sistema operacional que você está instalando).

Personalização - personalização do sistema operacional durante a instalação

Quando o Windows é instalado, "No meu computador" você poderá ver todas as partições do seu disco (incluindo aquela em que o sistema operacional principal está instalado). Em geral, a tarefa está concluída ...

SO instalado

*

PASSO 4: configuração de inicialização (seleção de sistema operacional padrão)

Quando você tem 2 (ou mais) sistemas operacionais Windows instalados em seu computador (laptop) - toda vez que você liga o dispositivo, aparece um menu pedindo para escolher qual deseja baixar. Veja a imagem abaixo (👇).

Selecione o sistema operacional (como o menu ficará quando você ligar o PC)

Isso está longe de ser sempre conveniente, especialmente porque geralmente um dos sistemas operacionais atua como a Principal e, por padrão, isso é exatamente o que você precisa (e o segundo raramente é usado, como um backup).

Em geral, esse momento pode ser pré-configurado, tornando o ligar o computador mais cômodo e rápido. Para fazer isso, abra propriedades"Meu computador"conforme mostrado no exemplo abaixo.

Propriedades do computador

Em seguida, vá para a guia "Parâmetros avançados do sistema" .

Parâmetros adicionais do sistema

Próxima abertura opções de inicialização e recuperação.

Inicializar e restaurar - opções

Agora você pode especificar qual Windows será carregado por padrão e por quantos segundos o menu com a seleção do sistema operacional será exibido (a propósito, é mais conveniente definir a exibição do menu por 1 ÷ 2 segundos - isso é o suficiente para uma escolha e, ao mesmo tempo, não retardará o PC de inclusão).

Sistema inicializável por padrão

*

Isso é tudo por agora neste tópico ...

Complementos são bem-vindos (obrigado antecipadamente!).

Boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 11/07/2019

Correção: 11/06/2020