Interessante

Como remover vírus de seu computador se o antivírus não os detecta

Saudações a todos!

Quero começar este artigo com uma verdade simples: "Se o antivírus não encontrar um único vírus, isso não significa que ele não esteja no seu PC!"

Na verdade, muitas vezes acontece a seguinte imagem: ao usar navegadores da web (Firefox, Chrome, Opera, etc.), vários anúncios aparecem (onde nunca antes), abas abertas, banners podem aparecer na área de trabalho (conteúdo nada desagradável , por exemplo, quem pede para enviar uma mensagem SMS), o computador pode ficar lento e congelar, etc.

Todos esses fatores (especialmente no agregado) indicam que você possui software indesejado em seu computador (vírus, scripts de anúncios, cavalos de Tróia, etc.).

Além disso, um antivírus comum, mesmo após uma verificação completa do computador, costuma escrever que tudo está em ordem, nenhum vírus foi encontrado. E neste momento há a sensação de que algo está errado aqui: o computador está se comportando de forma estranha, mas o antivírus está inativo ...

Na verdade, neste artigo, quero recomendar uma pequena receita de limpeza apenas para os casos em que não está totalmente claro como retornar o computador à operação normal (quando ao que tudo indica o computador está infectado com um vírus, mas o antivírus usual não vê-los ...).

👉 Socorro! 

Apesar do que escrevi acima, ainda recomendo ter um dos antivírus modernos (ele o protegerá de centenas de outras ameaças). O melhor deles é dado nesta coleção ->

Removendo malware invisível

(limpar o Windows de vírus clássicos, barras de ferramentas, adware, etc.)

"Primeiros socorros:

  1. Não envie SMS, pois alguns banners que aparecem na área de trabalho exigem. O seu computador, muito provavelmente, não será "curado" desta infecção, e você pode perder dinheiro ...
  2. Instale um antivírus moderno (o link para os melhores produtos é fornecido acima). Observe que alguns tipos de vírus bloqueiam o acesso a sites de softwares antivírus conhecidos (em caso afirmativo, tente baixar produtos semelhantes de outros sites de software);
  3. Faça uma cópia de segurança de todos os dados importantes de uma só vez, e de preferência em mídia removível (para o futuro: é aconselhável fazer isso com antecedência);
  4. Se o vírus bloqueou o acesso à área de trabalho (bloqueou todas as ferramentas com seus banners) - tente inicializar o Windows em modo de segurança... Como último recurso, use Disco LiveCD.

PASSO 1: verifique o sistema usando o antivírus "online"

Muitos desenvolvedores de software antivírus famosos lançaram recentemente versões online de seus produtos. O princípio de trabalhar com eles é bastante simples: baixando um arquivo "relativamente" pequeno para si mesmo e executando-o, ele fará uma varredura automática em seu sistema em busca de vírus.

Além disso, tais produtos não entram em conflito com o antivírus instalado no sistema, funcionam em todas as versões modernas do Windows, não requerem instalação e possuem sempre uma base de dados antivírus atualizada.

A captura de tela abaixo mostra o processo de varredura de um PC usando o ESET Online Scaner (link para o software - //ocomp.info/onlayn-antivirusyi.html#ESETs_Free_Online_Scanner)

Operação do scanner ESET's Free Online Scanner

A próxima tela mostra o trabalho do utilitário de cura da F-Secure - //ocomp.info/onlayn-antivirusyi.html#F-Secure_Online_Scanner

F-Secure - Nenhum item malicioso encontrado

O utilitário Dr.Web CureIt! Também é popular em nosso país! (link direto: //free.drweb.ru/). O arquivo de inicialização, no entanto, é um pouco maior do que os dois primeiros (cerca de 200 MB).

Dr.Web CureIt - 1 ameaça detectada

Em geral, não importa qual produto você escolha, eu recomendo que você direcione seu sistema completamente para eles. Freqüentemente, é possível encontrar dezenas de ameaças que o antivírus instalado não percebeu ...

ETAPA 2: remova complementos de anúncios usando AdwCleaner

Posso dizer que, recentemente, não os vírus clássicos, mas o adware e os cavalos de Tróia tornaram-se muito mais comuns. Embutidos nos aplicativos mais populares (navegadores, por exemplo), muitas vezes interferem no trabalho normal, simplesmente distraindo pela obsessão, ou mesmo bloqueando as opções necessárias.

Além disso, livrar-se desse adware (em muitos casos) é mais difícil do que livrar-se de vírus clássicos. Como regra, um antivírus normal não encontra nada suspeito e informa que está tudo bem com você ...

A questão é que eles parecem estar "embutidos" no navegador (por exemplo, sob o disfarce de um plug-in ou algum tipo de complemento), às vezes eles adicionam as linhas necessárias ao atalho do navegador, altere o arquivo HOSTS etc.

Felizmente, existem programas para limpar o Windows desses scripts maliciosos e vou recomendar um deles a seguir. Ele funciona em paralelo com o seu antivírus (ou seja, você não precisa removê-lo) e é capaz de eliminar a maior parte dos problemas.

Um dwCleaner

Site: //toolslib.net/downloads/viewdownload/1-adwcleaner/

Um dos melhores (na minha opinião) programas para remover todos os tipos de adware do seu computador: barras de ferramentas, complementos do navegador, scripts, adware, software potencialmente indesejado, etc. Aliás, é ela quem vê todos aqueles vírus contra os quais o antivírus usual é impotente.

O que mais me agrada é que o programa é gratuito, com uma interface simples e muito clara, onde não há nada de supérfluo.

Eu acho que a convenci a tentar ...

Depois de lançar AdwCleaner, para começar a escanear seu computador, você precisa clicar em apenas um botão "Scan Now" (ou "Scan", dependendo da tradução). Veja a imagem abaixo.

AdwCleaner: janela principal (botão para iniciar a digitalização "Scan Now")

O tempo que leva para fazer a varredura do Windows em um computador "médio" pelos padrões atuais é de apenas 3-5 minutos. (ou ainda mais rápido). Todos os softwares potencialmente indesejados encontrados durante a verificação serão automaticamente removidos e isolados (ou seja, você não precisa saber absolutamente nada do usuário; na verdade, é disso que eu gosto).

Observação!

Depois de verificar o seu computador, ele será reiniciado automaticamente. Depois que o Windows for inicializado, você verá um relatório de verificação.

Antes de iniciar uma verificação do sistema - recomendo que você feche todos os outros aplicativos e salve todos os documentos abertos.

ETAPA 3: verifique com Malwarebytes Anti-Malware

Dentro da estrutura deste artigo, não posso deixar de recomendar outro grande utilitário - Malwarebytes Anti-Malware (a propósito, o AdwCleaner foi integrado a ele há relativamente pouco tempo, o que eu recomendei logo acima).

Malwarebytes Anti-Malware

Site oficial: //ru.malwarebytes.com/

Malwarebytes Anti-Malware / Logo

Outro ótimo programa para combater vírus, worms, trojans, spyware, etc. O Malwarebytes Anti-Malware complementa de alguma forma os recursos do programa anterior - ele implementa um algoritmo "camaleão" especial, que permite sua execução mesmo quando o vírus bloqueia a inicialização de qualquer outro programa antivírus!

Características do programa:

  • - verificação de todos os discos do sistema;
  • - atualizar o banco de dados diariamente (para neutralizar até mesmo os vírus emergentes);
  • - análise heurística (permite detectar um grande número de arquivos maliciosos que ainda não estão no banco de dados);
  • - todos os arquivos isolados são movidos para a quarentena (se o programa cometer um erro, você pode restaurar qualquer um deles);
  • - uma lista de exclusões de arquivos (que não precisam ser verificados);
  • - graças à tecnologia Chameleon, o programa pode ser iniciado mesmo quando todos os programas semelhantes são bloqueados por um vírus;
  • - Suporte ao idioma russo;
  • - suporte para todos os sistemas operacionais populares do Windows: Vista, 7, 8, 10.

Para iniciar a verificação do sistema Windows - execute o Malwarebytes Anti-Malware, abra a seção "Verificar" (ou "Verificar") e clique no botão na parte inferior da tela - "Verificar agora" (ou "Iniciar verificação" se tiver um Versão russa, veja a tela abaixo).

Verificação completa do sistema com Malwarebytes Anti-Malware

A propósito, por experiência própria, posso dizer que o Malwarebytes Anti-Malware faz um excelente trabalho. Depois de escanear e limpar, a maior parte do software lixo será neutralizada e removida. Em geral, eu recomendo!

Também recomendo que você leia o artigo sobre como remover vírus de seu navegador (link abaixo).

Como remover vírus do navegador - em 5 etapas! - //ocomp.info/kak-udalit-virus-iz-brauzera.html

PASSO 4: restaure as configurações do sistema

Depois que seu computador (laptop) for verificado (e tornado inofensivo ) com os utilitários anteriores, recomendo executá-lo com outro programa interessante e útil - AVZ... Já o recomendei várias vezes nas páginas do blog, agora vou recomendar três passos que devem ser seguidos nele para eliminar os problemas (se ainda persistem) ...

AVZ, aliás, permite que você restaure algumas configurações do sistema Windows, acesso a despachantes e outros momentos (que podem ser corrompidos por vírus durante a infecção).

A VZ

Desenvolvedor: //www.z-oleg.com/secur/avz/download.php

Este utilitário antivírus foi projetado para remover vários softwares mal-intencionados (alguns dos quais, aliás, não podem ser vistos ou detectados por um antivírus comum). Por exemplo, como:

  • Cavalos de Tróia;
  • Complementos e barras de ferramentas em um navegador da web;
  • Módulos SpyWare e AdWare;
  • Módulos BackDoor;
  • Worms de rede, etc.

O que mais é cativante sobre isso: para começar e verificar o sistema Windows, você só precisa baixar o arquivo ZIP com o programa, extraí-lo e executá-lo (ou seja, nada precisa ser instalado, configurado, etc.). Vou analisar as três etapas abaixo no artigo, que recomendo fazer nele ...

Como verificar um computador em AVZ em busca de vírus

Depois de iniciar o programa, selecione a unidade do sistema (pelo menos ela, de preferência todas). Normalmente está sempre marcado com um ícone distinto .

Depois disso, no lado direito da tela, clique no botão "Iniciar" para iniciar a verificação (aliás, acima do botão "Iniciar", você pode escolher imediatamente o que fazer com o malware, por exemplo, excluir ).

Comece a verificar no AVZ | Clicável

Como regra, a verificação de vírus no disco do sistema com o Windows é bastante rápida (5 a 10 minutos). A propósito, eu recomendo que antes de tal verificação, por um tempo, desligue seu antivírus principal (isso irá acelerar um pouco a verificação).

Como fechar buracos nas configurações do Windows

(o que pode levar à infecção do PC)

Não é segredo que o Windows possui algumas configurações que não atendem aos requisitos de segurança ideais. Por exemplo, entre outros, inicialização automática de discos inseridos e drives flash. E, claro, alguns tipos de vírus tiram vantagem disso ...

Para excluir essas configurações e fechar esses buracos, no AVZ, basta abrir o menu "Arquivo / Solucionador de problemas" (veja a imagem abaixo).

Arquivo - Assistente de solução de problemas (em AVZ)

Em seguida, selecione a categoria do problema (por exemplo, "Problemas do sistema"), o nível de gravidade (recomendo escolher "Problemas de gravidade moderada") e inicie a digitalização.

Assistente de localização de problemas

Após a digitalização, você receberá um relatório com os parâmetros que deseja alterar. Eu recomendo marcar todas as linhas e clicar em "Corrigir" (aliás, AVZ otimiza independentemente aqueles parâmetros que, em sua opinião, não correspondem à segurança - portanto, nenhum trabalho manual!) .

Como restaurar as configurações do sistema no Windows

(que foram modificados por malware)

Depois que um computador é infectado por vírus, adware, etc., muitos parâmetros e configurações do sistema no Windows são alterados. Por exemplo, você pode ter alguns sites bloqueados para visualização, é possível que haja uma proibição de abrir o editor de registro, as configurações do Internet Explorer foram alteradas, etc.

Para trazer tudo isso de volta ao normal, o utilitário AVZ tem uma guia especial para restaurar todos os parâmetros mais básicos. Para abri-lo, clique em: "Arquivo / Restauração do Sistema" (como na imagem abaixo).

Restauração do sistema (em AVZ)

A seguir, será apresentada uma lista do que pode ser restaurado: basta marcar as caixas que você precisa (você pode, a propósito, marcar tudo) e pressione o botão "Executar operações marcadas".

Restaurar configurações do sistema (AVZ)

Via de regra, após a recuperação realizada, o computador começa a funcionar normalmente.

Se tudo isso não funcionar, dê uma olhada em mais algumas dicas na etapa 5 ...

PASSO 5: mais algumas dicas se as anteriores não ajudaram

1. Faça a varredura do sistema em modo de segurança

Em alguns casos, não é realista limpar o seu computador de vírus sem o Modo de Segurança! O fato é que no modo de segurança o Windows carrega o conjunto mínimo de software, sem o qual sua operação é impossível (ou seja, muitos softwares indesejados simplesmente não funcionam neste modo!).

Assim, muito do que não pode ser removido normalmente pode ser facilmente removido de forma segura.

Se você não conseguir executar os utilitários que eu recomendei acima, tente executá-los no Modo de segurança. É bem possível que eles não apenas se abram, mas também encontrem tudo o que está "escondido" deles ...

Para entrar no modo de segurança - quando o computador inicializar, pressione o botão várias vezes F8 - no menu correspondente que aparece, selecione este modo.

Instruções! Como entrar no modo de segurança || Windows 7 ÷ 10 - //ocomp.info/kak-zayti-v-bez-rezh-windows.html

2. Recuperação do sistema

Se você tiver um ponto de verificação de restauração criado antes que vírus e adware infectassem seu computador, é bem possível que, revertendo para ele, você corrija a situação ...

Ajudar! Para não me repetir aqui, recomendo que você leia meu artigo sobre Restauração do sistema: //ocomp.info/vosstanovlenie-windows-10.html

3. Reinstale o Windows

Em geral, não sou um defensor de reinstalar o sistema a cada "espirro". Mas, em alguns casos, é muito mais fácil e rápido reinstalar o sistema do que sofrer com malware.

Instruções! Instalando o Windows 10 de uma unidade flash USB (todas as etapas em etapas) - //ocomp.info/ustanovka-windows-10.html

*

Isso conclui o artigo.

Para acréscimos sobre o tema - um grande merci com antecedência.

Boa sorte!

Publicado pela primeira vez: 23/10/2016

Artigo revisado: 22/01/2019

Copyright bahnfilme.com 2021