Interessante

Quanta eletricidade um laptop consome (em kWh / hora e em rublos / mês)

Dia bom!

Não faz muito tempo, me fizeram uma pergunta bastante interessante sobre Consumo de energia laptop (consome mais do que uma lâmpada incandescente convencional). Para ser sincero, nunca comparei ...

Em geral, há uma diferença entre um laptop e um laptop: uma coisa é compará-lo com um ultra-faia, e outra bem diferente - com uma "besta" de jogos. A diferença será muito grande ... 👌

Em geral, neste artigo, decidi fazer pequenos cálculos sobre o consumo de energia de um laptop: mostrarei tanto em kW / h (aprox.: Kilowatt por hora) e em rublos (calcularei quanto pagamos por um laptop por mês. A propósito, muitos serão capazes de fazer esses cálculos de forma independente para o seu dispositivo).

Acho que muitos se interessarão por isso (ultimamente, o tema energia, Eco, etc. está mais popular do que nunca).

E então, indo direto ao ponto ...

Caricatura de Eugene Cran

*

Cálculos aproximados de consumo de eletricidade

👉 1) Determine as tensões de saída

Leve sua fonte de alimentação (carregador) para o seu laptop e inspecione-o com cuidado: ele deve ter um pequeno adesivo (99,99% dos dispositivos têm!).

Este adesivo deve indicar os principais parâmetros: modelo, tensões de entrada e saída, fabricante, etc.

Nós estamos interessados ​​em voltagem de saída (se houver texto em inglês no adesivo - procure por "Saída"). No meu exemplo abaixo - esses parâmetros são "19V === 6.15A".

Adesivo de fonte de alimentação de laptop (adaptador típico de laptop)

*

👉 2) Calculamos o máximo de eletricidade consumida por hora

Agora você precisa fazer um cálculo simples: 19 V * 6,15 A = 116,85 (W / hora).

Mas, em geral, a maioria de nós está acostumada a contar eletricidade em kW (e no recibo de habitação e serviços comunitários, está indicado exatamente). Portanto, para converter o valor resultante em kW, basta dividi-lo por 1000.

116,85 W / h: 1000 ≈ 0,117 kW / h.

*

👉 3) Calculamos quanto pagamos em rublos ...

Tudo depende de quanto custa a eletricidade em sua área. Para simplificar os cálculos, tomarei uma cifra de 5 rublos. por 1 kW (isto é até ligeiramente superior à média do nosso país).

Assim, acontece:0,117 kW / hora * 5 rublos / kW = 0,585 rublos / hora.

Aqueles. o custo máximo de uma hora de trabalho para um laptop com tal fonte de alimentação será de cerca de 0,585 rublos. Se é muito ou pouco, cada um vai decidir por si ...

Na verdade, agora, para determinar quanto você paga pelo trabalho dele por mês, basta multiplicar o número resultante pelo número de horas que você passa em seu laptop.

Por exemplo, se você trabalha em média com um laptop 3 horas por dia, temos a seguinte imagem:

3 horas * 30 dias * 0,585 rublos / hora ≈ 52,65 rublos (por mês)

*

👉 4) Sobre erros e aspectos importantes

Agora quero fazer uma pequena digressão ...

A questão é que nossa conta exemplar , e eles são calculados para a carga máxima do dispositivo.

Mas para a maioria dos usuários, o laptop não é carregado 90-100% o tempo todo para "comer" a quantidade máxima de energia, o que significa que o consumo de energia será menor (para uma medição precisa de cada watt, você precisará de dispositivos, e eu acho que a maior parte disso não é necessário e não é interessante).

Assim, como todos provavelmente já adivinharam, todos os jogos que são lançados, editores "pesados", conversores, etc. - aumenta a carga do laptop e, portanto, aumenta o consumo de energia.

*

👉 5) Para reduzir o consumo de eletricidade, você pode:

  1. otimizar o Windows, desabilitar (desinstalar) todos os programas raramente usados;
  2. tente carregar menos o laptop com aplicativos que consomem muitos recursos;
  3. colocar laptop em modo reduzido consumo de energia (esta função está disponível nas configurações de energia). Você pode simplesmente clicar no ícone da bateria na bandeja: em muitos dispositivos, uma janela aparecerá para ajustar o consumo de energia.

    Equilibrando desempenho e consumo de energia

  4. Preste atenção ao brilho da tela: brilho em excesso não só aumenta o consumo de energia, mas também é prejudicial aos olhos (no entanto, também é prejudicial e muito baixo). Portanto, é importante encontrar um equilíbrio aqui.

*

PS

A propósito, um laptop desligado, mas conectado a uma tomada elétrica, ainda consome energia! É verdade, muito pouco, apenas cerca de 3-5 W / h. Por um mês, isso equivale a cerca de 3 kW (ou cerca de 15 rublos). Essa é a aritmética divertida ...

👉 Para resumir!

Um laptop "médio" típico consome energia comparável a uma lâmpada incandescente convencional (ou seja, cerca de 60-100 watts).

*

Isso é tudo por agora ... Complementos são bem-vindos!

Boa sorte a todos!

👋

Publicado pela primeira vez: 23/05/2018

Correção: 13/09/2020