Interessante

Como instalar drivers em um computador, laptop

Bom dia a todos!

A primeira coisa que você tem que fazer depois de instalar o Windows ou conectar um novo hardware é encontrar e instalar drivers ...

Claro, já o mesmo Windows 10 instala muitos drivers automaticamente ao instalar o SO, mas mesmo assim você ainda tem que atualizá-los manualmente (já que todos esses drivers "universais" não permitem que você acesse funções importantes, por exemplo, você não pode " sutilmente "personalizar som ou gráficos).

Claro, sempre há muitas perguntas sobre pesquisa e instalação (e configurações). Neste artigo, quero abordar várias maneiras de localizar e instalar drivers em várias situações: quando não há Internet, quando você não conhece o fabricante do equipamento, como instalar um driver que não possui um instalador, etc.

*

👉 Observação!

Eu recomendo que você leia a revisão dos 5 melhores programas para atualização automática de driver no Windows 10 (também relevante para Windows 7, 8)

*

Métodos de instalação de driver

Método número 1: instalação automática

prós : rápido e fácil (basta pressionar 1 botão); os drivers são encontrados automaticamente sem a sua participação; o driver será instalado com a versão mais recente (atual).

Minuses : É necessária uma conexão com a Internet (em alguns casos, se não houver driver para a placa de rede e, portanto, não houver Internet, o método não funcionará); nem sempre é recomendável instalar a versão mais recente do driver (por exemplo, nem sempre vale a pena atualizar o driver de uma placa de vídeo para a versão mais recente).

Programas recomendados : Driver Booster, Driver Genius, SlimDrivers.

👉 Links para descrições e downloads de programas são fornecidos neste artigo

Na minha opinião pessoal, este método é um dos mais simples e rápidos (quase sempre o recomendo ☝). Basta que o usuário instale um dos utilitários para localizar e atualizar os drivers, inicie-o e analise o sistema.

Em seguida, selecione quais drivers atualizar e clique no botão Iniciar. Ela fará o resto automaticamente!

Se tocarmos no programa 👉 Driver Booster, então, além dos próprios drivers, ele também atualizará vários componentes necessários para o funcionamento normal dos jogos e alguns aplicativos.

Além disso, fará um backup dos drivers e do sistema, para que em caso de trabalho instável, sempre seja possível reverter tudo (a tela de trabalho é apresentada abaixo).

Atualização de bibliotecas de sistema / impulsionador de driver

*

Método número 2: método manual (de fontes oficiais)

prós : drivers oficiais do fabricante oficial (como regra, é possível evitar problemas de compatibilidade e conflitos).

Minuses : levará algum tempo para instalar cada driver (e pesquisar).

1) Drivers para CD / DVD, HDD

Em primeiro lugar, quase sempre, em 99% dos casos, ao comprar um laptop ou computador, ou um CD / DVD com todos os drivers necessários está incluído no kit, ou esses drivers são baixados para o disco rígido (em uma pasta separada, ou até mesmo uma seção inteira).

Em geral, provavelmente não há motivo para comentar sobre qualquer outra coisa aqui. Vá para a pasta com os drivers no disco e instale-os um por um. Por exemplo, no meu laptop de trabalho havia uma seção inteira com software e drivers para ele (quase 17 GB, tela abaixo).

Esta seção contém uma pasta inteira com tudo que você precisa. A instalação é padrão, como se você estivesse instalando qualquer outro programa. Em geral, uma imagem semelhante em qualquer laptop moderno, PC.

Driver de áudio

2) Determinar o modelo do dispositivo e baixar o driver do site oficial

Se você não tiver drivers no disco, poderá primeiro determinar o modelo do seu dispositivo (por exemplo, modelo de laptop, placa de vídeo, etc.) e, em seguida, acessar o site oficial do fabricante e baixar os drivers necessários.

Para determinar o modelo e as características do seu computador, recomendo o uso de utilitários especiais: Aida, Speccy, etc.(link para o artigo de destaque abaixo).

👉 Ajudar!

Utilitários para determinar as características do seu computador

AIDA64 - um exemplo de determinação do modelo de laptop (seção Computador / Resumo de informações

Tendo determinado o tipo de dispositivo que você possui, é fácil ir ao site oficial e fazer o download de tudo o que é necessário para ele (acho que nenhum comentário é necessário aqui).

Se o seu dispositivo for muito raro e você não conseguir encontrar o site oficial (isso acontece com alguns fabricantes chineses), use o método número 5 neste artigo (veja abaixo).

👉 Materiais de suporte:

1) Como descobrir o modelo do laptop: onde ver a modificação exata

2) Como descobrir o modelo da placa-mãe de um computador, laptop

3) Como descobrir qual placa de vídeo eu possuo: determinando o modelo para encontrar drivers

*

Método número 3: sem a Internet (pacote de driver)

Se após a atualização (reinstalação do Windows) você não tiver Internet (por exemplo, por falta de driver para placa de rede), não poderá prescindir da ajuda de um vizinho / amigo ou da Internet de um smartphone. .

A essência do método é que existem certas coleções de drivers, de 10 a 12 GB de tamanho (um pacote completo, que é o motivo pelo qual o pacote de drivers é chamado), após o download, você pode gravá-los em uma unidade flash USB, e, em seguida, instale-os em computadores onde não haja Internet (se apenas as portas USB funcionassem, caso contrário, haverá um problema ao conectar a unidade flash).

Recomendado coleções: DriverPack Solution, Snappy Driver Installer. Eles podem ser encontrados aqui

Nota: a propósito, DriverPack Solution é distribuído na forma de uma imagem ISO, e você ainda precisa abri-la (por exemplo, o programa UltraISO será útil). O Snappy Driver Installer é distribuído como um grande arquivo com um instalador, basta executá-lo.

Solução DriverPack - Exemplo de atualização de driver

👉 Importante!

Se acontecer de depois de reinstalar o Windows suas portas USB e placa de rede não funcionarem, você poderá:

1) gravar os drivers em um disco de CD / DVD;

2) conecte o disco rígido a outro computador e grave os drivers nele (um exemplo de conexão de um disco rígido de um laptop a um PC).

*

Método número 4: de uma pasta ou disco (se não houver instalador)

Às vezes, o driver vem sem um instalador (apenas uma pasta), que contém vários arquivos. Muitos usuários novatos ficam confusos com isso (especialmente frequentemente você se depara com isso ao trabalhar com equipamentos antigos) ...

Para instalar esse driver, primeiro execute gerenciador de Dispositivos: pressione a combinação de teclas Win + R, e digite o comandodevmgmt.msc, pressione Enter.

Iniciando o Gerenciador de Dispositivos - devmgmt.msc

No Gerenciador de Dispositivos, expanda a guia "Outros dispositivos" e selecione o dispositivo para o qual deseja instalar o driver (pode estar localizado em uma seção diferente). Em seguida, clique com o botão direito nele e selecione no menu "Atualizar drivers ..." .

Atualizar drivers | Gerenciador de Dispositivos

A seguir, selecione uma opção "Pesquisar drivers neste computador" .

Pesquisar manualmente

Na próxima etapa, especifique a pasta com os drivers e clique em "Avançar" ... Se eles estiverem nesta pasta, o Windows oferecerá a você para instalá-los. Na verdade, isso é tudo (nada complicado ...).

Nós indicamos nossa pasta

*

Método número 5: pesquise e instale um driver raro (hardware desconhecido)

Acontece que os programas de atualização automática de driver não conseguem encontrar um driver específico para algum hardware. Você também não consegue encontrar nada manualmente, e o disco "nativo" que acompanha o kit está perdido há muito tempo ... O que fazer neste caso?

Uma situação semelhante aconteceu com um de meus conhecidos com um scanner de fabricação chinesa. Tive que mexer e baixar o driver de um fórum chinês (de artesãos locais).

Vou te dizer a sequência do que precisa ser feito:

1) primeiro vá para 👉gerenciador de Dispositivos;

2) em seguida, selecione e abra propriedades o dispositivo para o qual você deseja encontrar o driver (setas 1 na imagem abaixo).

2.1) Quando as propriedades estiverem abertas, abra a guia "Inteligência" e selecione a propriedade "ID do equipamento" .

2.2) Último ponto: copie a linha que contém o VID, PID e outras designações numéricas, como no exemplo abaixo (cada equipamento terá sua própria linha, pela qual você pode encontrar algo!).

Pesquisa de driver por identificadores VID e PID

3) Em seguida, cole a linha copiada com os identificadores na caixa de pesquisa do Google (Yandex, Baidu (especialmente se estivermos lidando com equipamentos chineses)) e clique em pesquisar.

Entre os resultados encontrados, quase sempre é possível localizar e baixar drivers (exceção: casos raros com fabricantes "sem nome").

*

PS

Deixe-me dar um conselho a mim mesmo 👌...

Quando todos os drivers estiverem atualizados e tudo estiver funcionando conforme o esperado, faça uma cópia de backup de todos os drivers. Irá ajudá-lo mais de uma vez em várias situações: ao reinstalar o Windows, durante uma infecção de vírus, conflitos de software, etc. Abaixo está um link para meu artigo sobre como fazer isso.

👉 Ajudar!

Criando uma cópia de backup de drivers / backup "lenha" no Windows - instruções para iniciantes.

*

Esperançosamente, as informações fornecidas serão suficientes para resolver os problemas do driver.

Pelas adições, como sempre, grato.

Boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 13.07.2017

Correção: 01/05/2020