Interessante

Como conectar 2 discos a um laptop (HDD + HDD ou HDD + unidade SSD)

Pergunta do usuário

Olá.

Diga-me como você pode conectar outro disco ao laptop (ou é impossível)? Só que meu disco de 500 GB não é mais suficiente, agora estou pensando em aumentar o espaço ...

Svetlana.

Dia bom!

Sim, essas perguntas não são incomuns. Em geral, nos últimos anos, os laptops ganharam grande popularidade e estão substituindo lentamente os PCs comuns. Os laptops têm muitas vantagens, mas a atualização é um negócio complicado. Adicione outro disco ou mude a memória - em alguns casos é completamente impossível ...

É uma pena que o autor da pergunta não tenha descrito mais especificamente a essência do problema. Neste artigo, irei considerar várias maneiras de como você pode conectar outra unidade a um laptop (em alguns casos, você pode se tornar três ao mesmo tempo!). Muitas pessoas conectam outro disco não apenas para aumentar o espaço, mas também para aumentar a velocidade do sistema (eles colocam um drive SSD e transferem o Windows do HDD para ele).

Então...

*

Maneiras de conectar 2 drives a um laptop

Opção número 1: instale o disco no segundo slot do laptop

Alguns laptops têm dois slots para discos rígidos (embora eu queira dizer desde já que a configuração de tais laptops é bastante rara). Basicamente, esses laptops pertencem à categoria de jogos e são bastante caros.

Para descobrir quantos slots você tem, basta olhar para eles. características do laptop (se você não tiver documentos para o dispositivo, você pode procurar na Internet pelo modelo do laptop), ou simplesmente remova a tampa protetora da parte de trás do laptop e procure por você (Importante! Não abra o cobertura se o laptop estiver na garantia - este pode ser o motivo da recusa do serviço de garantia).

Porque a chance de você ter dois slots é pequena, não estou focando nesta opção. Um exemplo desse dispositivo, aliás, está na foto abaixo.

Toshiba Satellite X205-SLi3 - visão interna (2 discos rígidos instalados)

Recomende!

Se você deseja comprar um disco para laptop, mas não sabe por onde parar, recomendo que leia este artigo: //ocomp.info/kak-vyibrat-disk-dlya-noutbuka.html

*

Opção número 2: instale o SSD nas especificações. conector (M.2)

Se você tem um laptop novo e moderno, é possível que tenha um conector M.2 (um conector SSD está presente em muitos produtos novos (geralmente naqueles que são mais caros))). Projetado como um substituto para o mSATA. Permite que você obtenha o máximo desempenho instalando uma unidade SSD.

Para descobrir se você tem esse conector, você pode:

  1. conhecendo o modelo do laptop (como descobrir o modelo), observe sua tecnologia. características (a Internet está cheia de sites com todos os modelos de dispositivos móveis ☺);
  2. você pode simplesmente abrir a tampa traseira do seu laptop e procurar o conector certo com seus próprios olhos.

Laptop conversível Acer Aspire R 13 - há espaço para mais um disco

Importante!

A propósito, este conector M.2 é bastante "complicado" (até mesmo muitos usuários experientes ficam confusos) ... A questão é que ele tem algumas variedades.

Portanto, mesmo se você tiver um conector semelhante, antes de solicitar um novo disco, verifique este artigo: //ocomp.info/ssd-m2-kak-vyibrat-nakopitel.html

*

Opção número 3: conecte o HDD / SSD externo à porta USB

Um disco rígido externo pode expandir significativamente o espaço. Parece uma pequena caixa, do tamanho de um telefone normal. Conecta-se a uma porta USB normal. Tal disco, em média hoje, é capaz de acomodar cerca de 1000-4000 GB (ou seja, 1-4 TB).

Se você está considerando modelos com fonte de alimentação adicional (o adaptador geralmente vem com alguns discos), a capacidade pode chegar a até 8 TB! Acho que com o tempo será ainda maior.

👉 Nota!

1) Você pode comprar discos rígidos externos mais baratos do que em uma loja normal no AliExpress.

2) Como escolher um disco rígido externo (HDD) - 7 pontos importantes

Disco rígido externo

Existem algumas desvantagens nesta versão: fios extras na mesa, menor velocidade de interação com o disco (se o HDD for em média até 60 MB / s via USB 3.0) e inconveniência ao transportar um laptop (uma coisa é pegue um laptop com uma das mãos e a outra é bagunçar adicionalmente o drive externo ...).

É verdade que existem vantagens inegáveis: esse disco pode ser conectado a qualquer laptop ou PC, pode ser usado para transferir informações de um PC para outro (não vai ocupar muito espaço no bolso), você pode comprar vários desses discos e use-os um por um.

*

Opção nº 4: instalar outro disco em vez da unidade de CD / DVD

Bem, a opção mais popular é remover a unidade de CD / DVD do laptop (disponível na maioria dos modelos) e, em vez disso, inserir um adaptador especial (alguns chamam de "bolso") com outro disco (HDD ou SSD). Vou pintar essa opção com mais detalhes ...

Qual adaptador você precisa? Nós decidimos ...

Primeiro você precisa encontrar e escolher este adaptador corretamente. Em nossas lojas de informática comuns, é raro (você precisa fazer o pedido em alguma loja online chinesa, 👉 por exemplo, no AliExpress.

Nota: em inglês, esse adaptador é denominado "caddy para laptop" (é assim que você insere uma consulta na barra de pesquisa das lojas).

Adaptador universal para instalar um segundo disco em um laptop em vez de uma unidade de CD-ROM (2nd HDD Caddy 12,7 mm 2,5 SATA 3.0)

Existem 2 pontos importantes:

  • os adaptadores têm espessuras diferentes! Na verdade, assim como discos e unidades de CD / DVD. Os mais comuns são 12,7 mm e 9,5 mm. Aqueles. antes de comprar um adaptador - você precisa medir a espessura da unidade de CD / DVD (o melhor de tudo com um par de compassos, na pior das hipóteses com uma régua)!
  • os discos e a unidade de CD / DVD podem vir com portas diferentes (SATA, IDE). Aqueles. é necessário, novamente, dar uma olhada na unidade de CD / DVD instalada. Na maioria das vezes, os laptops modernos possuem unidades que suportam SATA (eles também são mais populares nas lojas chinesas).

Medindo a espessura da unidade de CD

Como remover uma unidade de CD / DVD de um laptop

Em geral, é claro, muito depende do design do seu laptop. O caso mais comum: há uma capa protetora especial na parte traseira do laptop, removendo a qual você pode ver o parafuso de fixação que fixa o drive no slot do laptop. Conseqüentemente, desparafusando este parafuso, você pode remover a unidade livremente.

Alguns modelos de laptop não têm capa protetora - e para chegar ao seu interior, você precisa desmontar completamente o dispositivo.

Nota: antes de retirar a tampa protetora (e mesmo, realizar qualquer manipulação com o laptop), desconecte-a e remova a bateria.

Como remover uma unidade de CD de um laptop

Na maioria das vezes, a unidade é fixada com um parafuso (veja a foto abaixo). Para removê-lo, na maioria dos casos, você precisará de uma chave de fenda Phillips.

Desaparafuse o parafuso que prende a unidade de CD

Após a retirada do parafuso, basta puxar levemente a bandeja do drive - ele deve "sair" da bandeja com um pouco de esforço (veja a foto abaixo).

Tiramos a unidade do slot

Instalar um disco SSD / HDD em um adaptador e um adaptador em um laptop

Instalar uma unidade SSD / HDD em um adaptador é fácil. Basta colocar no especial. "bolso", insira-o na porta interna e fixe-o com parafusos (os parafusos são fornecidos com o adaptador).

Lugar para instalação do disco

A foto abaixo mostra a unidade SSD instalada em um adaptador semelhante.

O SSD é instalado no adaptador e fixado com parafusos

Se a espessura do adaptador e do disco foram escolhidos corretamente (não mais do que a espessura da unidade de CD / DVD), então ele também pode ser facilmente empurrado para o slot e fixado com um parafuso (se o adaptador tiver tal montagem )

Se a espessura do disco / adaptador for selecionada corretamente, mas houver problemas com a inserção no slot, preste atenção aos parafusos de compensação no adaptador: alguns modelos são equipados com eles (localizados nas paredes laterais do adaptador). Basta tirá-los (ou afogá-los).

instalação de um adaptador com uma unidade SSD no slot para uma unidade de CD

Depois que o adaptador com o disco for instalado no slot da unidade, coloque um painel simples no adaptador para que pareça uma unidade real e não prejudique a aparência do laptop. Esses soquetes, via de regra, sempre vêm com adaptadores no kit (além disso, eles podem ser removidos da unidade de CD-ROM removida).

Soquete, para que o adaptador inserido pareça uma unidade (para um laptop apresentável)

Verificando se a unidade aparece na BIOS

Depois de instalar o segundo disco, recomendo que, depois de ligar o laptop, vá imediatamente para o BIOS e veja se o disco foi detectado, se você pode vê-lo. Na maioria das vezes, os discos identificados podem ser encontrados no menu principal: Informação principal e assim por diante (veja a foto abaixo).

BIOS vê ambas as unidades conectadas, o adaptador funciona!

👉 Nota!

1) Se você não sabe como entrar na BIOS, recomendo este material.

2) Você pode achar útil o artigo sobre como transferir o Windows de uma unidade de disco rígido (HDD) para uma unidade SSD (sem reinstalar o sistema).

*

Resultados (o que é importante)

  1. inicialmente, verifique se você tem outro slot de disco rígido em seu laptop ou um novo conector M.2 SSD;
  2. há muitas unidades externas à venda que se conectam à porta USB - talvez a melhor maneira de expandir seu espaço livre;
  3. antes de comprar um adaptador para instalar um disco em vez de uma unidade de CD - descubra a espessura da sua unidade de CD / DVD e quais portas são usadas (as espessuras mais populares: 9,5 e 12,7 milímetros);
  4. não abra a tampa protetora se o seu laptop estiver na garantia (este pode ser o motivo da recusa do serviço de garantia);
  5. é possível que depois de instalar um novo disco, o Windows se recuse a inicializar. Nesse caso, você precisa verificar as configurações do BIOS (se um novo disco foi detectado e colocá-lo na fila de inicialização correta) e, em alguns casos, pode ser necessário restaurar o carregador de inicialização. Sobre isso aqui ->

*

Isso é tudo, pelas correções e acréscimos - gostaria de agradecê-los separadamente.

Tudo de bom!

👣

Primeira publicação: 18/01/2018

Correção: 02/10/2020