Interessante

Como instalar e configurar uma máquina virtual VirtualBox (exemplo passo a passo / ou como iniciar o Windows antigo em um novo sistema operacional)

Pergunta do usuário

Olá.

Diga-me o que pode ser feito com esse problema ... Não faz muito tempo, comprei um novo computador, mas preciso de um programa antigo para estudar - ele não inicia no Windows 10. Eu costumava ter o Windows XP e tudo funcionou. É possível executar de alguma forma o antigo Windows XP no novo sistema operacional Windows 10? ..

(nota do editor: parte da pergunta foi excluída porque não é informativa)

Dia bom.

Para fazer o que você descreveu, você precisa de um programa especial chamado máquina virtual (na verdade, este programa, quando lançado, emulará o trabalho de um computador real com o BIOS, seu disco, hardware, sistema operacional, etc.).

Assim, após a instalação e execução, você pode instalar a versão do Windows de que precisa no disco da máquina virtual (e realizar quaisquer experimentos com ela 👌).

Muitas vezes, eles recorrem ao uso de uma máquina virtual quando desejam executar aplicativos antigos em um sistema operacional moderno (por exemplo, jogos); Além disso, os desenvolvedores de software não ignoram esse problema quando precisam testar seus programas em uma variedade de sistemas operacionais ao mesmo tempo, etc.

Não sei se um usuário novato entenderá o que tentei descrever acima em uma linguagem simples. No entanto, neste artigo tentarei descrever em detalhes todas as ações para o resultado desejado: ou seja, desde a instalação de uma máquina virtual até a instalação e execução do antigo sistema operacional Windows XP nela e alguns programas antigos.

Então...

👉 Importante!

Se você estiver usando o Windows 10, há uma opção mais fácil para criar uma máquina virtual (sem baixar software adicional). Eu contei sobre isso aqui ->

*

Configurando e trabalhando com uma máquina virtual (VirtualBox)

Selecionando uma máquina virtual

Agora, existem muitos desses programas: entre eles, há opções pagas e gratuitas. Se você está apenas se familiarizando com as máquinas virtuais, recomendo optar por:Windows Virtual PC, VMware, VirtualBox.

Eles são simples de aprender, há muitas instruções e recomendações na rede para eles. Neste artigo, vou me concentrar no programaVirtualBox...

VirtualBox

Site do desenvolvedor: //www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Um programa gratuito que permite criar e executar em seus computadores várias máquinas virtuais com diferentes sistemas operacionais ao mesmo tempo! Além disso, o programa tem configurações bastante flexíveis: você pode especificar o tamanho do disco rígido, a quantidade de RAM alocada, a quantidade de memória da placa de vídeo e outros parâmetros.

As principais vantagens do programa:

  1. a capacidade de executar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo;
  2. configuração de parâmetros para cada sistema operacional separadamente (tamanho da RAM, disco rígido, etc.);
  3. a capacidade de salvar o estado da máquina virtual na saída;
  4. existe a opção de gravar vídeo (o que acontece na janela de um SO virtual em execução);
  5. a capacidade de definir pastas compartilhadas com o sistema operacional principal para troca de arquivos;
  6. Suporte ao idioma russo;
  7. suporte para todos os sistemas operacionais modernos Windows 7, 8, 10 (32/64 bits).

Quanto à instalação direta do VirtualBox, tudo é padrão aqui: como qualquer outro programa para Windows. Em princípio, você pode deixar todos os parâmetros por padrão e não alterar nada clicando no botão seguinte (não há adware no instalador, a menos, é claro, que você tenha baixado do site oficial).

A instalação do VirtualBox é padrão

*

Criando um novo carro

Depois de instalar e executar o programa, a primeira ação que deve ser realizada é começar a criar uma nova máquina (porque no momento não há nada para configurar).

Para criar um carro - clique no botão "Criar" (veja a tela abaixo 👇).

Crie virtual. carro

Em seguida, você deve especificar os seguintes dados:

  1. o nome da sua máquina virtual (pode ser qualquer um, mas recomendo especificá-lo de acordo com o sistema operacional que deseja instalar.Por exemplo, meu nome é Windows XP, veja a tela abaixo);
  2. especifique o tipo e a versão do sistema (aquele que você deseja instalar).

Nome, tipo, versão

Na próxima etapa, você precisa especificar a quantidade de RAM alocada.

Em geral, o VirtualBox fornecerá dicas sobre a quantidade de memória recomendada por padrão. Em geral, a regra funciona: quanto mais, melhor, por exemplo, para o Windows XP, recomendo alocar pelo menos 512 MB de memória.

Definir a quantidade de RAM

Se você estiver criando uma máquina virtual pela primeira vez e ainda não tiver um disco virtual para conectar, selecione a guia "Criar um novo disco rígido virtual" .

Nota: o disco virtual será um arquivo normal que será salvo em seu disco real.

Escolha de um tipo de disco rígido

Em seguida, você precisa especificar o tipo de disco - recomendo escolher VHD (o fato é que este formato de discos pode ser conectado diretamente ao Windows e ver o que está neles. Será muito útil quando você quiser transferir algo para um disco da máquina virtual).

Tipo de disco virtual

Em seguida, será solicitado que você indique o formato de armazenamento do disco, existem dois tipos:

  • dinâmico: preferencial (economiza espaço em seu disco rígido real). O resultado final é que o arquivo do disco aumentará de tamanho à medida que for preenchido com os dados e não ocupará todo o espaço alocado de uma vez;
  • corrigido: é recomendável escolher se você está instalando um software específico e muito antigo. Por exemplo, tive erros com um disco dinâmico ao trabalhar com o Windows 95-98.

Formato de armazenamento

Em seguida, basta especificar onde o arquivo de imagem de disco será armazenado.

tamanho do arquivo

Na verdade, a máquina virtual foi criada - agora você pode iniciá-la. Para fazer isso, clique no botão com a seta verde "Executar".

Nota: se você receber um erro informando que o lançamento não é possível, tente selecionar a opção de lançamento "Executar em segundo plano com interface".

A máquina foi criada!

A propósito, após o lançamento, você não verá nada - apenas uma tela preta com a inscrição: "Sem mídia inicializável ..." ainda não instalamos o sistema. É como ligar um computador cujo disco rígido nem está formatado ...

*

Instalando o Windows XP

Antes de prosseguir com a instalação, você precisa fazer duas coisas:

  1. primeiro: você precisa de um arquivo de imagem de instalação (geralmente formato ISO) com o sistema operacional desejado - neste caso, com o Windows XP. Você pode fazer isso sozinho ou baixá-lo da rede;
  2. segundo: abra as configurações de sua máquina virtual, a seção "Display", e mova o controle deslizante da memória de vídeo para 128 MB, marque também as caixas ao lado dos itens "Habilitar aceleração 3D" e Habilitar aceleração 2D (veja a imagem abaixo). Isso ajudará a evitar erros (em alguns casos) posteriormente durante a instalação e, ao iniciar jogos, terá um efeito positivo em seu desempenho.

Configuração de exibição

E então, agora vamos iniciar a máquina virtual (como eu disse acima, se aparecer um erro na inicialização, tente iniciar em segundo plano com a interface).

Correndo em segundo plano

Em seguida, quando você vir uma mensagem informando que o dispositivo de inicialização não foi encontrado "Não inicializável ..." , clique na guia "Dispositivo / discos óticos / selecionar imagem de disco" ... Em seguida, especifique o arquivo de imagem ISO de instalação do sistema operacional Windows que deseja instalar.

Selecione a imagem do disco

Em seguida, a máquina virtual precisa ser reiniciada - clique "Máquina / Reiniciar" .

Reinício

Após a reinicialização, a instalação do seu sistema operacional deve começar (muito ao iniciar a instalação do sistema operacional depende do arquivo de imagem de instalação que você conectou na etapa anterior).

Executando a instalação do Windows XP

Ao instalar o Windows XP: a primeira etapa é especificar a unidade de instalação. Porque na máquina virtual, é um (aquele que criamos nas etapas anteriores para 10 GB) - a seguir selecionamos (será marcado como uma área não alocada, veja a tela abaixo).

Nota: em geral, todas as etapas abaixo serão as mesmas da instalação de um sistema operacional real em um disco real.

Selecionando um disco para instalação

Em seguida, escolha como você precisa formatar o disco. Na maioria dos casos, a opção "Formatar partição no sistema NTFS" .

Formatar partição no sistema NTFS

Após o instalador, vamos começar a formatar (espere aqui ...).

Processo de formatação

Em seguida, o instalador irá copiar os arquivos e reiniciar a máquina virtual.

Copiando arquivos

Em geral, nas próximas etapas, você precisará especificar o nome do computador, fuso horário, inserir o número de série, etc. dados. Não há nada complicado (como regra) nessas etapas, algumas delas podem ser totalmente ignoradas, portanto, não as estou comentando aqui.

Processo de instalação e configuração

Na verdade, após a instalação, o Windows será carregado, e você já pode começar a trabalhar nele.

Em geral, o Windows XP é instalado ...

A missão número um, em minha opinião, foi cumprida! O antigo Windows XP foi lançado no moderno Windows 10.

Já agora você pode usar programas padrão no Windows XP (aliás, se você tiver a Internet em um sistema real, na maioria dos casos também será em um sistema virtual. Ou seja, você pode baixar os programas ou jogos necessários diretamente no sistema virtual, e comece com o principal ✌ ...).

Nota: em um sistema virtual, você também pode precisar instalar DirectX, Net Framework, software especializado, etc., assim como em um sistema operacional real.

O único A dificuldade enfrentada por muitos usuários novatos é a troca de arquivos de um sistema real por um virtual. Algumas palavras sobre isso abaixo ...

*

Troca de arquivos com uma máquina virtual (lançamento de jogos, programas)

Muitas vezes, ao trabalhar com uma máquina virtual, você precisará transferir arquivos de um disco real para um virtual (e vice-versa). Para fazer assim: copiar / colar não é permitido!

Existem várias maneiras de resolver este problema. Aqui estão 3 deles.

1) Use o serviço de nuvem

Se você tiver acesso à Internet em uma máquina virtual, poderá se conectar ao seu armazenamento em nuvem e trocar arquivos nele (por exemplo, o serviço de disco Yandex oferece 32 GB, o que é suficiente para muitas tarefas). Mais detalhes sobre isso aqui: //ocomp.info/kak-podklyuchit-oblachnyiy-disk.html

2) Crie uma pasta compartilhada para compartilhamento

Nas configurações do VirtualBox, você precisa abrir a seção "Pastas partilhadas" , então pressione o botão "Adicionar" e especifique uma pasta que será comum para o sistema virtual e o real. Observe que nem sempre é possível configurar corretamente esse recurso (os erros costumam travar).

Pastas partilhadas

3) Conecte o disco virtual ao Windows real

Nas etapas anteriores, quando criamos um disco virtual, recomendei que você o fizesse no formato VHD. O fato é que um disco desse formato pode ser conectado ao Windows e você pode ver todos os arquivos nele! Aqueles. para obter acesso a ele, você não precisa instalar nenhum software adicional.

1. Para conectá-lo, primeiro desligue o sistema virtual e feche o programa VirtualBox.

2. Em seguida, abra gerenciamento de Disco: para fazer isso, pressione a combinação de botões Win + R, entrar diskmgmt.msc e pressione Enter (veja a imagem abaixo).

Como abrir o gerenciamento de disco - diskmgmt.msc

3. Em seguida, pressione o menu Ação / anexar VHD .

Anexar disco

4. Especifique sua localização (foi especificada quando o sistema foi criado, veja acima no artigo).

Selecione a localização

5. A propósito, preste atenção à marca de seleção "apenas para leitura" - remova-o para que você possa gravar os arquivos necessários no disco.

Localização especificada

6. Em seguida, o Windows conectará a unidade e ela se tornará visível em "No meu computador" e o condutor. Agora você pode trabalhar com ele como com um disco normal (consulte o disco H: na imagem abaixo).

O disco está anexado, você pode trabalhar com ele

7. Por exemplo, eu transferi a pasta Jogos 👌.

Jogos carregados

8. Para desconectar o disco virtual - eu recomendo usar o menu de remoção segura (como ao desconectar uma unidade flash USB). Clique no ícone correspondente na bandeja, ao lado do relógio (veja a imagem abaixo).

Ejetando um disco com segurança

Extrair

*

RESULTADOS

Na verdade, a máquina virtual foi criada, os arquivos (jogos, programas, etc.) foram carregados nela, o sistema está funcionando. Parece que a missão do artigo foi cumprida ?!

Abaixo está uma tela de um jogo sapper padrão (ou seja, uma máquina virtual com Windows XP foi lançada no Windows 10 e o jogo Sapper está aberto nela).

Agora você pode jogar

Abaixo está outra captura de tela de um jogo que não pertence aos aplicativos padrão do Windows XP - estamos falando de Doom 2.

Para executar tais jogos, o princípio de funcionamento é o mesmo: baixe o instalador para o disco da máquina virtual, execute-o e instale este jogo ou programa, como no trabalho normal no Windows real.

Além do jogo, você pode precisar, por exemplo, DirectX e outros add-ons ...

Doom 2 no Windows 10

A propósito, é muito agradável que, depois de jogar seu jogo favorito, ao fechar a máquina virtual, o VirtualBox salve o status do seu sistema por padrão (ou seja, ao reiniciá-lo, você começará de onde parou). Concorda, é conveniente ?!

Estado do jogo salvo

*

Isso conclui o artigo.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 12/09/2017

Correção: 08/11/2020