Interessante

Como restaurar uma unidade flash USB: reparo faça você mesmo

Dia bom!

Por mais estranho que possa parecer, mas a era das tecnologias de nuvem aparentemente ainda não chegou, tk. Ainda há muitas perguntas sobre drives flash: desde a formatação simples até controladores de soldagem (embora eu não pareça estar fazendo o último). ☝

Na verdade, neste post decidi reunir todos os problemas mais populares com drives USB (por assim dizer, generalizar) e organizá-los em instruções passo a passo (o que fazer e em que ordem).

Gostaria de salientar imediatamente que alguns métodos de restauração seguem uma "linha tênue" - isto é, arquivos, e a própria unidade flash pode ser completamente danificada (tudo o que você faz de acordo com os conselhos abaixo - faça-o por sua própria conta e risco ...).

E então, agora especificamente no assunto ...

*

O que fazer com uma unidade flash com defeito

Opção 1: o flash drive foi detectado, mas meus arquivos não estão nele - como recuperá-los

Talvez este seja um dos problemas mais populares ...

Tudo surge, via de regra, espontaneamente. Por exemplo, os arquivos foram gravados em uma unidade flash USB ontem (parece ser bem-sucedido), hoje eles inseriram no USB - mas não são. Ou alguns dos arquivos foram excluídos pelo antivírus (como suspeitos). Ou simplesmente: o pendrive foi formatado acidentalmente (por exemplo, isso pode acontecer não só em um PC, mas também em uma TV, telefone, etc.).

Em todos esses casos (quando tudo está em ordem com a própria unidade flash, ela está intacta e é detectada - ou seja, é exibida em "Meu Computador", o Windows não congela quando está conectado) - há um alta probabilidade de recuperar todos os arquivos excluídos dele. Isso é feito com a ajuda de especiais. utilitários (R. Saver, Recuva, etc.). Mais detalhes sobre isso nas instruções no link abaixo.

Instruções! Como recuperar arquivos excluídos de uma unidade flash USB (por meu próprio exemplo) - //ocomp.info/kak-vosstanovit-foto-s-sd-karty.html

Selecionando a unidade da qual os arquivos desapareceram

Observe que os utilitários modernos para recuperação de arquivos são geralmente muito simples de usar, veja as imagens (já se foram os dias em que, para executá-los, era necessário estar acima da média do usuário).

Múltiplas opções de recuperação

Opção 2: a unidade flash possui um sistema de arquivos RAW (ocupado e livre 0 bytes), o Windows deseja formatá-lo

Isso geralmente ocorre devido a erros lógicos no sistema de arquivos. Por exemplo, muitos usuários desconectam a unidade flash USB "incorretamente" (sem usar ferramentas especiais na bandeja do Windows). Após esse desligamento, você pode frequentemente ver um prompt do Windows para formatar o disco ...

Feche a janela de sugestão de formatação

Se você for às propriedades de tal disco (unidade flash), o sistema de arquivos será designado como RAW, 0 bytes estão ocupados e livres (veja exemplos nas imagens abaixo).

Exemplo (propriedades do flash drive)

Se um dados em um flash drive você Não é necessário - você pode simplesmente concordar em formatar a unidade. Via de regra, depois disso, o pen drive passa a funcionar normalmente ...

Se você precisar de dados em uma unidade com um sistema RAW, tente primeiro verificar se há erros. Para fazer isso, abra suas propriedades e, em seguida, a guia "Serviço" e clique no botão "Verificar" ... Para obter mais detalhes sobre o que fazer a seguir, consulte as instruções abaixo.

Ajudar! O que fazer se o disco rígido (unidade flash) for detectado como RAW - //ocomp.info/raw-file-system.html

Verifique se há erros no disco

Opção 3: a unidade flash não abre, um erro "Acesso negado" aparece

Esse erro ocorre com mais frequência por dois motivos:

  1. infecção viral;
  2. configurações incorretas para acesso do Windows à mídia removível (por exemplo, alguns antivírus podem alterá-los ...).

Acesso negado!

E então, primeiro eu recomendaria abrir o editor de políticas do grupo local. Para fazer isso, pressione a combinação Win + R , digite o comando gpedit.msc (veja o exemplo abaixo).

gpedit.msc - abre o editor de política de grupo

Em seguida, vá para o menu: Configuração do computador -> Modelos administrativos -> Sistema -> Acesso a dispositivos de armazenamento removíveis .

Verifique se o parâmetro "Unidades removíveis: negar leitura" houve um comentário "Não" (como no meu exemplo abaixo. Se necessário - altere este parâmetro!).

Não permitir a leitura de unidades removíveis (clicável)

Unidade flash USB ou sistema operacional Windows infectado

Em seguida, verifique se há vírus na unidade flash USB (como fazer melhor aqui: //ocomp.info/kak-proverit-fleshku-na-virusyi.html).

Normalmente, mesmo após a remoção de vírus de uma unidade flash USB, um arquivo "incorreto" "autorun.inf" permanece nele, o que interfere na interação normal com a unidade (antivírus não o excluem). Para "vê-lo" em uma unidade flash USB (e depois excluí-lo), é necessário habilitar a exibição de arquivos ocultos no explorer ou usar o programa Total Commander.

O vírus infectou a unidade

Opção 4: a unidade flash congela ao tentar formatá-la

Uma ocorrência bastante comum, especialmente com drives flash, que têm erros no sistema de arquivos. Se de "Meu computador" (no explorer) a formatação não funciona, recomendo as três opções a seguir.

Além disso ajudar! O que fazer se a unidade flash não estiver formatada: //ocomp.info/ne-formatiruetsya-fleshka-chto-delat.html

Opção 1

  1. Abra o Gerenciamento de disco (a ferramenta é integrada ao Windows);
  2. Clique na unidade flash RMB e selecione no menu "Formato" (em seguida, indique o sistema de arquivos, nome, etc.).

Formatar uma unidade flash por meio do gerenciamento de disco

opção 2

  1. Execute a linha de comando como administrador;
  2. Em seguida, digite o comando diskpart e pressione Enter;
  3. Em seguida, digite o comando list volume (você verá todos os discos e drives flash conectados ao computador);
  4. Em seguida, feche o diskpart usando o comando exit;
  5. Para formatar, use o comando: format E: / FS: exFAT / Q / V: fleska (onde em vez de "E:" - use a letra da unidade necessária).

Trabalho de linha de comando / exemplo

Você pode aprender mais sobre como formatar uma unidade flash USB nesta nota: //ocomp.info/kak-otformatirovat-fleshku.html#_3

Opção 3

Existe um utilitário (HDD Low Level Format Tool) que pode formatar drives flash que nem mesmo são exibidos no Explorer!

É bastante simples de usar: após iniciar, é necessário selecionar o drive e clicar em "Prosseguir" (veja a imagem abaixo).

Seleção de unidade / Continuar / Ferramenta de formatação de baixo nível de HDD

Em seguida, abra a guia "Formato de baixo nível" e clique no botão "Formate esse dispositivo" .

Formatando uma unidade flash / formatar este dispositivo

Opção 5: a unidade flash não é reconhecida, o dispositivo USB não é reconhecido

E assim, este item é para quem quer “reviver” o pen drive, se todos os anteriores não ajudaram. Imediatamente, observo que, com os seguintes métodos de restauração da operação de uma unidade flash, todos os dados nela serão excluídos!

Se VID e PID podem ser visualizados

VID, PID - identificadores exclusivos que permitem escolher especiais para a unidade flash. utilitário para seu firmware. Para descobri-los, você pode recorrer a dois métodos:

  1. use o utilitário Flash Drive Information Extractor;

    Informações da unidade flash - unidades flash VID e PID

  2. abra as propriedades do flash drive em "No meu computador" , vá para a guia "Equipamento" , reabrir propriedades dirigir, na guia "eventos" a linha com VID e PID é fornecida.

    Propriedades da unidade flash USB

Então se VID e PID determinados - então, na maioria dos casos, você pode encontrar um utilitário para atualizar uma unidade flash. Descrevi como fazer isso nesta postagem: //ocomp.info/vosstanovlenie-rabotyi-fleshki.html

Se VID e PID forem exibidos como "0000" (reparo doméstico)

No caso de algumas falhas do chip de memória ou do controlador da unidade flash, pode não ser detectado no Windows e "0000" pode ser exibido nas propriedades em vez de VID e PID. Tendo tentado formatar uma unidade flash USB por meio de alguns especiais. utilitários e "congela" algumas vezes - muitos usuários simplesmente jogam fora essas unidades ...

VID e PID 0000

Mas! É possível reparar uma unidade flash USB - transfira o controlador para um modo de teste fechando o barramento de dados da memória (é claro, esta é uma etapa extrema e deve ser usada apenas para unidades flash que não possuem dados importantes).

Para deixar mais claro o que está em jogo, na foto abaixo dei uma visão típica do pen drive por dentro. Preste atenção no chip de memória: em um canto ele tem um "ponto" (chave). Permite determinar corretamente o número das pernas do microcircuito (de 1 a 48).

Unidade flash USB típica (interna)

O que você precisa fazer: feche as pernas 29 e 30 com um pino (chave de fenda, etc.) e conecte o pen drive USB à porta USB (sem abrir os contatos). Em muitos casos (se a unidade flash USB não estiver fisicamente danificada), o Windows irá detectá-la e permitir a formatação.Na verdade, é disso que precisamos!

Se isso não ajudar, você pode precisar fechar outras pernas em sua unidade flash: 30-31, 31-32, 41-42, 42-43 *.

* Nota: em geral, para fechar corretamente os contatos da memória, você precisa se familiarizar com a documentação da unidade flash USB (o que, claro, em muitos casos é simplesmente irreal de fazer). No entanto, muitos fabricantes conhecidos aderem a uma especificação comum, de modo que os valores das pernas geralmente são os mesmos. Mais detalhes sobre isso aqui ...

*

Adições sobre o tópico são bem-vindas!

Boa sorte!

👋