Interessante

Como escolher um disco rígido externo (HDD) - 7 pontos importantes

Dia bom.

Para armazenar e transferir grandes quantidades de informações, é bastante conveniente usar HDs externos... Muitos, é claro, objetarão - existem "nuvens". Mas nem todas as informações podem ser armazenadas lá (há sigilo e todos os casos ...), e a Internet nem sempre e em qualquer lugar é rápida.

Concordo, é conveniente quando você tem música, fotos, filmes, jogos em um meio externo, e quando você vem para visitar, você pode conectar rapidamente seu disco ao PC e ativar a reprodução de uma composição agradável ...

Neste artigo, quero dar alguns pontos importantes (na minha opinião) aos quais você deve prestar atenção ao escolher e comprar um disco rígido externo. Claro, eu nunca estive em uma fábrica para a fabricação de tais dispositivos e, no entanto, alguma experiência ( ) existe: no trabalho, você tem que lidar com três dúzias dessas operadoras, e em casa - outra dúzia.

Então...

👉 A propósito!

Alguns modelos de disco estão disponíveis com descontos em lojas online chinesas.

*

7 pontos a considerar ao escolher um HDD externo

⑴ Capacidade de armazenamento

Quanto maior melhor!

Esta regra também é válida para discos rígidos externos (nunca há muito espaço). Hoje, um dos volumes mais populares é de 1 ÷ 4 TB (e o mais barato em termos de preço / número de GB). Portanto, recomendo que você olhe atentamente para os discos desse tamanho específico.

Seagate Backup Plus portátil USB 3.0 de 5 TB, disco rígido externo azul (STDR5000202)

Sobre discos de 5 a 8 TB ou mais ...

Estes também estão à venda hoje. Mas há alguns "mas" aos quais eu recomendaria prestar atenção:

  • tecnologias não "testadas" - a confiabilidade dessas unidades geralmente deixa muito a desejar. E, em geral, eu não recomendaria pegar imediatamente qualquer disco novo e de grande volume (enquanto os fabricantes levarão sua tecnologia de fabricação à perfeição ...);
  • essas unidades geralmente requerem energia adicional. Se você comprar um disco para um laptop ou outro dispositivo portátil (que deseja conectar apenas a uma porta USB), esses discos criarão "problemas" desnecessários para você ...

*

⑵ Sobre a interface de conexão

As interfaces mais populares à venda agora são USB 2.0 e USB 3.0. Eu recomendo imediatamente "apontar" e escolher USB 3.0 (até 5 Gb / s; você notará a diferença na velocidade até mesmo a olho nu).

Na prática, normalmente, a velocidade de cópia / leitura de um drive externo via USB 2.0 chega a 30-40 Mb / s, via USB 3.0 - até 80-120 Mb / s. Aqueles. há uma diferença, especialmente porque uma unidade USB 3.0 é universal e pode ser conectada até mesmo aos dispositivos que suportam apenas USB 2.0.

A propósito, para distinguir o USB 2.0 do USB 3.0, preste atenção à cor. A maioria dos fabricantes agora marca suas portas USB 3.0 em azul.

Como distinguir uma porta USB 3.0 de uma porta USB 2.0 (porta USB 3.0 marcada em azul)

Outro caso em questão: USB 2.0 e USB3.0

A propósito, se você tiver uma nova porta USB Tipo C (até 10 Gb / s) no seu laptop (computador), agora os discos com uma interface semelhante estão começando a aparecer à venda e faz sentido dar uma olhada mais de perto tais modelos.

Também observo que existem todos os tipos de adaptadores para conectar drives com USB 3.0 (por exemplo) à nova porta USB Type-C.

Adaptador USB Type-c para USB 3.1

Adição: também existem outros padrões SATA, eSATA, FireWire, Thunderbolt. Eles são muito menos comuns do que USB e não vejo nenhum ponto em insistir neles, tk. a grande maioria dos usuários ficará satisfeita com a interface USB.

*

⑶ Sobre uma fonte de alimentação separada

Existem unidades com ou sem uma fonte de alimentação adicional (alimentado pela porta USB). Como regra, os discos que funcionam apenas na porta USB não excedem 4-5 TB de volume (este é o máximo que vi na venda).

Observe que as unidades com um adaptador adicional são mais rápidas e estáveis. Mesmo assim, fios extras criam inconvenientes e nem sempre é possível conectar o drive à tomada - por exemplo, ao usar o drive enquanto se trabalha com um laptop.

Há mais um problema ao qual você deve prestar atenção: nem sempre e nem todos os modelos de discos têm alimentação suficiente da porta USB (por exemplo, nos casos em que o dispositivo é alimentado por um pequeno netbook ou não apenas um disco está conectado USB - pode não haver energia suficiente para o HDD!). Em casos de falta de energia, o disco pode simplesmente ficar "invisível". Mencionei isso neste artigo: //ocomp.info/pc-ne-vidit-vneshniy-hdd.html

Da prática ...

Discos com alimentação suficiente da porta USB: Seagate Expansion 1-2 TB (não confundir com a linha Portable Slim), WD Passport Ultra 1-2 TB, Toshiba Canvio 1-2 TB.

Discos com problemas (e de vez em quando ficavam invisíveis no Windows): Samsung 1-2 TB, Seagate Portable Slim 1-2 TB, A-DATA 1-2 TB, Transcend StoreJet 1-2 TB.

Basicamente, se houver falta de energia, você pode tentar usar um hub USB com uma fonte de alimentação. Tal dispositivo permitirá que você conecte vários discos a uma porta USB de uma vez, e todos eles terão energia suficiente (mesmo quando conectados a um netbook "fraco").

Hub USB com fonte de alimentação

*

⑷ Sobre o fator de forma // tamanho

Fator de forma - especifica o tamanho do disco. 10-15 anos atrás - uma classe especial como "Discos rígidos externos" estava ausente, e muitos HDDs comuns usados ​​instalados em uma caixa especial (caixa). montado tal disco portátil por conta própria. A partir daí vieram os dois formatos mais populares de HDDs externos - 2,5 e 3,5 polegadas.

3,5"

Discos grandes, pesados ​​e superdimensionados. Os mais espaçosos hoje (a capacidade de um HDD chega a 8 TB ou mais!). Mais adequado para um PC estacionário (ou um laptop que raramente é carregado). Eles geralmente fornecem uma taxa de transferência de dados mais alta (em comparação com 2,5 ").

Esses discos raramente são produzidos em caixas resistentes a choques, por isso têm muito medo de choques ou vibrações. Outra característica: eles não podem funcionar sem uma fonte de alimentação (de jeito nenhum!). Fios extras não aumentam sua conveniência ...

Disco rígido externo estacionário de 3,5 "(preste atenção às dimensões) - conecta-se à rede 220V através da fonte de alimentação

2,5"

O tipo de disco mais popular e procurado. Suas dimensões são comparáveis ​​às de um smartphone comum (um pouco maior). A maioria das unidades tem energia suficiente da porta USB para funcionar corretamente. Prático tanto na estrada quanto em casa, para conectar a um PC e um laptop (e, de fato, a qualquer equipamento com uma porta USB).

Muitas vezes, quando esses discos são colocados em especial. carcaça resistente a choques, permitindo-lhes estender sua "capacidade de sobrevivência" (importante para discos que estão frequentemente na estrada e estão sujeitos a vibrações).

Disco rígido externo WD My Passport 1 TB azul

Das desvantagens: sua capacidade é um pouco menor do que nas unidades de 3,5 "(atualmente chega a 5 TB). Além disso, alguns modelos de unidades nem sempre têm energia suficiente da porta USB e" caem "durante a operação (ou seja, eles se tornam invisíveis para o sistema operacional Windows).

*

⑸ Velocidade do disco

A velocidade do seu disco depende de vários fatores:

  1. da interface: hoje a melhor opção em termos de relação preço / velocidade é o padrão USB 3.1 (o USB Type-C também está ganhando popularidade);
  2. na velocidade de rotação do fuso: nos acionamentos externos são 5400 rpm, 7200 rpm e 4200 rpm. Quanto mais altas as rotações, maior a velocidade de leitura da informação (quanto mais alto o disco faz barulho e mais quente fica). Normalmente, as unidades de 2,5 "funcionam a 4.200 e 5400 rpm, as unidades de 3,5" funcionam a 7200 rpm;
  3. do tamanho do cache (memória temporária que permite acessar rapidamente as informações usadas com mais frequência) : atualmente as unidades mais populares com 8-64 MB de cache. Naturalmente, quanto maior o cache, mais caro é o disco ...

Opinião pessoal: na maioria dos casos, unidades externas são compradas para armazenar vários dados multimídia - músicas, filmes, fotos, etc. E com tais tarefas, a diferença na velocidade do disco de 7200 rpm e 5400 rpm não é significativa, e não desempenha um grande papel.

No único momento (em termos de velocidade) na escolha, focaria na presença da interface USB 3.1 (caso contrário, ainda existem alguns discos com a interface USB 2.0 à venda).

*

⑹ Proteção contra umidade e pelos. dano. Senhas e proteção contra hackers

Alguns modelos de discos têm proteção adicional contra choque, poeira, umidade, etc. Naturalmente, esses discos são mais caros do que os discos comuns, às vezes, o custo é várias vezes mais alto!

Na minha opinião, todos esses sinos e assobios - se eles ajudarem, então apenas a partir de incidentes muito menores. Se o disco estiver esperando por um golpe forte, a caixa o amolecerá, mas não ajudará muito.

Com base na minha prática de caixas "tristes", direi que a caixa resistente a choques dos modelos, cujo custo não ultrapassa US $ 350, não evitou danos ao disco. Não usei discos mais caros e não posso criticar à revelia 👀.

Na minha opinião, se você comprar esses discos, por um preço não superior a 10-20% do custo de outros discos (e certamente essa proteção não custa tanto quanto 2-3 discos comuns).

Acrescentarei que muitas vezes os discos falham sem nenhum choque ou choque. Eu recomendaria prestar mais atenção à confiabilidade da linha (linha de HDD) e comentários sobre ela.

O dispositivo portátil StoreJet 25M3 da Transcend combina os benefícios da premiada série StoreJet M de discos rígidos externos à prova de choque

Quanto a todos os tipos de proteção por senha da unidade, a unidade também pode ser protegida usando utilitários gratuitos (além disso, não se sabe qual será mais confiável ).

👉 Ajudar!

Você pode descobrir como proteger uma unidade flash USB (disco) com uma senha neste artigo.

*

⑺ Sobre os fabricantes, que é mais confiável

É claro que tudo o que está escrito abaixo são dados condicionais e não muito representativos. Porque para fazer estatísticas reais dos discos mais confiáveis, é necessário testar milhares de discos (e não várias dezenas, como eu). E, no entanto, vou expressar meu ponto de vista ...

  1. O WD My Passport é um dos mais confiáveis, nem uma única unidade desta linha falhou. E não há queixas especiais quanto ao trabalho: não fazem barulho, não esquentam, estão sempre "visíveis". O preço é 10-15% mais alto neles do que em outros discos semelhantes, mas valem a pena. Acrescentarei que suas dimensões também são um pouco maiores do que as do mesmo Seagate Portable Slim (mas na minha opinião isso não é essencial) ...
  2. WD My Cloud - em princípio, tudo o que é dito acima também é relevante para esta linha;
  3. Toshiba Canvio - apesar de os discos terem aparecido no mercado não há muito tempo, não há queixas específicas sobre eles. Até agora, não houve problemas com nenhum dos 4 discos;
  4. Expansão Seagate - média em qualidade (5 de 7 discos estão funcionando, 2 foram entregues na garantia, não funcionaram por um ano ...). Não há problemas com "visibilidade", mas eu observaria que muitos discos desta linha são "barulhentos" durante a operação;
  5. Seagate Portable Slim é a pior linha na minha opinião (onde quer que você veja "Seagate Slim" - melhor cuidado!). É possível que eu não tenha tido tanta sorte, mas 5 em 5 discos caíram em mau estado 1,5 anos após a compra;
  6. A-DATA - em geral eles funcionam (4 em 5 unidades funcionaram por mais de um ano), mas as unidades deste fabricante nem sempre têm alimentação USB suficiente quando usadas em laptops;
  7. O Transcend StoreJet é uma opção interessante como suas unidades são protegidas por especiais. corpo de concussões leves. Não houve dúvidas sobre confiabilidade (embora eu tenha apenas 2 deles), há um problema com "ruído" durante a operação e "visibilidade" sem adicional. Comida;
  8. Silicon Power (Armor) - crítica negativa, porque 3 de 3 drives não atenderam nem mesmo às expectativas iniciais: a velocidade de transferência de dados é baixa (mesmo quando conectada a USB 3.0), muitas vezes "cai" e se torna invisível. Não funciona - mas um pesadelo ...

*

O que você usa?

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Boa sorte e boa escolha a todos!

👋

Publicado pela primeira vez: 16/02/2018

Correção: 02/10/2020

Copyright bahnfilme.com 2021