Interessante

As placas de vídeo integradas Intel HD e AMD Radeon podem ter overclock? Como aumentar sua produtividade

Pergunta do usuário

Olá.

Alexander, encontrei muitas notas sobre como otimizar e acelerar um laptop / PC. Você pode fazer overclock da placa de vídeo integrada Intel HD? Só tenho isso no meu laptop e fica terrivelmente lento nos jogos (gostaria de otimizá-lo para "Tanks" e "Warcraft").

Olá.

Depende do que você entende por overclocking ... Se você pressionar uma caixa de seleção e aumentar o FPS em 5-6 vezes, provavelmente será impossível. Mas, depois de fazer uma série de "manipulações" e configurações, você pode aumentar o FPS em 1,5-2 vezes (em um complexo, e não às custas de um chip).

Na verdade, agora vamos considerar o que e em que sequência pode ser feito ...

👉 A propósito!

Não muito tempo atrás, apareceu um serviço de nuvem para jogos. Graças a ele, você pode jogar até os jogos mais sofisticados em um PC antigo e fraco. Eu recomendo dar uma chance!

*

Aumento de desempenho: Intel HD, AMD Radeon (Vega)

Opção 1: overclock clássico

Enquanto uma placa de vídeo discreta convencional (por exemplo, da nVidia) pode facilmente aumentar a frequência do chip de vídeo e da memória (e assim fazer overclock), o Intel HD embutido não será capaz de fazer isso na maioria dos casos (as frequências estão bloqueados!).

Os utilitários de overclocking simplesmente não permitem que você mova um único controle deslizante (veja a imagem do MSI Afterburner).

Frequências bloqueadas (controles deslizantes não se movem)

Aqueles. overclocking clássico não vai nos ajudar neste caso ...

No entanto, outros métodos de aumentar o desempenho com placas gráficas Intel HD e AMD Radeon funcionam bem. 👇 E, além disso, não é muito ruim!

*

Opção 2: ajuste seu driver de vídeo e jogo

Este método é muito eficaz e pode fornecer um aumento significativo no FPS. Acontece que existem opções nas configurações do driver que permitem definir a prioridade da placa: para qualidade ou para desempenho (na verdade, é disso que precisamos).

Para abrir o painel de controle do driver da placa de vídeo - preste atenção ao especial. ícone da bandeja, ao lado do relógio (ou apenas clique com o botão direito em qualquer lugar da área de trabalho).

👉 Ajudar! 

Não há ícone para o driver de vídeo Intel HD, nVidia ou AMD Radeon na bandeja ao lado do relógio e na área de trabalho - o que fazer para corrigir a situação

Configurações da placa Intel HD

Em seguida, na seção de configurações 3D, priorize o desempenho e desative várias opções de anti-aliasing. Depois na seção de fonte de alimentação (se você tiver um laptop) - defina o máximo. desempenho (sem economia de energia).

Configurações 3D - IntelHD (versão antiga do driver)

Configurações de HD Intel - alto desempenho (drivers - janeiro de 2020)

Salve suas configurações.

*

Em seguida, acesse o site //gameplay.intel.com/, especifique o modelo de sua placa de vídeo (CPU) e encontre o jogo de que precisa. A Intel dirá quais configurações de gráficos são mais ideais para o hardware especificado (veja meu exemplo abaixo para CS GO).

Primeiro você precisa especificar o seu processador ou placa de vídeo

Configurações de vídeo da Intel no Counter Strike Global Offensive

👉 Se o site da Intel não há jogo desejado, então em suas configurações faça o seguinte:

  1. reduza a resolução (quanto menor, menor é a carga da placa de vídeo);
  2. reduzir a qualidade de texturas, sombras, detalhes;
  3. diminuir o alcance do horizonte (se houver uma opção semelhante);
  4. reduzir o número de detalhes (partículas de água, poeira, etc. Também não disponível em todos os lugares).

WOW configurações do jogo

*

Opção 3: instalar um segundo módulo de RAM

A maneira mais eficaz de aumentar o desempenho da placa integrada é habilitar o modo de memória de canal duplo (geralmente, ele liga automaticamente se 2 tiras de RAM idênticas estiverem instaladas).

Se estivermos falando de um laptop, tenha em mente que nem todo laptop pode ser equipado com 2 matrizes de RAM (em alguns modelos, a memória é soldada na placa e simplesmente não há onde adicionar um dado).

👉 Ajudar! 

Como aumentar a RAM em um laptop (definir a segunda barra de RAM) - instruções para iniciantes

Nota na tela abaixo (utilitário TechPowerUp):

  1. 1 barra instalada à esquerda: 64 bits, 17,1 GB / s (barramento e largura de banda);
  2. à direita, há 2 colchetes (modo de canal duplo): 128 bits, 34,1 GB / s.

Aqueles. o barramento ficou com o dobro da largura, a taxa de transferência é maior. O que isso pode dar? Na maioria dos casos, é possível aumentar o FPS em 10-50%, muito depende do jogo específico! (e isso é muito para gráficos integrados).

TechPowerUp - 2 matrizes de RAM versus 1

Abaixo está um exemplo específico: Jogo Civilization 4 (altas configurações de gráficos, resolução FullHD) - no modo de canal duplo, o FPS é quase 30% maior!

Resultados do teste em 1 captura de tela

Considerando que agora um chip de RAM pode ser comprado por uma "ninharia" nas lojas online chinesas, este é um método muito acessível para uma ampla gama de usuários.

👉 Ajudar! 

Lojas online chinesas em russo (onde estão os produtos mais baratos) - minha seleção dos melhores!

*

Opção 4: altere a quantidade de memória alocada

Provavelmente, muitas pessoas sabem que para a placa de vídeo integrada, a memória é alocada da RAM (e por padrão isso acontece no modo automático).

No entanto, em alguns casos, o modo automático pode não mostrar os melhores resultados e faz sentido definir manualmente a quantidade necessária de memória alocada (veja a tela abaixo 👇 - o Vega 11 funciona 70% mais lento se menos de 1024 MB for alocado, de acordo com para 3D Mark).

Driver 3DMark Sky (8 GB de RAM, dual)

Isso pode ser feito nas configurações do BIOS (consulte os parâmetros: UMA Frame Buffer Size; iGPU Configuration; DVMT, etc.) - Eu recomendaria configurá-lo no máximo. valor, por exemplo, 2 GB (👇). Para mais detalhes, veja um de meus especiais. observação, link para ele abaixo.

👉 Ajudar!

Alocando memória para a placa de vídeo integrada: como aumentar a memória de vídeo do IntelHD e AMD Ryzen Vega integrados

Tamanho do buffer de quadro UMA - definir 2 GB

*

Opção 5: conecte uma placa gráfica externa

Este método é relevante para laptops (não faz sentido conectar uma placa externa a um PC normal ...). Em geral, a opção funciona bastante, mas tem uma série de desvantagens significativas:

  1. se você pegar uma versão pronta montada (a chamada BOX com placa de vídeo) - então o preço deste "bem" é bastante alto;
  2. se você conectar uma placa de vídeo normal de um PC a um laptop através de um especial. adaptador (usando uma porta para Wi-Fi) - você terá que usar adicional. fonte de alimentação (o que vai trazer ainda mais transtornos com os fios ...).
  3. a mobilidade e a conveniência de um laptop são perdidas.

Por exemplo, uma solução muito boa é oferecida pela Gigabyte (RX 580 GAMING BOX). O dispositivo não é barato (comparável ao custo de um laptop), mas após uma simples conexão ao Thunderbolt 3, você pode jogar qualquer novidade moderna (quase imediatamente).

Placa gráfica externa (BOX) conectada ao ultrabook

Nas lojas online chinesas (por exemplo, AliExpress), existem promoções. adaptadores para conectar qualquer * placa de vídeo (para PC) a um laptop. Mas eles são muito difíceis de conectar e requerem adicionais. fonte de alimentação (também é um prazer conectá-la a um laptop). Além disso, deve-se notar que eles não são compatíveis com todos os portáteis ...

Adaptador

A placa de vídeo é conectada ao laptop por meio de um adaptador

Então, em geral, embora essa opção esteja funcionando, mas na minha opinião, muito confuso (o jogo não vale a pena ...)

*

Complementos são bem-vindos ...

Boa sorte!

👋

Correção: 5.08.2020

Publicado pela primeira vez: 08.12.