Interessante

Meu disco rígido não está aparecendo no meu computador

Pergunta do usuário

Olá.

Não faz muito tempo, comprei um novo computador (comprei-o com 2 discos rígidos de uma vez). Para não pagar a instalação do Windows, decidi fazer sozinho, parece que tudo funciona. Mas vou para "Meu Computador" - e vejo apenas uma unidade ("C: \"), na qual o próprio sistema está instalado, e a segunda não. Não está funcionando ou estou faltando alguma coisa?

A propósito, ao instalar o sistema, vi dois discos que podem ser selecionados no Windows. Estranho de alguma forma ...

Michael (nota: contatos apagados)

Dia bom!

Se você pudesse selecionar os dois discos para o Windows ao instalá-lo, provavelmente o disco agora está invisível no Explorer devido ao fato de não estar formatado (este costuma ser o caso com novos PCs / discos). Via de regra, basta abrir um especial. utilitário no Windows "gerenciamento de Disco" (ou análogos de terceiros) e formate-o.

Abaixo, no artigo, mostrarei como fazer isso passo a passo, além de dar uma série de razões. Então...

*

Razões para "invisibilidade" do disco

A unidade não está formatada

Motivo mais comum: o File Explorer simplesmente não exibe uma unidade não formatada que não pode reconhecer (e para o qual você, em princípio, não pode escrever nada ainda) ... Para visualizar todas as unidades "visíveis" e "invisíveis" conectadas ao computador, você precisa executar o utilitário "gerenciamento de Disco" .

Para abri-lo:

  1. pressione a combinação do botão Win + R;
  2. digite o comandodiskmgmt.msc em linha "Abrir" ;
  3. clique em OK (captura de tela abaixo).

Captura de tela: como abrir o gerenciamento de disco

A seguir, você verá uma lista de unidades: normalmente, as novas unidades são marcadas com "preto" (como uma área não alocada, veja a imagem abaixo). Para colocá-los em uma maneira "funcional": clique com o botão direito na área não alocada e selecione "Criar Volume Simples" .

A seguir, um assistente passo a passo será iniciado, no qual você pode especificar a letra da unidade, seu tamanho, etc. Em geral, você pode deixar tudo por padrão e concordar em criar um volume.

Crie mais 1 volume no espaço não alocado

Observação!

Se a sua unidade não for exibida em "Gerenciamento de disco", recomendo ir ao BIOS e ver se o PC consegue detectá-la. Mais sobre isso no artigo abaixo.

Aliás, o volume criado é necessário formato (ao formatar, na maioria das vezes, eles escolhem o sistema de arquivos NTFS. Você pode ver a diferença entre os sistemas de arquivos aqui).

Importante!A formatação apagará todos os dados da unidade.

Gerenciamento de disco - Formatar unidade

Observe que após a formatação, o disco se torna visível em "Meu Computador" ("Este Computador").

Após a formatação - o disco torna-se visível no meu computador

ADIÇÃO!

Além do utilitário padrão de "gerenciamento de disco" do Windows, você pode usar programas especiais para trabalhar com discos rígidos. Por exemplo, AOMEI Partition Assistant, Acronis Disk Director, MiniTool Partition Wizard, etc. Eles também são capazes de "exibir" todos os discos conectados ao PC e formatá-los.

Link para software semelhante (com prós / contras de cada programa):Programas para formatar discos rígidos

Conflito de letras de unidade

Por padrão, o Windows atribui automaticamente uma determinada letra a todas as unidades conectadas, como "Unidade D: \" ou "Unidade E: \", etc. Mas às vezes acontece que há uma "sobreposição" e as letras coincidem (por exemplo, a letra do disco rígido pode coincidir com alguma unidade virtual) ... Por causa disso, é possível que o seu disco não seja exibido (mesmo se estiver formatado).

Para corrigir isso, basta alterar manualmente a letra da unidade atribuída. Para fazer isso, você precisa abrir "Gerenciamento de Disco" (um pouco mais acima no artigo é descrito como isso é feito) e clique com o botão direito no nome do disco, por exemplo, "Local D" (veja o exemplo abaixo) - selecione no menu "Alterar letra da unidade ou caminho ..." .

Alterar a letra da unidade

Em seguida, mude uma letra para outra (você precisa selecionar aquela que ainda não usou).

Indicamos uma carta excelente

Após as alterações, reinicie o seu PC.

O disco rígido está visível no BIOS / UEFI?

Acontece também que o disco não está visível em nenhum lugar: nem no Explorer, nem no Meu Computador, nem no Gerenciamento de Disco, nem em nenhum especial. programas para formatar unidades.

Nesse caso, você deve primeiro se certificar de que a unidade está visível em BIOS | UEFI. Simplesmente, se não for exibido no BIOS, você não o verá em nenhum programa do Windows ...

Ajudar!

Se você não sabe como entrar no BIOS / UEFI, aqui está uma pequena instrução sobre este tópico: //ocomp.info/kak-voyti-v-bios.html

Além disso, normalmente, ao comprar um laptop / PC, ele vem com esses. documentação (também especifica como entrar no BIOS e como configurá-lo).

Na maioria dos casos, nas versões modernas do BIOS, as informações nas unidades são imediatamente visíveis (você nem precisa abrir nenhuma partição). Veja se o modelo do disco, seu tamanho e número de série são exibidos.

O disco é visível na UEFI (modelo, tamanho, etc.). Na tela, a seta mostra o disco rígido (Armazenamento) - seu modelo foi determinado, ou seja, disco é "detectado" (clicável)

O que verificar primeiro

Se o BIOS não define o modelo do disco (ou não é visível de todo que o disco está conectado), então não há por que ir ao Windows e tentar configurá-lo. Na maioria das vezes, o problema está no hardware.

Contatos de saída

Primeiro, desligue o computador e verifique todos os cabos e pinos da unidade. O motivo mais comum para a "invisibilidade": mau contato entre as trilhas de contato do disco e o cabo.

A propósito, se o seu disco já está em uso - dê uma olhada nessas "faixas", se elas estão cobertas de poeira, se elas se acidificaram. É aconselhável limpá-los cuidadosamente com uma borracha (apague, veja a tela abaixo).

Limpando contatos com borrachas

Se você tiver um PC (e não um laptop, onde não há "escolha"), tente conectar o disco a outros cabos (não é incomum quando um dos cabos está "solto" e não fornece uma conexão confiável).

Falta de comida

Além disso, um problema muito comum ao conectar um segundo / terceiro disco ao sistema é a falta de energia. Unidades de sistema de escritório típicas sofrem mais com isso, em que, por uma questão de economia, elas colocam fontes de alimentação de baixo custo. Como resultado, quando um disco adicional é conectado ao sistema, ele pode simplesmente não ter energia suficiente.

Como reconhecer / definir isso?

  1. monitorar o funcionamento do disco (uma característica desta operação): se houver falta de energia, o disco pode ser detectado normalmente, mas assim que os dados são gravados nele, ocorre um erro e ele "desaparece", torna-se invisível (depois de um tempo, pode "aparecer" novamente).
  2. você pode tentar executar o utilitário HWMonitor e observar os picos de tensão sob carga: se houver "quedas" de 5% -7% (ou mais), a fonte de alimentação claramente não está dando conta;
  3. a maneira mais fácil: use um dispositivo especial para conectar o disco à porta USB (eles são simplesmente chamados de BOX para HDD)... Além disso, o BOX pode ter diferentes configurações (com e sem fonte de alimentação): você precisa de uma que tenha fonte de alimentação própria! Se o disco com a fonte de alimentação está funcionando normalmente, mas sem ele constantemente "desaparece" - o problema com a fonte de alimentação é óbvio.

Tente conectar a unidade a USB / outro PC

A maneira mais fácil de verificar o desempenho do disco (conforme recomendado acima) é usar o especial. CAIXA. Com ele, o drive pode ser conectado a um USB normal e ver como funciona.

Preste atenção na construção da CAIXA: não há nada de complicado nisso. Via de regra, basta inserir um disco em uma caixa com compartimento, fechá-lo, conectar o disco com laços a USB e adaptador de alimentação e ligá-lo.

Onde comprar uma coisa dessas? Em qualquer loja de informática. Se demorar, você pode pedir "centavos" nas lojas online chinesas: //ocomp.info/kitayskie-internet-magazinyi.html

BOX para conectar a unidade a um laptop / PC

Você também pode usar outro PC / laptop para verificar novamente o disco.

Ajudar!

Como conectar um disco rígido de um laptop a um computador - //ocomp.info/kak-podklyuchit-zhestkiy-disk-ot-noutbuka-k-kompyuteru.html

Falha de hardware de disco

Se nenhum truque permitir "ver" o disco, é possível que ele simplesmente tenha caído em mau estado. A propósito, existem estatísticas de que 0,1% -0,3% dos discos são danificados e tornam-se inutilizáveis ​​durante o transporte "longo" (especialmente em nosso país, onde as caixas com unidades são muitas vezes atiradas e atiradas ao descarregar) ... Acrescente a isso um possível defeito de fábrica ... Portanto, mesmo um disco relativamente novo pode falhar, e não há nada de tão surpreendente nisso ...

Se houver garantia no disco, basta substituí-lo. A propósito, se você está lidando com um HDD externo, não se apresse em jogá-lo fora. O fato é que alguns deles podem ser tentados para serem restaurados: além disso, muitas vezes é possível fazer isso em casa. O link para o artigo é fornecido abaixo.

Reparando um disco rígido externo em casa // tentando restaurar a funcionalidade - //ocomp.info/remont-vneshnego-zhestkogo-diska.html

*

Para acréscimos sobre o tema - um merci separado ...

É tudo por enquanto, boa sorte!