Interessante

Como criar um disco rígido virtual, criptografá-lo e configurar a conexão automática após a reinicialização do Windows

Bom tempo!

Em alguns casos disco virtual uma coisa muito útil (diria mesmo insubstituível 👌), por exemplo:

  1. você pode instalar outro Windows nele (como se fosse um HDD real);
  2. ele pode ser criptografado com o BitLocker (integrado ao Windows). Então, os arquivos neste disco serão protegidos de pessoas não autorizadas;
  3. ele pode armazenar muitos arquivos pequenos (fotos, por exemplo). É muito mais conveniente em termos de transferência: copie 1 disco virtual 10-20 vezes mais rápido do que dezenas de milhares de arquivos pequenos;
  4. através dele, você pode transferir arquivos para a máquina virtual (e vice-versa).

Se você tiver um sistema operacional Windows 10 moderno, poderá usar totalmente os discos virtuais sem nenhum programa. Na verdade, a nota de hoje será sobre como configurar tudo ... 👇

*

Trabalhar com discos virtuais

Como criar um disco virtual (VHD)

1) Primeiro você precisa abrir o Gerenciamento de disco (o utilitário é integrado ao Windows). Uma maneira genérica de fazer isso: use uma combinação Win + R (a janela "Executar" aparecerá), digite o comando diskmgmt.msc e clique em OK.

diskmgmt.msc - iniciar gerenciamento de disco

2) Em seguida, abra a seção "Agir" e selecione o item "Criar disco rígido virtual" .

Nota: se a lista do menu na seção "Ação" não estiver ativa, você selecionou uma unidade. Basta clicar com o botão esquerdo em qualquer lugar da janela sob a lista de discos e tentar novamente ...

Crie um disco virtual

3) Depois disso, especifique a localização do disco, tamanho, formato e tipo (recomendo escolher dinâmico, porque "ocupa menos" espaço em um disco real).

Definições

4) Um novo disco aparecerá na parte inferior da janela: primeiro você precisa inicializá-lo (apenas clique com o botão direito sobre ele e selecione-o no menu).

Inicializar disco

5) Se funcionar apenas com o Windows 10 - é melhor selecionar a tabela de partição GPT (caso contrário - MBR).

Tabela de partição

6) Em seguida, o novo disco precisa ser formatado ...

Para fazer isso, clique com o botão direito na área não alocada deste disco, no menu que aparece, selecione a opção "Criar Volume Simples" .

Crie um volume simples

7) Especifique o tamanho do volume (na maioria dos casos é melhor deixar o padrão).

O tamanho

8) Atribua uma carta a ele (você pode escolher qualquer uma de graça).

Carta

9) Em seguida, você precisa especificar o sistema de arquivos e o rótulo do volume (para discos rígidos externos - é melhor escolher exFAT, para o resto NTFS).

Formato

10) O toque final é para confirmar a operação de formatação.

Concluindo a criação do volume

11) Na verdade, agora você deve ter uma nova unidade em "Meu Computador" (no meu caso, unidade "F: \"). Missão cumprida?! 👌

Nova unidade F: \

Como criptografar um disco (acesso somente por senha)

O disco que criamos na etapa anterior pode ser aberto e visualizado por qualquer um dos usuários (ou seja, não está protegido de forma alguma). Se você quiser armazenar arquivos pessoais dentro de um disco virtual (que não deve ser mostrado a ninguém), eles devem ser criptografados.

A criptografia BitLocker pode ser uma opção muito boa (ela é integrada ao Windows 10 Pro, se você tiver uma edição diferente, poderá usar métodos alternativos).

1) E assim, para habilitar a criptografia - em "No meu computador" você precisa clicar no disco RMB e selecionar no menu do explorer Habilitar BitLocker .

Ligue o BitLocker

2) Em seguida, especifique duas vezes a senha que será usada para descriptografar e acessar os dados.

Usar senha

3) Depois, o Windows se oferecerá para salvar a chave (pode ser necessário restaurar o acesso ao disco se você esquecer a senha. Recomendo salvá-la em uma unidade flash USB ...).

Chave

4) Em seguida, você precisa especificar qual parte do disco deseja criptografar (em geral, não há grande diferença entre essas opções - você ainda não pode obter acesso aos arquivos sem uma senha).

Tipo de encriptação

5) Na próxima etapa, recomendo ativar o modo de compatibilidade (e se você transferir o disco?)

Modo de criptografia

6) Bem, a última etapa é concordar com a criptografia ...

Começar

7) Observe que no disco criptografado em "No meu computador" o sinal de bloqueio acenderá. Quando nenhuma senha é digitada, o cadeado é fechado, como na minha imagem abaixo.

O disco está conectado!

8) Após inserir a senha correta, a fechadura se abre e a cor do ícone muda para cinza (agora você pode trabalhar com o disco 👌). Veja o exemplo abaixo.

Um cadeado aberto apareceu no disco!

Como montar automaticamente um HDD virtual na reinicialização do Windows

Depois de desligar / ligar (ou reiniciar) o PC, nosso disco criado precisará ser conectado manualmente via gerenciamento de disco (e até que isso seja feito - ele não aparecerá em "Meu Computador" ...).

Claro, isso não é muito conveniente se você precisa trabalhar constantemente com o disco, e para que ele esteja sempre "visível" no explorer. Abaixo vou mostrar uma das maneiras de consertar ...

1) Primeiro crie um documento de texto simples (eu, por exemplo, coloquei-o na área de trabalho).

Documento de texto

2) Em seguida, insira as seguintes linhas nele (nota: claro, especifique seu caminho para o arquivo em disco) e salve:

selecione arquivo vdisk = "C: \ test_vhd.vhd"

anexar vdisk

O que inserir em um caderno

3) Renomeie este bloco de notas de texto para um arquivo com a extensão "CMD" (o nome em si pode ser qualquer coisa, no meu caso "open_vhd.dhd"). Se você não consegue ver as extensões dos arquivos (CMD, TXT, etc.) - verifique ...

Renomeando

4) Em seguida, abra o agendador de tarefas: para fazer isso, clique Win + R (para abrir a janela Executar) e use o comando Taskschd.msc .

Taskschd.msc - agendador de tarefas

5) Em seguida, crie uma tarefa simples, vá para a seção "Gatilhos" e clique no botão "Crio" .

Crie tarefas simples, gatilhos / clicáveis

Especifique que a tarefa deve ser executada a cada logon para qualquer usuário e clique em OK.

Ao fazer login

6) Na guia "Em geral" indicar nome da tarefa (pode ser qualquer coisa) e marque a caixa que você precisa da tarefa com direitos supremos (veja o exemplo abaixo).

Com os mais altos direitos

7) E o último ponto: na aba "Ações" crie uma nova tarefa.

Criar ação

Em seguida, indique que você precisa de uma tarefa na forma de iniciar um novo programa e na linha "Cenário" defina o seguinte:

C: \ Windows \ System32 \ diskpart.exe / s "C: \ Usuários \ alex \ Desktop \ open_vhd.cmd"

Claro, você terá seu próprio caminho para o arquivo com a extensão "CMD" (que criamos um pouco antes). Por exemplo, em vez de "C: \ Usuários \ alex \ Desktop \ open_vhd.cmd", poderia ser algo como "C: \ open_vhd.cmd" (ou "C: \ Usuários \ LENA \ Desktop \ open_vhd.cmd").

Lançando o programa

8) Na verdade, isso é tudo. Após reiniciar o computador, o disco será conectado automaticamente. É importante notar que se o disco for protegido por senha, então antes de trabalhar com arquivos, você precisará inserir um código de acesso ...

Após reiniciar o PC, o drive F: \ apareceu em "Meu Computador" (nossa versão do drive foi criptografada, portanto, para acessar os arquivos, você deve inserir a senha!)

*

Complementos são bem-vindos ...

Bom trabalho!

👌