Interessante

Como descobrir o desgaste da bateria do laptop [Verificação da bateria]

Pergunta do usuário ...

Olá. Eu uso um laptop há mais de 3 anos, recentemente a bateria começou a descarregar rapidamente - se costumava aguentar por 3-4 horas, agora é de 1 hora no máximo.

Eu mesmo estou inclinado a trocar a bateria, mas um momento é alarmante: de repente, depois da troca, nada mudará, e o motivo foi diferente.

Diga-me, é possível avaliar o grau de deterioração da bateria de forma programática (sem centros de serviço e masters)?

Dia bom!

Em geral, em média, a bateria de um laptop (durante o uso normal) dura cerca de 4 a 5 anos. O fato de o seu servir há 3 anos já é bom. A propósito, seus medos em relação à troca da bateria não são em vão: é bem possível que não seja a própria bateria a culpada, mas um par de aplicativos que começaram a "devorar" toda a carga (direi algumas palavras sobre isso no artigo).

É possível avaliar o grau de deterioração de forma programática, mas notarei imediatamente que esses dados aproximado ! Você pode estimar com mais precisão, talvez, apenas em especiais. equipamento.

E assim, sobre tudo em ordem ...

*

Ajudar!

A propósito, se a bateria não carregar de jeito nenhum, consulte o seguinte artigo: //ocomp.info/zaryadka-ne-vyipolnyaetsya-pochemu.html

*

Maneiras de verificar a bateria

Você pode avaliá-lo usando utilitários especiais para diagnóstico de PC e a linha de comando.

Opção 1 - AIDA 64

Existe um utilitário insubstituível para determinar as características de um computador - AIDA64 (eu o mencionei neste artigo: //ocomp.info/harakteristiki-kompyutera.html, em geral, eu o recomendo!).

Ao executar o utilitário, abra a seção Computador / fonte de alimentação ... Em seguida, observe algumas linhas importantes (veja a captura de tela abaixo):

  1. Capacidade do passaporte - 41440 mWh (este indicador não muda com o tempo, esta é a capacidade que o fabricante do seu dispositivo estabeleceu);
  2. Capacidade de carga total - 41440 mWh;
  3. Capacidade atual - 41440 mWh (mas este número pode mudar. Normalmente, com o uso ativo de um laptop - a capacidade atual diminui);
  4. Grau de deterioração - estimado em porcentagem. Se o grau de desgaste for superior a 30-50%, você pode pensar em trocar a bateria.

AIDA64 Extreme / Fonte de alimentação, deterioração da bateria

Opção 2 - linha de comando

A linha de comando deve ser executada como administrador (isso é importante!). Isso pode ser feito de diferentes maneiras, uma das mais simples:

  • chame o gerenciador de tarefas - chaves Ctrl + Shift + Esc ;
  • para impulsionar Arquivo / Executar nova tarefa ;
  • para apresentar CMD , coloque uma marca na frente do item "Criar uma tarefa com direitos de administrador" , Aperte Entrar .

Execute o Prompt de Comando como Administrador

Em seguida, digite a linha de comando: energia powercfg. Em seguida, pressione Enter e aguarde cerca de 60 segundos. (veja a imagem abaixo).

Energia Powercfg

Além disso, se tudo correr bem, você verá uma mensagem que na pasta C: \ WINDOWS \ System32 um relatório foi gerado (veja a seta-2 na imagem acima).

Observação!

Você pode destacar o endereço imediatamente C: \ WINDOWS \ system32 \ energy-report.html e copie-o em um navegador (IE ou Microsoft Edge recomendado), ou melhor abrir este arquivo com o Word.

Para selecionar com o mouse na linha de comando: clique com o botão direito na barra de título da janela e vá para propriedades ... Lá, coloque uma marca na frente do item "Editar-Selecionar com o Mouse" .

Seleção do mouse na linha de comando

Como abrir um relatório da Powercfg Energy:

  1. Lançamos o explorer (basta abrir qualquer pasta) e inserir na barra de endereço C: \ WINDOWS \ System32,pressione Enter;
  2. em seguida, classificamos os arquivos na ordem de data (veja a tela abaixo - data da modificação) - nosso arquivo estará no topo;
  3. clique com o botão direito no arquivo energy-report.html ;
  4. no menu de contexto, abra a guia "Para abrir com" e selecione Word.

Como abrir informações sobre relatório de energia

Este documento contém muitas informações sobre o seu laptop, mas estamos interessados ​​na seção sobre baterias. Haverá um sinal - Informação da bateria (Eu dou o meu abaixo).

Bateria: Detalhes da bateria
Código da bateria25577 Samsung SDDELL XRDW248
FabricanteSamsung sd
Número de série25577
Composição químicaLEÃO
Longa vida útil1
Selado0
Capacidade estimada41440
Última carga completa41440

Observe as duas linhas aqui: Capacidade estimada e Última carga completa ... Conhecendo-os, você pode estimar o grau de deterioração da bateria. Por exemplo, no meu caso: (41440-41440) / 41440 = 0%.

Se na linha "Última carga completa" eu tivesse um número diferente, digamos 35000, a fórmula teria a forma: (41440-35000) / 41440 = 15% (ou seja, o grau de desgaste seria cerca de 15%).

Opção 3 - software especial do fabricante do dispositivo

Alguns fabricantes de laptop fornecem aos seus dispositivos gerenciadores de configurações especiais, entre os quais aqueles que controlam o fornecimento de energia, a carga da bateria e monitoram sua condição.

Por exemplo, a imagem abaixo mostra esse software da LENOVO. Preste atenção a duas quantidades: a capacidade da placa de identificação e a capacidade quando totalmente carregada. Ao comparar esses valores, você pode compreender rapidamente a condição da bateria.

Bateria quase nova ... E já o grau de desgaste é cerca de 5%!

Como descobrir quais aplicativos estão consumindo mais energia

1) Em laptops, drivers especiais geralmente vêm com drivers. utilitários do fabricante que ajudam a avaliar o grau de desgaste da bateria, bem como rastrear os aplicativos que gastam a maior parte da carga (uma das imagens foi fornecida acima).

2) Se você não tiver esse utilitário, pode usar aplicativos de terceiros, por exemplo, BATExpert ... Ao executar o programa, você receberá informações sobre a bateria do seu laptop: o grau de deterioração, o tempo de operação exato da carga atual, seu tipo e temperatura, fabricante, informações sobre os ciclos de carga, etc.

3) No Windows 10, é ainda mais fácil descobrir quais aplicativos estão consumindo sua bateria! Primeiro você precisa abrir o menu INICIAR e clicar em Parâmetros .

Configurações / Windows 10

Em seguida, abra a seção "Sistema" , e sua subseção - "Bateria" ... Em seguida, siga o link "Uso da bateria por aplicativos específicos" (veja a imagem abaixo).

Uso do sistema / cobrança

Na verdade, o Windows mostrará a imagem completa (por exemplo, o Firefox me come mais, mas isso não é surpreendente ✌).

Preste atenção aos aplicativos da lista que você quase não usa, você precisa deles:

  1. ou não inicie (e se estiverem na inicialização do Windows, exclua-os daí, o mesmo AIDA64 irá ajudá-lo);
  2. ou apenas exclua.

Cobrar o uso por aplicativos específicos

Assim, avaliando o grau de deterioração da bateria do laptop, bem como aquelas aplicações que “consomem” a carga da bateria, pode-se concluir que é aconselhável substituí-la.

A propósito, eu também recomendo prestar atenção aos parâmetros de brilho da tela (especialmente em uma sala escura - alto brilho e contraste não só consomem a carga da bateria, mas também sobrecarregam seus olhos - //ocomp.info/ustayut-glaza-pri -rabote-za-pc .html).

*

Isso é tudo para mim, bateria de longa duração!