Interessante

Como descobrir o modelo exato do seu processador (CPU), veja sua especificação, características

Dia bom!

Ao resolver qualquer problema com um computador (laptop), às vezes você precisa descobrir o modelo exato do processador [CPU] (talvez até mesmo algumas tecnologias que ele suporta). Você pode, é claro, confiar no adesivo no corpo do dispositivo (se você, é claro, tiver um) - mas ele nem sempre reflete informações precisas (você pode ficar preso ...).

Na verdade, neste pequeno artigo de referência vou mostrar várias maneiras de como você pode ver o modelo exato da CPU, e sabendo disso, ver outras características: cache, velocidade do clock, número de núcleos, etc. Acho que alguns usuários novatos irão descobrir algo útil para eles ...

E então, agora no tópico ...

*

Maneiras de descobrir o modelo do processador

Método 1: propriedades do Windows

O mais simples e rápido (sem necessidade de internet ou software). Basta abrir "Meu Computador / Este Computador", clicar em qualquer espaço livre com o botão direito do mouse e selecionar "Propriedades" no menu que aparece.

Propriedades do computador - veja o modelo da CPU (clicável)

Como alternativa, abra o Painel de Controle do Windows no seguinte caminho: Painel de Controle \ Sistema e Segurança \ Sistema.

Como alternativa, você pode usar a ferramenta de diagnóstico DirectX. Para isso, você precisa:

  1. pressione a combinação de botões Win + R;
  2. digite o comando dxdiag , pressione Enter. Veja a imagem abaixo.

    Execute a ferramenta de diagnóstico DirectX (DxDiag)

Na guia "Sistema", você pode encontrar informações sobre o processador, BIOS, SO, fabricantes, etc. Veja a imagem abaixo para um exemplo.

Ferramenta de diagnóstico DirectX

Método 2: especial. Serviços de utilidade pública

Muito mais informações sobre o computador (incluindo a CPU), suas características podem ser obtidas usando utilitários especiais. Quanto ao processador, recomendo alguns abaixo ...

CPU-Z (link para o escritório. site)

Um utilitário muito informativo que mostrará quase todas as informações (exceto temperatura) sobre o seu processador. Relativo:

  • modelo do processador: consulte a linha "Especificações";
  • número de núcleos - veja a linha "Cores" (na parte inferior da janela).

Detalhes CPU-Z CPU

Temp. Do núcleo (link para o escritório. site)

Gratuito e não requer nenhum utilitário de instalação. Após o lançamento, ele mostrará as informações do modelo, plataforma, frequência, núcleos, threads, revisão, etc. sobre a CPU. Além disso, no canto da janela, o programa monitora a temperatura: mínima, máxima e atual. Convenientemente!

Core Temp: janela principal do programa

Método 3: BIOS / UEFI

Nos casos em que houver problemas com a inicialização do Windows (ou simplesmente o disco rígido não está conectado ao PC), você pode verificar o modelo da CPU no BIOS (ou sua versão UEFI atualizada).

Normalmente, para obter as informações mais básicas sobre o seu computador, você só precisa visitar a página principal do BIOS (possivelmente a guia Principal). Veja a foto com exemplo abaixo.

Ajudar! Como entrar no BIOS / UEFI - //ocomp.info/kak-voyti-v-bios.html

UEFI - Ver CPU, RAM, disco, status do cooler, etc.

Método 4: visual (se o PC não ligar)

Opção número 1: adesivos no corpo

Muitos PCs e laptops possuem adesivos especiais com as características do dispositivo. Chamo sua atenção para o fato de que o adesivo pode estar em algum lugar na parede lateral (traseira) do dispositivo.

Autocolante de corpo

Mas, como eu disse acima, você não pode confiar nos adesivos.

Opção número 2: tecnologia. documentação

Normalmente, na compra de um novo PC (laptop), ele vem acompanhado de documentos (especificações, características técnicas, manual do usuário, etc.). É quase certo que você encontrará informações detalhadas sobre a CPU nestes documentos.

Opção número 3: desmontando o PC (laptop), removendo o radiador

Esta é talvez a forma mais confiável. É verdade que você terá que desmontar o computador, remover o dissipador de calor e limpar a superfície da CPU da pasta térmica. Veja a imagem abaixo.

Nós olhamos visualmente para a CPU

*

Ver especificações da CPU [especificações]

Conhecer um modelo geralmente não é suficiente.Por exemplo, na especificação você pode encontrar informações como a temperatura crítica (frequentemente necessária em caso de problemas de superaquecimento), consulte a memória suportada e sua quantidade. De qualquer forma, as informações do fabricante são as mais precisas e atualizadas.

Sites oficiais dos fabricantes:

Intel - //ark.intel.com/#@Processors

AMD - //www.amd.com/ru/products/specifications/processors

Tomei um dos processadores Intel como exemplo. Tendo encontrado este modelo na lista, abri a especificação - nela você encontra: data de lançamento, número de núcleos, temperatura crítica, cache, frequência, memória suportada, etc. O site da AMD é um pouco menos informativo, mas tudo o que é básico é também apresentado.

Especificação da CPU Intel (por exemplo)

*

Acho que os materiais apresentados devem ser mais que suficientes  

Bom trabalho!